Publicado em 20/04/2018 10:41 > atualizado em 07/04/2025 07:40
Inscrições para o Geração Atitude 2018 começam dia 1º de Maio
Por Jaime S. Martins
Uma reunião, na manhã desta quinta-feira (19), no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com a presença de representantes do Ministério Público estadual, do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Estado da Educação serviu para definir o cronograma para a edição de 2018 do programa.
Até o dia 8 de julho acontece o “Geração nas Escolas”, etapa do projeto em que juízes, promotores de Justiça e professores desenvolvem palestras e debates com os alunos nas escolas, utilizando o Guia do Cidadão, uma publicação que concentra informações sobre temas como Democracia, Política, Eleições, Voto e Cidadania.
Esses encontros servirão para que, na sequência, os alunos, juntamente com seus professores, elaborem propostas de projetos de lei que serão cadastrados pelos estudantes no site www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude. A inscrição desses projetos acontece a partir de 1º de maio e segue até o dia 8 de julho.
Novidade – Neste ano 320 colégios estaduais já manifestaram interesse em participar, mas a participação no Geração Atitude é aberta para qualquer aluno dos mais de dois mil colégios da rede estadual dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). Até o ano passado o projeto ficava restrito a cinco escolas por NRE.
O Guia do Cidadão está disponível em versão online no site www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude com todas as instruções do Projeto. Esse é o mesmo site onde os estudantes farão a inscrição dos seus projetos de lei.
Vencedores – Os projetos de lei inscritos serão avaliados por uma comissão composta por integrantes do Legislativo paranaense. Serão 32 projetos escolhidos. A divulgação dos vencedores acontece no dia 16 de agosto.
Os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem à Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná. Essa etapa, chamada de “Caravana da Cidadania”, acontecerá dos dias 19 a 23 de novembro, quando será realizada uma solenidade na Assembleia Legislativa para a divulgação do projeto vencedor, que será escolhido entre os 32 selecionados.
Lei – O projeto vencedor da edição de 2015, apresentado pela estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, na época com 16 anos e aluna do Colégio Itacelina Bittencourt, de Cianorte, foi inclusive transformado em lei estadual. A proposta de Ingrid instituiu legalmente o Programa Geração Atitude, como atividade oficial a ser realizada anualmente no Paraná.
Já o projeto vencedor de 2017, que institui o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, do estudante Douglas Froelich, de Cruz Machado, também está prestes a se tornar lei no Paraná. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), juntamente com o deputado Schiavinato (PP), apresentaram a proposta que está agora em tramitação no Poder Legislativo.
Geração Atitude – O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo os Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo – através da Secretaria de Educação e da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, e o Ministério Público do Paraná, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas. Entusiasta da iniciativa, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, destacou na ocasião a importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política.
Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores, promotores de Justiça e magistrados. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos, ente outras iniciativas do gênero. Ações específicas, como o Geração na Escola, englobam um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta, através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.
Em agosto de 2017 o projeto recebeu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria “Redução da Corrupção”, disputando com projetos de todo o país durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília.