Publicado em 05/10/2018 14:46 > atualizado em 23/04/2024 02:17

Aluna sugere palestras sobre financiamento estudantil a pré-vestibulandos

Por Ana Luzia Mikos

Prestes a sair do Ensino Médio e com o desejo de fazer uma faculdade na área biológica, a jovem Danieli Totti confessa: não sabe nada sobre financiamento estudantil. Opção e às vezes única alternativa para o ingresso na vida universitária, modalidades para o custeio das mensalidades são um enigma para muitos estudantes.

Para diminuir essa dúvida recorrente, Danieli defende a criação de uma lei para a implantação de um programa de palestras a alunos do 3.º ano do Ensino Médio sobre o tema. O projeto ficou entre os 32 classificados do Geração Atitude 2018. O programa promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça, recebeu 500 inscrições de estudantes da rede pública. A melhor ideia pode se tornar lei estadual, se adotada por um parlamentar e posteriormente aprovada nas comissões técnicas e no Plenário do Legislativo estadual. “Eu não sei nada e vejo que a maioria dos estudantes também não sabe. Acho que seria bem produtivo porque muitos vão depender de financiamento para cursar uma faculdade”, justificou a jovem de 16 anos.

A universidade mais próxima a Danieli fica em Dois Vizinhos, a 25 quilômetros de distância. Ela estuda no Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, na cidade de mesmo nome e que conta com menos de três mil habitantes (dados do Censo IBGE/2010).

Mas se a localidade é pequena, a escola nasceu em 1970 já com o pensamento de extrapolar as estreitas divisas. “A filosofia do Colégio é humanizar os educandos tornando-os integrantes ativos, desenvolvendo senso crítico para que contribuam na formação da sociedade e sejam solidários e prontos para responder aos desafios que a vida proporciona”, aponta texto sobre a história do local.

A estudante revela ter ficado surpresa com a escolha da sua proposta entre as finalistas. “Nem imaginava que poderia me classificar. Foi uma iniciativa do professor de Filosofia, Ronaldo Franchin. Gostei muito de participar, de me envolver no projeto”, contou.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

 

 

 

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação