Publicado em 11/12/2015 16:54 > atualizado em 26/04/2024 00:57

Colégios de Colombo participam da décima etapa da Gincana da Cidadania

Por Rossano Ribas

O Colégio Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto, localizado no Jardim Eucalipto, no município de Colombo, foi sede da penúltima etapa da “Gincana da Cidadania” neste ano, atividade que tem como objetivo estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública. Participaram desta etapa, além do Colégio Heráclito Fontoura, o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. A gincana reuniu aproximadamente 100 alunos das escolas, que se enfrentaram em desafios de perguntas, respostas e provas de mímica. A disputa foi acirrada e decida apenas no final. Os alunos demostraram bastante conhecimento sobre os assuntos relacionados ao conteúdo do Guia do Cidadão e ao final, o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares sagrou-se campeão por uma diferença de meio ponto.

A estudante do Colégio Zumbi dos Palmares, Jaqueline Arcanjo Dionísio, achou muito interessante o projeto Geração Atitude e diz que estudou bastante para participar da Gincana da Cidadania. “Quando nós soubemos que a Gincana realmente ia acontecer, estudamos bastante com a nossa professora e na reta final, estudamos com mais intensidade com a colaboração de outros professores da Escola. É uma maneira de ficar por dentro das coisas que acontecem na sociedade onde vivemos. A gente tem que saber para quem nós estamos direcionando nosso voto e como a gente será representado. Acho importante sabermos mais sobre política, cidadania e o funcionamento dos Poderes, para termos mais vontade de participar”, declarou a aluna que integrou a equipe campeã desta etapa.

Segundo a professora do Colégio Zumbi, Elaine Barbosa, foram organizadas cinco palestras durante a semana anterior à competição e ciclos de estudos entre os alunos que iriam participar da Gincana nos últimos dias. “Todo esse trabalho, além de ser feito dentro e fora da Escola, foi importante porque nós tivemos a conscientização dos alunos como participantes políticos. Eles sabem o que devem fazer como cidadãos dentro de uma sociedade e saem daqui preparados para serem cidadãos conscientes. Eles sabem o que é politica, o que é uma eleição, como se vota, o que é participar realmente da política social. Isso é o grande ganho da comunidade em relação ao projeto Geração Atitude”.

Para o diretor-geral do Colégio Heráclito Fontoura, Antônio Marcos Halinski, é importante destacar o despertar do conhecimento incentivado por projetos educacionais como o Geração Atitude. “Eu vejo como muito benéfico esse envolvimento dos alunos e professores em busca do conhecimento e do aprimoramento das relações políticas e sociais. Pelo que a gente já percebe vários alunos estão se envolvendo com outros projetos comunitários e provavelmente teremos futuros políticos e lideres da comunidade entre esses jovens”, destacou o diretor.

Depois da Gincana foi a vez da gravação do programa Papo Cidadão, onde representantes dos três Poderes responderam as questões relacionadas ao seu próprio cotidiano e sobre assuntos tratados no Guia do Cidadão. O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Colombo, Gil Gera (PSDB), destacou que os jovens estão cada vez mais interessados em questões como política, sociedade e a fiscalização dos representantes dos poderes. “Eu vejo com bastante alegria a iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná. Em um tempo onde a política está muito desgastada, nós temos aqui uma grata surpresa com esse envolvimento da Assembleia e a sociedade. É um momento importante e uma oportunidade única termos no nosso município essa iniciativas inovadoras, onde podemos discutir ferramentas importantes para mudar a sociedade. É uma oportunidade maravilhosa poder trazer essas informações para a nossa juventude e poder discutir os atributos dos três Poderes. Tudo que nós estamos presenciando aqui hoje é realmente algo que vai marcar a vida desses jovens”.

Gincana – Inicialmente o projeto será desenvolvido em 100 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania. A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). A próxima e última etapa da primeira fase da Caravana acontece no dia 14 de dezembro, em Paranaguá.

Programa – O programa televisivo “Gincana da Cidadania” será veiculado pela TV Assembleia, em Curitiba e em outras 19 cidades do estado. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados à cidadania. O programa será dividido em blocos e terá como base uma competição cultural entre escolas, com perguntas, respostas e desafios.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania