Publicado em 13/06/2018 16:56 > atualizado em 21/04/2024 11:33

"Geração Atitude" chega a São José dos Pinhais nesta sexta-feira (15)

Por Kharina Guimarães

O novo destino do Programa “Geração Atitude” é a cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta sexta-feira (15) os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual São Cristóvão participam de um bate-papo com representantes do Legislativo, do Executivo, do Judiciário e do Ministério Público sobre cidadania, democracia, voto consciente e protagonismo juvenil. O encontro acontece a partir das 9h30 na sede do colégio.

Nesta fase do programa, o “Geração na Escola”, os estudantes que já trabalharam os conteúdos do “Guia do Cidadão” em sala de aula podem tirar dúvidas diretamente com os representantes das instituições envolvidas e também são desafiados a pensar em mudanças para o Paraná e para o Brasil, por meio de propostas de projeto de lei.

As inscrições das propostas desenvolvidas pelos estudantes já estão abertas e podem ser feitas por qualquer aluno do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação no site www.alep.pr.gov.br/geração_atitude até o dia 8 de julho. As 32 melhores propostas serão selecionadas para a próxima etapa do programa, a “Caravana da Cidadania”, quando alunos e professores orientadores conhecerão as sedes das instituições em Curitiba e poderão defender suas propostas diretamente no Plenário da Assembleia Legislativa.

Geração Atitude – O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo os Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo – através da Secretaria de Educação e da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, e o Ministério Público do Paraná, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas. Desde 2016 o “Geração Atitude” integra a Política Pública de Estado, graças à proposta apresentada pela estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, assinada pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa e convertida em lei estadual.

Em agosto de 2017 o projeto recebeu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria “Redução da Corrupção”, disputando com projetos de todo o país durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação