Publicado em 21/09/2018 10:28 > atualizado em 22/04/2024 15:12

Coleta seletiva de lixo é tema de projeto finalista do Geração Atitude 2018

Por Ana Luzia Mikos

Na casa onde o estudante Daniel Cosmo Chomen mora, na zona rural de Prudentópolis, parte do lixo comum serve de adubo e de alimento para os animais criados pela família. Já o lixo reciclável não tem destino na pequena propriedade, a pouco mais de 200 quilômetros de Curitiba. E foi pensando nisso que o adolescente criou o seu projeto finalista do programa Geração Atitude 2018.

A proposta de Daniel, de apenas 14 anos de idade, ficou entre as 32 classificadas. No total, houve 500 inscritos no programa promovido pela Assembleia Legislativa a estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, em parceria com o Ministério Público estadual e com apoio do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça.

A ideia do aluno do Colégio Estadual do Campo Prefeito Antonio Witchemichen é instituir a obrigatoriedade da coleta de lixo reciclável nas escolas públicas do Paraná. “Na cidade é mais fácil, mas onde eu moro não tem esse tipo de serviço da prefeitura”, explicou o estudante. De acordo como o projeto, haverá um prazo para os alunos entregarem na escola o lixo reciclável coletado nas próprias instituições de ensino e em suas residências. Esse lixo seria comercializado e o lucro obtido usado em benefício da escola.

Chimarrão – A professora Eliane Schuber Barabasz foi quem apresentou o Geração Atitude aos alunos da escola. Após cada um desenvolver seu projeto, os temas foram discutidos em uma roda de conversa batizada de ‘Chimarrão, Pinhão e Cidadania’. “Houve o incentivo da direção da escola para participarmos. Foi muito bacana, pois pudemos debater questões importantes e ainda socializar com os alunos”, explicou.

Segundo a docente, a iniciativa ajudou a explicar um pouco o funcionamento da política. “O brasileiro não tem uma educação política e fez os alunos pensarem, se envolverem e reconhecerem que fazem parte desse processo político”, acrescentou.

Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

• Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude