Publicado em 10/05/2018 09:51 > atualizado em 29/04/2025 12:46
Palestras do Geração Atitude reforçam conceitos de cidadania e democracia participativa aos jovens
Por Kharina Guimarães
No encontro os palestrantes convidados explicam o funcionamento de cada uma das instituições, abordam a importância do voto como instrumento de exercício da cidadania e alertam os jovens sobre a necessidade de compreenderem o processo político-democrático, como futuros protagonistas da sociedade que serão. “Esse tipo de diálogo com jovens nesta idade é importantíssimo, porque nem sempre a gente percebe as oportunidades que tem para o exercício da cidadania. Quando eu perguntei em quais espaços de cidadania eles atuam, pouca gente respondeu. Conforme a gente foi dando os exemplos, o pessoal foi se mostrando mais interessado e participativo. A gente viu a importância que é falar sobre esse tema com eles”, destacou a promotora de Justiça Mariana Dias Mariano, representante do Ministério Público.
Representando o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o desembargador aposentado Acácio Cambi ressaltou em sua apresentação a importância dos jovens saberem exercer a cidadania de forma plena. “A minha intenção foi demonstrar aos estudantes a importância da cidadania e, através dessa importância que dou à cidadania, como funciona o Judiciário. O “Geração Atitude” valoriza a cidadania. Nós sabemos que a política é a arte do bem comum. Como é que você exerce bem a cidadania? É através do voto. É votando bem, escolhendo bem os candidatos e fazendo leis que realmente atendam ao interesse da coletividade e do bem comum”.
Projetos de lei – Quando o assunto foi a elaboração de leis e a oportunidade para que os próprios estudantes apresentem propostas de projetos de lei, o que se viu foi muito estudante interessado em mostrar suas ideias e poder contribuir com a sociedade, principalmente na área da educação. “É incrível a gente saber que como cidadão a gente pode mudar algo em nosso estado e no nosso país”, afirmou Luah Couss, aluna do 2º ano do Ensino Médio.
O estudante Pedro Monteiro, do 1º ano do Ensino Médio, não apenas tem projetos para o “Geração Atitude”, mas tem como objetivo de vida seguir carreira na política. “Tenho vontade de melhorar meu estado e quem sabe meu País, sendo um dia senador ou governador”. Pedro ressaltou que programas como o “Geração Atitude” possibilitam aos jovens um aprendizado único. “O jovem tem que aprender o conceito da política. O jovem não pode falar mal de algum político sem saber o que ele fez. A política tem que ser feita corretamente, não pode chegar qualquer um lá e tocar com a barriga. Tem que fazer certo, não pode acontecer o que está acontecendo hoje com o nosso País”.
Quem detalhou para os estudantes o funcionamento do Legislativo e o processo para criação de um projeto de lei, foi o diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Dylliardi Alessi, que sentiu o entusiasmo dos jovens para se transformarem em cidadãos participativos. “A motivação deles é a nossa motivação. Quando nós vemos que eles realmente querem participar, que gostam do que a gente está passando, que são alunos que vão participar ativamente da política e terão participação direta na democracia, dando ideias lá na Assembleia Legislativa para os deputados e assessores, isso nos motiva e vemos que o “Geração Atitude” é um sucesso. Nossa missão é aproximar o cidadão do Legislativo paranaense”.
Também participaram do bate-papo com os estudantes a diretora de Comunicação da Assembleia, jornalista Kátia Chagas, e o assessor especial da Juventude do Governo do Estado, Edson Lau Filho. As inscrições das propostas de projetos de lei, pelos estudantes, já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude, até o dia 8 de julho. As 32 melhores ideias serão selecionadas para a próxima etapa, a Caravana da Cidadania, quando os alunos e professores orientadores visitam as sedes dos Poderes em Curitiba e poderão defender suas propostas no Plenário do Legislativo.
[flickr id=72157693530249002 /]
Fonte: Alep