Publicado em 09/05/2016 15:10 > atualizado em 22/04/2025 20:06
Jacarezinho recebe nova etapa da Gincana da Cidadania nesta terça-feira (10)
Por Dálie Felberg/Alep
Ibaiti – Nesta segunda-feira (5) a Gincana da Cidadania passou por Ibaiti, dando iniciou a sua terceira etapa, no Colégio Estadual Aldo Dallago. A atividade, que já aconteceu em 20 escolas paranaenses e envolveu de forma direta quase três mil alunos, contou também com participação dos alunos do Colégio Júlio Farah e do Centro Estadual de Educação Profissional Seiji Hatanda.
Dessa vez os alunos do Colégio Júlio Farah levaram a melhor e saíram vitoriosos. Eles desempataram o jogo na atividade de “verdadeiro” ou “falso”, e precisaram justificar as escolhas mostrando muito conhecimento a respeito do Guia do Cidadão.
Empolgada com a participação, a aluna Jéssica da Silva aproveitou para chamar outros estudantes para o projeto: “Eu pude conhecer direitos e deveres e acho que todos os alunos deveriam participar para que possamos ser mais atuantes. Não conseguimos cobrar dos políticos se não sabemos como tudo funciona. Eu estou muito grata”.
Papo Cidadão – Durante a conversa dos estudantes com as autoridades locais que prestigiaram a gincana, foram discutidos assuntos como o funcionamento dos poderes, questionamentos sobre educação em período integral, maioridade penal, combate à corrupção e também questões pontuais sobre a cidade, como a destinação de áreas para lazer e esportes.
O secretário Municipal da Administração de Ibaiti, Deodato Libânio da Silva Neto, avaliou a conversa com os alunos de forma muito positiva. “Interagir com esses jovens é muito importante e nós, com o Núcleo (de Educação), sempre vamos apoiar ações como essa, que recuperam o senso de atuação e participação nos rumos da nossa cidade”.
A juíza de Direito Fabiana Christina Ferrari também respondeu muitas perguntas dos alunos. “Os questionamentos demonstraram que o projeto cumpriu seu papel de incentivar o interesse nas questões políticas e de desenvolver a cidadania. E nós precisamos disso, de mais jovens protagonistas e realmente interessados”, disse.
Quem respondeu inúmeras questões sobre corrupção foi o promotor de Justiça Ivan Barbosa Mendes. Os alunos abordaram sobre o que é ou não corrupção e de como ela acontece: “Nós precisamos dessas ações para criarmos cidadãos mais honestos. Eles precisam entender que qualquer ato de corrupção, grande ou pequeno, está errado. Que apresentar um atestado médico falso, por exemplo, já é corrupção”.
A chefe do Núcleo Regional da Educação, Arlete Korovisk Santos, agradeceu as atividades da Gincana da Cidadania na cidade e disse ter ficado satisfeita com o desenvolvimento dos alunos. “Eles se mostraram muito interessados. Ficou claro que eles estudaram e se prepararam. Realmente é um projeto que faz com o que o aluno repense o seu papel na política e na sociedade. Todas as cidades deveriam receber esse projeto”, concluiu.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
As atividades já aconteceram nas cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Campo Mourão, Goioerê, Assis Chateaubriand, Colombo, Paranaguá, Irati, Pato Branco, Guarapuava, Pitanga, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.
Confira a programação da 3ª Etapa da Gincana da Cidadania:
10/05/2016 – Jacarezinho
11/05/2016 – Cornélio Procópio
13/05/2016 – Apucarana
16/05/2016 – Toledo
17/05/2016 – Cianorte
18/05/2016 – Paranavaí
19/05/2016 – Loanda
20/05/2016 – Umuarama
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049