Publicado em 09/10/2018 09:46 > atualizado em 27/04/2024 07:52

Aluno de Marilândia do Sul quer viabilizar biodigestores para a agricultura familiar

Por Trajano Budola

Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Tancredo Neves, Gustavo Rozalino tem a preocupação de gerar economia e preservar o meio ambiente com a viabilização de biodigestores para os produtores da agricultura familiar. Bastante envolvido com as questões da terra, o jovem de 17 anos enviou, com a colaboração de professores, um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que foi selecionado, entre outras 500 iniciativas, no Geração Atitude 2018. Em novembro, Gustavo e mais 31 alunos da rede pública estadual virão a Curitiba participar da Caravana da Cidadania, concorrendo entre si para a escolha do mais completo e bem elaborado projeto de lei.

A proposta de Gustavo tem a chance ainda de ser adotada por um dos 54 deputados estaduais, podendo inclusive virar lei no Paraná. Animado com a possibilidade, ele demonstra o impacto que sua participação causa na pequena comunidade distrital em que vive, no município de Marilândia do Sul. Filho de agricultores, vê a utilização de biodigestores como a alternativa mais correta para a geração de energia limpa e a produção de fertilizantes. “O uso de novas tecnologias é muito importante para os pequenos produtores. Ajuda na redução de gastos com eletricidade e empenha toda a cadeia de produção”, explica.

Sobre a expectativa de conhecer Curitiba, uma das etapas do Geração Atitude com a Caravana da Cidadania, Gustavo se diz ansioso. Nunca visitou a capital, e a notícia da escolha do seu projeto no Geração Atitude foi recebida com festa, tanto no colégio, quanto na família. “Minha mãe até chorou. Foi uma imensa conquista para todos nós”, conta.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

 

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação