Publicado em 21/11/2018 12:05 > atualizado em 02/05/2024 11:50

Rádio Assembleia entrevista trio de finalistas do Geração Atitude

Por Ana Luzia Mikos

Com a chegada da Caravana da Cidadania a Curitiba, o programa Rádio Assembleia desta semana entrevista um trio de finalistas do Geração Atitude 2018. De terça (20) a quinta-feira (22) alunos do Ensino Médio do Paraná vão contar um pouco dos seus projetos. De quase 500 trabalhos inscritos, 32 iniciativas foram selecionadas e apresentadas pelos estudantes no Plenário da Assembleia Legislativa.

Entre eles, o de Érica de Oliveira Machado, entrevistada desta terça-feira (20). A estudante do Colégio Estadual João XXIII, de Mamborê, propôs a segunda etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, direcionado ao Ensino Médio.

“Tive essa ideia participando de um fórum sobre o assunto. Houve um debate com pessoas de várias entidades, além de eu observar situações na escola e na cidade. Percebemos que nesta fase os jovens enfrentam muitas mudanças e muitos acabam usando substâncias como drogas e álcool”, explicou a aluna, que contou com a coordenação da professora Edna Hofstatter Scharlau.

“A semente foi plantada no ano passado, quando um aluno da nossa escola foi selecionado no Geração Atitude. Isso motivou para mais envolvimento dos estudantes. É um projeto que vem a calhar para que possamos trazer a discussão política, não a política partidária, mas a política que nos envolve e nos cerca a cada dia para dentro da escola”, explicou.

Meio ambiente – De Siqueira Campos veio a iniciativa do aluno Victor Manoel Coutinho Zanine. A proposta “torna obrigatória a instalação de sistemas de geração de energia limpa sustentável em escolas do estado do Paraná”.

“Após trabalharmos a Cartilha do Geração Atitude, nós fizemos algumas pesquisas e pensei nesse projeto. A energia solar é uma energia limpa e, se usada nas escolas, poderia diminuir o impacto no meio ambiente”, justificou o estudante do Colégio Estadual Sagrada Família.

A professora Silvia Carla de Campos Campaneze ficou animada com a participação dos estudantes. “No início, os adolescentes acharam que seria chato falar de política e leis. Mas depois eles se envolveram e conseguimos a participação de 80% dos alunos”, contou, durante a entrevista que vai ao ar nesta quarta-feira (21).

Leitura – A paixão pela leitura foi a motivação da estudante Luísa Fernanda Martins da Silva, do Colégio Estadual Cyríaco Russo, de Bandeirantes. “A proposta é criar uma Olimpíada do Conhecimento nas escolas”, explicou a estudante. Ela sugere a formação de grupos de debate sobre livros clássicos como suporte à educação para o exercício da cidadania e para a vida em sociedade.

“A ideia é valorizar tanto a leitura quanto o debate. Somos muito carentes de jovens que queiram ler e debatemos muitos mal. As últimas eleições mostraram que as pessoas já partem para a agressão pessoal, que seria uma estratégia final, segundo de (Arthur) Schopenhauer, no seu livro ‘Como Vencer um Debate sem Precisar ter Razão’”, exemplificou o professor orientador Reginaldo Simões.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

• Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude