Publicado em 15/10/2018 13:35 > atualizado em 02/05/2024 17:31

Projeto de conscientização sobre doenças mentais é tema de estudante do Norte Pioneiro

Por Ana Luiza Mikos

A criação de um Programa de Conscientização Sobre Doenças Mentais nas escolas públicas do Paraná foi a proposta inscrita no programa Geração Atitude pela aluna Anna Julia Gonçalves Teixeira. A aluna de 18 anos defende a abordagem sobre transtornos dessa ordem como uma forma de ajudar não apenas os alunos, mas também professores e funcionários da rede estadual.

Anna Julia estuda no Colégio Estadual Hermínia Lupion, na pequena Ribeirão do Pinhal, localizada no Norte Pioneiro. Ela viu sua iniciativa classificada entre as 32 melhores, em meio a 500 inscritos no Geração Atitude 2018. O programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná conta com a parceria do Ministério Público estadual, apoio do Tribunal de Justiça e do Governo do Estado. O objetivo é promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia e política.

Com a Caravana da Cidadania, os estudantes selecionados virão a Curitiba no mês de novembro para apresentar suas propostas no próprio Plenário da Assembleia.  A melhor ideia poderá ser escolhida por um deputado, com a chance até mesmo de virar lei estadual. “Tive contato com várias pessoas que enfrentam situações como essas de problemas mentais. Eu mesma sofro bastante com ansiedade e a escola não sabe muito bem lidar com isso. Pode atrapalhar qualquer um. Às vezes o que falta é uma melhor conscientização. Por isso escolhi esse tema para fazer o meu projeto”, explicou a estudante.

Ela contou que ano passado já participou de iniciativa semelhante, com sugestões apresentadas à Câmara de Vereadores da sua cidade. “Acho muito importante o envolvimento do jovem na política, pois todos somos afetados por ela”, afirmou.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

• Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude