Publicado em 06/04/2016 14:02 > atualizado em 21/04/2024 11:43

Projeto Geração Atitude foi notícia nacional nesta sexta-feira (8), com reportagem exibida na GloboNews

Por Luiz Alberto Pena

O projeto Geração Atitude foi notícia nacional nesta sexta-feira (8), destacado pelo repórter Rodrigo Carvalho para o “Jornal GloboNews – Edição das 10h”, com apresentação da âncora Rachel Novaes. O programa do canal de TVs por assinatura ressaltou o caráter inovador do projeto paranaense, que milita pela promoção da cidadania entre os jovens estudantes do ensino médio justamente num momento em que denúncias de corrupção e de desmandos administrativos de toda ordem dominam quase que a totalidade dos noticiários brasileiros.

A partir de entrevista com o promotor de Justiça Eduardo Cambi, do Ministério Público estadual, a reportagem lembra que a origem do Geração Atitude está no “Movimento Paraná sem Corrupção” – registrando com isso o caráter exemplar da iniciativa, que milita exatamente na contramão das piores práticas políticas, tão comuns na atualidade. Cambi descreveu ainda outros detalhes do Geração Atitude, lembrando inclusive que um projeto delei concebido originalmente pela aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 16 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte, tramita na Assembleia Legislativa do Paraná para transformar a promoção da cidadania nas escolas em política pública oficial – projeto este que já foi até aprovado pela unanimidade dos deputados, em primeiro turno de votações. Cambi acrescentou que uma máxima elementar inspira todo o projeto: “Quanto mais cidadania, menos corrupção”.

Geração Atitude – O projeto Geração Atitude é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, o Ministério Público estadual, o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Estado da Educação e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e pretende levar às escolas o debate sobre o funcionamento dos Poderes constituídos e das demais instituições, estimulando estudantes do ensino médio e do ensino técnico a vivenciar, de forma crítica, o exercício da cidadania e da representação política.

O projeto se desdobra em diferentes etapas, com iniciativas que têm como meta a integração entre a escola e a sociedade. Assim, através do Geração na Escola são promovidas atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos. Durante a Caravana da Cidadania acontece um concurso que seleciona as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná; e a Gincana da Cidadania conta com um programa de televisão de cunho educativo-cultural que é gravado pela TV Assembleia na capital e no interior do estado. Estas gincanas estão acontecendo neste período do ano e na última quinta-feira (7) a etapa mobilizou estudantes da rede pública de Guarapuava.

Para contribuir com estas e outras ações, a coordenação do projeto elaborou o Guia do Cidadão, publicação que apresenta didaticamente temas como democracia, política, eleições, voto e cidadania, organização e funcionamento dos Poderes constituídos, dentre outros assuntos importantes.

Fonte: Diretoria de Comunicação

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação