RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Projeto Parlamento Universitário é aprovado por unanimidade
(Descrição do áudio))(Começa com sobe som dos estudantes cantando)O burburinho e a música são para celebrar o fim de um projeto que deu certo: terminou na tarde desta sexta-feira (29) o Parlamento Universitário, com uma última palestra no Auditório Legislativo. Avaliação de quem participou? “Um sucesso”. Foi uma semana tão intensa de debates, articulações e aprendizado, que os alunos do curso de Direito da UFPR saíram comemorando cada conquista que tiveram ao longo desses dias. Para o “presidente da CCJ”, Luiz Machado, o ponto alto da semana em que os estudantes puderam viver na pele o dia a dia dos deputados, foram as reuniões da Comissão mais importante do Poder Legislativo.(Sonora)Ali eles puderam conhecer mais do potencial dos colegas que eles nem imaginavam que poderiam ter. E até passaram a admirar uns aos outros, diz ele.(Volta a sonora) Entre os dias 25 e 29/07 a Assembleia recebeu (e de braços abertos) o projeto Parlamento Universitário. Uma parceria da Mesa Executiva, por meio da Escola do Legislativo da Casa e do Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde 54 alunos de todos os períodos do curso de Direito da federal se transformaram em parlamentares. Votaram projetos, que tramitaram pelas comissões, discutiram e divergiram muito. Foi uma lição de democracia. Para um dos organizadores, do PDU, Henrique Vale, um tempo de muita troca de experiências que foram além do que se esperava.(Sonora)E quanto aprendizado... Quem teve a oportunidade de assistir às sessões plenárias observou que os estudantes/universitários se portaram como verdadeiros parlamentares. Brigaram pelas ideias que acreditam. Defenderam com garra os projetos que trouxeram. E pensa que só eles aproveitaram? O diretor legislativo e da Escola do legislativo, Dylliardi Alessi, lembra que também ganhou experiência nessa semana.(Sonora)Dylli, como é conhecido entre os amigos, tem só um sentimento: de missão cumprida.(Sonora)Se virão novas edições? Pedido aprovado por unanimidade e em plenário.(Sobe som)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesParlamentares/universitários são recebidos pelo governador Beto Richa
(Descrição do áudio))Do Legislativo para o Executivo. No último dia do Parlamento Universitário, Mesa Executiva e organização deixaram o Plenário por algumas horas rumo ao Palácio Iguaçu para serem recebidos pelo governador Beto Richa. Além de conhecer o projeto e conversar com os estudantes, ele abriu o gabinete de onde despacha para que os alunos pudessem conhecer o local e elogiou a Assembleia e a Universidade Federal do Paraná pela iniciativa.(Sonora) A “governadora/universitária”, (Sim, teve até uma governadora que mandou projeto do “Executivo para apreciação em Plenário”) Raíssa Assis, diz que o momento só acrescentou ao que ela considerou “dias pra lá de produtivos”.(Sonora)) O Parlamento Universitário é um projeto que surgiu de uma parceria da Mesa Executiva, por meio da Escola do Legislativo da Assembleia e do Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 54 alunos de todos os períodos do curso de Direito passaram toda a semana (de 25 a 29)) exercendo o papel dos deputados estaduais. Trouxeram propostas em forma de projetos de lei e PECs (Propostas de Emendas à Constituição) para tramitar nas comissões e depois em plenário. E os autores defenderam cada uma delas com convicção. Tanto que foram dias de debates acalorados, posições diversificadas.... e muito, muito aprendizado, dizem os universitários/deputados. Lucas Pereira, do segundo ano, já faz planos para uma segunda edição ano que vem.(Sonora)E sobre a ida ao Palácio Iguaçu e estar na presença do governador, foi, para ele, mais uma grata surpresa.(Sonora)O diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, diz que o governador se dispor a receber os estudantes significa o reconhecimento do Poder Executivo ao projeto e complementa o trabalho prático dos estudantes.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEm sessão simulada, universitários experimentam rotina do plenário
((Descrição do áudio))Depois de três dias de muitos debates e intensas articulações nos bastidores, os deputados universitários tiveram nesta quinta-feira (28) a oportunidade de participarem de uma sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná. A atividade é uma das etapas do projeto Parlamento Universitário, uma iniciativa da Mesa Executiva, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná.No legislativo simulado, o comando dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do presidente universitário Luzardo Faria, que experimentou as alegrias e as dificuldades da função.SonoraUma das deputadas universitárias mais atuantes é Bruna Medina. O Parlamento Universitário proporcionou a acadêmica o primeiro contato com o Poder Legislativo e ela afirma que ficou fascinada.SonoraAssim como na vida real, os deputados universitários puderam utilizar a tribuna para falar sobre política e apresentar as ideias que defendem. Na primeira sessão do dia estavam em pauta 17 itens. Dois foram retirados da ordem do dia a pedido dos autores e um foi rejeitado pelo plenário. Conforme o trabalho avançou, os acadêmicos foram se acostumando com a rotina da Casa de Leis e perdendo a timidez. Uma experiência única, como ressalta o deputado universitário Luis Machado.SonoraO Parlamento Universitário despertou a atenção não apenas dos estudantes, mas também dos pais de alguns deles. Ana Maria Rezende esteve no plenário pela primeira vez para prestigiar a filha, que é uma das acadêmicas participantes.SonoraPara o diretor legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, a satisfação de todos os envolvidos na simulação do parlamento é o melhor resultado que se poderia esperar.SonoraPara esta sexta-feira (29) está programada mais uma sessão plenária simulada.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesServidores se impressionam com sessões do Parlamento Universitário
(Descrição do áudio))Não fosse pela juventude estampada no rosto dos deputados, seria possível afirmar que as sessões plenárias desta semana estão bem parecidas com as “originais”. É que nestes dias em que estudantes de Direito da federal tomaram o lugar dos deputados nas comissões temáticas e no Plenário, dentro do projeto Parlamento Universitário, a Assembleia continua repleta de discussões e articulações... Os parlamentares/universitários estão transformando a Casa em um palco de debates e embates também. E quem acompanhou tudo de perto e com atenção foram os servidores, a maior parte, envolvida diretamente no projeto. Caso de Guilherme Brenner Lucchesi, que, além de funcionário do Núcleo De Apoio Legislativo, também já foi professor dos agora deputados. Suspeito? Nem tanto, mas confessa que, pela qualidade dos debates e das propostas apresentadas, está orgulhoso dos ex-alunos, que, na opinião dele, fizeram e bem a lição de casa.(Sonora) O Parlamento Universitário é um projeto que surgiu por iniciativa da Mesa Executiva e é fruto de uma m parceria da Escola do Legislativo da Assembleia e do Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 54 alunos de todos os períodos do curso de Direito estão, desde segunda-feira (25) exercendo o papel dos deputados estaduais. Trouxeram propostas em forma de projetos de lei e PECs (Propostas de Emendas à Constituição) para tramitar nas comissões e depois em plenário. E os autores defendem com unhas e dentes as suas posições. E, na semana em que o presidente Ademar Traiano (PSDB) foi “substituído” por Luzardo Faria e que no lugar do presidente da CCJ, Nélson Justus (DEM), ficou Luiz Machado, a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, acompanhou todos os passos dos “legisladores”. E gostou do que viu, principalmente das articulações políticas dos estudantes.(Sonora) Maria Joaquina Faria de Paula, a Kika, que é assessora da Mesa Executiva, além de funcionária na Diretoria de Assistência ao Plenário, também atuou nos bastidores da inusitada semana legislativa. E diz que se impressionou com o conhecimento que os universitários demonstraram.(Sonora) De segunda (25) a quarta-feira (27), os deputados/universitários discutiram e votaram as propostas nas comissões temáticas e nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), estão participando das sessões plenárias. Uma maratona que vai ser uma experiência e tanto para cada um dos parlamentares/universitários.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPolítica Total da TV Assembleia debate o ICMS Ecológico com Neivo Beraldin
A TV Assembleia conta a partir desta quinta-feira com um novo programa de entrevistas.//O Política Total estreia à Uma e Meia da tarde com uma conversa da apresentadora Simone Giacometti com o ex-deputado estadual, Neivo Beraldin.//Entre os assuntos levantados a criação do ICMS Ecológico, proposta por ele em 1991 e que foi copiada por outros 17 estados brasileiros como uma compensação financeira aos municípios pela preservação do meio ambiente.//O ex-deputado explicou que a lei aprovada pela Assembleia e sancionada na época pelo governo Roberto Requião beneficiou diretamente municípios com poucas condições de desenvolvimento.//SONORA NEIVO BERALDINNeivo Beraldin explicou que a lei completa 25 anos com um resultado muito positivo para municípios pobres que passar a ter receita vinculada à proteção de suas reservas ambientais.//SONORA NEIVO BERALDIN
Ver mais detalhesDeputados universitários vivenciam mais uma etapa do processo legislativo
((Descrição do áudio))Os deputados universitários vivenciaram nesta quarta-feira (27) mais uma etapa do processo legislativo. Os projetos em tramitação no Parlamento Universitário foram apreciados nas comissões temáticas. Dos 26 grupos de trabalho permanentes na Assembleia Legislativa do Paraná, cinco foram reorganizados para a atividade simulada.Essas comissões tem caráter especializado e é nesta fase que se inicia a análise do mérito das propostas. Os deputados universitários avaliam os projetos, apresentam e votam pareceres que servirão de orientação para a sessão plenária.O deputado universitário Bernardo Forlin (PT) presidiu a reunião da Comissão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e viveu uma experiência muito diferente do que estava acostumado.SonoraComo integrante da Comissão de Finanças, Orçamento, Comunicação e Obras, o deputado universitário Maiquel Zimann (DEM) teve a experiência de relatar um projeto. Para ele, a partir de agora os debates começam a ganhar uma nova forma.SonoraParte das discussões do Parlamento Universitário foi orientada pelo diretor de Assistência ao Plenário da Assembleia, Juarez Villela Filho, que se surpreendeu com a qualidade dos debates e com o resultado do projeto.SonoraPor alguns instantes, a simulação ganhou o reforço da realidade. O deputado Felipe Francischini (SD) acompanhou o trabalho que é desenvolvido com os acadêmicos e enalteceu a iniciativa da Mesa Executiva de abrir a casa para os jovens.SonoraA grande expectativa agora é para a simulação das sessões plenárias, que começam nesta quinta-feira. Segundo o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, que também orienta as atividades, a promessa é de grandes embates.SonoraA primeira sessão plenária do Parlamento Universitário está programada para as 10h desta quinta-feira (28).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesDeputados/universitários concluem votações na CCJ
(Começa com sobe som do debate)Engana-se quem pensa que esta sessão da CCJ tem Nereu, Tadeu, Justus, Romanelli... Aqui estão Rodrigo, Bruno, Paulo, Luiz, Zeno - pela ordem - e com direito a identificação nominal por escrito.O projeto em discussão é fictício e foi apresentado por um deputado/universitário. Mas a ideia é boa. Incluir, dentro do conteúdo de Matemática e História das escolas estaduais e privadas do Paraná, noções de Contabilidade e Economia. Pelo menos foi esta a emenda do parecer do "relator" na CCJ à proposta original, que previa a inclusão da matéria "Contabilidade e Economia" no currículo da Rede Estadual de Educação.(sobe som) Este foi um dos dez projetos de lei analisados na sessão desta quarta-feira (27) na Comissão de Constituição e Justiça realizada pelos deputados/universitários que participam do projeto Parlamento Universitário. Uma parceria entre a Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, e PDU (Partido Democrático Universitário) da UFPR. Durante toda esta semana, alunos de todos os anos do curso de Direito da Federal estão vivendo o dia a dia da Assembleia e os estudantes elaboraram projetos para serem debatidos e votados. E, de quebra, puderam assistir a uma aula de Processo Legislativo do diretor da Escola e diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi.(Sobe som)Dos 30 projetos apresentados pelos estudantes, 17 passaram pela CCJ. Em seguida iriam para as comissões temáticas relativas à cada tema proposto. E, se aprovados, irão a plenário nesta quinta-feira (28). Tudo igual ao que acontece com um projeto “real”. Henrique Vale, que está representando o PDU na CCJ, diz que a experiência de viver a Assembleia nestes dias está sendo única para os estudantes, e pelo nível dos debates nestes dois dias, e que, na opinião dele, saem daqui mais preparados para a prática do Direito no que diz respeito ao processo legislativo.(sonora Henrique) Dylliardi Alessi vai além. Acredita que, mais que preparados, os universitários sairão dessa experiência, motivados até para seguirem carreira na política.(sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAnibelli Neto coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores do Campo e da Cidade
A Assembleia Legislativa conta desde a semana passada com a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores do Campo e da Cidade.//O ato que formaliza o grupo foi assinado pelo presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano, e a frente será coordenada por Anibelli Neto, do PMDB.//De acordo com ele o Congresso Nacional já conta com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Classe Trabalhadora, assinada por mais de 200 deputados federais.//Ele fala sobre a proposta para a versão estadual, que é suprapartidária e conta com 17 parlamentares.//SONORA ANIBELLI NETOSegundo Anibelli o primeiro encontro aberto ao público deve abordar temas que estão sendo discutidos em Brasília e afetam diretamente os trabalhadores paranaenses.//SONORA ANIBELLI NETO
Ver mais detalhesCCJ do Parlamento Universitário aprova 16 projetos
((Descrição do áudio))Os deputados universitários que compõem a Comissão de Constituição e Justiça do Projeto Parlamento Universitário realizaram nesta terça-feira (26) a primeira reunião de trabalho para emissão dos pareceres. O grupo teve a função de avaliar a constitucionalidade e a legalidade dos projetos apresentados pelos acadêmicos.Em mais de quatro horas de debates, os deputados universitários aprovaram parecer favorável a 16 propostas, que agora estão aptas a serem avaliadas nas comissões temáticas. Outros quatro projetos de lei foram rejeitados na CCJ e, dessa forma, são arquivados. O grupo ainda tem mais dez projetos para discutir e apresentar um parecer. Comandar os trabalhos de uma comissão tão importante no processo legislativo foi o principal desafio para os participantes do projeto até agora. Segundo o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, o apoio da equipe técnica da casa na orientação dos participantes foi fundamental.SonoraUma nova reunião da CCJ está marcada para esta quarta-feira (27), às 10h. Durante a tarde, os deputados universitários serão divididos entre as comissões temáticas, que também tem a função de avaliarem os projetos. A experiência de simular uma sessão plenária vai acontecer a partir de quinta-feira.O diretor legislativo observa que a importância de um projeto como o Parlamento Universitário ficou evidente diante das dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesEleitos deputados/universitários para integrar a CCJ
(DESCRIÇÃO DO ÁUDIO))O segundo compromisso legislativo dos deputados/universitários, que, esta semana, estão no lugar dos deputados estaduais, dentro do projeto Parlamento Universitário, foi formar e participar da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos de lei antes de irem a plenário ou a outras comissões temáticas da Assembleia. É na CCJ que os parlamentares analisam a Legalidade e Constitucionalidade dos projetos, ou seja, se eles estão em conformidade com a legislação, se não têm vício de iniciativa, enfim, se estão em condições legais para as outras votações. Para que a sessão acontecesse, era preciso eleger os membros da Comissão, 13 ao todo, entre eles, presidente e vice-presidente. E, nesse caso, como não havia disputa, já que era apenas um candidato por cargo, o “trâmite” foi rápido. Luiz Machado ficou na presidência e João Ricardo Camargo na vice. Foi na hora de indicar os outros integrantes é que os estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) levaram um tempo maior para chegar a um consenso. Coisas da Democracia. O diretor Legislativo da Assembleia e Diretor da Escola do Legislativo, que, por meio da Mesa Executiva da Casa, organiza o Parlamento Jovem, em parceria com o Partido Democrático Universitário (PDU), Dylliardi Alessi, diz que as discussões fazem parte do processo e que foram saudáveis.(Sonora) Membros indicados, vieram os projetos e, com eles, autores e relatores foram se revelando. Muitos já conheciam as matérias, mas para a maior parte, participar da CCJ foi é um belo de um aprendizado. Até o presidente eleito, Luiz Machado, que pesquisou bastante sobre tudo o que diz respeito à Assembleia, o que para a maioria é novidade, avalia que participar da CCJ é conhecer a parte mais interessante do Poder Legislativo do ponto de vista do Direito. (Sonora) Dylliardi elogiou a qualidade das propostas e destacou a importância dos estudantes participarem da CCJ.(Sonora) Dependendo do teor das propostas apresentadas na Comissão, elas precisam ser analisadas em outras comissões antes de irem a Plenário. Por isso, novas reuniões devem acontecer nesta quarta-feira (27). Da Assembleia Legislativa do paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesFoi dada a largada para o Parlamento Universitário na Assembleia
(Descrição do áudio))Eles trocaram o tênis, camiseta e agasalhos pelo terno e gravata. Elas, por camisa, blazer, terninhos... Os corredores da universidade e a sala de aula pelo Plenário. São estudantes de Direito da UFPR, que assumiram o posto de deputados e deputadas estaduais na tarde desta segunda-feira (25). Eles fazem parte do Parlamento Universitário, um projeto que surgiu de uma parceira entre a Escola do Legislativo da Assembleia e (UFPR) Universidade Federal do Paraná. E como em toda primeira sessão do período legislativo, teve solenidade de posse. Um a um os “parlamentares” fizeram o juramento.(Sobe som com juramento) Antes de passar o bastão para o “sucessor interino” comandar a sessão, que como manda o Regimento Interno, ela deve ser conduzida pelo deputado mais velho, o presidente “de verdade”, Ademar Traiano (PSDB), que acompanhou o início das atividades de perto, fez a abertura desse momento pra lá de extraordinário. (Sobe som)Para ele, a ideia é que, com essa vivência, estes estudantes tomem gosto pela política e é uma satisfação trazê-los para dentro da Assembleia.(Sonora)Com quórum (quase) completo: de 50 parlamentares/universitários presentes, em seguida foi eleita a nova Mesa Executiva. Bom, nem tão em seguida assim, porque os novos deputados nem bem assumiram os postos e já começaram a se articular. Duas chapas concorreram e pelos discursos já era possível perceber o que vem por aí durante toda a semana em que os estudantes vão tomar o lugar dos deputados. Entre os dois candidatos à presidência da Casa, Luiz Machado e Luzardo Faria, a chapa 1 encabeçada por Luzardo, venceu a disputa por 29 votos a 20. Para ele, um privilégio.(Sonora) Bem a vontade, na primeira fila, estava Bruna Medina. Estudante do primeiro ano de Direito, já teve de enfrentar uma disputa acirrada antes de chegar até aqui. Seriam apenas cinco alunos da sala dela e o critério de seleção para a bancada universitária foi por ordem de chegada. Sentar-se na cadeira serviu como estímulo para Bruna defender as propostas que trouxe para a discussão.(Sonora)Com Talita Gruscoski foi um pouco diferente. Ela foi “convocada” de última hora. Uma espécie de “suplente” de deputado/universitário, que não pôde participar. E ela fez um esforço grande para conseguir conciliar o estágio com o Parlamento. Mas deu certo.(Sonora)Assim como elas, os agora deputados estavam concentrados na tarefa que vão exercer ao longo da semana. Formar lideranças de partidos, de bancadas, os blocos partidários, os integrantes das comissões. Vai ser uma maratona política, afinal, são 30 propostas para serrem discutidas nesses dias. O presidente do Partido Democrático Universitário (PDU), da Universidade Federal do Paraná. Paulo Queiroz, diz que será uma honra conhecer na prática como funciona o dia a a dia da Assembleia, afinal, cada um dos estudantes vai se aprofundar em um tema pouco visto na faculdade de Direito: o Processo Legislativo. (Sonora)O diretor da Escola do Legislativo e Diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, estava empolgado com a possibilidade de promover o Parlamento na Casa. E acredita que alguns representantes dessa turma, podem ser motivados a seguirem uma carreira política.(Dylliardi Alessi)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesTiago Amaral canta Victor e Leo no Política e Viola deste sábado
E neste sábado à noite tem Política e Viola, a atração da TV Assembleia que mistura música do campo e um bate papo bem à vontade com os deputados daqui da casa.// O convidado desta semana é Tiago Amaral, do PSB, o jovem parlamentar que é advogado, filho de político e que representa Londrina e a região Norte no Legislativo.//Casado há pouco mais de um ano, contou ao apresentador Romeu Pedralli, o Mano, sobre a vida em casa, a agenda com os compromissos políticos e o gosto pela música sertaneja.//Da correria dos comícios na época da campanha eleitoral, lembrou-se de um episódio em Sertanópolis no “palanque móvel”, armado em cima da caminhonete.//Com o microfone na mão, tentou cumprimentar todos os conhecidos de cima do automóvel, mas acabou se confundindo.//Confere aí://SOBE SOMA dupla convidada, o casal João e Maria, cantou músicas de seu repertório e algumas das mais famosas canções sertanejas.//João, inclusive, fez um pot-pourri de imitações de vários cantores, com modas e piadas.//E a pedido de Tiago Amaral tocaram um tremendo sucesso de Victor e Leo, gravado no álbum de estreia em 2002.//Clássico que foi regravado até mesmo por Sérgio Reis e Renato Teixeira, Eu e Deus no Sertão.//SOBE SOMO deputado Tiago Amaral convidou todo mundo para assistir o Política e Viola deste sábado.//SONORA TIAGO AMARALEntão você já sabe: o Política e Viola deste sábado, com o deputado Tiago Amaral e a dupla João e Maria começa às nove e meia da noite na TV Assembleia no canal 16 da NET.//O programa ainda reprisa ao meio dia de domingo e pode ser conferido no nosso site, pelo www.alep.pr.gov.br.//
Ver mais detalhesDeputado por uma semana. Está chegando a hora do Parlamento universitário!
(Descrição do áudio)) Eles vão trocar as aulas de Direito pela Assembleia Legislativa. Durante toda a semana que vem, 54 estudantes da Universidade Federal do Paraná é que vão ocupar o Plenário, as Comissões, a casa toda. Eles fazem parte do Parlamento Universitário. O projeto é fruto de Uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia com o Partido Democrático Universitário da UFPR e, mais uma vez, pioneiro na Casa. Por uma semana, os estudantes vão viver na prática o dia a dia de um deputado, inclusive apresentando projetos, discutindo, votando e articulando. O trâmite de cada proposta vai ser o mesmo que o que acontece com os projetos de lei da “vida real”, passando pelas comissões temáticas para receber pareceres. Tanto que os universitários já passaram por aqui para um treinamento pra entender como funciona o processo legislativo. Na primeira sessão, de segunda-feira (25), os universitários/deputados ou deputados/universitários (como queira), participam da primeira sessão onde tomam “posse” e, de cara, elegem a Mesa Executiva. E a previsão é que votem mais de 30 projetos messes cinco dias. Propostas que já foram encaminhadas ao diretor legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dillyardi Alessi, que está animado com o projeto.(Sonora) Assim como acontece na no Parlamento “de verdade”, os universitários vão formar comissões, escolher as lideranças e os blocos partidários, fazer reuniões dessas comissões e debater e defender os projetos durante as sessões plenárias. Elas podem até ser fictícias, mas o aprendizado que eles vão levar daqui, este, vai ser bem real, e certamente, pra vida toda, avalia Dillyardi.(Sonora) A “cerimônia de posse” dos deputados/universitários começa às 14h desta segunda-feira (25), no Plenário. E como em qualquer sessão da Casa, o público será muito bem vindo. Pode acompanhar toda a movimentação, das Galerias, das salas das comissões, das salas de reuniões. Afinal, a Assembleia sempre está aberta para toda a comunidade. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesProjeto que garante mais segurança em piscinas de uso comum já é lei estadual
E já é lei no Paraná, desde maio passado, a garantia de mais segurança, principalmente para as crianças, nas piscinas de uso comum.//A proposta que partiu da Assembleia por um projeto do deputado Péricles de Mello, do PT, obriga a instalação de dispositivos como tampa que evite que as pessoas prendam os pés nos ralos das piscinas.//A norma vale para escolas de natação, clubes e academias, sejam públicas ou privadas.//Outros dispositivos, como um botão de emergência para deligar a bomba de sucção das saídas de água e a instalação de barreiras que evitem o acesso direto às piscinas também são obrigatórios por lei.//O deputado Péricles falou sobre a motivação para a apresentação do projeto.//De acordo com ele, notícias de afogamentos são frequentes, muitas vezes pela falta de sistemas simples para a proteção das pessoas.//PÉRICLES DE MELLODesde o início de 2015 já foram apresentados na Assembleia mais de mil projetos de lei.//Destes, mais de 250 já foram aprovados e viraram leis estaduais.//
Ver mais detalhesMediação e conciliação são os temas do Espaço da Cidadania
((Descrição de áudio))Você sabe a diferença entre mediação e conciliação? Os temas são o destaque do programa “Espaço da Cidadania” desta semana. As técnicas estão em uso no Paraná desde 2008 e com resultados positivos. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do 2º grau do Tribunal de Justiça do Paraná já realizou mais de 50 mutirões e mais de 4 mil audiências com um índice de aproveitamento superior a 50%.O método de mediação é usado na intermediação de conflitos que envolvem relações continuadas, como por exemplo, no direito de família. Já a conciliação é considerada um processo mais simples, no qual não há relações anteriores entre as partes, por exemplo, em casos de cobrança.A supervisora do Cejusc do 2º grau, Liciane Júnia Baltazar, explica que os acordos tem se mostrado muito mais efetivos do que as sentenças arbitradas pelos juízes. SonoraA partir do novo Código Civil, a mediação e a conciliação ganham força no judiciário brasileiro, já que as audiências devem fazer parte da fase inicial do processo. No Paraná, existem 11 centros em funcionamento e outros 19 devem ser implantados. Mais de 500 voluntários estão capacitados para atuarem nas audiências e sessões. Uma dessas mediadoras é a Renata Garani Fernandes Bertling, que fala do retorno que recebe das pessoas beneficiadas.SonoraO programa “Espaço da Cidadania” vai ao ar nesta sexta-feira (22), às 21h30, pela TV Assembleia, no canal 16 da NET, com reprises aos domingos às 13h. A entrevista também pode ser acompanhada pelo site www.alep.pr.gov.br.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesNormatização do cartão fidelidade e Dia de Combate à Hipertensão seguem para sanção
A sessão plenária da Assembleia Legislativa começou mais cedo nesta quarta-feira, às dez da manhã.//Na pauta três projetos de lei que foram aprovados em redação e final e seguem agora para a sanção do governador Beto Richa.//Entre as iniciativas que devem em breve virara leis estaduais uma de Paulo Litro, do PSDB, que normatiza os programas dos cartões de fidelidade que as empresas oferecem para os clientes.//O deputado quer facilitar a consulta aos pontos que o consumidor tem para trocar por benefícios, além de estender o prazo para que a troca possa ser feita.//Ele explica como.//SONORA PAULO LITROE uma série de ações de prevenção a um mal que atinge milhares de paranaenses, de crianças a idosos, será marcado por um dia no mês de abril todos os anos, assim que for sancionada pelo Executivo.//A proposta é de Ney Leprevost, do PSD, para a criação do Dia Estadual de Combate à Hipertensão Arterial.//SONORA NEY LEPREVOST
Ver mais detalhesO "Fala Deputado" desta semana troca o terno pelo jaleco. Ouça!
O “Fala Deputado” desta semana troca o terno pelo jaleco e prescreve boa receita: a entrevista com Dr. Batista Com prosa leve e descontraída na Rádio Assembleia, o parlamentar e médico deu uma receita que considera certeira: “Beba água e goste de você! ” A palavra que define bem o deputado Dr. Batista (PMN) é “dividir”. E foi assim a vida toda (até os dias de hoje). Quando pequeno, se dividia entre o trabalho na roça e a escola; na juventude, quando estudou Medicina, a divisão era entre a faculdade e as aulas que dava no cursinho. Hoje, entre a Assembleia e Maringá, no Noroeste do estado, onde trabalha como médico atendendo pacientes e fazendo cirurgias. “Sempre foi cansativo, árduo, mas satisfatório”, diz o entrevistado desta semana do programa “Fala Deputado”, da Rádio Assembleia.No terceiro mandato como deputado estadual, Dr. Batista preside, há seis anos, a Comissão de Saúde Pública da Assembleia. É especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e tem trinta anos de história na Medicina, (de novo se dividindo) entre consultas e cirurgias, que o credenciaram para chegar ao Legislativo estadual. Mas ele também contou, ao longo da entrevista, que da vida no interior até hoje, enfrentou todo tipo de adversidades. “Meus pais eram analfabetos. Mal conseguiam ‘desenhar’ os próprios nomes. Eu aprendi a ler com dez anos. De manhã trabalhava na enxada e à tarde ia para a escola”, recordou.De uma família humilde do interior de São Paulo, ele veio pequeno para o Paraná. Durante o bate papo contou um pouco da história da família, que vivia em um sítio. Falou ainda que a mãe teve 16 filhos e, mesmo depois que cinco deles morreram, adotou outros quatro. “Era comum famílias grandes naquela época, muito em função de mão de obra para o trabalho”, relembrou.Do campo para a cidade, as dificuldades continuaram se estendendo até a época da universidade. Mesmo vindo da escola pública, Manoel Batista da Silva Júnior (este é o nome dele) conseguiu entrar em uma das melhores faculdades de Medicina do país: a FANEMA (Faculdade de Medicina de Marília), onde novamente precisou se dividir. “Apesar da faculdade ser estadual, eu tinha que me manter, ter uma roupa adequada para assistir às aulas. Então consegui um emprego como professor de cursinho. Quando eu não estava na faculdade, estava lecionando”, contou.A época foi de correria, mas Dr. Batista aproveitou cada minuto. Dentro da Universidade, onde foi discípulo de Euryclides de Jesus Zerbini, o Dr. Zerbini, pioneiro dos transplantes cardíacos na América Latina e de Adib Jatene que, com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e pelas duas passagens pelo Ministério da Saúde. E fora da vida acadêmica, onde, com as aulas no cursinho, ganhou desenvoltura para falar em público e dominar o microfone. E aí vieram as palestras. Hoje, Dr. Batista é um palestrante dos mais requisitados.Mestre em bom humor, fala para plateias de todo o estado, em colégios, empresas, igrejas e na própria Assembleia. O tema é sempre “Medicina Preventiva”. “Eu quero ensinar as pessoas sobre como não ficarem doentes, a evitarem vícios e hábitos errados de alimentação e de vida”. E no momento clássico da entrevista onde precisa deixar uma mensagem, um recado aos ouvintes, como médico que é, foi logo “receitando”: “A água foi a melhor coisa que Deus deixou para nós na Terra, Então beba muita água”. E completou: “Acredite em você. Se goste. Trabalhe muito, porque você nunca morre por trabalhar demais”.Quer saber mais sobre o que disse Dr. Batista na entrevista? Então ouça o programa aqui no site e conheça tudo sobre a agenda apertada deste deputado/médico (ou vice-versa), dessa paixão que ele nutre pelo universo da cirurgia e de como ele consegue “dividir” a vida de parlamentar com a de médico, e tudo isso ao mesmo tempo. Jornalista: Cláudia Ribeiro
Ver mais detalhes"Alerta Amber" passa na CCJ nesta terça-feira (19)
(Descrição do áudio))Mais de 40 projetos estavam na pauta da reunião da Comissão e Constituição e Justiça da Assembleia nesta terça-feira (19). Entre os aprovados, estão uma proposta do deputado Ademar Traiano (PSDB) que muda as regras para o funcionamento de clínicas e centros estéticos. Pela proposta, é preciso um profissional qualificado para aplicar os tratamentos, em especial, os que utilizam laser. E uma emenda da Comissão de defesa dos Direitos da Criança ao projeto do deputado Edson Praczyk(PRB), que vai criar o Alerta Amber no Paraná. A Emenda torna o Amber uma política de Estado. Ele é um dispositivo já usado em outros países que tem o objetivo de criar uma rede para tornar mais rápida a busca por crianças e adolescentes desparecidos no estado. Por ele, é possível agilizar a divulgação de informações dessas crianças e adolescentes, onde rádios, televisões e sites dos órgãos públicos do estado devem veicular alertas com imagens e todos os dados dos desaparecidos para denúncias e possíveis informações. O nome “Amber” surgiu em função do sequestro da norte-americana Amber Hagerman, no ano de 1996, no Texas. Um vizinho viu a ação do sequestrador e, imediatamente, denunciou o caso à polícia. A partir daí, foi traçado um plano de emergência que é usado nos registros de sequestros de crianças. Relator do projeto na Comissão de Finanças, o fundamental na padronização das buscas.(Sonora) Outra proposta aprovada é do deputado Felipe Francischini (SD) que estabelece normas e diretrizes para a verificação da segurança de barragens de qualquer natureza e de depósitos de resíduos tóxicos industriais. Evitando assim tragédias ambientais como a que aconteceu no Município de Mariana, em Minas Gerais. Outro projeto que passou na CCJ nesta terça foi o do deputado Schiavinato (PP), que prevê a utilização de resíduos refratários de fundição na construção e conservação de estradas estaduais e na cobertura de aterros sanitários licenciados. Os parlamentares também aprovaram uma emenda apresentada pelo deputado Requião Filho (PMDB) ao projeto do Governo sobre Fundos de Reequipamento do Fisco, de Reequipamento Agropecuário, de Políticas sobre Drogas, de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente, de Segurança Pública, de Defesa do Consumidor, Fundo Penitenciário e dos Direitos do Idoso. Os parlamentares da CCJ rejeitaram um projeto de lei e outros três foram adiados por causa de pedidos de vista feitos por integrantes da Comissão. Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesProjetos em benefício dos idosos e crianças e adolescentes são aprovados em comissão
((Descrição do áudio))A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso se reuniu nesta terça-feira (19) para votar os pareceres de dois projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná.O grupo aprovou parecer favorável ao projeto de lei do deputado Gilson de Souza (PSC) que determina que fotos e informações sobre crianças desaparecidas serão publicadas nas páginas eletrônicas dos órgãos oficiais do estado e também liberadas para a iniciativa privada. O presidente da comissão, deputado Paranhos (PSC) ressalta a importância da proposta já que aproximadamente 40 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano no Brasil. SonoraOutro projeto que recebeu parecer favorável institui no Paraná o transporte gratuito em linhas intermunicipais aos idosos com mais de 60 anos de idade. O projeto recebeu uma emenda do deputado Paranhos, que amplia o benefício para as vendas pela internet. Paranhos ressalta que a proposta é um debate antigo na Casa. SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAssembleia aprova criação de cargos para o Centro Cultural Teatro Guaíra
A Assembleia Legislativa promoveu três sessões plenárias na tarde desta segunda-feira, sendo uma ordinária e duas extraordinárias.//Um projeto da pauta da primeira extraordinária, que cria 43 cargos em comissão para a estrutura do Centro Cultural Teatro Guaíra, foi aprovado em primeira discussão.//Logo em seguida, na segunda sessão extraordinária, ele foi aprovado em segunda discussão.//No encaminhamento da primeira votação o deputado Elio Rusch, do DEM, defendeu a criação dos cargos por ter sido o relator do projeto na Comissão de Finanças.//De acordo com ele os postos vão cobrir uma demanda na administração do Teatro Guaíra, porque 81 cargos que haviam sido criados anteriormente, em 2003, foram extintos.//Ele foi questionado pelo deputado Rasca Rodrigues, do PV, sobre já haver uma empresa responsável pelas contratações para o teatro.//SONORA ELIO RUSHAinda nesta segunda-feira foi aprovado em terceira votação um projeto de Paulo Litro, do PSDB, que normatiza os serviços de troca de pontos por benefícios oferecidos pelas empresas com os cartões de fidelidade.//E a iniciativa de Ney Leprevost, do PSD, que cria o Dia Estadual de Combate à Hipertensão Arterial passou em segunda discussão.//O projeto que institui a Região Turística Caminhos do Iguaçu, de Claudia Pereira, do PSC, recebeu uma emenda e deve voltar para a análise da Comissão de Constituição e Justiça.//
Ver mais detalhes