Publicado em 19/11/2018 16:11 > atualizado em 02/05/2024 15:53

Finalistas do Geração Atitude 2018 defenderão seus projetos de lei em Plenário nesta terça-feira (20)

Por Trajano Budola

Novidade na edição 2018, o Geração Atitude dará oportunidade aos 32 alunos finalistas de defenderem seus projetos de lei diretamente das tribunas do Plenário da Assembleia Legislativa. A defesa ocorrerá nesta terça-feira (20), a partir das 10 horas, depois de uma conversa que terão com o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), e de uma visita guiada às instalações do Legislativo. A expectativa dos jovens estudantes do Ensino Médio aumentou no decorrer desta segunda-feira (19) quando chegaram, de suas cidades, a Curitiba. Hospedados em um hotel do centro da capital, eles falaram da experiência que terão conhecendo os edifícios-sede dos três Poderes do Estado, além da extensa agenda que cumprirão durante a semana.

De acordo com a coordenadora do Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação (SEED), Eliana Zilio, os representantes dos 32 núcleos regionais de educação apresentarão os projetos em um “miniparlamento”, numa inovação que fará os estudantes desenvolverem suas habilidades como oradores. “Eles vão falar um pouco de seus projetos e poderemos conhecer os anseios desta juventude, as propostas que eles têm para mudar seus bairros, escolas ou mesmo nosso estado”, afirma.

A escolha dos 32 projetos finalistas do certame, atribuição da Alep, foi acompanhada pela SEED, com a supervisão dos professores que acompanham os alunos. Uma delas é Mara Garófalo, professora de Filosofia e orientadora do aluno João Pedro Leal, de Boa Esperança. Segundo a orientadora, a experiência já se acumula de outros anos em que o colégio participou do Geração Atitude.

O jovem está pela primeira vez em Curitiba, com a expectativa de apresentar no Plenário o projeto que cobra ética nas redes sociais, evitando constrangimentos devido a exposições de fotos ou vídeos de terceiros. “É um tema que gerou repercussão em toda a nossa região e foi muito bem recebido na comunidade”, explica João Pedro. 

A secundarista Monique Vieira Geraldo, de Cascavel, vai defender um projeto que promove curso multidisciplinar para capacitar profissionais da educação e da comunidade acerca de questões ambientais. “Houve uma ampla pesquisa para entregar o projeto, uma realidade do Brasil e do mundo. Apesar de ser bastante comentado, ainda são poucas as soluções disponíveis”, explica.

A orientadora de Monique, professora Edna Anita Lopes Soares, espera que a aluna se destaque entre os 32 participantes na defesa do projeto que promove, por exemplo, a conservação das nascentes d’água. “Vemos com bastante expectativa. A oportunidade de fazer com que alunos pensem em projetos de lei viáveis é papel fundamental da escola. Esta é uma atividade cidadã e cultural, a oportunidade de conhecer a capital do Paraná e ver os pontos turísticos que acompanhamos apenas pela televisão”, afirma.

Segundo o professor de Filosofia, Reginaldo dos Santos Simões, do município de Bandeirantes, o déficit na prática da leitura entre os adolescentes estimulou a apresentação do projeto de sua aluna orientanda, Luisa Fernanda Martins da Silva. A proposta cria meios de valorizar a leitura de livros clássicos, como os de literatura brasileira e da própria filosofia.

“Conhecer os Poderes do Estado nos dará a oportunidade de aprender como funciona a política na prática. Algo de que ouvimos falar, mas sem tanta profundidade”, explica o professor. Já a aluna Luisa Fernanda, de 15 anos de idade, acredita que a experiência de defender seu projeto na tribuna do Plenário é também uma chance de perder a timidez. “Estou adorando conhecer Curitiba. Estou também ansiosa em apresentar o projeto, que promove grupos de debates sobre a literatura”, afirma.

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