Vacina é o tema da reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus O encontro terá a participação da vice-diretora da OMS para vacinas e medicamentos e a apresentação, pela Sociedade Brasileira de Imunização, dos primeiros resultados sobre a imunização no país.

19/03/2021 15h51 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Vacina é o tema da reunião da Frente do Coronavírus que acontece nesta terça-feira (23) às 9h30 com transmissão pela TV Assembleia.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

A tão esperada imunização da Covid-19, apesar de ainda lenta, está cada vez mais próxima. No Paraná já são mais de 500 mil pessoas com idade acima de 80 anos imunizadas. Segundo expectativas do Governo do Estado até abril todas as pessoas do grupo prioritário, acima de 60 anos, estarão vacinadas.

Para debater esse assunto tão comentado desde que a pandemia do coronavírus passou a fazer parte de nossas vidas, uma reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus, da Assembleia Legislativa do Paraná, será realiza próxima terça-feira (23) a partir das 9h00. O encontro, de forma remota, terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Segundo o coordenador da Frente, deputado Michele Caputo (PSDB), participará da reunião a vice-diretora da OMS para a área de vacina e medicamentos, Mariângela Simão, que vai falar sobre a situação das vacinas no mundo e medicamentos que já foram aprovados para o tratamento da COVID-19.

Também estão confirmadas as participações do diretor executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Setti, que vai falar sobre as cartas de intenções assinadas para compra de 16 milhões de vacinas; do secretário de Finanças da Prefeitura de Curitiba, Vitor Puppi, para falar da participação deles no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos; e do deputado federal Toninho Wandscheer, coordenador da bancada federal, pra falar sobre a cobrança ao Ministério da Saúde frente às distorções na quantidade de doses enviadas ao Paraná, em relação aos outros estados.

Também foi convidada a presidente da Sociedade Brasileira de Imunização seção Paraná, Heloísa Giamberardino, pra falar dos primeiros resultados do início da vacinação, sobretudo nos mais idosos.

UFPR - O deputado adiantou também que uma próxima reunião será marcada e destinada para a apresentação de um estudo feito pela Universidade Federal do Paraná que, através do setor de Bioquímica, desenvolve uma vacina contra a Covid-19. “É uma vacina promissora que não trabalha com o vírus e sim com uma tecnologia moderna e que já conta com apoio da Superintendência de Ciência e Tecnologia do Paraná e do Tecpar. Vejo que é extremamente importante para a soberania nacional. É uma contribuição gigantesca da UFPR, ainda mias que teremos que conviver com a Covid por muito tempo. Vai ser quase igual ao que temos que fazer ano a ano com a Influenza, a gripe. Ainda mais com essas variantes, mais virulentas e transmissíveis”.