Publicado em 14/12/2015 16:52 > atualizado em 21/04/2024 11:45

Colégios de Paranaguá participaram da última etapa da Gincana da Cidadania em 2015

Por Rossano Ribas

O Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, do município de Paranaguá, foi sede da décima primeira etapa da “Gincana da Cidadania”. A disputa do último evento desse ano e desta fase reuniu também os alunos do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha e do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga. Os participantes se revezaram em disputas lúdicas com o objetivo de estimular o exercício da cidadania. A gincana reuniu aproximadamente 100 alunos da rede pública de ensino em desafios de perguntas, respostas e provas de mímica. A competição foi acirrada e como em outras etapas, decidida apenas na última pergunta. Os alunos demonstraram bastante conhecimento sobre os assuntos relacionados ao conteúdo do Guia do Cidadão e ao final, o Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga sagrou-se campeão.

A aluna do Colégio Estadual Maria Morozowski, Thayná Gonçalves, destacou a importância de participar das atividades da Gincana da Cidadania e do Projeto Geração Atitude. “A nossa participação é muito importante para a vida política do país. Eu mesma participo do Grêmio Estudantil, porque se a gente não se envolve, não consegue a educação de qualidade a que tem direito. No Brasil, se a gente não participar, não tem o direito de cobrar”, finalizou a aluna.

A partir do mês de março de 2016 recomeçam as atividades do projeto Geração Atitude. Primeiramente acontecem os eventos do “Geração na Escola”, com atividades realizadas nas escolas, onde promotores de Justiça em conjunto com as equipes pedagógicas desenvolverão iniciativas como palestras, encontros com a comunidade, concursos culturais, debates, passeatas e outras ações. Aos professores caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com seus alunos. Aos promotores de Justiça uma intervenção presencial na escola, fortalecendo o trabalho iniciado em sala de aula pelos professores.

Depois do “Geração na Escola” acontecem as etapas da Gincana da Cidadania que irão percorrer, a partir de março de 2016, os municípios de Irati, União da Vitória, Guarapuava, Pitanga, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo, Ibaiti, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana, Maringá, Goioerê, Umuarama, Loanda e Paranavaí.

A última fase do projeto é a realização da “Caravana da Cidadania”, um concurso que vai destacar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná, apresentadas por estudantes, com apoio de professores da rede pública de ensino, em forma de projeto de lei. Os autores dos melhores projetos, que serão selecionados pela Secretaria de Estado da Educação, receberão como prêmio uma viagem a Curitiba, onde visitarão os pontos turísticos da capital e as sedes do Ministério Público do Paraná e dos três Poderes. O objetivo é possibilitar que os estudantes conheçam os representantes dos órgãos públicos e as lideranças políticas do Estado.

Gincana – Inicialmente o projeto será desenvolvido em 100 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania. A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). As próximas etapas da Gincana da Cidadania serão realizadas a partir do mês de março de 2016 nos municípios do interior do Paraná.

Programa – O programa televisivo “Gincana da Cidadania” será veiculado pela TV Assembleia, em Curitiba e em outras 19 cidades do estado. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens, o interesse por temas ligados à cidadania. O programa será dividido em blocos e terá como base uma competição cultural entre escolas, com perguntas, respostas e desafios.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania