PSDB
  • (41) 3350-4224
Mabel Canto

Mabel Canto nasceu em 1985 na cidade de Clevelândia no sudoeste do Estado do Paraná. Ponta-grossense de coração há mais de 28 anos, Mabel recebeu em junho de 2020 o Título de Cidadã Honorária dessa cidade que tanto ama. Casada, mãe de dois filhos, advogada e radialista, filha do ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual, Jocelito Canto. Atualmente exerce o seu segundo mandato como deputada estadual, tendo sido eleita em 2022 a segunda mulher mais votada no Paraná, com 70.215 votos. É a deputada estadual mais votada da história do município de Ponta Grossa com 51.375 votos. Mabel também foi a mais votada em Ipiranga, Carambeí e Imbituva.

Mabel iniciou sua carreira como radialista aos 15 anos. Trabalhou como assessora jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado e atuou como técnica responsável pela gerência do Programa Leite das Crianças por toda região dos Campos Gerais.

Formou-se em Direito pela Faculdade Cescage, no ano de 2010.

Atua como advogada devidamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2012.

É idealizadora do projeto social “Garagem Mulher”, que atualmente desenvolve um trabalho social voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.

Em sua primeira eleição no ano de 2018, foi eleita deputada estadual com 35.036 votos.

Mabel também concorreu à Prefeitura de Ponta Grossa na eleição de 2020, sagrando-se vencedora do 1º turno, com 61.702 votos.

No 2º turno, ficou em segundo lugar, recebendo um total de 79.929 votos.

No exercício de seu mandato como parlamentar, tem atuado com foco na ampliação e consolidação dos direitos das mulheres, bem como melhorias nas áreas da saúde, educação, proteção ao consumidor, esportes e segurança pública.

Sua participação na Frente Parlamentar do Pedágio objetivou o acompanhamento e encerramento da concessão das rodovias paranaenses, além da fiscalização do processo da nova concessão, que será realizada pela União.

Como legisladora, Mabel Canto apresentou 84 propostas legislativas, compreendendo projetos de leis, resoluções e emendas à Constituição Estadual, das quais 29 já se tornaram leis, com destaque para a Lei do Parto Adequado n° 20.127/2020, que garante o direito de escolha da via de parto a todas as gestantes do Estado do Paraná.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Mabel Canto
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação