RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Audiência debate segurança alimentar nas merendas escolares
Uma audiência pública na Assembleia Legislativa debateu na manhã desta quarta-feira a qualidade do alimento oferecido aos alunos da rede pública paranaense nas merendas escolares.//O encontro foi proposto pelo deputado Chico Brasileiro, do PSD, e reuniu nutricionistas que cobram do Governo do Estado a regulamentação de uma lei para que cada três mil alunos tenham um profissional da área para a elaboração de cardápios saudáveis.//O deputado Chico Brasileiro explicou que a segurança alimentar, o tema da audiência pública, é um conjunto de práticas do dia a dia desde o plantio de alimentos com qualidade até a boa alimentação das crianças paranaenses.//De acordo com ele o grupo vai, a partir da audiência pública, buscar a regulamentação da lei que garante os nutricionistas na elaboração da merenda escolar.//SONORA CHICO BRASILEIROA presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do paraná, Maria Emília Daudt van der Heyde, falou sobre a expectativa com a regulamentação da lei que garante os profissionais de nutrição na elaboração da dieta dos alunos.//SONORA MARIA EMILIA VAN DER HEYDEParticiparam da audiência ainda os deputados Professor Lemos, do PT, Schiavinato, do PP, e Evandro Araújo, do PSC.//
Ver mais detalhesPresidente Traiano assume Governo na sexta (9)
(Descrição do áudio)) O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), assume o Governo do Estado na próxima sexta-feira (9), no período da manhã. A posse acontece porque o governador Beto Richa (PSDB) e a vice, Cida Borghetti (PROS), estarão fora do país. Traiano governa o Paraná durante dez dias. Ele disse que soube da notícia nesta quarta-feira (7) e confirmou a informação em uma entrevista coletiva antes da sessão começar.(Sonora) No lugar de Traiano, nesses dias, quem preside a Casa é o primeiro vice-presidente, deputado Jonas Guimarães (PMDB). O presidente da Assembleia adiantou aos jornalistas que, durante os dez dias como governador cumpre agenda no Palácio Iguaçu, e vai fazer viagens ao interior com secretários e assumirá a rotina da administração, recebendo autoridades e empresários interessados em investir no Estado.O governador Beto Richa se ausenta do país por duas semanas para viagens à China, à Rússia e à França. Ele busca atrair investimentos e negócios para o Paraná. Já a vice-governadora, Cida Borghetti, vai para a Itália por dez dias.
Ver mais detalhesFrente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais quer ampliar áreas de inclusão
(Descrição do áudio)) Deputados que compõem a Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais da Assembleia, se reuniram na manhã desta quarta (7), na Sala das Comissões, com representantes da Secretaria de Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social, além da Federação das Apaes, entre outras instituições, para discutir que medidas podem ser adotadas para aprimorar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência no Paraná. Não apenas na educação inclusiva, mas também nas áreas de assistência, saúde e no mercado de trabalho. A Frente, que é coordenada pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), foi criada para que os parlamentares conheçam a realidade das pessoas com deficiência no estado e atuem elaborando projetos de lei ou buscando soluções para ampliação dos convênios com as secretarias de estado, por exemplo. No Paraná, são cerca de 35 mil alunos com deficiência, atendidos nas Apaes, que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e nas instituições chamadas de co-irmãs, além de outras entidades mantidas pela própria sociedade, que atendem outros tipos de deficiência. A Lei 13.019, que prevê parcerias entre o poder público e a sociedade por meio das instituições que atuam no setor, também foi debatida durante a reunião. Para o representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Renan Rodrigues, a Frente vai servir como uma forma de estreitar essa parceria, já que,, mesmo o Paraná sendo modelo em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ainda existem muitas dificuldades.(sonora) Não basta incluir a pessoa com deficiência na escola, na sociedade, no mercado de trabalho. É preciso responsabilidade para fazer isso. Avaliam os especialistas. É por isso que sugestões vão ser bem vindas durante as audiências públicas que devem acontecer no estado, tudo sob a orientação da Federação das Apaes. Enquanto isso, o presidente da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (FEBIEX), que congrega 25 entidades que trabalham com pessoas com deficiência e escolas especiais em Curitiba e região metropolitana, Benedito Carlos Bassetti, afirma que a Frente será o apoio que as entidades precisavam para enfrentar os desafios dessa área.(sonora) O Paraná é o único estado do Brasil em que a educação especial existe por lei como educação básica de ensino especial e os pais é quem decidem se matriculam ou não os filhos na educação regular ou na especial. Mara Lima reconhece os avanços alcançados pelo estado, mas diz que a Assembleia quer mais.(Sonora)Fazem parte da Frente ainda os deputados Alexandre Guimarães (PSC), Cláudia Pereira (PSC), Cláudio Palozi (PSC), Paranhos (PSC), Cobra Repórter (PSC), Márcio Nunes (PSC), Wilmar Reichembach (PSC) e Missionário Ricardo Arruda (PSC), Maria Victória (PP), Edson Praczcyk (PRB), Felipe Francischini (SD), Pedro Lupion (DEM), Elio Rusch (DEM) e Nelson Justus (DEM), Tiago Amaral (PSB) e Cristina Silvestre (PPS), que participou da reunião
Ver mais detalhesComissão de Defesa do Consumidor busca solução para transporte coletivo
(Descrição do áudio))Os deputados que integram a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia se reuniram no começo da noite desta terça (6) na Sala das Comissões para debater a qualidade do transporte coletivo de Curitiba. O presidente da Comissão, deputado Requião Filho (PMDB), convidou os diretores das onze empresas de ônibus que operam o transporte público da capital, e o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, que compareceu. Os diretores enviaram um representante, Luiz Alberto Lenz Cesar, diretor executivo do Consórcio das Empresas de ônibus. O objetivo da reunião foi ouvir o que eles tinham a dizer diante das reclamações que os usuários fazem todos os meses ao serviço 156 da prefeitura. Entre as principais queixas, estão os atrasos nos ônibus, superlotação, falta de segurança e a má qualidade dos veículos. Anderson Teixeira se mostrou preocupado com a segurança dos motoristas e cobradores dentro dos ônibus e das estações-tubo e com a saúde, principalmente dos motoristas, que segundo ele, trabalham sob pressão para cumprir horários no caótico trânsito da capital. Ele disse que pelo menos 20% dos profissionais estão afastados do trabalho em função disso e também da má qualidade dos veículos.(sonora) Depois de assistir a um vídeo com reportagens onde consumidores reclamavam do serviço, Luiz Alberto Lenz César detalhou um a um os itens que são alvo das queixas mais comuns. Alegou que as empresas cumprem todos os pontos dos contratos com a Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo na capital e região). Justificou a superlotação como pontual, que ocorre apenas em horários de pico. E que as empresas estão trabalhando em Conjunto com comércio e indústria para flexibilização dos horários de entrada e saída dos funcionários e sugeriu que a própria Assembleia poderia contribuir com leis para essa flexibilização.(sonora)Disse ainda que apenas 13% da frota de 1423 veículos estão com a vida útil vencida. Mas como passam por vistorias periódicas da Urbs, oferecem segurança aos 21 milhões de passageiros transportados todos os meses. E alegou que os contratos estão sendo discutidos na justiça, porque falta diálogo entre o poder público e as empresas. Luiz Alberto acha que a entrada da Comissão de Defesa do Consumidor no debate pode ajudar.(sonora) Para Requião Filho, é importante que a população saiba onde está sendo aplicado o dinheiro que ela paga pela passagem de ônibus e se, de janeiro a agosto deste ano, foram mais de seis mil reclamações, é porque alguma coisa está errada e a Comissão de Defesa do Consumidor tem obrigação de buscar soluções para melhorar a qualidade do serviço, os custos e a velocidade do transporte coletivo da capital. (sonora)Requião Filho disse que novas reuniões devem acontecer para que o tema seja mais debatido e para que se apontem soluções para as chamadas divergências entre empresas e Urbs. Participaram ainda da reunião os deputados Cristina Silvestre (PPS), Tercílio Turini (PPS), Chico Brasileiro (PSD) e Felipe Francischini (SD).
Ver mais detalhesProjeto dos diretores recebe vista e volta à CCJ na quarta-feira
O projeto do Poder Executivo que trata de mudanças nas regras das eleições de diretores das escolas da rede pública paranaense recebeu pedido de vista na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira e volta à pauta de discussões do grupo em reunião extraordinária na quarta.//O deputado Péricles de Mello, do PT, único representante da Oposição na CCJ, pediu para analisar o conteúdo do relatório apresentado pelo deputado Guto Silva, do PSC, que acatou as doze emendas ao texto feitas durante a sessão plenária de segunda-feira.//Como o projeto tramita em regime de urgência ele precisa voltar para a CCJ em 24 horas.//Péricles explicou que a Oposição, mesmo tendo apresentado emendas, ainda não concorda com alguns pontos do projeto e por isso ele quis examinar com calma o relatório de Guto Silva.//SONORA PÉRICLES DE MELLODE acordo com Guto Silva as emendas foram todas acatadas em seu relatório.//SONORA GUTO SILVAO projeto do Poder Executivo que estabelece mudanças nas regras de eleição dos diretores das escolas públicas, principalmente em relação ao processo de participação da comunidade escolar no pleito, volta a uma CCJ extraordinária nesta quarta-feira e na sequencia será debatido entre os deputados no plenário.//
Ver mais detalhesCPI dos Caixas Eletrônicos ouve Exército Brasileiro
A Comissão parlamentar de Inquérito que investiga na Assembleia Legislativa as explosões em assaltos aos caixas automáticos no Paraná ouviu na manhã desta terça-feira o comandante da Quinta Região Militar, o general de brigada, Luiz Antônio Duiziti Brito.//Ele prestou esclarecimentos ao grupo sobre como a dinamite usada nos assaltos às agencias bancárias e caixas eletrônicos estão chegando às mãos das quadrilhas de bandidos.//O Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização da produção, venda e uso de materiais explosivos no país, no entanto o oficial mostrou preocupação com os métodos de desvio do material que sobra de detonações em pedreiras, além da ocorrência de contrabando de dinamite.//De acordo com o presidente da CPI, o deputado Felipe Francischini, do SD, os casos de roubo de dinamite são inexpressivos, o que sugere que o material está chegando aos ladrões de bancos de formas mais sofisticadas.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIFrancischini adiantou a pauta de trabalhos da próxima reunião da CPI.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIO deputado Guto Silva, do PSC, membro titular da CPI, também participou da reunião de terça-feira.//
Ver mais detalhesAudiência discute desburocratização para construção de PCHs
Uma audiência pública na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira discutiu a desburocratização do processo autorização para a construção de unidades produtoras de energia de pequeno porte no Paraná.//O foco são as Pequenas Usinas Hidrelétricas e a iniciativa é defendida pela deputada Maria Victoria, do PP, que apresentou uma Proposta de Emenda a Constituição para desburocratizar o processo./Ela falou sobre a iniciativa e a expectativa com a aprovação da PEC, que retira a obrigatoriedade da Assembleia votar as autorizações já dadas pelo Instituto Ambiental do Paraná para a implantação das usinas.//SONORA MARIA VICTÓRIAPara o presidente da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas, Ivo Pugnaloni, a agilidade nos processos de construção das usinas ajuda no desenvolvimento social e econômico do estado.//SONORA IVO PUGNALONIParticiparam da audiência ainda o deputado Rasca Rodrigues, do PV, o secretário de Estado do Planejamento, Sílvio Barros, e o presidente da Copel Renováveis, Ricardo Goldani.//
Ver mais detalhesComissão de Saúde recebe relatório quadrimestral de investimentos da pasta
(Descrição do áudio)) Foi o diretor geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, que apresentou, na manhã desta terça (6) aos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia, o balanço dos últimos quatro meses da pasta. A ausência do secretário Michelle Caputo Neto foi justificada: o secretário foi acompanhar a posse do novo Ministro da Saúde, em Brasília, o deputado federal Marcelo castro (PMDB/PI). O diretor geral veio acompanhado de servidores da Secretaria. Juntos, eles detalharam as receitas e despesas não apenas referentes ao último quadrimestre de 2015, mas de todo o ano. Sezifredo lembrou que já foram aplicados na Saúde este ano R$ 1 bilhão, 740 milhões de reais, ou 10.39% da receita e garantiu que até dezembro a meta constitucional de 12% vai ser alcançada.(sonora) As ações da Secretaria foram divididas em 16 diretrizes, entre elas, a atenção materno infantil da rede Mãe Paranaense, com repasses e investimentos nos municípios que somam R$ 10 milhões para ampliação, construção e reforma e outros R$ 4 milhões para pagamento de parcelas de convênios assinados. O destaque ficou por conta dos indicadores alcançados. Muitas das metas estabelecidas foram inclusive superadas. Caso dos bebês nascidos vivos no Paraná, que era de 80%, e pulou para 91%. O número de partos normais também subiu de 37% em 2014 para 38% este ano. Além dos testes do coraçãozinho e da orelhinha, onde a meta era alcançar 50% dos recém-nascidos, mas chegou a 80%. Segundo o relatório, houve repasses de R$ 19 milhões de reais para os SAMUs (Serviçde Atendimento Móvel de Urgência) oferecido pelo Governo Federal, mas que o Estado acabou assumindo, junto com as demandas judiciais que obrigam o Paraná a arcar com medicamentos que deveriam ser fornecidos pelo Ministério da Saúde. Tanto que Foi elaborado um documento e encaminhado a deputados federais da bancada paranaense para que eles pressionem o Governo Federal para que invista mais no estado, além de pedir que reivindiquem a aplicação de 10% da receita líquida da Saúde do Governo Federal nos estados e municípios. A Implantação da rede de saúde da pessoa idosa, com a redução da mortalidade prematura de pessoas antes dos setenta anos e a cobertura vacinal dos idosos contra a gripe, onde a meta era de 80% e o paraná atingiu 96%, o apoio aos núcleos de saúde da família, as ações de saúde bucal, as obras de reformas em 15 hospitais e a distribuição de medicamentos aos municípios, além dos cuidados com a saúde do homem no mês de agosto foram outras ações divulgadas no relatório, que também teve números que ainda não foram cumpridos, como restos a pagar de despesas que vêm do ano de 2012. O estado ainda deve mais de R$ 400 milhões de reais, referentes em especial, às ações judiciais e a obras. Depois da apresentação, que durou cerca de meia hora, os parlamentares aproveitaram para fazer questionamentos aos representantes da Secretaria da Saúde. Para Sezifredo Paz, a apresentação para a Comissão é transparente e o contato com os deputados, principalmente os do interior, é fundamental para a troca de informações.(sonora)De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, o deputado Dr. Batista (PMN), essa prestação de contas serve para que os deputados possam fiscalizar onde e como estão sendo usados os recursos da saúde. (sonora)
Ver mais detalhesAssembleia aprova Programa de Exame de Mamografia Móvel
A Assembleia aprovou em primeira discussão, na sessão plenária desta segunda-feira, o projeto de lei que institui no Paraná o Programa de Exame de Mamografia Móvel, da deputada Cláudia Pereira, do PSC.//A ideia é que os exames que detectam câncer de mama sejam levados principalmente a comunidades distantes dos centros de saúde pública em ônibus ou caminhões equipados com os aparelhos e uma equipe especializada para a mamografia.//De acordo com Cláudia Pereira, a iniciativa é uma forma de combater a doença com o diagnóstico precoce, o que pode salvar muitas vidas.//SONORA CLÁUDIA PEREIRAO projeto de Cláudia Pereira segue agora para a segunda votação em plenário, nesta terça-feira.//Assim que for aprovado pelos deputados em redação final o projeto segue para a análise do governador Beto Richa antes de virara lei no Paraná.//
Ver mais detalhesLivro sobre direito econômico brasileiro é lançado na Assembleia
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, participou nesta segunda-feira do lançamento do livro Reflexões da Economia Política para um Direito Econômico Brasileiro, do professor de direito da Universidade Tuiuti do Paraná, Pedro Augusto Cruz Porto.//A obra é uma coautoria com o também professor de direito, Paulo Ricardo Opuscka, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.//De acordo com o professor Pedro Augusto Cruz Porto a proposta do livro é pensar em um direito econômico aplicado à realidade brasileira que contemple as particularidades do país.//SONORA PEDRO AUGUSTO CRUZ PORTOA servidora da Assembleia, Roberta Picussa, participou da elaboração do livro com um capítulo que trata da implantação da Defensoria Pública do Estado do Paraná.//Roberta, que é mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, cita a defensoria como um exemplo de direito aplicado à realidade do estado.//SONORA ROBERTA PICUSSAO lançamento do livro aconteceu no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa e contou com a presença dos deputados Tião Medeiros, do PTB, Márcio Nunes, do PSC, além do segundo secretário da Mesa Executiva, deputado Ademir Bier.//
Ver mais detalhesDepois de aprovado em Plenário, projeto sobre eleição de diretores volta para a CCJ
(Descrição do áudio)) O projeto que muda as regras para a eleição de diretores na rede estadual de ensino recebeu 12 emendas depois que foi aprovado em primeira discussão na sessão desta segunda (5) da Assembleia. Agora ele volta para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça (6) para que as emendas possam ser analisadas. O projeto, que tramita em regime de urgência, passou por diversos debates tanto nas Comissões de Constituição e Justiça como na de Educação. Foi feita inclusive uma audiência pública com a presença de representantes dos sindicatos dos funcionários do setor e da Secretaria da Educação. O texto recebeu um substitutivo na Comissão de Educação, feito pelo relator, o deputado Tiago Amaral (PSB), que fez alterações em itens polêmicos, que previam por exemplo, que, se o candidato tivesse recebido advertência nos últimos três anos antes da eleição, ele não poderia concorrer. Esse item foi derrubado pelo relator. Só não pode disputar a eleição para diretor o candidato que estiver respondendo a processo disciplinar. Outra polêmica era a necessidade de uma avaliação dos diretores eleitos a cada dois anos, já que o mandato vale para quatro anos. Tiago Amaral diz que, no texto original, esta avaliação seria feita pela própria Secretaria da Educação. Com a mudança, toda a comunidade escolar fica responsável por avaliar o desempenho do diretor, por meio de um Conselho Escolar. (sonora) Mais cedo, o deputado Péricles de Mello (PT) tinha votado contra o Substitutivo na reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça. Ele pediu vista ao projeto na reunião da semana passada. Mesmo assim, os outros integrantes aprovaram o relatório de Tiago Amaral. No Plenário a bancada da Oposição disse que reconhecia os avanços do substitutivo, mas que ainda tinha restrições ao projeto. O deputado Professor Lemos (PT) afirmou que muitos pontos deveriam ser revistos, como o que obriga os candidatos a estarem inscritos em um curso de capacitação, o que não faz sentido, segundo o parlamentar.(sonora)As eleições para diretor nas escolas estaduais do Paraná devem acontecer no mês de novembro. Entre as mudanças previstas, uma das principais é o peso igualitário do voto de funcionários e comunidade escolar na hora de escolher o diretor.
Ver mais detalhesCampanha do Outubro Rosa é lançada na Assembleia
(Descrição do áudio)) A sessão desta segunda (5) foi aberta pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, com o lançamento da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero. Ela é autora do projeto que criou a campanha, em 2011.(Sobe som)) Segundo Mara Lima, a Assembleia tem apoiado a iniciativa, que hoje é encabeçada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Durante o discurso, ela elogiou o empenho da Mesa Executiva na divulgação da campanha. (sobe som)O Câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente na população feminina, e o de mama é o segundo, ficando atrás apenas do colorretal. De acordo com estudos do Ministério da Saúde, este ano 57 mil novos casos de Câncer de Mama devem surgir no país e 15 mil 590 é a estimativa para o aparecimento de casos de Câncer do Colo do Útero. Os estados com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão entre os que registram a maior incidência da doença. Caso de Maranhão e Piauí. De acordo com a deputada Maria Victória (PP), no Paraná, os números vêm caindo ano a ano, graças aos programas de prevenção e também aos investimentos na aquisição de equipamentos disponibilizados pelo Governo às mulheres.(sonora) Entre as ações adotadas pelo Legislativo, estão a orientação às mulheres sobre os benefícios e a importância da prevenção, com o auto exame e realização da mamografia, audiências públicas e debates sobre o controle do câncer de mama e de colo do útero, e para este ano, a elaboração de um informativo que contém mitos e verdades sobre o câncer. O prédio do Legislativo também foi todo iluminado de rosa para lembrar a importância da prevenção.
Ver mais detalhesEleição de diretores e PEC estão entre os temas da Palavra do Presidente de hoje
(Ouça a Palavra do Presidente desta semana))
Ver mais detalhesConfira aqui a agenda da próxima semana da Assembleia
(Descrição do áudio))Carol - Olá. Começa agora mais uma edição da Agenda da Semana.Cláudia – Por aqui você fica sabendo tudo que acontece nos próximos dias na Assembleia Legislativa.Carol – À Uma e Meia da Tarde (13h30) de segunda-feira acontece uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, no Auditório Legislativo.Cláudia – Na pauta o projeto do Governo que muda as regras no processo de escolha dos diretores da rede estadual de ensino.Carol – Ele foi aprovado na Comissão de Educação, na semana passada, mas recebeu uma subemenda e o texto volta como substitutivo geral para a CCJ.Cláudia - Às duas da tarde (14h) tem o lançamento do livro “Reflexões da Economia Política para um Direito Econômico Brasileiro”, do professor de direito da Universidade Tuiuti do Paraná, Pedro Augusto Cruz Porto, em conjunto com Paulo Ricardo Opuska, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.Carol – A iniciativa do lançamento, que vai ser no Espaço Cultural da Assembleia, foi do presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB).Cláudia – E às duas e meia (14h30) na abertura da sessão plenária tem o lançamento da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre os cuidados com a saúde das mulheres.Carol – A proposta é da cantora Mara Lima, (PSDB), que também comandou o Agosto Azul este ano, mês de prevenção e cuidados com a saúde do homem.SOBE SOMCláudia - Na terça-feira, duas audiências públicas agitam a Assembleia ao mesmo tempo, em locais diferentes. Carol - Uma delas foi proposta pela deputada Maria Victoria, do PP, e discute mudanças na lei para a construção de usinas termoelétricas e hidrelétricas no Paraná. De acordo com uma PEC da própria deputada, as iniciativas precisam de análises de impacto ambiental e para o caso de usinas termonucleares, até de uma consulta popular. Tudo sem passar pela consulta da Assembleia. É às dez da manhã (10h), no Plenarinho.Cláudia – Também às dez (10h), o secretário Estadual da Saúde, Michelle Caputo Neto, no Auditório Legislativo, apresenta o relatório com os números dos últimos quatro esses da pasta. A proposta foi feita pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Doutor Batista (PMN).Carol – No começo da tarde, à uma e meia (13h30) tem a reunião da Comissão de Constituição e Justiça no Auditório Legislativo e na sequência a sessão plenária com os debates dos projetos.Cláudia – No fim da tarde, depois da sessão, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, presidida pelo deputado Requião Filho, do PMDB, se reúne para debater o transporte urbano de Curitiba.Carol – O deputado convidou diretores das empresas de ônibus e sindicatos da capital para ouvir as principais reclamações do público a respeito do serviço. O encontro está marcado para as cinco da tarde, (17h) na Sala das Comissões.SOBE SOMCláudia – Na quarta-feira, às nove da manhã (9h) mais uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia, desta vez para discutir segurança alimentar com foco na merenda oferecida às crianças nas escolas paranaenses.Carol – O deputado Chico Brasileiro, (PSD). Quer saber se a participação de um nutricionistas na hora de preparar a merenda é garantia de mais qualidade.Cláudia – Às dez da manhã (10h) a Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais se reúne na Sala das Comissões do prédio administrativo para debater as demandas, dificuldades e desafios para o Ensino Especial no Paraná.Carol - Foram convidados representantes das secretarias da Educação e da Saúde, do Poder Judiciário e da Federação das APAES do Paraná. Esta é a segunda reunião do grupo, que é coordenado pela deputada Mara Lima, (PSDB)Cláudia – à tarde, a partir duas e meia 14h30 acontece mais uma sessão plenária.Carol – E é isso. Fique ligado que, ao longo da semana, a gente continua informando em detalhes tudo o que acontece aqui na Assembleia. Ouça as nossas reportagens numa rádio aí da sua região ou pelo nosso site, no www.alep.pr.gov.br.Cláudia – E na semana que vem a gente está de volta. Um forte abraço e ótimo fim de semana.
Ver mais detalhesNereu Moura cantador e poeta? Para vê-lo assim, só assistindo Política e Viola
(Descirção do áudio))(Começa com sobe som do Nereu declamando))A voz é inconfundível e pelo conteúdo já dá pra perceber que o deputado Nereu Moura (PMDB) declamou esses “versos” no Programa Política & Viola da TV Assembleia. Nós acompanhamos os bastidores das gravações com o parlamentar ao lado da conhecidíssima dupla Duduca e Dalvan. E Nereu confessou durante a atração que estava emocionado, porque é um grande fã dos músicos autores de clássicos da música sertaneja como Rastros na Areia, entre tantos outros que o deputado sabe cantar de cor. Mas o programa com Nereu Moura vai revelar muito mais que a paixão por música sertaneja. Você sabia que o deputado é louco por uma cavalgada? Vive participando tanto lá do Sudoeste, de onde vem, como em cidades de outras regiões, onde é convidado. Ele inclusive conheceu a esposa numa destas cavalgadas. Mas isso não é tudo. Nereu se revelou um apaixonado por literatura. Tanto que até já publicou dois livros, não é deputado?(sonora Nereu falando sobre o livro)E a dupla de apresentadores Wiliian e Renan aproveitou a presença dos convidados famosos do programa para relembrar a carreira dos pioneiros da música sertaneja, Duduca e Dalvan.(sobe som e sonora com Duduca)) Quer saber mais sobre Duduca e Dalvan e sobre o deputado Nereu Moura, que quase foi padre e que de tanto gostar de falar alto, teve que fazer uma cirurgia nas cordas vocais? Então assista no canal 16 da Net o Política & Viola desta semana, que vai ar no sábado, às 21h30, tem reprise no domingo ao meio dia e depois na quinta-feira, também às 21h30h. Você também pode ver a atração acessando o site da Assembleia: www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.(sobe som)
Ver mais detalhesEspaço da Cidadania debate ações do MP para o meio ambiente
No Espaço da Cidadania desta semana, que a TV Assembleia leva ao ar na sexta-feira às nove e meia da noite, a jornalista Jordana Martinez entrevista a promotora de justiça do Ministério Público estadual Melissa Cachoni Rodrigues que fala sobre preservação do meio ambiente para o pleno exercício da cidadania//Ela explica de que forma as agressões à natureza afetam a vida de todas as comunidades, desde a falta de água em nossas torneiras até as plantações que se tornam desertas por falta de cuidados com o solo.//A promotora fala também das ações do Ministério Público para a conscientização sobre a importância da preservação por parte de estado e municípios.//Ela citou o exemplo da regularização dos lixões nos municípios do Paraná.//SOBE SOM MELISSA CACHONI RODRIGUESEm entrevista para a Rádio Assembleia a promotora Melissa Cachoni Rodrigues elogiou a iniciativa do Legislativo em abrir mais este cabal de comunicação integrado entre os poderes.//SONORA MELISSA CACHONI RODRIGUESEntão, não esqueça: o programa Espaço da Cidadania vai ao ar todas as sextas-feiras às nove e meia da noite, com reprise no domingo seguinte à uma da tarde.//A TV Assembleia pega no canal 16 da Net e o conteúdo pode ser acessado também pelo nosso site, no www.alep.pr.gov.br.//
Ver mais detalhesPlenarinho lotado em mais uma edição da Escola do Legislativo
A Assembleia promoveu na manhã desta quinta-feira mais uma edição da Escola do Legislativo, desta vez com palestra sobre técnica legislativa.//O evento teve público recorde e lotou o plenarinho da Casa não só com servidores da Assembleia, mas também do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, que acompanharam a palestra da coordenadora de autografia da Diretoria de Assistência ao Plenário, Gianna Carneiro da Silva.//Ela explicou as formas corretas para se elaborar requerimentos, projetos de lei, além de proposição e textos oficiais, tudo com base em leis federais e estaduais que regem o assunto.//De acordo com Gianna o cumprimento das regras torna muito mais fácil a compreensão dos conteúdos.//SONORA GIANNA CARNEIRO DA SILVAO diretor legislativo, Dilliardi Alessi, explica que a Escola do Legislativo está melhorando muito a qualidade dos projetos de lei e requerimentos apresentados pelos deputados.//SONORA DILLIARDI ALESSIPara o diretor de assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, a capacitação aos servidores feita pela Escola do Legislativo dinamiza os trabalhos da Assembleia.//Segundo ele um trabalho mais dinâmico faz com que a casa possa inclusive economizar recursos públicos.//SONORA JUAREZ VILLELA FILHOO servidor Guilherme Brener Luquesi, do núcleo de apoio legislativo, acha que os cursos vão melhorar o que é feito na Assembleia para a toda a população.//SONORA GUILHERME BRENER LUQUESIA Escola do Legislativo da Assembleia do Estado do Paraná é uma iniciativa da atual gestão para a modernização dos trabalhos e valorização dos funcionários.//Os cursos e palestras estão abertos para servidores de todos os poderes, além de qualquer cidadão que tenha interesse em saber como funciona a política e a técnica legislativa.//
Ver mais detalhesInfância, família. Tião Medeiros fala sobre isso e muito mais no "Fala Deputado"
(Descrição do áudio))Cláudia: O Fala Deputado de hoje recebe aqui nos estúdios da Rádio Assembleia um parlamentar que está no primeiro mandato, mas que tem uma experiência longa aqui dentro da Assembleia.Trajano: O nosso convidado é Tião Medeiros, que se elegeu pelo PTB e representa na Assembleia a região de Paranavaí.Cláudia: Bom, como eu disse, ele já tem uma longa experiência aqui na Assembleia, porque atuou na Comissão de Constituição e Justiça como assessor, e a CCJ é uma das mais importantes Comissões aqui da Casa.Trajano: Ele também foi chefe de Gabinete da APPA e também da Casa Civil no Governo Beto Richa.Cláudia: É com muito prazer que a gente começa agora a nossa entrevista com Tião Medeiros. Seja bem vindo, deputado!(Sonora Tião)Trajano: Deputado, conhecendo todo o trâmite, todos os meandros do Governo do Estado e conhecendo também o trabalho da CCJ, fica mais fácil de elaborar um projeto, entender as demandas? Essa experiência ajuda na sua atividade parlamentar?(Sonora Tião))Cláudia: Deputado, o senhor está no primeiro mandato, mas a gente que trabalha aqui, observa que o senhor é bastante atuante, inclusive é relator de uma CPI bem importante aqui. Fala um pouco sobre esse trabalho pra gente?(Sonora Tião))Trajano: A partir de agora a gente começa a falar menos sobre política e mais do seu lado pessoal. Nós vimos, pela sua participação no programa Política & Viola da TV Assembleia, que o senhor gosta bastante de música sertaneja. E o Paraná tem essa característica. O que o senhor gosta de fazer quando está lá em Paranavaí, que música ouve?(Sonora Tião))Cláudia: E o que o senhor gosta de comer, seu prato predileto, sua bebida preferida?(Sonora)Trajano: Deputado, como foi sua infância? Nasceu na cidade, no campo?(Sonora Tião))Cláudia: O senhor é bem jovem, até pra gente chama-lo de senhor soa meio estranho... Como ficou sua convivência com seus amigos, colegas, depois que o senhor foi eleito deputado. Mudou a relação ou não?(Sonora Tião)Trajano: E a família cobra muito sua presença? Porque dizem que o político costuma fazer da vida pública um sacerdócio. O senhor é assim ou consegue dividir bem o tempo?(sonora)Cláudia: Bom, o senhor é nosso terceiro entrevistado aqui no programa. Os outros dois foram o presidente Traiano e o 1º secretário, Plauto. Perguntamos sobre o que vão fazer quando deixarem o Legislativo, sobre os sonhos que ainda têm para realizar, mas como o senhor ainda está no início do mandato, vou perguntar sobre a definição que o senhor pode fazer sobre si mesmo?(Sonora)Trajano: Deputado, o nosso papo foi muito bom. Parece que foi muito curto. Até falamos pouco do que gostaríamos de perguntar para o senhor. Foi um prazer recebê-lo aqui. E queria dizer que as nossas portas estarão sempre abertas para quando o senhor quiser voltar. E pra encerrar, queria que o senhor deixasse um recado aos paranaenses que estão nos ouvindo...(sonora Tião))Cláudia: Obrigada deputado pela sua presença. E a gente termina aqui o “Fala Deputado” de hoje, que foi com o deputado Tião Medeiros (PTB). Lembrando que você pode nos ouvir numa rádio aí da sua região ou também pelo site da Assembleia no www.alep.pr.gov.br. E semana que vem voltamos com mais um programa com um parlamentar.Trajano: Um grande abraço a todos e até semana que vem!
Ver mais detalhesSecretário da Fazenda apresenta balanço do quadrimestre na Assembleia
O secretário de estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, apresentou na Assembleia na tarde desta quarta-feira o balanço do segundo quadrimestre de 2015 e demonstrou uma queda nos gastos do Governo e aumento na arrecadação.//De acordo com ele, que fez a prestação de contas aos deputados prevista, o resultado é fruto de uma série de ações adotadas desde o final do ano passado.//Ele explicou que no fim do segundo quadrimestre de 2015 o Paraná fecha as contas com um superávit de Um Bilhão e 300 Milhões de Reais.//SONORA MAURO RICARDO COSTAO secretário afirmou que até o fim do ano o caixa do Estado pode se fortalecer ainda mais.//SONORA MAURO RICARDO COSTADe acordo com o líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, o Paraná deve entrar em 2016 com a maior capacidade de investimento dos últimos dez anos.//SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLISegundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, os resultados apresentados se somam à boa expectativa com o orçamento entregue pelo governador Beto Richa à Assembleia na manhã de quarta-feira.//SONORA ADEMAR TRAIANOA prestação de contas quadrimestral apresentada pelo Governo do Estado aos deputados é obrigatória.//
Ver mais detalhesFrente de Apoio à Cadeia do Leite vai ter audiência pública em outubro
A Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite de reuniu na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira e decidiu que uma audiência pública, na segunda quinzena de outubro, vai debater com produtores paranaenses formas de deixar o setor ainda mais competitivo.//A reunião, que contou com a presença do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, discutiu uma agenda para que o grupo vá às regiões que se destacam na produção do leite, especialmente o Sudoeste e Campos Gerais, para ouvir as demandas.//Traiano, que é do Sudoeste, falou sobre o que pode fazer avançar ainda mais a produção do leite no Paraná.//SONORA ADEMAR TRAIANOO coordenador da frente parlamentar, o deputado Wilmar Reicehnbach, do PSC, diz que o grupo foi criado para acompanhar de perto a produção do leite no Paraná, junto com a Emater, a FAEP e Secretaria da Agricultura.//De acordo com ele a frente vai até o campo para conversar com os produtores.//SONORA WILMAR REICHENBACHParticiparam da reunião ainda os deputados Professor Lemos, do PT, Palozi, do PSC, Schiavinato, do PP, Elio Rusch, do DEM, e Nelson Luersen, do PDT.//
Ver mais detalhes