Publicado em 04/10/2018 10:33 > atualizado em 25/04/2024 19:13

Projeto de aluna de Iracema do Oeste propõe festivais de arte nas escolas públicas

Por Trajano Budola

O incentivo à cultura e a busca pelo conhecimento foram as motivações da aluna Laura Bragueto Moreira, do 2ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Iracema do Oeste, para a apresentação de um dos 32 projetos de lei finalistas do Geração Atitude, que pode inclusive virar lei estadual. O Geração Atitude é um programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público, com apoio do Tribunal de Justiça e do Governo do Estado, para promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia e política.

Com a Caravana da Cidadania, 32 estudantes da rede pública estadual de ensino virão a Curitiba no mês de novembro próximo para apresentar suas propostas no próprio Plenário da Assembleia.  Orientada por um professor, Laura desenvolveu seu projeto para a inclusão do Festival de Arte das Escolas Públicas Paranaenses como atividade anual permanente no calendário escolar. “A cultura é pouco incentivada em nossa sociedade. Valorizar as formas de expressão é um meio de fazer com que os alunos se envolvam com a música, com o teatro e as artes plásticas, como forma de conscientização sobre o mundo em que vivemos”, explica a estudante de 16 anos.

Sobre a expectativa de que seu projeto seja escolhido entre os concorrentes, Laura se diz bastante ansiosa. A jovem espera ter a chance de ver sua ideia adotada por um dos 54 deputados da Assembleia, para que o defenda e o faça virar lei. “É uma oportunidade que envolveu muito esforço. Em uma das reuniões para a elaboração do projeto eu, inclusive, apresentei uma peça, uma espécie de piloto, de como ele (Festival) deve funcionar”, afirma.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

 

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação