Publicado em 04/10/2018 10:22 > atualizado em 21/04/2024 11:32

Projeto de estudante curitibano defende curso de libras para policiais

Por Ana Luzia Mikos

Como uma pessoa com deficiência auditiva faz para relatar uma ocorrência ou receber uma abordagem da polícia? Foi essa pergunta que o estudante Munir Henrique Mulava Cipriano fez para criar um projeto de lei para o programa Geração Atitude 2018. A ideia do jovem, de implantar treinamento e capacitação em tradução e interpretação de libras para as autoridades policiais, foi uma das 32 escolhidas no programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio do Tribunal de Justiça e do Governo do Estado. A melhor proposta poderá ser adotada por um deputado e pode até mesmo virar lei estadual. 

Munir tem 17 anos, estuda no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba e contou com a orientação da professora Katia Regina Dalri Abdala. Apesar de não conviver com ninguém que possua alguma necessidade especial, essa é uma preocupação constante do jovem.

“A maioria dos projetos de lei não contempla essas pessoas. Atender um cidadão que não apresenta a deficiência é muito mais fácil. Por isso, vemos a necessidade de facilitar a interação entre policial e deficiente auditivo, com o treinamento desses agentes públicos”, avaliou, após identificar em uma pesquisa não haver iniciativa semelhante no Legislativo. Ele também conta que já viu um deficiente auditivo com grandes dificuldades para relatar o furto de um celular para o segurança de uma escola.

Além da iniciativa para o Geração Atitude, Munir desenvolve um projeto de eletrônica voltado às pessoas com deficiência visual para identificação de barreiras em vias públicas e também para a leitura de mensagens no celular, para um concurso em Foz do Iguaçu. “Tenho essa vontade de ajudar as pessoas. Fiquei feliz com a seleção do projeto e também um pouco surpreso, pois foram muitos inscritos no Geração Atitude”, afirmou o estudante.

Geração Atitude – O programa Geração Atitude é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Pretende estimular a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino, promovendo justamente a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Está presente em todas as escolas públicas de ensino médio localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação