Publicado em 11/04/2016 14:07 > atualizado em 21/04/2024 11:43

Escolas de Cascavel participam de nova etapa da Gincana da Cidadania

Por Dálie Felberg/Alep

A gravação da 14ª etapa da Gincana da Cidadania aconteceu nesta segunda-feira (11) na cidade de Cascavel. Os alunos do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira receberam os alunos dos colégios Jardim Interlagos e Professor Victório Emanuel, para o game com perguntas e respostas sobre o Guia do Cidadão, tudo registrado pela TV Assembleia. Mais de 100 alunos participaram e puderam trocar experiências na busca pela vitória. Em meio a muita torcida e agitação, quem levou a melhor foram os alunos donos da Casa.
Aluna do Colégio Ébano Pereira, Paloma Renata Parassem, comemorou a vitória e aproveitou para convidar outros estudantes para a gincana: “Estou muito contente por ter participado e também porque a minha escola foi vencedora. Quero chamar outros alunos para participar e aproveitar porque o Geração Atitude vai promover a Gincana em todo o Paraná. Então não dá para perder”.
Após a Gincana, todos puderam interagir no tradicional Papo Cidadão com autoridades locais. Mais uma vez os alunos da cidade deram um show de cidadania, abordando temas como maioridade penal, foro privilegiado e até mesmo o desenvolvimento do currículo escolar usado no atual sistema de ensino.
O secretário municipal da Administração, Alisson Ramos da Luz, respondeu muitas perguntas e se disse contente em poder ouvir dúvidas e questionamentos. “Isso mostra que os jovens estão antenados e que têm senso crítico. E é muito importante para esclarecer muitas dúvidas, muitas coisas que chegam distorcidas até a população. Parabéns para a Assembleia Legislativa e aos parceiros por essa iniciativa”, disse ele.
Como educadora, a assistente da chefia do Núcleo Regional de Educação, Sônia Maria Justo, avaliou que todo interesse é resultado também de um trabalho feito nas escolas: “Nós incentivamos a atuação em grêmios estudantis, em grupos de discussão, e toda participação que possa fazer deles pessoas atuantes. E o desempenho deles hoje deixa claro que o nosso jovem vem crescendo como cidadão e sabe sim o seu papel na sociedade”
Quem também pode contribuir com o crescimento dos estudantes foi a promotora de Justiça Andréa Simone Frias. Ela fez questão de lembrar que todos devem conhecer a Constituição para conhecer a sua força: “Todos precisam conhecer as instituições, direitos e deveres. Muitas vezes julga-se os jovens como apáticos, mas se existia esse desinteresse, esse quadro vem mudando graças a projetos como esse”.
Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
A próxima etapa da Gincana da Cidadania acontece nesta terça-feira (12), no Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, a partir das 8 horas.

Confira a agenda completa da Gincana:

12/04 - Laranjeiras do Sul

13/04 - Dois Vizinhos