RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Representante do Hospital do Câncer de Londrina faz pronunciamento na Assembleia
A gestora de ações estratégicas e projetos do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Rossival Fernandes, participa, nesta segunda-feira, da sessão plenária da Assembleia Legislativa.//No seu pronunciamento, a gestora fará uma exposição sobre a história da instituição e o trabalho desenvolvido para garantir a qualidade no atendimento de pacientes na região Norte do estado.//O HCL é considerado, hoje, como um centro de alta complexidade no tratamento oncológico e o décimo-nono no ranking nacional em número de atendimentos entre os hospitais da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer.//O pronunciamento será realizado no horário do Grande Expediente, partir das duas e meia da tarde, atendendo convite do deputado Gilberto Martin, do PMDB.//
Ver mais detalhesAssembleia promove reunião para debater situação da brucelose e tuberculose em animais
A brucelose e a tuberculose em animais do Paraná.//Esse será o tema de reunião que acontece na próxima segunda-feira, a partir das 10 horas da manhã, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.//O encontro é uma promoção dos deputados do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar e contará com a participação de técnicos, veterinários, zootecnistas, representantes de sindicatos rurais e criadores.//No período da tarde, representantes do Núcleo de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Francisco Beltrão falarão durante o Grande Expediente da sessão plenária.//A deputada Luciana Rafagnin, do PT e vice-presidente do Bloco de Agricultura Familiar, destacou a importância das discussões, uma vez que a pecuária leiteira tem forte presença no estado e significa garantia de renda aos produtores familiares.//Projeto de Lei de Luciana, em tramitação na Assembleia, propõe a criação de um fundo para indenizar produtores rurais tenham animais do rebanho sacrificados, devido à brucelose e tuberculose.//
Ver mais detalhesAtuação dos LEO Clubes será destacada na Assembleia
A Assembleia Legislativa prestará homenagem aos LEO Clube, entidade de serviço voluntário ligada ao Lions Club Internacional, que congrega 150 mil jovens com idades entre 12 e 30 anos, em 139 países.//O evento acontece por proposição do deputado Stephanes Junior, do PMDB, e será durante o Grande Expediente da sessão plenária do próximo dia 9 de setembro, com manifestação da presidente do Distrito LD-1, Georgia Lopes Medeiros.//Ela irá apresentar as atividades da entidade e celebrar o Dia Nacional LEOístico, comemorado em 28 de agosto.//De acordo com Stephanes, a atuação do grupo de serviço é reconhecida mundialmente, através de campanhas e ações em benefício da população, motivando a juventude para o crescimento da consciência social e responsabilidade política.//No Paraná, a entidade tem 20 representações.//Em todo o país são mais de 13 mil associados em 400 representações.//
Ver mais detalhesDeputado Artagão Júnior se reúne com a diretoria da Unale em Porto Alegre
O deputado Artagão Júnior, do PMDB e tesoureiro geral da Unale, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, esteve reunido com a diretoria da entidade em Porto Alegre, nesta quinta-feira.//No período da tarde, participou do Primeiro Seminário Nacional das CPIs da Telefonia, promovido em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na sede do Legislativo gaúcho.//O tema do encontro foi a proposta do novo marco regulatório das telecomunicações, que já tem minuta de projeto de lei em preparação por grupo de trabalho da Câmara Federal.//O Seminário contou, ainda, com a participação do vice-presidente da OAB, Cláudio Lamachia, e do procurador-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga.//
Ver mais detalhesTercílio Turini pede estudo sobre emissão de cupom fiscal no pedágio
O deputado Tercílio Turini, do PPS, pediu à Secretaria de Estado da Fazenda um estudo para a emissão de cupom fiscal no pagamento das tarifas de pedágio nas rodovias.//A intenção é apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa criando o mecanismo, para garantir a fiscalização sobre a quantidade de veículos que passam pelas praças de cobrança, informações sobre o faturamento real das concessionárias e o devido recolhimento de imposto pelas empresas.//Turini apresentou a proposta em reunião com o secretário Luiz Carlos Hauly, na última segunda-feira.//No dia seguinte, durante a audiência da CPI do Pedágio na Assembleia, a representante do Ministério Público do Paraná, promotora de Justiça Maria Cecília Pereira, fez sugestão idêntica, uma vez que o cupom fiscal garante mais transparência e a Secretaria da Fazenda passaria a trabalhar com dados oficiais.//
Ver mais detalhesAssembleia promove discussão sobre telefonia móvel rural
A implantação do sistema de telefonia móvel rural foi tema de audiência pública, na manhã desta quarta-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.//O evento foi motivado pelas mudanças ocorridas no segmento, principalmente com o recente leilão promovido pela Agência nacional de Telecomunicações para operações com a tecnologia 4G.//Segundo o deputado Professor Lemos, do PT, que organizou o encontro, será formada uma comissão para acompanhar o processo de instalação da telefonia rural móvel no Paraná.//SONORA LEMOSNa avaliação do prefeito de Candói, Gelson Costa, a discussão é muito importante para a implantação do sistema que vai atender as áreas rurais.//SONORA GELSONA audiência contou com representantes da Anatel e da operadora TIM.//O objetivo, segundo a empresa de telefonia, é que até 2015 a totalidade da área rural esteja atendida pelo serviço.//
Ver mais detalhesPlauto comemora anúncio de destinação de R$ 3 milhões para hospitais de Ponta Grossa
O deputado Plauto Miró, do Democratas e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, comemorou nesta quarta-feira o anúncio da destinação de três milhões de reais para o Hospital Bom Jesus e para a Santa Casa de Ponta Grossa.//Os recursos, do Governo do Estado, serão usados em obras de ampliação das unidades.//Plauto destacou que Ponta Grossa precisa de novos leitos e, com certeza, esses recursos garantirão a melhoria e a qualificação do atendimento.//O comunicado foi feito na terça-feira, pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, durante visita a hospitais da região dos Campos Gerais.//O dinheiro irá viabilizar a implantação de mais 20 leitos de UTI nos dois hospitais.//
Ver mais detalhesPresidente da Federação das APAEs faz pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (28)
A presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná, Neuza Soares de Sá, faz um pronunciamento nesta quarta-feira, na sessão plenária da Assembleia Legislativa.//Ela falará sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada entre 21 e 28 de agosto, com o tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.//A participação na sessão acontece por proposição do deputado Professor Lemos, do PT.//
Ver mais detalhesAssembleia faz sessão solene para marcar encerramento do Agosto Azul
A Assembleia Legislativa realizou sessão solene no fim da tarde desta segunda-feira para marcar o encerramento da campanha “Agosto Azul”, dedicada à realização de ações de prevenção à saúde do homem.//Durante o evento, realizado por iniciativa da deputada Cantora Mara Lima, do PSDB, foram homenageadas 19 personalidades de destaque no estado.//Entre os agraciados estavam o pesquisador da área médica Marco Aurélio Raeder da Costa, do diretor-presidente do Hospital Evangélico de Curitiba, Jurandir Marcondes Ribas Filho, e do radialista de Ponta Grossa Rogério Bocchi Serman.//Este ano a campanha teve como tema central a prevenção à violência, como uma das principais causas de morte de homens entre 20 e 59 anos.//A deputada Cantora Mara Lima falou sobre o sucesso da campanha.//SONORA MARA LIMADados do Ministério da Saúde revelam que 90% das mortes por agressão em adultos atingem o sexo masculino.//Outro fator de morte violenta é o trânsito.//De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a cada dez pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Paraná, oito são do sexo masculino.//
Ver mais detalhesQuinteiro propõe descarte ambientalmente correto de filmes de radiografia
O deputado Wilson Quinteiro, do PSB, apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que obriga as instituições que fazem exames de radiografia e os profissionais de radiologia, a orientarem os pacientes sobre os riscos ao meio ambiente decorrentes do descarte inadequado de filmes radiográficos usados.//A proposta também prevê a instalação de recipientes coletores de filmes radiográficos para a destinação ambientalmente adequada desses materiais.//Quinteiro lembra a presença de prata na composição dos filmes, o que pode causar danos ao meio ambiente ao contaminar a água e o solo.//
Ver mais detalhesAssembleia constitui Comissão Especial que vai investigar entidades de utilidade pública
A Assembleia Legislativa já constituiu a Comissão Especial, proposta pelo deputado Caíto Quintana, do PMDB, para levantar o número de entidades de utilidade pública do Paraná.//Fazem parte da comissão, além de Caíto, os deputados Antonio Anibelli Neto, do PMDB, Cantora Mara Lima, do PSDB, Pedro Lupion, do Democratas, Tadeu Veneri, do PT, André Bueno, do PDT e Tercílio Turini, do bloco PPS/PMN.//O objetivo da Comissão, segundo explicou Caíto Quintana, é descobrir quais são as instituições que realmente trabalham em favor da população e se prestam contas dos recursos que recebem do Estado.//Caíto sugere que, após o levantamento, seja elaborada uma lei que revogue os benefícios concedidos às instituições que apresentarem irregularidades.//
Ver mais detalhesMembros do MP sugerem ações administrativas para resolução de conflitos envolvendo pedágios
A CPI dos Pedágios da Assembleia Legislativa ouviu o procurador da República, Diogo Castor de Mattos, durante reunião realizada na manhã desta terça-feira.//Uma das sugestões do procurador foi diminuir a discussão judicial e buscar alternativas administrativas para resolver os impasses envolvendo o pedágio.//Outra sugestão foi a de transferir a fiscalização do DER, que é estadual, para o DNIT e à Agência Nacional de Transportes Terrestres.//SONORA MATTOSA promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Márcia Cecília Delise Rosa Pereira, também falou aos parlamentares.//Ela ressaltou que até 2012 existiam 178 ações judiciais envolvendo o pedágio.//SONORA MÁRCIADurante a sessão, os deputados aprovaram o convite ao procurador geral do Estado, Júlio César Zem Cardoso e a um representante do DNIT.//O pedido de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico das concessionárias foi adiado por quatro sessões para apreciação pelos membros da Comissão.//
Ver mais detalhesAudiência debate a responsabilidade técnica sobre empresas de agrotóxicos
A Assembleia Legislativa discutiu na manhã desta terça-feira, em audiência pública, a responsabilidade técnica sobre a armazenagem de agrotóxicos.//Um dos itens debatidos foi sobre a qualificação profissional mínima para o responsável técnico, conforme explica o deputado Rasca Rodrigues, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e responsável pelo debate.//SONORA RASCAFoi discutida também a fiscalização sobre as condições de armazenagem desses produtos.//Rasca citou depoimento feito durante a audiência pública de que as condições de segurança não são cumpridas.//SONORA RASCA 2A audiência contou com a presença de representantes dos diversos setores ligados ao tema, como a Câmara Técnica de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, do Ministério Público estadual, da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas, do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.//
Ver mais detalhesAudiência pública nesta quarta-feira (28) debaterá situação da telefonia rural móvel
A Assembleia Legislativa promoverá nesta quarta-feira uma audiência pública para debater a situação da telefonia rural móvel.//O evento contará com a participação de representantes do governo federal, da Anatel e da operadora TIM.//O evento acontece atendendo proposição do deputado Professor Lemos, do PT.//
Ver mais detalhesProjeto que amplia presença de dentistas em hospitais é aprovado em primeira discussão
O projeto da deputada Luciana Rafagnin, do PT, sobre a presença dentistas nos Hospitais, foi aprovado em primeira discussão, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa.//A proposição altera lei estadual já existente que trata do assunto.//Segundo a deputada, o objetivo é levar os serviços odontológicos, hoje restritos às UTIs, a todas as áreas do ambiente hospitalar.//SONORA LUCIANAA proposta tem pelo menos mais duas votações antes de ser enviada para sanção ou veto do Executivo.//
Ver mais detalhesAssembleia aprova o relatório final da CPI da Telefonia Móvel
Os deputados aprovaram nesta segunda-feira, o relatório final da CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa.//A Comissão investigou a baixa qualidade do serviço e as sucessivas quedas de sinal das empresas que operam a telefonia móvel no Paraná.//O presidente da Comissão, deputado Leonaldo Paranhos, do PSC, falou sobre algumas das causas das falhas no sistema e sobre algumas exigências definidas no relatório.//SONORA PARANHOSO relatório foi aprovado com 37 votos favoráveis e nenhum contrário.//Além de Paranhos, integraram a CPI os deputados Nereu Moura, do PMDB; Professor Lemos, do PT; Gilberto Martin, do PMDB; Bernardo Carli, do PSDB, Luiz Carlos Martins, do PSD e Roberto Aciolli, do PV.//
Ver mais detalhesRoberto Aciolli apresenta projeto para coibir uso de drogas e energéticos por adolescentes
O deputado Roberto Aciolli, do PV, apresentou nesta segunda-feira, um projeto de lei para diminuir o consumo de bebidas, drogas e energéticos por adolescentes, no Paraná.//O projeto determina que hospitais, clínicas e postos de saúde comuniquem os pais ou o Conselho Tutelar sempre que atenderem crianças e adolescentes sob efeito dessas substâncias.//A proposta prevê advertência e multa para os estabelecimentos de saúde que não cumprirem a norma.//A receita proveniente das multas será repassada ao Fundo Estadual de Saúde do Paraná.//Em relação aos energéticos, Aciolli disse que pouco se sabe sobre os efeitos dessa bebida quando ingerida por crianças e adolescentes e citou estudos mostram efeitos nocivos para a saúde.//O projeto foi protocolado nesta segunda-feira e deverá ser analisado, nas próximas semanas, pelas comissões técnicas da Assembleia Legislativa, antes de ser levado à votação em plenário.//
Ver mais detalhesPresidente da Federação das APAEs faz pronunciamento em Plenário na quarta-feira (28)
A presidente da Federação das APAEs do Paraná, Neuza Soares de Sá, faz um pronunciamento na próxima quarta-feira, na Assembleia Legislativa.//Ela falará sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto e sobre os avanços conquistados pelo segmento e suas reivindicações.//A participação acontece durante o Grande Expediente da sessão que inicia as 14h30.//Neuza de Sá fala a convite do deputado Professor Lemos, do PT.//
Ver mais detalhesAudiência pública discute déficit de atenção e hiperatividade com profissionais de saúde e educação
Uma audiência pública proposta pelo deputado Gilberto Martin, do PMDB, discutiu, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, como descobrir e como tratar crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH.//Na semana passada foi aprovado em Plenário o projeto de autoria de Martin, criando a semana de conscientização e informação sobre o TDAH.//Segundo Gilberto Martin, a identificação precoce do problema traz facilidades para o tratamento e para toda a vida do paciente.//SONORA MARTINNa avaliação do neuropediatra Sérgio Antônio Antoniuk, do Hospital das Clínicas, de Curitiba, a discussão é importante, especialmente para se colocar o tema no cotidiano das escolas e da família.//SONORA ANTONIUKO evento teve a participação de médicos, psicólogos, pedagogos e membros do poder público.//
Ver mais detalhesAudiência nesta segunda-feira (26) debaterá o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
A Assembleia Legislativa promoverá nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, em seu Plenarinho, audiência pública para debater o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.//O TDAH aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida, com sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.//O encontro acontece por proposição do deputado Gilberto Martin, do PMDB.//Segundo o deputado, que também é médico, pesquisas indicam que o transtorno atinge de 3 a 5% das crianças.//Martin defende a importância de repassar informações sobre o assunto à população para a identificação precoce dos problemas associados ao transtorno e as melhores formas de tratamento.//
Ver mais detalhes