RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

09/08/2016 18:53

Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de bebidas é lançada na Assembleia

(Descrição do áudio))33 deputados integram a Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de Bebidas,  que foi lançada oficialmente na Assembleia no fim da tarde desta terça-feira (9), no Plenarinho da Casa. O coordenador, deputado Guto Silva (PSD), diz que a pauta de reivindicações é extensa, mas destacou que  pretende focar, nesse primeiro momento, nas demandas mais urgentes do setor: a equiparação na cobrança de impostos, com os praticados pelo Governo com as grandes corporações, além de dar condições para que a indústria de bebidas possa competir de igual com a de outros estados.  Por isso, ele garantiu que a Assembleia será a ponte dos empresários com o Estado.  (Sonora) Até ano passado, as 60 empresas paranaenses de pequeno e médio porte que reúnem as fábricas de refrigerantes, microcervejarias e as de bebidas quentes,  tinham incentivos fiscais, assim como as grandes corporações. Segundo o presidente da Associação  dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (AFEBRAS), Fernando Rodrigues de Barros, esses incentivos não foram renovados, enquanto as grandes terão isenções  até 2022. O que o setor pretende, ele diz, é ser mais competitivo para que possa sobreviver e enfrentar os grandes. E Ele está confiante com a criação da Frente Parlamentar.(Sonora) O setor que gera 5700 empregos diretos,  quase dois mil a mais que as grandes corporações, e que tem a maior parte das empresas localizadas no interior do Paraná, vinha registrando crescimento até o ano passado. De acordo com um dos executivos da Cini, Rodrigo Marcon, foi preciso demitir  60 trabalhadores em 2016, e ele teme por novas perdas de postos de trabalho em uma empresa que está no mercado há 112 anos.  (Sonora)O vice-líder da Frente Parlamentar, deputado Tiago Amaral,  lembra que, quando se une forças contra a alta carga tributária na defesa pelas pequenas e médias empresas da indústria de bebidas, a tendência é que esse quadro melhore, sem esquecer, claro de preservar também  as grandes corporações no Paraná.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.  

Ver mais detalhes
09/08/2016 17:14

Assembleia adota metas da ONU para o desenvolvimento sustentável

((Descrição do áudio))A Assembleia Legislativa do Paraná aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. A assinatura do termo de adesão aconteceu nesta terça-feira (09), em plenário, e contou com a presença do secretário estadual de mobilização do Movimento Nós Podemos Paraná, Flávio Arns.O Brasil e outros 192 países são signatários da ONU no documento com 17 objetivos, 169 metas e 230 atividades a serem desenvolvidas até o ano de 2030. A mobilização mundial envolve ações para diminuição da pobreza e da desigualdade e os cuidados com as mudanças climáticas. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou que a instituição não poderia ficar de fora desta iniciativa.SonoraNo estado, órgãos públicos e entidades se unem no Movimento Nós Podemos Paraná para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimular novas adesões como explica Flávio Arns, secretário estadual de mobilização do movimento.SonoraFlávio Arns acredita que o envolvimento da Assembleia Legislativa do Paraná na causa servirá de exemplo para outras instituições do estado.SonoraDas 26 comissões permanentes da Casa de Leis, a primeira a também aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a Comissão de Educação, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD).SonoraBakri adiantou que o primeiro foco da comissão será o combate a evasão escolar propondo ao estado medidas que já apresentam efeitos positivos em municípios paranaenses.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
09/08/2016 16:42

Deputados que integram a CCJ analisam 35 projetos na sessão desta terça(9)

 (Descrição do áudio))Foram  seis as propostas  aprovadas na sessão desta terça-feira (9) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entre elas, um projeto do deputado Tercílio Turini (PPS), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Festa do Milho, que acontece todos os anos no segundo fim de semana do mês de maio no município de Mauá da Serra, no Norte do estado. Também foi aprovado pelos integrantes da Comissão,   o projeto da deputada Cantora Mara Lima (PSDB) concedendo o título de Cidadão Honorário do Estado ao pastor Perci Fontoura. Pastor Perci é  o presidente da Assembleia de Deus na cidade de Umuarama e foi eleito ano passado para a presidência na Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Paraná (CIEADEP).  Os deputados também aprovaram uma emenda da Comissão de Finanças a uma proposta apresentada  Pelo deputado Luiz Carlos Martins (PSD). que trata das normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios firmados nos poderes estaduais. Na prática, substituiria os chamados aditivos contratuais por uma garantia que quem vencer as concorrências para oferecer serviços ao Estado precisa dar.   O objetivo, segundo o parlamentar, é diminuir os riscos de prejuízos a administração pública estadual.  A pauta da CCJ tinha 35 projetos. Alguns foram encaminhados pelos relatores para às secretarias e a outros órgãos públicos para que tenham dados mais  técnicos para a análise. Algumas destas propostas acabaram sendo rejeitadas.   Pedidos de vista adiaram para a semana que vem a votação de quatro propostas. Uma delas é o projeto de lei  do deputado Professor Lemos (PT) que prevê  garantia de matrícula nos escolas da rede pública estadual para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. E outra, também relacionada à Educação, é o projeto de lei do deputado Alexandre Guimarães (PSD) que prevê  a inclusão obrigatória de palestras sobre entorpecentes nas atividades das escolas da rede pública estadual.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
09/08/2016 13:51

Depoimentos à CPI das Construtoras avançam e trabalho vai ser prorrogado

(Descrição do áudio))Na 9ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  das Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias desta  terça-feira (9), os integrantes ouviram representantes de duas construtoras e incorporadoras: Thá e Brasil Brokers, além do representante do Ministério Público Estadual. Ciro Expedito Scheraiber. Um dos integrantes, o deputado Tião Medeiros (PTB), diz que já houve avanços, ao longo desses meses de atuação da Comissão, mas que, em função do número de depoentes que ainda faltam ser ouvidos,  os trabalhos vão ser prorrogados por mais 60 dias.(Sonora)Ao fim da CPI, será firmado um termo e enviado ao MP/PR para que providências sejam tomadas. Disse o presidente, deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM).(Sonora)A CPI foi formada na Casa para investigar denúncias que chegaram ao Procon/PR de consumidores que adquiriram imóveis na planta em todo o estado e que tiveram problemas com atrasos em obras, cobranças de taxas indevidas, como de condomínio e IPTU antes das obras prontas, além das de corretagem, que em muitos casos, seriam pagas pelos consumidores ao invés dos  vendedores.   Arsênio de Almeida Neto, que representou o grupo Thá na reunião, informou aos parlamentares que a prática da taxa de corretagem, por exemplo, é de responsabilidade de quem vende e não de quem constrói.(Sonora) O promotor de Justiça Ciro Expedito Scheraiber, que coordena o Centro de Apoio das Promotorias do Consumidor do Ministério Público do Paraná, que tem participado das reuniões da CPI com frequência, explica que o trabalho da Comissão vem para contribuir com a instituição, que recebe centenas de denúncias que, na opinião dele, ferem o direito do consumidor, inclusive, ele  defende que a taxa de corretagem seja paga pelo vendedor.(Sonora)Ele lembrou que, pelo Código de Defesa do Consumidor,   as punições vão desde as cíveis, com a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente para o consumidor, até  criminais, quando for o caso.  Scheraiber esclareceu ainda aos integrantes da CPI que o Ministério Público do Paraná é contrário a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, além de outras instituições, que possui cláusulas que a instituição paranaense não está de acordo.  Tanto que o MP/PR se posicionou contrário quando um projeto de lei foi apresentado na Assembleia, por exemplo, preconizando que as obras poderiam ultrapassar o prazo de seis meses estipulado em contrato, sem prejuízos para as construtoras, como o pagamento de multas pelo atraso. (Volta sonora)Participaram também da reunião da manhã desta terça, os deputados Paulo Litro (PSDB) e Guto Silva (PSD), que é o relator da CPI. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
08/08/2016 18:43

Assembleia aprova obrigação para que planos de saúde informem descredenciamentos

A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira um projeto de lei que obriga as operadoras de planos de saúde no Paraná a avisarem seus clientes sobre os descredenciamentos de médicos, clínicas e hospitais.//Toda mudança, a partir da aprovação da lei, deverá ser comunicada aos assinantes com antecedência por carta e mensagem eletrônica.//O autor do projeto, deputado Paranhos, do PSC explica a iniciativa parte de uma série de reclamações feitas por gente que procurou os serviços médicos e foi surpreendida pelos descredenciamentos.//SONORA PARANHOSO projeto de Paranhos volta ao plenário nesta terça-feira para mais uma discussão.//

Ver mais detalhes
08/08/2016 18:42

Comissão de Obras Públicas aprova venda de 12 terrenos da Codapar

A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa se reuniu no início da tarde desta segunda-feira para debater projetos de lei que autorizam a venda e transferência de imóveis do Estado.//Um deles, relatado pelo deputado Wilmar Reichenbach, do PSC, autoriza a cessão de um terreno do Estado ao município de Itapejara d’Oeste.//A área, segundo o deputado já é ocupada há anos por uma praça municipal e a medida apenas regulariza a situação dela.//O outro projeto leva a leilão 12 imóveis que estão em nome da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, a Codapar.//O presidente da Comissão de Obras, deputado Tião Medeiros, do PTB, explicou como segue o projeto.//SONORA TIÃO MEDEIROS

Ver mais detalhes
08/08/2016 17:59

Projetos aprovados em redação final seguem para sanção

((Descrição do aúdio))Cinco projetos de lei foram aprovados em redação final na sessão plenária desta segunda-feira (08) e agora só dependem da sanção do governador para virarem lei. Entre eles, está o projeto da deputada Claudia Pereira (PSC) que institui a região turística Terra dos Pinheirais.A proposta integra 19 municípios da região de Prudentópolis em uma rota turística. Segundo a deputada Claudia Pereira, a formalização de uma região vai estimular o desenvolvimento de mais uma opção turística no estado.SonoraOutra proposta que segue para sanção é do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui o Dia da Mulher Empreendedora no Paraná em 19 de julho. O projeto é uma forma de homenagear e incentivar as mais de cinco milhões de brasileiras empreendedoras, como ressalta o deputado Hussein Bakri.SonoraEntre os aprovados em redação final também está o projeto de lei complementar que altera a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Paraná.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.  

Ver mais detalhes
08/08/2016 17:00

Tragédias nucleares de Hiroshima e Nagasaki são relembradas na Assembleia com exposição

(Descrição do áudio))    40 painéis com fotografias, reproduções de páginas de jornais da época e textos com informações que ilustram parte do que foi a maior catástrofe nuclear mundial, quando os Estados Unidos lançaram as bombas atômicas  sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, estão expostos no Espaço Cultural da Assembleia desde o começo da tarde desta segunda-feira (8). Imagens chocantes em um primeiro momento, mas que são carregadas de simbolismo: evitar que tragédias como estas se repitam.    Já faz 71 anos que  as bombas atômicas  mataram mais de duzentas mil pessoas e deixaram  sequelas em outras duzentas mil.   Mas os japoneses fazem questão de relembrar, ano a ano o fato, desde 1945,  sempre nas datas em que ele ocorreu: nos dias 6 e 9 de agosto.   O cônsul do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, usou a Tribuna da Casa, durante o Grande Expediente, para lembrar que existem atualmente 15 mil armas nucleares nas mãos de grandes potências mundiais e para dizer que é preciso que a população do planeta se conscientize do efeito devastador que uma explosão pode provocar. Para ele, expor o material, que faz parte do acervo do Consulado Japonês na capital,  é uma maneira de mostrar parte dessa devastação.  (Sonora)A iniciativa de trazer a exposição  para a Assembleia foi  do deputado Paulo Litro (PSDB). Ele diz que, além de relembrar a tragédia e as vítimas, foi também uma forma de homenagear a colônia  japonesa no Paraná, a segunda   maior do país, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.(Sonora)Os painéis vieram da região atingida há vinte anos e o consulado  disponibiliza para entidades  como a Assembleia que queiram expor o material. Para o presidente da Casa, o deputado   Ademar Traiano (PSDB), a exposição é uma das mais importantes no Espaço Cultural até agora, porque preserva a memória dos que sofreram e ainda sofrem as consequências das bombas, e é uma reflexão sobre como a guerra pode ser cruel.(Sonora)As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, foram lançadas pelos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial. No dia 6 de agosto de 1945, foi lançada sobre Hiroshima a bomba atômica de urânio. Três dias depois, em  9 de agosto, uma bomba nuclear de plutônio veio sobre Nagasaki.  As mais de duzentas mil mortes ocorreram não apenas nesses dias, mas ao longo dos quatro meses que se seguiram às explosões, em decorrência do efeito das queimaduras e de outras lesões, agravadas pela radiação. Ainda há sobreviventes da tragédia, muitos com sequelas.    O filho de um sobrevivente da tragédia, Naoki Ogawa, que vive hoje em Frei Rogério (SC), também participou do Grande Expediente. No município, há  um grande número de descendentes de japoneses. Ele atua em uma associação que busca conscientizar crianças sobre a importância de lutar para que tragédias como a de Hiroshima e Nagasaki nunca mais aconteçam e para abolir de vez as armas nucleares. A mostra pode ser vista no Espaço Cultural, entre os prédios do Plenário e Administrativo, até a próxima sexta-feira (12).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
05/08/2016 18:14

Quinta-feira o plenário da Assembleia será tomado por 600 alunos em um concurso de redação

Na próxima quinta-feira o plenário da Assembleia Legislativa vai ser tomado por cerca de 600 alunos do ensino Médio e Técnico dos 132 colégios públicos de Curitiba para um concurso de redação preparatório para o Enem.//A iniciativa é mais uma etapa da parceria entre a Assembleia e o Grupo Eureka, também com o apoio da Secretaria de Estado da Educação.//O tema escolhido pelo projeto Assembleia no Enem é: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.//Além do concurso tem mais um aulão preparatório, desta vez com técnicas de redação que serão cobradas no exame nacional.//Os 600 alunos vão estar concentrados durante uma hora na redação que será aplicada no plenário.//Enquanto isso outros 48 mil estudantes do Núcleo Regional de Educação de Curitiba vão fazer as redações nos colégios para o mesmo concurso.//O coordenador do Projeto Eureka, professor Marlus Geronasso, falou do desafio em promover um evento que envolve tanta gente.//SONORA MARLUS GERONASSOO professor Geronasso falou ainda da preocupação com a redação para as provas do Enem, que exige técnica e conhecimento dos alunos.//SONORA MARLUS GERONASSOO resultado com os vencedores do concurso de redação serão divulgados no início de outubro.//

Ver mais detalhes
05/08/2016 11:19

Exposição na Assembleia faz referência à explosão das bombas atômicas no Japão

(Descrição do áudio))71 anos depois, a tragédia que as bombas atômicas  provocaram nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de duzentas mil pessoas e deixando sequelas em outras centenas de milhares,   continua chocando.  E é com o objetivo de evitar que casos como esses se repitam, que os japoneses relembram o fato ao longo dos anos, desde 1945,  sempre nas datas em que elas ocorreram: 6 e 9 de agosto.  E nesta semana, a partir de segunda-feira (8), a Assembleia recebe, no Espaço Cultural, 40 painéis vindos do Consulado do Japão em Curitiba. São fotografias e referências dramáticas aos dias que se seguiram à maior  tragédia nuclear que ocorreu em todo o mundo.  A assessora política e econômica do Consulado Japonês, Sirlene Anconi, conta que o material faz parte do acervo da instituição e que veio da própria região, há mais de vinte anos, e o consulado  disponibiliza para entidades  como a Assembleia que queiram expor o material,  como uma forma de preservar a memória dos que sofreram e ainda sofrem as consequências das bombas, e como uma reflexão sobre como a guerra pode ser cruel e assim,  evitá-la.(sonora) As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, foram lançadas pelos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial. No dia 6 de agosto de 1945, foi lançada sobre Hiroshima a bomba atômica de urânio. Três dias depois, em  9 de agosto uma bomba nuclear de plutônio veio sobre Nagasaki.  200 mil pessoas morreram   ao longo dos quatro meses que se seguiram às explosões. Metade das mortes ocorreu no dia do lançamento das bombas. O restante morreu em decorrência do efeito das queimaduras e de outras lesões, agravadas pela radiação. A maioria dos mortos eram civis. Ainda há sobreviventes da tragédia, muitos com sequelas.   A iniciativa da exposição é do deputado Paulo Litro (PSDB). Na abertura, segunda-feira,  vão estar na Casa, o cônsul-geral do Japão, Toshio Ikeda, e o filho de um sobrevivente da tragédia, Naoki Ogawa, que vive hoje em Frei Rogério (SC), onde mora um grande número de descendentes. A mostra pode ser vista no espaço Cultural, entre os prédios do Plenário e Administrativo, até sexta-feira (12).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
04/08/2016 17:30

Obrigação a empresas para darem mesmos benefícios a clientes novos e antigos agora é lei

Mais um projeto que tramitou na Assembleia Legislativa e foi bem debatido pelos deputados já é lei paranaense, depois de ter sido sancionado pelo governador Beto Richa, em junho.//A proposta foi feita por Felipe Francischini, do SD, e Marcio Pauliki, do PDT, para obrigar as empresas que oferecem promoções para atrair novos clientes a dar as mesmas condições aos consumidores que já são seus clientes.//A lei enquadra os serviços continuados, como os de telefone, internet e TV a cabo, por exemplo, mas ainda se estende a bancos, escolas e as fornecedoras de água, luz e gás.//As empresas que não cumprirem os termos agora podem ser multadas, mas Francischini acredita que mesmo elas serão beneficiadas, já que os clientes antigos vão se sentir mais prestigiados.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIOutra vantagem para os consumidores, segundo Francischini, é que as empresas não vão ter porque cobrar multas aos clientes que migrarem de planos.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIDesde o início de 2015 até agora já foram apresentados na Assembleia mais de 1.500 propostas, sendo projetos de lei, PECs, projetos de resolução e de lei complementar.//Destas cerca de 300 já viraram leis estaduais.//

Ver mais detalhes
03/08/2016 18:23

Assembleia aprova regulamentação do embarque de bicicletas em ônibus interestaduais

A Assembleia Legislativa teve sessão plenária pela manhã nesta quarta-feira e os deputados discutiram sete projetos de lei.//Uma das propostas é assinada por Felipe Francischini, do SD, e Schiavinato, do PP, para que os ônibus intermunicipais transportem as bicicletas dos passageiros sem custo algum.//O projeto obriga ainda que as empresas se adaptem para acondicionar as bicicletas em locais específicos nos bagageiros ou em suportes externos nos ônibus.//A ideia é promover o uso das bicicletas como meio viável de locomoção a partir do transporte delas entre municípios dentro do estado, inclusive para linhas das regiões metropolitanas das cidades.//Felipe Francischini explicou que as empresas de ônibus já contam em suas frotas com veículos preparados para o transporte das bikes como bagagem comum e que a lei vai apenas garantir que todas ofereçam esta comodidade aos ciclistas.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIO projeto de Francischini e Schiavinato volta ao plenário na próxima segunda-feira para a segunda discussão.//

Ver mais detalhes
03/08/2016 15:05

2º Congresso Estadual da Agropecuária acontece nesta quinta-feira (04) em Umuarama

((Descrição do áudio))Representantes das principais entidades e instituições públicas ligadas ao setor agropecuário estarão reunidos nesta quinta-feira (04) no 2º Congresso Estadual da Agropecuária, que acontece em Umuarama. O evento é uma inciativa do Bloco Parlamentar Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná.Segundo o deputado Claudio Palozi (PSC), líder do bloco, além de apresentar o trabalho realizado no último ano para o desenvolvimento do setor, o encontro servirá para que a comunidade possa apontar as demandas para o futuro.SonoraO Bloco Parlamentar Agropecuário foi criado para aproximar os deputados estaduais do setor produtivo agroindustrial. O grupo tem articulado ações e promovido debates para fomentar o agronegócio e encontrar alternativas para o desenvolvimento.Entre os palestrantes desta edição do evento estão Francisco Carlos Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural da Seab; Florindo Dalberto, diretor-presidente do Iapar, e Amauri Ferreira Pinto, coordenador estadual de Produção Florestal e Produção Vegetal do Emater.O 2º Congresso Estadual da Agropecuária acontece no Centro de Eventos Pellarigo’s, em Umuarama, a partir das 8h30.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
03/08/2016 13:16

Frente em Defesa da Primeira Infância reúne sociedade, Executivo e Legislativo

(Descrição do áudio))Na primeira reunião da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a coordenadora, deputada Maria Victória (PP) convidou representantes da sociedade, por meio do Instituto Mundo Melhor, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais; do Poder Judiciário, com a presença de juízas da Vara da Infância e Adolescência e da Secretaria da Educação, com a participação da superintendente Fabiana Campos.  O objetivo foi conhecer os trabalhos já realizados e o resultado das boas experiências.  A Frente foi criada na Assembleia com a finalidade de atuar desde cedo em programas  que atendam a crianças de até seis anos, período que corresponde à  chamada Primeira Infância investindo nas famílias e,  segundo a parlamentar, capacitando principalmente ,  professores.(Sonora)A juíza Larissa Copack Muniz, da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa,  explicou como o projeto de Justiça restaurativa tem trazido bons resultados em dois anos.  Esse tipo de programa, segundo ela, é uma mudança na forma de tratar o conflito. Chamar as pessoas envolvidas para que juntas construam a  solução, porque nesse tempo, se percebeu que as decisões dos juízes acabam não atingindo o objetivo,  que é solucionar o conflito. Em uma briga por exemplo, o adolescente infrator vai ser  punido com pena sócio-educativa.   E depois ele pode voltar a cometer o mesmo delito. Já na Justiça Restaurativa se forma um círculo de construção de paz, com representantes capacitados do Poder Judiciário, vítima, agressor, pais e professores para que eles se entendam no sentido de buscar soluções para restaurar aquele ambiente que foi rompido, quebrado, estragado e com  atitudes simples.   A Dra. Larissa destaca que em  mais de 200 atendimentos da Justiça Restaurativa em Ponta Grossa, o índice de consenso alcança 97%. Dos 66 círculos, significa que 63 tiveram acordo. E ela  lembra que isso refletiu na atitude dos adolescentes infratores do município, que estavam sempre saindo e voltando. E a redução de adolescentes em conflito com a lei foi de 44% segundo ela. Por isso, ela vê essa iniciativa da Assembleia como mais uma forma de melhorar os índices em todo o estado.  (Sonora) O deputado Márcio Pauliki (PDT)  também participou da reunião. Ele, que é empresário, faz parte do grupo que se uniu e criou, em 2009, o Instituto Mundo Melhor. A instituição nasceu em Ponta Grossa com o objetivo de  capacitar jovens para o primeiro emprego e oferecer cursos de capacitação  também para profissionais que atuam com crianças e adolescentes da área da saúde, assistência social e educação. A assistente social do Instituto, Fernanda Matos Celano, a parceira com a Frente  será  mais um instrumento para  fortalecer  o trabalho que já é feito.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.  

Ver mais detalhes
02/08/2016 19:34

Agosto Azul é lançado com exposição na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa lançou nesta terça-feira mais uma edição do Agosto Azul, um mês de eventos e ações especiais para conscientizar os paranaenses sobre os cuidados com a saúde dos homens.//Neste ano o calendário foi aberto com uma exposição no Espaço Cultural da Casa, além do uso do Grande Expediente da sessão plenária.//O tema abordado em 2016 é a saúde do trabalhador, a preocupação com a rotina estafante e a falta de atenção aos sinais que o corpo e a mente dão de que algo pode estar caminhando mal.//O Agosto Azul já tem cinco anos e foi proposto inicialmente pela deputada Cantora Mara Lima, do PSDB. //Ela falou do projeto que incentivou a campanha, um sucesso no Paraná desde 2012.//SONORA MARA LIMAO presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, incentivou todos os paranaenses a buscar os cuidados e precauções a doenças comuns que podem minar a qualidade de vida do homem.//SONORA ADEMAR TRAIANOO coordenador da Divisão da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Rubens Bendlin, também participou da abertura do evento e falou na tribuna do plenário.//

Ver mais detalhes
02/08/2016 18:28

Aprovada agilidade na troca de máquinas de cartão que apresentem defeitos

A Assembleia Legislativa discutiu na sessão plenária desta terça-feira uma pauta com nove itens, sendo oito projetos de lei e um de lei complementar.//Entres as matérias aprovadas, quatro em segunda discussão que já haviam sido analisados na segunda-feira.//De Hussein Bakri, do PSD, o Dia da Mulher Empreendedora do Estado do Paraná; de Nelson Luersen, do PDT, a Kerb Fest de Capanema no Calendário Oficial de Eventos do Estado; de Claudia Pereira, do PSC, a Região Turística Terra dos Pinheirais; e de Marcio Pauliki, do PDT, a normatização da equoterapia e equitação no regimento de cavalaria da Polícia Militar.//E as empresas que alugam e fornecem máquinas de leitura de cartões e crédito e débito vão ser obrigadas a garantir a reposição dos equipamentos aos comerciantes o quanto antes, caso os aparelhos parem de funcionar.//A proposta de Felipe Francischini, do SD, foi aprovada em primeira votação e evita os transtornos com a demora na reposição das máquinas de leitura dos cartões, que não raro, levam até uma semana para acontecerem.//O deputado explicou que a reclamação chegou a ele feita por vários empresários que acumularam prejuízos.//SONORA FRANCISCHINIA proposta de Felipe Francischini volta ao plenário nesta quarta-feira, em sessão já anunciada pelo presidente Ademar Traiano, marcada para as Dez da Manhã.//

Ver mais detalhes
02/08/2016 17:54

Mais de 50 projetos são analisados na CCJ

(Descrição do áudio))Mais de 50 projetos de lei estavam na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (2). Boa parte apresentada  ano passado. Segundo o presidente, deputado Nelson Justus (DEM),  com isso, os parlamentares vão,  aos poucos, adiantando o trabalho acumulado.  (Sobe som) Entre eles, está por exemplo,   uma  emenda da Comissão de Educação a um projeto apresentado pelo deputado  Paranhos (PSC), que prevê a instalação de câmeras de monitoramento de segurança e um sistema de rastreamento permanente nos veículos  que fazem transporte escolar,  adquiridos a partir do momento em que a lei entrar em vigor, que passou por diversas discussões e até chegou a ser discutido em uma audiência pública.   Outro projeto aprovado, também do ano de 2015, prevê a permissão de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados do Paraná.  Ele é do  deputado Hussein Bakri (PSD).  Outra proposta aprovada e que vai interferir diretamente no dia a dia da Assembleia, é,   na verdade, um  projeto de  resolução,  apresentado por  22 deputados, que prevê novas regras  para a regulamentação, criação e o funcionamento das Frentes Parlamentares na  Casa. Pela proposta,  será necessário que  as Frentes contem com  18 deputados  de 1/5 dos partidos políticos com representação  na Casa. Outro ponto importante do projeto  é que o número de Frentes Parlamentares seja limitado a  oito atuando simultaneamente,  e com direito à publicação do resultado dos trabalhos no Diário Oficial e no Portal da Assembleia. As Frentes também  só poderão atuar, segundo a proposta,  enquanto durar a  Legislatura na qual forem criadas.  As Frentes Parlamentares  têm o objetivo de  discutir com a sociedade temas  que vão fazer a diferença na qualidade de vida da população.    Os integrantes da CCJ também aprovaram  outro  projeto de resolução.  Ele foi apresentado pelos deputados  Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM), Ademir Bier (PMDB) e Anibelli Neto (PMDB) dando o nome  de “Deputado Erondy Silvério” a Tribuna Verde do Plenário da Assembleia.  Alguns  projetos tiveram as discussões adiadas por pedidos de vista dos parlamentares.  Outros seguem para secretarias  e órgãos do Governo a pedido dos deputados para que eles possam ter  informações mais detalhadas das propostas, entre elas, uma apresentada  por  Márcio Pacheco (PPL) que prevê que  os produtos sem glúten ou lactose sejam colocados em espaço único e de destaque  nos supermercados e outros estabelecimentos comerciais.   Além destas, outras  propostas foram rejeitadas na Comissão.  Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
01/08/2016 17:50

Projeto inclui equoterapia e equitação nas atribuições de polícia montada

((Descrição do áudio))Na prática, o serviço de equoterapia e as aulas de equitação para alunos do Colégio Militar do Paraná já fazem parte da rotina do Regimento da Polícia Montada Coronel Dulcídio. O que faltava era a regulamentação da atividade, que tem contribuído com a sociedade. Por isso, o deputado Márcio Pauliki (PDT) apresentou o projeto para incluir nas atribuições da Polícia Militar do Paraná as atividades de equoterapia, desporto e paradesporto.Segundo Pauliki, a legalização das práticas vai permitir que outras unidades também ofereçam o serviço e facilitar as iniciativas de apoio aos projetos existentes.SonoraSó o Regimento da Polícia Montada Coronel Dulcídio, em Curitiba, já atendeu mais de 500 famílias de baixa renda com o serviço social de equoterapia e tem uma demanda reprimida de mais de 300 famílias. O deputado ressalta os benefícios do projeto, principalmente para crianças com necessidades especiais.SonoraO projeto foi aprovado, em primeiro turno, com 40 votos favoráveis nesta segunda-feira (01) e ainda voltará a plenário para novas votações. Também foi aprovada em primeiro turno a iniciativa do deputado Hussein Bakri (PSD) de criar o Dia da Mulher Empreendedora do Paraná, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pelas mulheres.SonoraNa sessão plenária desta segunda-feira os deputados apreciaram ainda o veto do Governo do Estado ao projeto da deputada Claudia Pereira (PSC) que determina a comunicação de suspeitas de maus tratos aos idosos. O veto foi derrubado com 41 votos.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
01/08/2016 15:46

Presidente Ademar Traiano fala sobre votações no segundo semestre

(Descrição do áudio))Depois de uma semana sem sessões plenárias, já que os deputados deram lugar a oarlamentares/universitário, dentro do projeto Parlamento Universitário, os deputados estaduais voltaram a se reunir no começo da tarde desta segunda-feira (1º) para votar uma pauta com oito projetos de lei. O presidente da Assembleia,  deputado Ademar Traiano (PSDB) acredita que o período será de normalidade, mesmo com as eleições municipais acontecendo no mês de outubro e a votação da LDO tendo ficado para o segundo semestre.  Traiano disse que alguns parlamentares que serão candidatos já sinalizaram com o desejo de se licenciar da função no período eleitoral, mas que  nada foi formalizado ainda.(Sonora)  O presidente também afirmou que as votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias  e da Loa (a lei Orçamentária Anual) terão prioridade. A Comissão de Orçamento aguarda uma votação em de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e de um projeto de lei em Brasília para depois discutir e votar os projetos do Governo do estado que são fundamentais para  os investimentos no Paraná ano que vem e que, apesar de não haver propostas polêmicas,  o trabalho na Casa vai ser intenso  no  segundo semestre.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
29/07/2016 18:23

Parlamento Universitário encerra simulação com oito leis aprovadas

((Descrição do áudio))O último dia do Parlamento Universitário aconteceu no plenário. Os acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram de uma sessão ordinária e outra extraordinária para vencerem a pauta do legislativo simulado. A iniciativa proporcionou aos deputados universitários vivenciarem todo o processo de proposição, discussão e aprovação das leis.Nas duas sessões desta sexta-feira (29), os deputados universitários discutiram 30 itens em diferentes estágios do processo legislativo. Em uma semana de trabalho intenso foi possível finalizar o processo de aprovação de três Propostas de Emenda à Constituição, de sete projetos de lei e de um projeto de resolução. A deputada universitária Cassiane Andreatta foi autora de um dos projetos que mais gerou debates e destaca a experiência de todo esse processo.SonoraPara o deputado universitário Luzardo Faria comandar os trabalhos do legislativo simulado fez com que ele encarece a vida política de uma nova maneira.SonoraO promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Eduardo Cambi, um dos coordenadores do Geração Atitude, prestigiou as sessões desta sexta-feira e ressaltou a importância dos jovens compreenderem as instituições públicas.SonoraDurante a semana de atividades foi possível perceber a evolução dos deputados universitários. Aos poucos, eles se ambientaram na Casa de Leis, aprenderam as questões regimentais e se adaptaram para garantir a aprovação dos projetos que consideravam essenciais, como explica o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho.SonoraPara a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, o resultado final do projeto superou as expectativas.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.          

Ver mais detalhes
Mostrando 2381 a 2400 de 6227 podcasts