Publicado em 21/11/2018 12:18 > atualizado em 18/04/2024 08:46

De forma inédita, Geração Atitude premia dois projetos de lei de estudantes do Ensino Médio

Por Trajano Budola

Foram dois os projetos vencedores da edição 2018 do Geração Atitude. Os alunos secundaristas Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. Para chegar ao prêmio, entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), foram analisados 494 projetos inscritos. Os projetos premiados tratam de um assunto muito comum entre os jovens: a exposição indevida de imagens de colegas nas redes sociais.

Luiz Augusto, do Colégio Estadual João Ricardo Van Borel, orientado pela professora Genice Bratti, ficou surpreso com a escolha de seu projeto, denominado “Minha Imagem”, elaborado para gerar consciência entre os alunos sobre o bom uso das redes sociais, sem que se causem constrangimentos e embaraços a terceiros. “Ele visa o âmbito escolar, pincipalmente, propondo palestras, ações a abordagens que alertem”, explica, ressaltando que a exposição é ilegal e criminosa.

Já João Pedro, orientando da professora Mara Garófalo, do Colégio Estadual Vicente Leporace, e autor do projeto que cria o “Programa Ética nas Redes Sociais”, se disse honrado com o prêmio que recebeu, além de entusiasmado com a possibilidade de ver sua iniciativa virar lei. “Estou muito surpreso e feliz, muito grato ao Geração Atitude”, afirmou, estendendo as felicitações à Caravana da Cidadania, que trouxe os 32 alunos finalistas e seus professores a Curitiba.

O Geração Atitude é uma promoção integrada dos três Poderes do Estado para estimular entre a juventude o debate, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política, através de projetos de leis, emendas e decretos legislativos. De acordo com o presidente Traiano, “uma oportunidade para que os estudantes levem a experiência para as suas vidas, para as suas cidades, disseminem essa experiência aos seus colegas e familiares”.

Segundo o governador eleito, deputado Ratinho Junior (PSD), a união dos três Poderes e o envolvimento deles num projeto pensado para a nova geração, é inovadora e acompanha os anseios da juventude. “É importante para mostrar de maneira clara como funcionam os Poderes e convidar a toda a sociedade a participar das decisões que afetam a todos”, explicou.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Eduardo Salomão Cambi, a entrega do prêmio coroa mais uma edição do Geração Atitude e mostra que não há solução para os problemas fora da política. “Nós precisamos do debate como uma arte indispensável para dialogar e encontrar soluções. Estes dois projetos vencedores podem se transformar em boas soluções”, afirmou.

Participaram da cerimônia de premiação ainda a superintendente da Secretaria de Estado da Educação, professora Inês Carnieletto; a chefe do Departamento de Gestão Educacional da Secretaria de Estado da Educação, professora Laureci Scmitz; a técnica pedagógica da Coordenação das Instâncias Colegiadas e Ações para Juventude da Secretaria de Educação, professora Juliana Alcova Silva Cardoso; a professora Eliana Zilio Santana, coordenadora do Geração Atitude pela Secretaria de Educação; o assessor especial da Juventude, Nassim Bacila, representando o Governo do Estado; e o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Eduardo Jansen.

Discurso – Escolhida entre os participantes para representar os 32 alunos que tiveram projetos de lei selecionados como finalistas do certame, a estudante Érica de Oliveira Machado, de Mamborê, fez uma exposição na tribuna do Plenário da Alep para agradecer ao Legislativo paranaense pela iniciativa. “Posso dizer que estar aqui é a realização de um grande sonho. Sinto-me privilegiada em participar da Caravana da Cidadania e consequentemente do projeto Geração Atitude, pois sua avalição vai muito além de habilidades técnicas. Os conhecimentos adquiridos e experiências serão levados para a vida toda, colaborando para nossa formação cidadã”, disse.

“Nós percebemos que muitos estereótipos que tínhamos anteriormente, conceitos errados em relação ao funcionamento do governo, foram quebrados. Através do trabalho com o projeto em sala de aula, com apoio do Guia do Cidadão, pudemos conhecer a verdade”, afirmou a jovem estudante. “Atitude deve ser de fato a palavra chave que nos define. Que sejamos capazes de cumprir as leis devidamente e disseminar o que aprendemos aqui. Que muitos outros jovens sejam inspirados por nós. Que nossa geração possa realmente ser a Geração Atitude”, finalizou.

• Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude