(Sonora presidente Traiano dizendo “Definitivamente confirmado: Não teremos recesso em julho, em função da não votação do projeto da LDO”.
A afirmação é do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) e foi feita no início da tarde desta quarta-feira (6) aos jornalistas. A explicação é simples e prevista em lei: Enquanto os parlamentares não votarem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017, que define em que áreas e como serão feitos os investimentos do Governo do estado no próximo ano, os parlamentares não podem entrar em recesso.
E o projeto da LDO ainda está sendo analisado pela Comissão de Orçamento da Casa e nem tem data definida para sair, já que o relator na Comissão, o deputado Elio Rusch (DEM) anunciou na manhã desta quarta em uma reunião com os outros integrantes, que aguarda duas votações em Brasília para depois apresentar o documento. Um projeto de lei, o 257 e uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), a 241, que, se aprovados, podem mudar as regras previstas nas LDOs de todos os estados.
(Sonora)
Durante a reunião, o deputado Requião Filho (PMDB), fez um questionamento ao presidente da Comissão de Orçamento, o deputado Nereu Moura (PMDB) sobre a possibilidade ou não desse adiamento, alegando que que discorda do relator, já que as propostas em tramitação em nível federal correspondem a questões futuras.
(Sobe som)
O presidente Nereu Moura acatou a questão de ordem e se comprometeu a dar uma resposta na próxima reunião da Comissão de Orçamento marcada para a próxima terça-feira(12). Para ele, esta é uma situação inédita e por isso precisa ser de uma análise criteriosa.
(sonora)
Participaram ainda da reunião da Comissão de Orçamento, os deputados Missionário Ricardo Arruda (DEM), Nelson Luersen (PDT), Cristina Silvestri (PPS) e Paulo Litro (PSDB).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.