Publicado em 12/04/2016 14:11 > atualizado em 21/04/2024 11:43

Gincana da Cidadania chega até os alunos de Dois Vizinhos nesta quarta-feira (13)

Por Dálie Felberg/Alep

Assembleia Legislativa do Paraná leva a Gincana da Cidadania até os alunos da rede estadual de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, nesta quarta-feira (13). O game, que incentiva o conhecimento sobre o Guia do Cidadão, acontece a partir das 8 horas no Colégio Estadual Leonardo da Vinci.  Estudantes do Colégio Estadual Dois Vizinhos e Colégio Estadual Monteiro Lobato também participam das atividades do “Geração Atitude”, e da gravação do programa de mesmo nome pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.
Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Laranjeiras do Sul – A programação da Gincana da Cidadania aconteceu nesta terça-feira (11) na cidade de Laranjeiras do Sul, com a participação de alunos dos colégios estaduais Laranjeiras do Sul, José Marcondes Sobrinho e Vila Industrial. Dessa vez quem levou a melhor foi um dos times visitantes. 
O aluno Ederson Luiz Alves dos Santos, representante do vencedor Colégio Vila Industrial, contou como foi a sensação de vitória após um tempo de estudo: “ Saber mais sobre Constituição, leis e sobre o governo é importante para a vida. É um aprendizado que não serviu só para hoje, e que nós vamos levar para a nossa casa, para todos os lugares”
A diretora do Colégio Laranjeiras do Sul, Sirlei de Fátima Oliveira Moro, falou sobre como foi receber essa galerinha com tanta vontade de aprender:  “As expectativas foram superadas. Pudemos pôr em prática tudo que conversamos em sala de aula, sem falar na integração com outros alunos. Foi um prazer quebrar a rotina da escola por um motivo tão nobre e importante para todos nós”.
Durante o Papo Cidadão, a chefe do Núcleo Regional da Educação, Eliza Regina Gemelli da Silva, trouxe conhecimentos sobre o funcionamento do núcleo e respondeu as dúvidas dos adolescentes. “Eles precisam saber que o Núcleo de Educação é de todos, e que eles precisam conhecer o núcleo, saber de que forma ele atua. Muitos contaram sobre a sua preparação para essa conversa, para a disputa na Gincana e o resultado não poderia ter sido melhor”, concluiu.

Confira a agenda completa:

 

13/04 - Dois Vizinhos

14/04 - Francisco Beltrão

15/04 - Foz do Iguaçu

09/05 - Ibaiti

10/05 - Jacarezinho

11/05 - Cornélio Procópio

12/05 - Londrina

13/05 - Apucarana

16/05 - Maringá

17/05 - Cianorte

18/05 - Paranavaí

19/05 - Loanda

20/05 - Umuarama

23/05 - Toledo

Fonte: Diretoria de Comunicação

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação