Publicado em 07/12/2015 17:04 > atualizado em 02/05/2024 17:16

Três escolas da rede pública de ensino de Goioerê participam da Gincana da Cidadania e do Papo Cidadão

Por Rossano Ribas e Fabrício Binder

A equipe formada por alunos do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga saiu vencedora da oitava etapa da Gincana da Cidadania, realizada na manhã desta terça-feira (7) na cidade de Goioerê. As provas da Gincana e a gravação do “Papo Cidadão” tiveram também a participação do Colégio Polivalente de Goioerê e do Colégio Estadual Duque de Caxias. A gincana reuniu mais de 150 alunos das três escolas da rede pública de ensino da região, que se enfrentaram em desafios de perguntas, respostas e provas de mímica. A disputa só foi decidida no final e consagrou o Colégio Antônio Lacerda campeão da etapa.

A “Gincana da Cidadania” faz parte do projeto “Geração Atitude”, que tem como objetivo estimular o exercício da cidadania entre os alunos da rede pública estadual. A Gincana vai percorrer os 32 Núcleos Regionais da Educação em três etapas, envolvendo cem escolas e cerca de cinco mil estudantes de todo o Paraná.

A estudante Larissa Gabriele Harmatiuk, aluna do Colégio Estadual Duque de Caxias, destacou a importância de participar da Gincana da Cidadania, mesmo que sua equipe tenha perdido a disputa. “Foi bem legal participar, a gente acaba aprendendo muito mais sobre política. Eu acho que todo cidadão tem que saber bastante sobre política para não votar errado e toda a sociedade sair prejudicada depois”, afirmou a aluna.

Adão Aristeu Ceniz, chefe do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, destacou a forma diferente e criativa com que os conteúdos relacionados à política e à cidadania foram trabalhados durante o ano. “Sem dúvida foi um momento muito importante, com o trabalho realizado de forma diferenciada junto aos professores e alunos dos núcleos, com relação aos conteúdos sobre política e sobre o Guia do Cidadão. O projeto foi levado muito a sério, todos puderam participar e aqui na Gincana está a prova do envolvimento e da dedicação de todos”.

Depois da realização da Gincana foi a vez da gravação do Programa “Papo Cidadão”, onde convidados dos três Poderes do município de Goioerê responderam perguntas sobre impeachment, violência, privatizações e eleições feitas pelos alunos. O promotor de Justiça Adilto Luiz Dall’Oglio Júnior participou do Papo Cidadão e destacou o envolvimento de todos os adolescentes para a formação de uma corrente de renovação política. “A juventude é o futuro do nosso país e essa juventude tem que ser educada no seio de uma sociedade mais justa e mais livre. Ter contato com conteúdos a respeito de política, cidadania e voto consciente são necessários, afinal, eles serão os nossos representantes num futuro bem próximo”.

Para o diretor-geral da Câmara Municipal de Goioerê, João de Freitas Ferracioli, eventos como a Gincana e o Papo Cidadão ajudam a conscientizar a nova geração para os desafios políticos do Brasil. “É de grande valia esse encontro para informar os jovens sobre as questões relevantes para os municípios, estados e para o país. Tudo começa com a juventude, com a organização de grêmios e associações dentro das escolas. A partir daí surge a vontade de se organizar e entender o que está acontecendo. Daqui poderão surgir futuros políticos, vereadores, prefeitos e deputados”, concluiu o diretor da Câmara.

Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). As próximas etapas dessa primeira fase da Caravana acontecem no dia 8, em Assis Chateaubriand, e no dia 14, em Paranaguá.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania