Publicado em 07/04/2016 16:30 > atualizado em 21/04/2024 11:43

Disputa acirrada marca a Gincana da Cidadania em Guarapuava

Por Dálie Felberg/Alep

Com perguntas e respostas na ponta da língua, alunos da rede estadual de ensino de Guarapuava travaram uma verdadeira batalha de conhecimentos nesta quinta-feira (7). O debate sobre o Guia do Cidadão, que faz parte do projeto Geração Atitude e da gravação de um programa de mesmo nome pela TV Assembleia, reuniu alunos do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, que sediou o evento, e também alunos do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro e Colégio Procópio Ferreira Caldas. Com direito a torcida e pontos conquistados com muito empenho, o resultado acabou sendo um empate de bons exemplos e, nesse caso, duas escolas saíram vencedoras: a Francisco Carneiro Martins e a Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro.

A estudante Isabella Neves não perdeu tempo e aproveitou para aprender e se divertir durante a gincana:  “Achei a iniciativa muito interessante porque nós somos carentes dessa proximidade com os nossos representantes políticos. Eu espero que isso se torne rotina e que traga coisas boas, conhecimento para nós todos”. Após o game, a presença de autoridades na escola despertou ainda mais o interesse das equipes que puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e aumentar ainda mais o interesse pelos Poderes, política e cidadania.

Do Papo Cidadão participaram diversos representantes públicos, entre eles o vereador Ademir Fabiani, que destacou a importância de aproximar os cidadãos dos Poderes constituídos: “É um momento único estar com os jovens e ver que eles estão interessados no seu município, no seu estado. É fundamental que a juventude conheça, saiba como funcionam os Poderes, que sejam realmente atuantes. Eu acho extraordinário que esse conhecimento seja multiplicado, porque eles saem daqui e transmitem essa experiência. ”

Após responder diversos questionamentos, o promotor de Justiça Fellipe José Gehr avaliou de forma positiva esse interesse político por parte dos adolescentes. “Nós tivemos um debate rico em conteúdo e destaco o interesse dos jovens. Nós normalmente vemos com tristeza nas escolas problemas como bullying, por exemplo, e vê-los aqui interessados em temas relevantes, que realmente trazem benefícios para eles, nos anima. São eles que farão do Paraná um estado melhor”.

Também participaram do Papo Cidadão o promotor de Justiça, Cláudio Cortesia, e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Marlon Douglas Pires.

Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania