RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Defesa da mulher é principal bandeira da maior bancada feminina que o Legislativo já teve
Cristina Silvestri (PPS), Maria Victória (PP), Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSD) e Luciana Rafagnin (PT). Elas são apenas cinco entre os 54 deputados desta legislatura na Assembleia Legislativa do Paraná. Mas, acredite, Esta é a maior bancada feminina que o Parlamento Estadual já teve., desde que Rosy de Macedo Pinheiro Lima, há mais de meio século assumiu pela primeira vez uma cadeira como deputada estadual no Paraná. Em comum, a bancada feminina tem a bandeira de defender os direitos das mulheres. Mabel, a mais jovem, é a também a primeira da região dos campos Gerais na casa e diz que já chega cheia de responsabilidades.(sonora) Maria Victória é autora da da Lei Estadual de 2015 que instituiu a “Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas” e também uma das apoiadoras da cartilha “Escola Livre de Violência Contra as Mulheres”, publicação da Secretaria Estadual da Educação e lembra a importância do auxílio de todos os parlamentares nessa luta.(sonora) Cristina Silvestre elaborou a lei que obriga a implementação de um alerta de emergência em centrais de segurança do Paraná para mulheres ameaçadas pela violência doméstica e familiar, chamado de “Botão do Pânico”, mais um recurso para as mulheres que já se sentem ameaçadas pelos maridos, namorados e companheiros violentos e estão sob medida protetiva da Justiça, como explica a parlamentar.(sonora)Luciana Rafagnin, que já esteve por aqui em outras legislaturas, volta à Assembleia com muitas bandeiras, mas a causa feminina continua primordial.(sonora)A presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima é autora de projetos como o Outubro Rosa, mês de prevenção às principais doenças que atingem e matam mulheres, como o câncer de mama e de útero. Para ela, mais projetos de lei em benefício delas podem surgir quando as bancadas femininas aumentarem em todas as esferas políticas.(sonora)E por falar em aumento da participação delas no meio político, na nova legislatura, na Câmara Federal, 15% das cadeiras estão ocupadas por mulheres, em vez dos 10% da anterior. São 77 mulheres contra 51 deputadas no mandato passado. Entre as eleitas, 43 ocupam o cargo de deputada federal pela primeira vez. No Senado, a bancada de mulheres está menor do que a anterior. Foram eleitas sete senadoras. Com isso, a bancada feminina foi reduzida de 13 para 12 senadorasCom esses números, o Brasil continua bem abaixo da média na América Latina. Nos países latino-americanos e do Caribe, a média do número de mulheres parlamentares nas Câmaras de Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%. Ano após ano, o presidente da Assembleia paranaense, deputado Ademar Traiano (PSDB) faz questão de homenagear e reconhecer a importância da presença feminina dentro e fora da Casa de Leis.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesSaúde, educação e juventude são áreas onde Boca Aberta Júnior quer se concentrar
Ouça entrevista com este jovem deputado do Norte do Paraná, que chega pela primeira vez a um cargo público.
Ver mais detalhes"Diminuição de gastos e transparência devem nortear Governo", analisa Bakri, após audiência
Ouça a entrevista com o líder do Governo Ratinho Júnior na Alep, o deputado Hussein Bakri.
Ver mais detalhesConfira entrevista coletiva do secretário da Fazenda, após prestação de contas na Alep
O secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior, esteve, na manhã desta quarta-feira (27), em uma audiência pública na Assembleia Legislativa, para apresentar aos deputados os dados relferentes as metas fiscais do 3º quadrimestre de 2018. Ouça.
Ver mais detalhesDireito do consumidor esteve entre os temas de parlamentares na Tribuna da Alep
Diversos parlamentares usaram a Tribuna durante a sessão Plenária desta terça-feira (26). Entre eles, Arilson Chiorato (PT), que criticou a determinação do MEC (já revogada), de tornar obrigatória nas escolas a execução do hino nacional com direito a imagens, que deveriam ser enviadas ao Ministério da Educação. Michele Caputo (PSDB) detalhou pedidos para melhorias nas condições do hospital de Toledo e aproveitou para explicar um projeto de lei já protocolado na Casa que pretende regulamentar o ensino à distância na área da saúde, com multas mais pesadas para as empresas infratoras.(sonora)O deputado Márcio Pacheco (PDT) comemorou a vitória do time do Toledo sobre o Coritiba, no último domingo, onde a equipe conquistou o primeiro turno do campeonato paranaense de futebol. Já o deputado Alexandre Amaro (PRB), criticou empresas de telefonia listando as campeãs em reclamações e já avisou: quer que as operadoras sejam punidas com rigor. Para isso, vai levar a questão à Comissão de Defesa do Consumidor, da qual é membro titular.(sonora)O deputado Professor lemos (PT) leu na Tribuna um documento emitido pela Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEB), criticando a proposta de Reforma da previdência do Governo Federal.
Ver mais detalhes"Sou um velho jovem", diz presidente da Comissão dos Direitos da Juventude
Deputado Galo (PODE) é o presidente da Comissão e diz que Assembleia vai atuar em conjunto com as demandas dos jovens. Ele declarou que é um "velho jovem" para referendar essa parceria. Ouça.
Ver mais detalhesTurismo e produção sustentável são os temas de projetos aprovados nesta segunda-feira (25)
Projetos de lei com objetivo de incentivar festas regionais e também o turismo no estado foram aprovados na sessão desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná. Em primeiro turno, passou, com 51 votos favoráveis, a proposta do deputado Anibelli Neto (MDB), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa da Melancia, para acontecer anualmente na primeira semana de fevereiro no município de Paula Freitas, no Sul do estado. A festividade tem como objetivo divulgar a importância de cultivar a fruta no município, e ainda valorizar os produtores. Este ano foi realizada a 28ª edição da festa, que contou com a presença de toda a população de Paula Freitas e dos munícipios da região. Do deputado Nelson Luersen (PDT), foi aprovada, em segunda votação, com 51 votos, a proposta que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Feira do Melado, que acontece a cada dois anos, no mês de agosto, no município de Capanema, Sudoeste do Paraná. Organizada pela Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial e Sociedade Rural de Capanema, a Feira do Melado recebeu, em sua última edição, ano passado, mais de 50 mil pessoas e contou com 200 expositores da agroindústria e do comércio. Também em segundo turno, os deputados aprovaram com 48 votos o projeto do deputado licenciado Guto Silva (PSD), instituindo a Rota do Mel da região turística do município de Arapoti. De acordo com a proposta, a região vem se fortalecendo como uma das grandes produtoras de mel do estado, com cerca de 30 mil colmeias distribuídas no município e uma produção anual que chega a uma tonelada. Em 2018, os produtores fundaram a Cooperativa dos Produtores de Mel de Arapoti que já conta com 120 famílias cadastradas. Em terceira discussão, foi votado o substitutivo ao projeto do deputado Professor Lemos (PT), que institui a Semana Estadual de Agroecologia, com o objetivo de desenvolver campanhas informativas à população sobre o tema, principalmente sobre biodiversidade na produção orgânica e uso, manejo e conservação da terra.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesSubtenente Éverton pretende atuar na educação como forma de prevenção à violência
Ouça a entrevista de apresentação do parlamentar, que é do PSL.
Ver mais detalhesOuça o presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos
O presidente é Michele Caputo Neto (PSDB).Ouça a entrevista do parlamentar.
Ver mais detalhesAlexandre Amaro pretende defender a família com propostas na Alep
Ouça a entrevista com o parlamentar, que está no primeiro mandato.
Ver mais detalhesAssessor parlamentar diz que curso será fundamental para o trabalho na Alep
Jurandir Valmir Camargo estácomeçando agora o trabalho como assessor parlamentar do deputado Michele Caputo Neto. Para ele, o curso de Redação Oficial foi esclarecedor.Ouça.
Ver mais detalhesFuncionária da Secretaria de Governo de Almirante Tamandaré elogia curso da Alep
Pâmela Matos, que é responsável pelos projetos de lei da prefeitura de Almirante Tamandaré, participou do módulo sobre "Redação Oficial" do curso de Gestão Parlamentar, na manhã desta quarta-feira (20) e esclareceu muitas dúvidas.Ouça a entrevista.
Ver mais detalhes"Redação Oficial" é tema de módulo do curso de Gestão Parlamentar
A palestrante, Taís Serafim Souza Costa, da Diretoria de Assistência ao Plenário, deu exemplos práticos de como elaborar uma lei do ponto de vista da escrita. A palestra faz parte do curso de Gestão Parlamentar, da Escola do Legislativo e é direcionada a assessores parlamentares. Ouça a entrevista da palestrante.
Ver mais detalhesHussein Bakri usa Tribuna para garantir abertura do diálogo com servidores
Depois de ouvir os pronunciamentos dos deputados Soldado Fruet (PROS) e Professor Lemos (PT), o líder do Governo na Assembleia Legislativa foi à Tribuna para garantir que o Governo pretende manter o diálogo com servidores da educação para fazer cumprir a lei no que se refere à hora-atividade. Ouça.
Ver mais detalhesPresidente Traiano explica como deve ocorrer a instalação das Comissões Permanentes
Ele conversou com os jornalistas antes de começar a sessão desta terça-feira (19).Ouça.
Ver mais detalhesDiretor da Escola do Legislativo avalia resultados do curso de Gestão Parlamentar
O curso de Gestão Parlamentar, promovido pela Escola do Legislativo, tem o objetivo de atualizar, atuar na capacitação e na qualificação dos servidores. E sanar as principais dúvidas que eles possam ter sobre o funcionamento aqui da Casa de Leis. Entre os temas que estão sendo discutidos, estão a tramitação dos projetos de lei, as votações, regimento interno e a cobertura jornalística. Caso da palestra desta manhã. Novas ferramentas de tecnologia da informação foram anunciadas para integrar ainda mais a divulgação das atividades parlamentares, ao longo da explanação da diretrora de Comunicação, Kátia Chagas. , Ouça a entrevista de Dylliardi Alessi sobre alguns dos resultados obtidos até agora.
Ver mais detalhesDiretora de Comunicação orienta assessores de imprensa sobre trabalho na Alep
Ouça entrevista de Kátia Chagas após a palestra sobre "Comunicação Institucional". Ela ficou satisfeita com o interesse dos assessores de imrprensa dos parlamentares, tanto os dos novos como os dos que foram reeleitos. Ouça!
Ver mais detalhesLíder do Governo destaca resultados de reuniões com senadores e líderes de bancadas
Deputado Hussein Bakri usou a Tribuna ana tarde desta segunda-feira (18) para anunciar resultados das reuniões que acontecem entre Governo com senadores e deputados estaduais de todos os partidos. Ouça.
Ver mais detalhesDefesa da mulher e dos agricultores familiares estão entre bandeiras de Luciana Rafagnin
Ouça a entrevista da deputada do PT, que volta à Casa para mais um mandato.
Ver mais detalhesCCJ deve intermediar audiências públicas para debater projetos do Governo
A primeira audiência pública acontece já na semana que vem e vai debater a PEC que pretende extinguir aposentadoria de ex-governadores. Ouça a entrevista de Fernando Francischini (PSL), presidente da CCJ.
Ver mais detalhes