Mabel Corá Canto nasceu em 9 de abril de 1985 na cidade de Clevelândia no sudoeste do Estado do Paraná. Ponta-grossense de coração há mais de 28 anos. Casada, mãe de dois filhos, advogada e radialista, filha do ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual, Jocelito Canto. Atualmente exerce o seu segundo mandato como deputada estadual, tendo sido eleita em 2022 a segunda mulher mais votada no Paraná, com 70.215 votos, e a mais votada da história do município de Ponta Grossa, com 51.375 votos, e também a mais votada em Ipiranga, Carambeí e Imbituva.
Sua carreira como radialista começou aos 15 anos. Ao longo de sua trajetória, trabalhou como assessora jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado e foi a técnica responsável pela gerência do Programa Leite das Crianças na região dos Campos Gerais.
Mabel é a idealizadora do projeto social "Garagem Mulher", que presta assistência a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. Mabel também disputou por duas vezes a Prefeitura de Ponta Grossa.
Como parlamentar, Mabel Canto se tornou a primeira líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, destacando-se por sua atuação na ampliação dos direitos das mulheres e na promoção de melhorias em áreas como saúde, educação, proteção ao consumidor, esportes e segurança pública. Destinou aproximadamente R$ 73 milhões para a região dos Campos Gerais, sendo mais de R$ 60 milhões para Ponta Grossa, com destaque para a área de saúde, com envio de recursos para equipar maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e também recursos para os outros hospitais, como a Santa Casa e o Hospital Bom Jesus, de Ponta Grossa.
Sua atuação na Frente Parlamentar do Pedágio foi marcada pelo acompanhamento e encerramento da concessão das rodovias paranaenses, além da fiscalização do processo de nova concessão. No âmbito legislativo, apresentou 118 propostas, incluindo projetos de lei, resoluções e emendas à Constituição Estadual, das quais 50 já se tornaram leis, sendo 20 em prol da mulher. Entre elas, destacam-se a Lei do Parto Adequado nº 20.127/2020 e a Lei nº 21.926, que criou o Código Estadual da Mulher Paranaense. Mabel também presidiu a comissão especial que analisou o projeto que criou o Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei n° 21.964/2024). A deputada ainda é coautora do Código Estadual do Consumidor do Paraná (Lei Estadual nº 22.130/2024).
* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)
Carregando fotos...