Publicado em 08/12/2015 17:01 > atualizado em 02/05/2024 17:16

Escolas da rede pública de Assis Chateaubriand participam da Gincana da Cidadania e do Papo Cidadão

Por Rossano Ribas e Fabrício Binder

A equipe formada por alunos do Colégio Estadual Padre Anchieta venceu a Gincana da Cidadania realizada na manhã desta terça-feira (8), em Assis Chateaubriand. As provas da Gincana e a gravação do programa “Papo Cidadão” tiveram também a participação do Colégio Estadual Chatobriandense. A gincana reuniu mais de 150 alunos das duas escolas da rede pública de ensino da região, que se enfrentaram em desafios de perguntas, respostas e provas de mímica. A disputa foi acirrada e somente foi decidida no final. Os alunos das duas escolas estavam afiados nas respostas sobre os conteúdos do Guia do Cidadão e, no final, os alunos do Colégio Padre Anchieta sagraram-se campeões da etapa por um ponto de vantagem.

A “Gincana da Cidadania” faz parte do projeto “Geração Atitude”, que tem como objetivo estimular o exercício da cidadania entre os alunos da rede pública estadual. A Gincana vai percorrer os 32 Núcleos Regionais da Educação em três etapas, envolvendo 100 escolas e cerca de 5000 estudantes de todo o Paraná. A gravação do programa “Papo Cidadão” teve a participação do coordenador de Instâncias Colegiadas do Núcleo Regional de Educação, Osvaldo Belo Braga; da assistente técnica da Chefia do Núcleo de Assis Chateaubriand, Tânia Regina Casado; do promotor de Justiça substituto, Sérgio Segurado Braz Filho; da juíza de Direito, Sandra Lustosa Franco; do promotor de Justiça Ivandeci José Cabral Júnior; do promotor de Justiça Marcelo Pato Cunha e do vereador de Assis, Renato Sala.

A aluna do Colégio Estadual Padre Anchieta, Ligia Graciano, destacou a preparação dos professores e alunos para a participação na Gincana. “Já faz um tempo que a professora passou o Guia do Cidadão em sala, não só para quem ia participar da Gincana, mas para todo mundo. Nas últimas semanas o estudo foi mais intenso e ontem a gente ainda se reuniu para fazer um apanhado das matérias. É uma coisa muito boa ganhar, não só a competição, mas por termos aprendido mais sobre os nossos direitos. Somos cada vez mais cidadãos plenos”.

Mariana Ferreira, aluna do mesmo Colégio, disse que o conhecimento e o aprendizado adquiridos através das atividades da Caravana e da Gincana da Cidadania e do Papo Cidadão, serão levados para sempre. “Antes desses ensinamentos eu pensava de maneira diferente. O conhecimento e as informações que nós aprendemos aqui mudaram a minha maneira de pensar sobre vários assuntos, o que nós aprendemos aqui será levado para vida toda”.

Para Tânia Regina Casado, assistente do Núcleo Regional de Educação, não existe trabalho que não valha a pena quando estamos tratando do futuro de jovens cidadãos. “O resultado do evento de hoje foi extremamente significativo. Ver o Poder Legislativo, Judiciário, nós do Núcleo e, acima de tudo, os alunos, extremamente envolvidos, participativos e conscientes do que queriam perguntar, demonstram que eles estão conscientes do que foi o Projeto Geração Atitude e do que querem para o seu futuro”.

Depois da realização da Gincana da Cidadania foi a vez da gravação do Programa “Papo Cidadão”, onde convidados dos três Poderes responderam as perguntas relacionadas ao dia a dia dos alunos, com questões sobre fiscalização das atividades judiciárias, recolhimento e destinação do lixo e animais de rua. A juíza de Direito da Comarca de Assis, Sandra Lustosa Franco, enfatizou que atividades como o Papo Cidadão e a Gincana da Cidadania ajudam a despertar o senso crítico nos jovens estudantes. “Eu percebi, pelas perguntas dos alunos, que eles estão bem críticos em relação ao meio que os cerca. Os jovens estão se importando cada vez mais com questões como política, sociedade e até com os atributos e a maneira como ocorre a fiscalização dos representantes dos poderes”.

Para o promotor de Justiça Marcelo Pato Cunha, é importante que essa nova geração tenha consciência dos seus direitos e dos seus deveres. “Precisamos voltar a ter esperança nessa nova geração, com novas perspectivas do que é exercer a cidadania. Se cada um fizer a sua parte, com respeito, teremos uma sociedade melhor e cidadãos melhores”, comentou. “Precisamos ter a plena noção do que é ser cidadão, tanto em relação aos direitos quanto aos deveres. É isso que eles vivenciam; e o que não está correto, eles têm que saber como ir atrás para mudar. Cumpra seus deveres, reclame seus direitos. É essa combinação que irá formar um cidadão”.

Segundo o vereador de Assis Chateaubriand, Renato Sala, apesar dos jovens ainda se afastarem das questões políticas, uma nova geração com atitude de mudanças vem surgindo por aí. “Nós estamos chegando a um ponto tão difícil em relação à nossa política e à economia que somente os jovens representam alguma esperança de fazer a diferença. Eles são o nosso futuro, a cidadania tem que prevalecer e só tem um jeito de mudar, com a juventude tendo atitude”.

Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania