Publicado em 21/11/2018 15:39 > atualizado em 27/03/2024 04:54

Caravana da Cidadania leva jovens secundaristas às sedes dos Poderes Executivo e Judiciário

Por Trajano Budola

Os finalistas do Geração Atitude 2018 percorreram nesta quarta-feira (21) os corredores das sedes dos Poderes Executivo e Judiciário, em Curitiba, e se inteiraram um pouco mais sobre o funcionamento do Estado. Os 32 alunos secundaristas e seus professores orientadores foram recebidos pela manhã no Tribunal de Justiça pelo ex-desembargador Accacio Cambi e, à tarde, pela secretária de Estado da Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins, no Palácio Iguaçu.

A etapa faz parte do projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com os demais Poderes e o Ministério Público estadual, para estimular entre a juventude o debate e a promoção do exercício da cidadania.

Para a secretária Lucia Cortez, a participação dos jovens que vieram à capital com a Caravana da Cidadania é fundamental para a formação de indivíduos conscientes de suas capacidades de transformação. “Vocês são as nossas futuras lideranças. Que sejam líderes efetivos, conscientes, que iniciem com atuação em suas comunidades e acabem chegando a posições cada vez mais destacadas”, afirmou.

Já o ex-desembargador Accacio Cambi destacou o entusiasmo dos estudantes do Ensino Médio que apresentaram os projetos de lei este ano, , concorrendo à premiação no Plenário da Assembleia Legislativa na terça-feira (20). “A ideia do Geração Atitude é muito boa, algo que parte da iniciativa do próprio povo. Se espera que surta grande efeito no futuro a partir do que estes estudantes estão fazendo hoje, em suas comunidades”, afirmou.

No Tribunal de Justiça os alunos visitaram o Museu da Justiça, o gabinete da Presidência do Judiciário Paranaense e o Pleno, onde ocorrem as sessões de julgamento, reuniões dos órgãos especiais, cíveis e criminais, e receberam explicações sobre como funciona a carreira de um juiz, com as etapas que podem levá-lo ao cargo de desembargador. Também participaram de uma votação simulada em urnas eletrônicas, cedidas em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral.

No Palácio Iguaçu, acompanharam palestra sobre o funcionamento do Poder Executivo, com representantes da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e percorreram os espaços culturais para conhecer as obras de arte de artistas renomados como Poty Lazarotto, Theodoro de Bona e Alfredo Andersen.

A estudante Érica de Oliveira Machado, de Mamborê, externou ao desembargador Accacio Cambi sua vontade de ingressar numa carreira jurídica. Para ela, a visita foi uma forma de ampliar estes horizontes. “Além de ajudar a entender melhor este mundo do Direito. Ao ouvir o depoimento do desembargador, vi que esta é uma possibilidade real. A experiência da Caravana tem sido incrível”, resumiu.

Para a coordenadora do Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação (SEED), Eliana Zilio, a bagagem adquirida pelos 32 adolescentes neste programa é algo que eles levarão para suas vidas. “Eles vão aplicar estes conhecimentos nas suas carreiras, nas escolhas que farão como pessoas responsáveis. É importante saber como funcionam os Poderes do Estado para ajudar a melhorar nosso futuro”, disse.

Nesta quinta-feira (22) a Caravana da Cidadania vai visitar o Ministério Público do Paraná.

 

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação