Presidente
PSD
  • (41) 3350-4040
Ademar Traiano

Em 41 anos de vida pública, Ademar Traiano ocupou os cargos mais importantes do Estado do Paraná. Presidente da Assembleia Legislativa pela 5ª vez, foi governador interino por 3 vezes, na gestão Beto Richa (2011-2018).

Cumprindo o nono mandato como deputado estadual, Traiano foi o primeiro homem do Sudoeste a ocupar o Governo do Paraná.

Advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. A trajetória foi ascendente e rápida. Já no primeiro mandato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste.

Em 1985, foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio do Sudoeste (até aquele ano municípios de fronteira, considerados ‘área de segurança nacional’ tinham o prefeito nomeado por Brasília).

Como prefeito, foi eleito presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

Em 1990 conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. No primeiro mandato como deputado estadual foi eleito para a Mesa Diretora, como 2º secretário.

Foi líder do governo Beto Richa (2011-2014) e eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, em 2015, cargo que ocupa até hoje.

Recebeu as mais importantes condecorações do Estado do Paraná. Entre elas a Grã-Cruz da Ordem Estadual do Pinheiro, a Medalha Coronel Sarmento, e a Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros, e a Medalha de Mérito da Casa Militar do Estado do Paraná – Coronel PM Euclides Silveira do Valle, por relevantes serviços a Casa Militar.

O reconhecimento pelo trabalho em defesa dos municípios resultou em homenagens e títulos de Cidadão Honorário em 10 cidades: Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Santa Terezinha de Itaipu, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro, Pranchita, Bom Jesus do Sul e Coronel Vivida.

Cumprindo o quinto mandato como presidente da Assembleia, Traiano conduz uma gestão inovadora, com ênfase na transparência e abertura das portas do Legislativo à população. Programas desenvolvidos pela Assembleia nesse período, como o Parlamento Universitário, Geração Atitude e Assembleia no Enem, foram premiados. O aplicativo, desenvolvido sem custos pela equipe da Alep, “Agora É Lei no Paraná”, foi o vencedor de dois prêmios nacionais na categoria governança eletrônica.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Ademar Traiano
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação