Publicado em 20/09/2017 14:34 > atualizado em 29/04/2025 21:10
Projeto Geração Atitude discute cidadania em evento para 700 alunos de Curitiba
Por Trajano Budola
Um dos participantes, o diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Dylliardi Alessi, lembrou aos estudantes que o “Geração Atitude”, em sua terceira edição neste ano, é política pública paranaense desde 2016, a partir da ideia de uma jovem estudante de Cianorte, no Noroeste do estado. “A lei que criou o programa foi apresentada na Assembleia e a partir dela tornou-se obrigatória a sua execução, anualmente”, explicou. De acordo com o diretor, o objetivo é fomentar cada vez mais a participação da rede pública de ensino nas discussões sobre cidadania. “Falamos francamente sobre como funcionam os Poderes do Estado. A participação dos alunos elaborando projetos de lei que mudem a realidade paranaense é fundamental”, afirmou Alessi.
O “Geração Atitude” é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Tribunal de Justiça e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Representando o Ministério Público estadual, o promotor de Justiça Régis Vicente Sartori explicou ao público jovem aspectos da estrutura administrativa e jurídica do país, além de como se dá a divisão das responsabilidades entre os Poderes, discorrendo sobre as atribuições de cada um deles. “O ‘Geração Atitude’ é um espaço muito importante para a discussão da democracia, promovendo informação e cidadania, e este debate precisa começar na escola”, afirmou o promotor.
Luis Lelis, relações institucionais da Assessoria Especial da Juventude, órgão ligado à Casa Civil do Governo do Estado, falou aos alunos sobre as obrigações do Poder Executivo. Segundo ele, a grande participação dos jovens nas discussões sobre política e cidadania é prova do sucesso do “Geração Atitude”. “Deu pra ver que o pessoal prestou muita atenção, demonstrando interesse em formar grêmios estudantis, em conversar sobre a efetividade dos trabalhos do movimento estudantil e de como o jovem pode ajudar no próprio colégio”, afirmou.
Para o diretor do Colégio La Salle, José Antônio Buher Machado, a ativa participação dos quatro colégios – Colégio Guilherme Maranhão; Colégio Santa Felicidade; Colégio Professor Algacyr Munhoz Maeder; além do próprio la Salle – no encontro, é uma mostra da participação jovem nos assuntos de cidadania. “A partir do momento em que os alunos entendem que eles podem transformar a realidade através da política e de sua participação, vemos que temos como implantar sempre com sucesso um grande projeto como o ‘Geração Atitude’. É a nova geração que vai mudar o país, com atitudes positivas para isto”, afirmou.
De acordo com o aluno Matheus Cordeiro de Morais, do segundo ano do Ensino Médio, o “Geração Atitude” leva mais cidadania e conhecimento para as escolas. “Muitos alunos não têm interesse, mas um bate papo como o que aconteceu hoje torna tudo mais fácil. Saber que podemos ter acesso a espaços como a Assembleia Legislativa é muito importante”, afirmou. Já a aluna Gabriele Cardoso Miranda, do terceiro ano, aproveitou o bate papo com os representes dos três Poderes para tirar dúvidas após as apresentações. “Os professores devem sempre focar nestes assuntos, porque isto é para as nossas vidas. Eu preciso saber de cada etapa, saber como cada Poder funciona, vou precisar saber disto no futuro e agora”, explicou a jovem estudante.