Publicado em 20/09/2018 11:38 > atualizado em 27/04/2024 18:09

Estudante de Cianorte defende programas de primeiros socorros para todos os colégios estaduais

Por Ana Luzia Mikos

Um acidente na escola acabou se transformando em uma boa ideia. Vitor Mendes Gomes, de 17 anos, decidiu usar o próprio susto para redigir o seu projeto de lei para o Geração Atitude. O estudante de Cianorte é um dos 32 selecionados entre os 500 inscritos no programa promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná. A melhor proposta poderá ser adotada por um deputado e até mesmo virar lei estadual. 

“Quando a professora Solange Mezavilla Fontes nos explicou como era o programa, resolvi usar minha experiência para elaborar o projeto de lei”, contou o jovem. A sugestão dele ao Legislativo Estadual é a inclusão de palestras sobre primeiros socorros nas instituições públicas de ensino do estado.

Acidente – Há algum tempo, Vitor sofreu um profundo corte na mão por causa de um pedaço de ferro exposto na porta da sala de aula, no Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, em Cianorte, no Noroeste paranaense.

Ao buscar ajuda, não encontrou ninguém entre professores e pedagogos aptos a atender aquela emergência. “Como meu pai foi enfermeiro, eu tinha um pouquinho de ideia do que fazer. Eu mesmo fiz uma espécie de torniquete, com uma caneta e o meu agasalho, pois sangrava demais”, relembrou o estudante.

Usando o conhecimento doméstico, conseguiu esperar até a chegada da ambulância e o atendimento hospitalar que lhe rendeu onze pontos na mão. “Um programa ou curso como esse pode ajudar não somente em atendimentos nas escolas, mas se multiplicar para as casas dos estudantes e até mesmo para as ruas, para minimizar o agravamento do estado de vítimas no caso de alguma emergência”, acrescentou Vitor.

O estudante definiu o Geração Atitude como uma boa oportunidade de envolvimento dos jovens em questões que tratem da melhoria da qualidade de vida da população.

Premiado – Foi do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, onde estuda Vitor Mendes Gomes, que saiu o primeiro projeto premiado pelo Geração Atitude, na Assembleia Legislativa. E a estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza teve a sua proposta de tornar o Geração Atitude permanente convertido em lei, em 2016.

Geração Atitude – O programa Geração Atitude é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Pretende contribuir para a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino, incentivando o pleno exercício da cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Está presente em todas as escolas públicas de ensino médio localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação