RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

16/08/2016 19:31

Assembleia homenageia policiais militares e os 57 anos da Cruzada Social Cosme e Damião

A Assembleia Legislativa homenageou na tarde desta terça-feira os 162 anos da Policia Militar do Paraná e os 57 anos da Cruzada Social Cosme e Damião de Proteção à Maternidade e à Infância da corporação.//Uma sessão solene lotou o Plenário da Casa e foram entregues menções honrosas a policias que se destacaram em missões e à presidente da entidade que apoia principalmente soldados e cabos da PM no Paraná, Maria Cristina Albiero Betes.//O evento foi comandado pelo presidente em exercício da Assembleia, deputado Jonas Guimarães e contou também com a presença de Pedro Lupion, do DEM.//O comandante da Policia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato falou da missão que a corporação tem não só para combater o crime, mas para preservar vidas.//SONORA MAURICIO TORTATOA presidente da Cruzada Social Cosme e Damião, Maria Cristina Albiero, agradeceu a homenagem em nome de todas as mulheres que fazem parte da entidade de apoio.//SONORA MARIA CRISTINA ALBIERO BETESO comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, também falou em nome da Polícia Militar do Paraná.//SONORA JUCELI SIMIANO JUNIOR

Ver mais detalhes
16/08/2016 19:30

Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu segue para sanção

A Assembleia Legislativa adiantou nesta terça-feira os trabalhos da sessão plenária da manhã de quarta-feira e realizou na sequencia duas sessões ordinárias.//Foram debatidas duas pautas com projetos de lei, entre eles um em redação final que já segue para a análise do Poder Executivo.//A proposta cria a Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, na região oeste.//O objetivo é atrair mais turistas para 19 municípios que costeiam o lago de Itaipu, no Rio Paraná e o Rio Iguaçu, próximo às cataratas.//Claudia Pereira, do PSC, foi quem fez o projeto para valorizar outros pontos do oeste com potencial turístico em diversas áreas, como o esportivo, rural e de aventura.//Ela explica que ações e marketing podem ser usadas pelas prefeituras em feiras e exposições, alinhadas a um mapa da região que o Ministério do Turismo já tem.//SONORA CLAUDIA PEREIRA

Ver mais detalhes
16/08/2016 18:11

Comissão de Indústria e Comércio aprova pareceres para dois projetos

Por Kharina GuimarãesA Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável para dois projetos de lei em reunião realizada nesta terça-feira (16). Um deles é o projeto que dispõe sobre a moratória de dez anos para licenciamento de exploração do gás de xisto no Paraná pelo método fracking.A proposta assinada por sete deputados recebeu uma subemenda do relator, deputado Felipe Francischini (SD), restabelecendo o prazo original de dez anos para emissão das permissões. Uma emenda da Comissão de Constituição e Justiça havia reduzido o período para cinco anos. O presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, deputado Marcio Pauliki (PDT) ressaltou a preocupação do legislativo em garantir o crescimento sustentável do Paraná.SonoraOutro projeto de lei com parecer aprovado foi o do deputado Anibelli Neto (PMDB) e da deputada Maria Victoria (PP), que institui a Rota da Cerveja Artesanal no Paraná. Já o projeto de lei do deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM), que proíbe os estabelecimentos comerciais de exigirem valor mínimo para compras com cartão de crédito ou débito no Paraná, recebeu um pedido de vistas.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.   

Ver mais detalhes
16/08/2016 15:49

Discussão e votação do projeto com pacote de medidas do Governo são adiadas na CCJ

(Descrição do áudio))O líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), decidiu que vai dar uma semana de prazo para que os parlamentares, principalmente os da base aliada,  conheçam melhor o projeto de lei que trata da continuidade das medidas de ajuste fiscal do Governo do Estado. O projeto era o primeiro item da pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) desta terça-feira (16). Como Romanelli é o relator na Comissão, optou por adiar a votação e dar mais tempo aos colegas para que analisem o texto.(Sonora) Mesmo o projeto estando em regime de urgência, o parlamentar, como relator que é, afirmou que tem a prerrogativa de pedir o adiamento. Entre as principais medidas do projeto estão, de acordo com o Governo,  modernizar a gestão administrativa e tributária do Estado sem que o contribuinte paranaense precise arcar com impostos. Apenas, garantir mais  receitas para o Paraná. Se aprovado,  o projeto  vai  servir de subsídio para a  elaboração da proposta orçamentária para 2017. Os secretários da Fazenda, Mauro Ricardo Costa e da Casa Civil, Valdir Rossoni, disseram, na tarde desta segunda-feira (15) em entrevista coletiva, que o novo pacote de medidas vai proporcionar uma arrecadação de R$ 100 milhões de reais a mais por ano aos cofres públicos. A proposta, segundo eles,  prevê entre outros pontos,  a criação de taxas para a exploração de minérios e para o uso de água, porém, reforçaram: não serão  os consumidores que vão arcar com  essas taxas. Outra medida apresentada no projeto é  a dispensa do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ocorrido. antes de 31 de dezembro de 2011. Ou seja, as dívidas de IPVA com mais de cinco anos, já prescritas, devem ser  perdoadas.  O Estado também pede a autorização da Assembleia para contratar empréstimo  no valor de R$ 150 milhões de reais  com o Banco do Brasil para serem usados no programa Rotas de Desenvolvimento, de revitalização das rodovias estaduais, como a duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, na região Metropolitana. Outro ponto da proposta é o que  autoriza a negociação  de ações de empresas públicas e sociedades de economia mista, desde que  o controle acionário seja do Estado. Além destes, o projeto contempla  a redução de taxas do Detran para  veículos que pertençam a empresas locadoras de veículos, até o limite da redução praticada em outros Estados, como forma de preservar a economia paranaense e de evitar danos à arrecadação de impostos. O deputado Romanelli lembra que, como são muitos os itens que constam no projeto, vai ser possível que os parlamentares estudem cada ponto. O objetivo, segundo ele, é dar mais transparência ao processo, mas respeitando os prazos para que as medidas possam entrar em vigor até janeiro do ano que vem.(Sonora)Os deputados analisaram, durante a reunião da CCJ desta terça,  43 projetos de lei.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
16/08/2016 11:24

Lançada Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores do Campo e da Cidade

(DESCRIÇÃO DO ÁUDIO))Representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Fetiep (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná, Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) entre outras entidades que atuam na defesa dos trabalhadores, participaram do lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora do Campo e da Cidade, na manhã desta terça-feira (16). Foi no Plenarinho da Assembleia e o coordenador da nova Frente, deputado Anibelli Neto (PMDB) convidou ainda o secretário estadual do Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Artagão de Mattos Leão Júnior, que se colocou à disposição dos deputados que integram a Frente.(Sonora)Foram 17 os parlamentares convidados por Anibelli Neto para compor o grupo. Ele, que é líder do Bloco da Agricultura Familiar na Casa,  pretende atuar em conjunto com a Frente Parlamentar Mista  do Congresso Nacional, que deve vir a Curitiba no mês de dezembro para ouvir o grupo formado aqui. Anibelli  diz que a Frente pretende ser uma das vozes na Assembleia para defender os interesses dos trabalhadores.(Sonora)Para uma das participantes, Regina Cruz, presidente da CUT/PR, a Frente surge em um bom momento para se discutir os problemas dos trabalhadores brasileiros, que têm perdido direitos já garantidos em lei. E ela acredita que deputados e a sociedade vão atuar em parceria.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
15/08/2016 19:19

Avisos de planos de saúde sobre descredenciamento de médicos segue para sanção

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira, já em redação final, um projeto de lei que obriga as operadoras de planos de saúde no Paraná a avisarem seus clientes sobre os descredenciamentos de médicos, clínicas e hospitais.// Ele segue agora para a sanção do Poder Executivo e deve, em breve, virar lei estadual.//A partir da publicação da lei, toda mudança na relação dos prestadores de serviços de saúde descredenciados deverá ser comunicada aos assinantes com antecedência, por carta e mensagem eletrônica.//O autor do projeto, deputado Paranhos, do PSC explica a iniciativa parte de uma série de reclamações feitas por gente que procurou os serviços médicos e foi surpreendida pelos descredenciamentos.//SONORA PARANHOSOutro projeto aprovado nesta segunda-feira, este em terceira votação, é o que implementa nas centrais de segurança do Paraná um botão de emergência para mulheres ameaçadas pela violência doméstica e familiar.// A proposta é de Cristina Silvestri, do PPS, e mais um recurso para as mulheres que já se sentem ameaçadas pelos maridos, namorados e companheiros violentos e estão sob medida protetiva da Justiça.//A ideia é que assim que for dado o alerta às centrais de segurança do Estado, como as delegacias da mulher, uma viatura atenda imediatamente a ocorrência, evitando a violência e prendendo o criminoso.//Cristina explica que o aparelho fornecer a localização exata das mulheres quando elas buscarem socorro, facilitando o trabalho da polícia.//SONORA CRISTINA SILVESTRIO projeto de Cristina Silvestri foi aprovado em terceira discussão com um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça proposto pela relatora, deputada Claudia Pereira, do PSC.//A matéria ainda volta ao plenário para a redação final.//

Ver mais detalhes
15/08/2016 16:42

Combate ao tráfico de animais depende de educação ambiental e investimentos

((Descrição do áudio))Todos os anos mais de 38 milhões de animais são retirados do habitat natural para serem comercializados no mercado clandestino. Desse total, mais de quatro milhões são enviados para fora do Brasil. Pelo menos 90% deles morrem antes mesmo de chegar ao destino final. A triste realidade do tráfico de animais silvestres e suas consequências foram os temas abordados pela médica veterinária Ana Carolina Fredianelli em sua apresentação na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira, a convite do deputado Stephanes Junior (PSB).SonoraComo coordenadora do único Centro de Triagem de Animais Silvestre do Paraná, Ana Carolina defendeu a implantação de novas unidades em diferentes regiões do estado para facilitar o atendimento aos animais em processo de recuperação.SonoraOs centros são responsáveis por receber, identificar, recuperar, reabilitar e destinar ou devolver ao habitat natural todos os animais silvestres apreendidos pelos órgãos ambientais do estado ou entregues pela população. A unidade do Paraná fica em Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba, e é mantida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O deputado Stephanes Junior ressaltou a necessidade do governo contribuir de forma efetiva com o serviço.  SonoraAtualmente, 800 animais vivem no centro de triagem, mas, nos últimos 17 anos, mais de 30 mil exemplares já foram atendidos. Para mudar essa realidade, Ana Carolina acredita na educação ambiental com foco nas crianças e adolescentes.SonoraA médica veterinária também comentou os receios em relação à decisão do Instituto Ambiental do Paraná de autorizar a manutenção de animais silvestres nativos em cativeiro doméstico, por meio de adoção.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
12/08/2016 16:26

Assembleia sedia mesa redonda sobre Lei Geral do Futebol

A Lei Geral do Futebol foi debatida na manhã desta sexta-feira no Plenarinho da Assembleia Legislativa.//O evento, promovido pela Câmara Federal, é parte de um programa da Comissão Especial da Reformulação da Legislação do Esporte que está percorrendo os estados brasileiros para ouvir opiniões sobre o projeto de lei que vai ser votado em Brasília.//Participaram do encontro, além de deputados federais, atletas, dirigentes de clubes e de federações de futebol.//De acordo com o relator da comissão especial da Câmara, deputado federal Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, é preciso modernizar o futebol brasileiro.//SONORA ROGÉRIO MARINHOUma das questões levantadas por Rogério Marinho é sobre o vínculo de emprego dos atletas com os clubes.//SONORA ROGÉRIO MARINHOTambém participaram da mesa redonda de debates o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Paraná, Nivaldo Carneiro Rodrigues, e o presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia.//

Ver mais detalhes
12/08/2016 14:29

Participantes destacam currículo de Rezek e experiência única em palestra na Assembleia

((Descrição do áudio))A oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com o jurista e ex-ministro Francisco Rezek foi considerada extraordinária, principalmente, para quem atua com o Direito. A palestra de Rezek sobre direitos humanos foi promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná nesta sexta-feira (12).Fã do trabalho de Rezek, o juiz federal Friedmann Wendpap ressaltou a atuação do jurista na área de direito internacional.SonoraO procurador do Estado, Rodrigo Tourinho Dantas, destacou a importância de garantir a sociedade o acesso ao debate sobre um tema tão importante como os direitos humanos.SonoraEntre os participantes também estavam muitos acadêmicos de Direito que aproveitaram a chance de reforçar o aprendizado teórico com toda a experiência de Rezek, como explica a universitária Erika Rocha.SonoraPara Henrique Delavi Daum, formando em Direito, a iniciativa da Escola do Legislativo em promover um debate sobre direitos humanos é uma demonstração de que a Assembleia está atenta às demandas da sociedade.SonoraO promotor de justiça Eduardo Cambi enalteceu o trabalho da Escola do Legislativo ao aproximar a Assembleia da comunidade por meio dos eventos que promove.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
12/08/2016 14:25

Ministro Francisco Rezek fala sobre Direitos Humanos e das distorções em torno do tema

(Descrição do áudio))Com críticas ao que chamou de isolamento dos direitos humanos e exemplos práticos de violação desse conceito, o jurista Francisco Rezek palestrou, por cerca de uma hora, na manhã desta sexta-feira (12) no Plenário da Assembleia Legislativa, a convite da Escola do Legislativo da Casa.  No público, estudantes de Direito, servidores e autoridades do Direito que atuam no Paraná. Ele falou sobre o tema “Direitos Humanos: universalidade e ambiguidades na hora atual” Para o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça – órgão da ONU com sede na Holanda e responsável por resolver conflitos envolvendo países membros,  “é preciso lembrar que o sentido de Direitos Humanos vai além, por exemplo,  das reparações de violações que aconteceram no passado. Para ele, é preciso que a prioridade seja  para o momento atual da sociedade, que tem diariamente os direitos humanos violados”.(Sonora)Defendeu o  regime de governo presidencialista, a permanência do voto obrigatório no Brasil e entre os exemplos práticos da distorção  do que se considera direitos humanos,  falou da guerra do Iraque, mais uma vez fazendo duras críticas ao uso do conceito, chamando de hipocrisia (e não apenas nesse caso)  o que considerou interesses próprios de um determinado grupo ou governo e falou ainda  de reforma política.  .  Quem veio já sabia: valeria  a pena ouvi-lo. Caso do procurador-geral do Estado, Paulo Rosso.(Sonora)Mineiro nascido em Cristina, no Sul do estado, Francisco Rezek graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre os tantos títulos, é Doutor em Direito Internacional Público pela Universidade de Paris.  Na Procuradoria da República, chegou a ocupar a Subprocuradoria-Geral. Em 1983, aos 39 anos, foi indicado para a Suprema Corte, onde exerceu ao longo da bem-sucedida carreira jurídica,  a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 1989 e 1990. Professor universitário, ministrou cursos no Brasil e no exterior e publicou vários livros, principalmente sobre Direito InternacionalPara o  defensor-geral do Estado,  Sérgio Parigot de Souza, participar da palestra foi uma oportunidade e tanto para  toda a comunidade jurídica.  (Sonora)O diretor da  Escola do Legislativo, Dillyardi Alessi disse que trazer nomes como Rezek e tantos outros que já palestraram no Plenário da Assembleia, é uma forma de aproximar o público da Assembleia e dar agilidade e trazer ainda mais qualidade ao trabalho dos próprios deputados.(Sonora)A Escola do Legislativo foi criada em setembro do ano passado pela   Mesa Executiva da ALEP, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB) e faz parte da política de capacitar os servidores da Casa e o público que participa. E vem desenvolvendo ações voltadas aos deputados, vereadores, servidores do Legislativo e de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos em geral.Francisco Rezek considerou uma inovação  a ideia do Poder Legislativo  em criar a sua própria Escola.(Sonora)Quem participa das palestras, que são inteiramente gratuitas,  recebe certificados de carga horária correspondente a duas horas.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
11/08/2016 17:48

Conheça estudantes que lotaram Plenário para "aulão" e concurso de redação

(Descrição do áudio))Depois de 13 anos longe da escola, a auxiliar de serviços gerais na Assembleia Legislativa do Paraná,  Kelly Patrícia dos Santos,  voltou para a sala de aula.   Cursando o Cebeja (Educação para Jovens e Adultos), os objetivos do momento são concluir  o Ensino Médio e se preparar para a temida prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).   Na tarde desta quinta-feira (11), ela tirou mais cedo o uniforme de trabalho  e foi direto para o Plenário  participar do inédito concurso de redação  que a Mesa Executiva da casa  promoveu  em parceria com o grupo Eureka. Kelly era pura satisfação.(Sonora)Ao lado dela, estava a colega de trabalho, Priscila Batista  de Carvalho. As duas já tinham assistido  ao primeiro “aulão” no Plenário no mês de junho e absorveram bem o conteúdo. Desta vez,  Priscila estava mais ansiosa.(Sonora)Elas ouviram dicas preciosas dadas pelos professores sobre  técnicas de redação,   como organizar o tema proposto e  gramática.  Mas, antes,  as duas servidoras se misturaram aos mais de 600 alunos vindos de escolas estaduais de Curitiba, para, durante uma hora  fazer uma redação nos mesmos moldes das que caem no ENEM. O tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”. Difícil para boa parte, Nem tanto para Emily Liebel, do 3º ano do Colégio Estadual Padre Cláudio Borelli, no bairro Umbará, que foi logo avisando: estava pronta.(Sonora)Vinicius Guilherme Ferreira da Silva, do 3º ano do Colégio  Luiz Carlos de Paula e Souza, também no  Umbará  elogiou o tema proposto.(Sonora)Mas o que Vinicius mais gostou mesmo foi é  da grandiosidade do local onde a aula aconteceu. Ele nunca havia pisado no Plenário antes,  alíás, nem na Assembleia.(Volta sonora)Enquanto isso, outros 50 mil estudantes de nível técnico e médio de toda a rede estadual de ensino de Curitiba  escreviam sobre o mesmo tema. O Concurso e os “aulões” (serão três ao todo)  fazem parte do projeto “Assembleia no Enem”. que inclui aulas preparatórias para o Exame transmitidas pela TV Assembleia e pelo site   www.alep.pr.gov.br/enem2016.    Rebeca Vasconcelos, 17 anos, do 2º ano do Colégio  Ivone Pimentel, no bairro Novo Mundo, até já acessou o conteúdo das aulas, mas queria conhecer a Assembleia, participar de um momento único para a  maioria dos estudantes.  O problema é que não tinha onde deixar o filho Davi , de apenas três meses. A solução foi trazer o pequeno junto. E não faltaram voluntários para cuidarem do bebê enquanto ela fazia a redação.  Por isso,  pôde aproveitar cada minuto.(Sonora)  Rara oportunidade mesmo, afinal,  como gosta sempre de lembrar o  professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka,   a redação é o “bicho papão”,  a “pedra no sapato” dos estudantes na  hora da prova. E as 30 melhores,  produzidas durante este  “aulão”,  vão ser expostas no Espaço Cultural da Assembleia.  Izabela Silveira,  do Colégio Brasílio Vicente de Castro, no bairro Cidade Industrial, é forte candidata a estar entre os melhores.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
11/08/2016 17:47

Mais de 600 estudantes participam de aula e concurso de redação na Assembleia

((Descrição do áudio))O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi transformado mais uma vez em uma grande sala de aula. Mais de 600 estudantes ocuparam os assentos dos deputados, as tribunas de honra e as galerias durante o segundo aulão preparatório para o Enem e o 1º Concurso de Redação da Alep. O projeto “Assembleia no Enem” é uma parceria do legislativo paranaense com o Grupo Eureka e a Secretaria de Estado da Educação.O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traino (PSDB), ressaltou que a parceria é uma das iniciativas da Mesa Executiva para aproximar a comunidade do Poder Legislativo.SonoraA escolha da redação como tema para a aula de hoje não foi por acaso. Esta etapa do Enem é considerada uma das mais complicadas e desafiadoras para os estudantes. Em 2014, apenas 250 alunos conseguiram a nota máxima na redação e, em 2015, foram apenas 104 candidatos. Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, as estatísticas revelam que existem falhas nesse processo.SonoraPor isso, depois de desenvolverem o texto para o 1º Concurso de Redação da Alep, os alunos participaram de uma aula especial sobre argumentação, apontada pelo professor Marlus como a principal deficiência dos estudantes.SonoraSimultaneamente ao trabalho desenvolvido no plenário, alunos do ensino médio de 132 colégios estaduais de Curitiba também elaboraram nesta quinta-feira as redações para o concurso com o tema “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.Segundo o presidente da Assembleia, o tema é uma forma de estimular a participação dos jovens na vida política do estado.SonoraFaltando menos de três meses para a prova, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Vivian Cézar de Oliveira, ressalta que o projeto “Assembleia no Enem” é um incentivo a mais na preparação dos estudantes.SonoraDos quase 50 mil textos que serão elaborados até o fim do dia, os 30 melhores serão selecionados e ficarão em exposição no Espaço Cultural da casa.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
10/08/2016 19:09

Botão do Pânico passa em segunda discussão com substitutivo geral

A sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira aconteceu pela manhã e os deputados discutiram uma pauta com sete projetos de lei.//Quem presidiu foi Jonas Guimarães, que abriu a Ordem do Dia com a redação final de um projeto de Luiz Claudio Romanelli, do PSB, para instituir a Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre a Ortodontia.//Este projeto já segue para a sanção do Poder Executivo.//Teve ainda em segunda discussão um projeto de Claudio Palozi, do PSC, que cria o Dia Estadual da Fibromialgia no Paraná.//O deputado explicou que a doença, que tem como sintomas dores crônicas nas costas e pescoço, deve ser lembrada todos os anos no dia 12 de maio.//Para isso o projeto propõe ações de conscientização, com incentivo à pesquisa e palestras de esclarecimento sobre o tratamento da fibromialgia.//SONORA CLAUDIO PALOZIOutro projeto em segunda discussão recebeu emenda da Comissão de Constituição e Justiça e vai ter o texto modificado.//É o da deputada Cristina Silvestri, do PPS, para implantar nas unidades de segurança do Paraná um botão do pânico para mulheres que estejam sendo ameaçadas pela violência doméstica e familiar.//A proposta é que as delegacias da mulher recebam alertas quando as mulheres já sob medida protetiva da Justiça se sintam ameaçadas.//Neste caso uma viatura da polícia deverá ser enviada imediatamente ao local.//O projeto recebeu um substitutivo geral proposto na CCJ por Claudia Pereira, do PSC, para evitar que ele seja questionado depois da aprovação.//Claudia Pereira, que relatou o projeto na CCJ, explicou a preocupação para que não se imponham custos ao Poder Executivo, o que é inconstitucional.//SONORA CLAUDIA PEREIRAO projeto de Cristina Silvestri volta ao plenário na próxima segunda-feira.//

Ver mais detalhes
10/08/2016 15:15

Escola é palco de preconceito e violência contra estudantes LGBT

((Descrição do áudio))A realidade enfrentada pelos estudantes homossexuais no ambiente escolar foi o tema do debate promovido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (10). A audiência pública reuniu representantes de diversos setores da sociedade, que juntos podem atuar no combate à violência e ao preconceito.A discussão teve como base os dados da pesquisa nacional “O Ambiente Educacional no Brasil: as experiências de estudantes LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais)”. O levantamento feito com 1.016 jovens, com idade entre 13 e 21 anos, revelou que 60% deles sentem insegurança no ambiente escolar, 73% já sofreram agressões verbais e 36% foram vítimas de agressões físicas em decorrência da identidade sexual.Segundo o deputado Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação, os dados preocupam e exigem medidas conjuntas.SonoraO coordenador da pesquisa e secretário de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, ressalta a importância da implementação de políticas públicas voltadas à dignidade e ao respeito.SonoraDesde 2014, o Ministério Público do Paraná conta com um núcleo para fiscalização e acompanhamento das ações voltadas para a causa LGBT. A promotora de justiça Ana Paula Pina Gaio destaca o papel da Assembleia em promover o debate e enfatiza a necessidade de concretizar as propostas.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
10/08/2016 15:07

Um inédito concurso de redação movimenta Assembleia nesta quinta-feira (11)

(Descrição do áudio))Mais uma iniciativa inédita da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa acontece nesta quinta-feira (11), a partir das 14h. Cerca de 600 estudantes da Rede Estadual de Ensino   participam de um concurso de redação no Plenário da Casa. E fora também, porque estudantes do Ensino Médio de todas as escolas de Curitiba também estarão participando ao mesmo tempo. “É a Assembleia dando a sua contribuição mais uma vez para que auxiliar os alunos da rede pública  na busca por uma vaga na universidade”, diz o presidente Ademar Traiano (PSDB). Os estudantes têm  entre 14 a 19 anos e são dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Médio e Técnico dos 132 colégios públicos de Curitiba. O Concurso faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, e terá como tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”. Além disso, os professores do projeto Eureka, parceiro da Assembleia nas aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vão dar o segundo aulão preparatório em Plenário.  A Secretaria Estadual  da Educação (SEED) também é parceira no projeto.   O aulão desta vez será focado em técnicas de redação e, em seguida, os estudantes produzirão os textos nos moldes exigidos na prova do ENEM. Ao todo, mais de 48 mil estudantes da rede pública estadual participarão do Concurso. A aplicação da redação aos outros alunos será nos próprios colégios, também nesta quinta-feira (11), pelos professores da rede pública. O professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, lembra que a redação é o “bicho papão” da prova do Enem.(Sonora)No dia 23 de junho de 2016 mais de 500 alunos já tinham participado do primeiro aulão preparatório, no Plenário da Alep.Faz parte do projeto também a aplicação de três redações aos estudantes. A primeira já aconteceu no dia 1º de julho. A segunda redação será tema do Concurso e a terceira será realizada no mês de setembro. Os estudantes podem rever os conteúdos apresentados em 2015 e também do aulão de 2016 nos vídeos estão disponíveis no Youtube, através do site do projeto da Assembleia Legislativa, o www.alep.pr.gov.br/enem2016.  As 30 melhores redações vão ser expostas no Espaço Cultural da Assembleia como forma de homenagear os vencedores.   Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
10/08/2016 14:53

Traiano assume Governo do Estado por 10 dias e será substituído por Jonas Guimarães

(Descrição do áudio))O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), assume o Governo do Estado na próxima sexta-feira. O governador Beto Richa (PSDB) e a vice-governadora Cida Borghetti (PP) informaram que vão  se ausentar do país entre os dias 11 e 20 de agosto para tratar de assuntos particulares, sem ônus para o Estado. Por causa disso, o presidente da Assembleia  é que assume o Governo do Paraná neste período.Essa vai ser  a segunda vez que Traiano assume o Governo em razão da ausência dos titulares. A primeira foi em outubro de 2015, também por dez dias.Durante o período em que Traiano estará à frente do Executivo, a Assembleia vai ser  comandada pelo primeiro vice-presidente, deputado Jonas Guimarães (PSB). Ele também assume a função pela segunda vez e disse que vai dar continuidade ao trabalho que Traiano vem fazendo. E confessou que assume o posto  com satisfação.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
10/08/2016 13:26

Idosos estão no foco de um projeto apresentado por Wilmar Reichembach

(Descrição do áudio))Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% dos acidentes envolvendo idosos acontecem dentro de casa. E que em 30% dos casos, eles acabam morrendo em função desses acidentes.  Com base nesses dados alarmantes, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) apresentou um projeto de lei propondo a criação do Programa de Orientação Contra Acidentes Domésticos com Idosos  e a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, que, pela proposta, deve acontecer  anualmente na primeira semana de junho. Nesse período, devem ser feitos debates e  palestras  com especialistas em todo o Paraná, coordenadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. De acordo com o parlamentar,  o objetivo é orientar principalmente os familiares dos idosos, já que eles ficam mais vulneráveis nessa fase da vida.(Sonora)Pelo projeto, o Programa deve ter ampla divulgação nos meios de comunicação e  nas unidades básicas de saúde do estado, nas casas de repouso, hospitais e outros  espaços de convivência comunitária em que são atendidas pessoas idosas.  E Reichembach aproveita para dar  algumas dicas simples que podem evitar transtornos para familiares e, claro,  para os próprios idosos.(Sonora)  Além das quedas, é preciso cuidar para evitar que os idosos sofram queimaduras, a ingestão de substâncias tóxicas e fundamental: que o familiar tenha  noções de primeiros socorros.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
09/08/2016 19:25

Comissão da Juventude aprova proibição de taxas para personal trainers em academias

A Comissão dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Paulo Litro, do PSDB, aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que proíbe academias e estabelecimentos esportivos de cobrarem taxas dos personal trainers ou dos clientes da academia que contratam os serviços desses treinadores.// Ao projeto de Francischini foi anexado o projeto de André Bueno, do PDT, que trata do mesmo assunto.// A relatoria do projeto na comissão ficou por conta do deputado Professor Lemos, do PT, que deu parecer favorável à iniciativa, acompanhado pelo deputado Alexandre Guimarães, do PSD.// Tiago Amaral, do PSB, discordou e apresentou voto contrário, em separado.// Paulo Litro explicou como o projeto segue a partir de agora.// SONORA PAULO LITRO

Ver mais detalhes
09/08/2016 19:24

Assembleia aprova “botão do pânico” para mulheres vítimas de violência domestica

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que implementa em centrais de segurança do Paraná um botão de emergência para mulheres ameaçadas pela violência doméstica e familiar.//A proposta de Cristina Silvestri, do PPS, é mais um recurso para as mulheres que já se sentem ameaçadas pelos maridos, namorados e companheiros violentos e estão sob medida protetiva da Justiça.//A ideia é que assim que ela alertar agressões às centrais de segurança do Estad, uma viatura atenda imediatamente a ocorrência, evitando a violência e prendendo o criminoso.//Cristina explica que o aparelho fornecer a localização exata das mulheres quando elas buscarem socorro, facilitando o trabalho da polícia.//SONORA CRISTINA SILVESTRIO projeto de Cristina Silvestri foi aprovado em primeira discussão e volta ao Plenário nesta quarta-feira para mais um turno de votações.//

Ver mais detalhes
09/08/2016 19:23

Aprovados Kerbfest no Calendário Oficial e Região Turística Cataratas do Iguaçu

A Assembleia Legislativa discutiu na sessão plenária desta terça-feira nove projetos de lei, entre eles três aprovados em redação final que seguem agora para a sanção do governador Beto Richa.//Um deles é do deputado Nelson Luersen, do PDT, que insere a Kerbfest do município de Capanema, no Sudoeste, no calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.//A festa que acontece todos os anos no mês e outubro é uma homenagem à imigração alemã na região que tem forte de presença de descendentes de italianos.//Luersen propôs e o projeto que pode virar lei em breve vai dar mais visibilidade às festividades que atraem a cada edição mais pessoas de todo canto para a cidade.//Outro projeto aprovado hoje, desta vez em segunda discussão, cria a Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, na região oeste.//O objetivo é atrair mais turistas para 19 municípios que costeiam o lago de Itaipu, no Rio Paraná e o Rio Iguaçu, próximo às cataratas.//Claudia Pereira, do PSC, foi quem fez a proposta para valorizar outros pontos do oeste com potencial turístico em diversas áreas, como o esportivo, rural e de aventura.//Ela explica que ações e marketing podem ser usadas pelas prefeituras em feiras e exposições, alinhado a um mapa da região que o Ministério do Turismo já tem.//SONORA CLAUDIA PEREIRAO projeto de Claudia Pereira foi aprovado sem egunda discussão com uma emenda do deputado Nelson Luersen que soma o município de Capanema ao Roteiro Turístico Cataratas do Iguaçu.//

Ver mais detalhes
Mostrando 2361 a 2380 de 6227 podcasts