Publicado em 05/04/2016 16:33 > atualizado em 21/04/2024 11:44

Assembleia movimenta escolas da rede pública de Irati com Gincana da Cidadania e Papo Cidadão

Por Dálie Felberg/Alep

Os alunos do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, de Irati, região Centro-Sul do estado, receberam nessa terça-feira (5) a 12ª etapa da Gincana da Cidadania, atividade que integra o projeto Geração Atitude. Estudantes das escolas João de Mattos Pessoa e São Vicente de Paulo também participaram das atividades, que envolveram aproximadamente duzentos adolescentes. Eles responderam perguntas sobre o Guia do Cidadão, uma cartilha feita pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Educação e Tribunal de Justiça. A Escola João de Mattos Pessoa foi a grande vencedora desta etapa.

Durante o Papo Cidadão, autoridades responderam a perguntas dos estudantes sobre o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e sobre o Ministério Público. Entre os participantes, a chefe do Núcleo Regional da Educação, Marisa Massa Lucas, falou da importância do projeto para os jovens em período eleitoral: “Achei excelente esse projeto que vem ajudar o jovem que quer participar da política, aprender a verdadeira cidadania, ainda mais em um ano de eleição. Nossos alunos mostraram que a juventude precisa ser estimulada a participar de forma consciente”.

O promotor de Justiça da Comarca de Irati, Roger Galino, lembrou da responsabilidade desse conteúdo discutido ser passado pelos alunos em todos os lugares. “A gincana deixou muito claro que esses jovens estão no caminho correto do conhecimento e da responsabilidade. Que eles saiam desse dia como transformadores sociais na escola, em casa, na rua”.

Sobre a importância desse contato dos alunos com a Constituição, direitos e deveres, o juiz José Guilherme Milanezi disse que esse conhecimento constrói uma sociedade mais justa: “Esse projeto informa os adolescentes sobre os direitos e deveres constitucionais. O que elas aprenderam foi mais sobre a sua cooperação, sobre uma sociedade mais justa. É assim, com essas noções básicas de cidadania, que poderemos ter no futuro um adulto mais preparado”.

O prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath disse estar feliz em poder responder as dúvidas dos alunos e participar desse momento tão importante na construção do conhecimento. “Um projeto sensacional que motiva novas lideranças. Eu só vejo pontos positivos e espero que o projeto se expanda. Falar de cidadania é sempre muito bom. ”

Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Confira a agenda:

06/04 - Pato Branco