Publicado em 05/07/2018 17:03 > atualizado em 21/04/2024 11:33

Estudantes têm até domingo (8) para apresentar projetos do Geração Atitude

Por Trajano Budola

Domingo (8) é o último dia para que os estudantes paranaenses façam as inscrições de seus projetos de lei na edição 2018 do Geração Atitude, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativado Paraná (Alep) em pareceria com os poderes Executivo e Judiciário, além do Ministério Público de incentivo ao exercício da cidadania nas escolas da rede pública estadual.

Para se inscrever, o aluno deve clicar na opção “Destaques”, no alto e à direita na página inicial do site da Alep (http://www.alep.pr.gov.br/), escolhendo o link “Geração Atitude”. Depois, basta clicar no “Cadastre seu projeto” que traz informações detalhadas e dicas de como se deve redigir um projeto de lei.

Alunos do Ensino Médio de todos os colégios nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) podem se inscrever. Os 32 melhores trabalhos darão aos autores e seus professores uma viagem a Curitiba, parte da Caravana da Cidadania. A visita aos prédios que representam os poderes é mais uma etapa do programa.

Geração Atitude – Desenvolvido pela Assembleia Legislativa com a parceria do Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Geração Atitude foi formalizado em 2015. O objetivo é despertar nos estudantes paranaenses a importância do debate sobre como funcionam os três poderes do Estado e as demais instituições.

Com ele pode-se vivenciar a política e a cidadania de modo crítico e mais amplo. Para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), o Geração Atitude possibilita amadurecimento do civismo nos estudantes, para que eles “no futuro, se tornem governantes de suas cidades, lideranças de nosso estado”.

Os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores e promotores sobre o funcionamento dos Poderes. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos.

Contempla ainda ações específicas, como o “Geração na Escola”, que engloba um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha composta por 68 páginas tratando de temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, entre outros. A cartilha pode ser acessada pelos sites da Assembleia e do Ministério Público.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação