Publicado em 04/10/2018 10:30 > atualizado em 21/04/2024 11:32

Projeto de estudante de Itaperuçu estabelece divulgação de vagas de emprego nas escolas públicas

Por Ana Luzia Mikos

Luiz Eduardo de Faria, aluno do 3º ano do Colégio Estadual José Pioli, de Itaperuçu, está ansioso com relação ao futuro que o aguarda assim que concluir o Ensino Médio. Aos 17 anos, o jovem elaborou, com a orientação do professor de Sociologia Alessandro Cavassin Alves, um projeto de lei para instalação de murais com a divulgação de vagas de emprego nas escolas públicas estaduais. O projeto é um dos 32 finalistas do programa Geração Atitude 2018, selecionado dentre 500 trabalhos inscritos por estudantes das diferentes regiões do estado.

O estudante, como os demais finalistas concorrentes, terá em novembro próximo a oportunidade de defender sua proposta no Plenário da Assembleia Legislativa, na expectativa de que um dos 54 deputados possa adotar a iniciativa e a faça tramitar no Legislativo. Para Luiz Eduardo, uma possibilidade impensada e impensável, até recentemente. “Nunca tive muito interesse em política, mas foi interessante produzir este projeto”, conta.

Para ele, que quer cursar a faculdade de Matemática ou fazer um curso técnico de Mecânica Industrial, o fato das empresas não contratarem pessoal sem experiência dificulta muito o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Por isso ele propõe que toda vaga direcionada para os estudantes seja divulgada diretamente onde este público está. “Meus colegas aprovaram a ideia. Sei que todos têm a mesma preocupação”, afirma, dizendo-se esperançoso de que o projeto se torne lei no Paraná.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação