Publicado em 21/11/2018 12:14 > atualizado em 21/04/2024 11:29

Estudantes do Geração Atitude defendem seus projetos na tribuna da Assembleia Legislativa

Por Rodrigo Rossi

A apresentação dos projetos de lei selecionados no Geração Atitude 2018 foi feita na manhã desta terça-feira (20) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, durante a simulação do “Miniparlamento”. Os alunos votaram as propostas, nos moldes de uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa, e aprovaram toda a pauta. Cada aluno teve dois minutos para subir à tribuna e defender a sua iniciativa. Temas relacionados à educação, saúde, economia, finanças, agricultura e meio ambiente foram os mais abordados pelos estudantes.

João Pedro Diniz Corrêa, de Sengés, do Colégio Estadual Anita Grand Salmon, estava ansioso para falar aos colegas. Aos 17 anos, ele elaborou uma proposta na área de orientação financeira como disciplina nas escolas, para melhorar o planejamento econômico das famílias. “A minha ideia é que os jovens possam saber um pouco mais sobre esse assunto, dando uma base para que o aluno possa manejar o seu capital com melhor conhecimento”, explicou.

Sobre a participação no Geração Atitude, ele não deixou de esconder a euforia. “Hoje a política é vista como algo ruim e o Geração Atitude faz justamente ao contrário, permite que a gente possa aprender mais, que os alunos possam manifestar a sua opinião. Veja que grande oportunidade vou ter em usar a tribuna da Assembleia para mostrar o meu projeto para todo o estado”.

Pela primeira vez na capital paranaense, o estudante Gustavo Miguel Rozalino, do Colégio Estadual do Campo Tancredo Neves, de Marilândia do Sul, discorreu sobre o seu projeto que dispõe sobre a criação de biodigestores e a utilização de recursos alternativos para produzir energia e fertilizantes orgânicos. O aluno acredita que a proposta pode beneficiar especialmente as pequenas propriedades rurais, com métodos alternativos de reaproveitamento de energia. “O Geração Atitude é bacana, mas a atitude de uma geração também pode fazer muito. É o que estamos propondo”, afirmou.

Já a aluna Érica de Oliveira Machado, do Colégio Estadual João XXIII, de Mamborê, tratou do projeto de sua autoria instituindo a segunda etapa do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd”, direcionado ao Ensino Médio. Ela manifestou a preocupação com o aumento dos índices de ocorrências envolvendo estudantes e “a necessidade de melhor informação e orientação para os jovens sobre a questão das drogas e da violência“.

Cidadania prática – A professora de Filosofia Eliane Schuber Barabasz, do Colégio Prefeito Antônio Witchemichem, de Prudentópolis, elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em abrir as portas para a convivência dos alunos com a Casa, propiciando o exercício da cidadania e da participação. “É muito interessante este projeto, porque envolve alunos e professores, colocando a política no debate e aproximando a população do poder público. É informação e formação para todos nós”.

Ao final da simulação, que foi coordenada pelo diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, o deputado Evandro Araújo (PSC), que esteve presente no evento, destacou a qualidade das propostas. “Foram temas muito pertinentes, que estão dentro daquilo que cabe aos deputados estaduais e merecem atenção da Assembleia. Vamos estudar com carinho estas propostas e, quem sabe, poderemos de fato apresentá-las”.

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