RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

08/03/2019 10:51

Defesa da mulher é principal bandeira da maior bancada feminina que o Legislativo já teve

  Cristina Silvestri (PPS), Maria Victória (PP), Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSD) e Luciana Rafagnin (PT). Elas são  apenas cinco entre os 54  deputados desta legislatura na Assembleia Legislativa do Paraná. Mas, acredite, Esta é a maior bancada feminina que o Parlamento Estadual já teve., desde que Rosy de Macedo Pinheiro Lima, há mais de meio século  assumiu pela  primeira vez uma cadeira como deputada estadual no Paraná. Em comum, a bancada feminina  tem a bandeira de defender os direitos das mulheres.  Mabel, a mais jovem, é a também a primeira da região dos campos Gerais na casa e diz que  já chega cheia de responsabilidades.(sonora) Maria Victória é autora da da Lei Estadual  de 2015 que instituiu a “Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas” e também  uma das  apoiadoras da cartilha “Escola Livre de Violência Contra as Mulheres”, publicação da Secretaria Estadual da Educação e lembra a importância do  auxílio de todos os parlamentares  nessa luta.(sonora) Cristina Silvestre elaborou a lei que   obriga a implementação de um alerta de emergência em centrais de segurança do Paraná para mulheres ameaçadas pela violência doméstica e familiar, chamado de “Botão do Pânico”,  mais um recurso para as mulheres que já se sentem ameaçadas pelos maridos, namorados e companheiros violentos e estão sob medida protetiva da Justiça, como explica a parlamentar.(sonora)Luciana Rafagnin, que já esteve por aqui em outras legislaturas, volta à Assembleia com muitas bandeiras, mas a causa feminina continua primordial.(sonora)A presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima é autora de projetos como o Outubro Rosa, mês  de prevenção às principais doenças que atingem e matam mulheres, como o câncer de mama e de útero. Para ela,   mais  projetos de lei em benefício delas podem surgir  quando as bancadas femininas aumentarem em todas as esferas políticas.(sonora)E por falar em aumento da participação delas no meio político, na nova legislatura, na Câmara Federal,  15% das cadeiras estão ocupadas por mulheres, em vez dos 10% da anterior. São  77 mulheres  contra  51 deputadas no mandato passado. Entre as eleitas, 43 ocupam  o cargo de deputada federal pela primeira vez. No Senado,  a bancada de mulheres  está  menor do que a anterior.  Foram  eleitas sete senadoras. Com isso, a bancada feminina foi reduzida de 13 para 12 senadorasCom esses números,  o Brasil continua bem abaixo da média na América Latina. Nos países latino-americanos e do Caribe, a média do número de mulheres parlamentares nas Câmaras de Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%.  Ano após ano, o presidente da Assembleia paranaense, deputado  Ademar Traiano (PSDB)  faz questão de homenagear e reconhecer a  importância da presença feminina  dentro e fora da Casa de Leis.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.  

Ver mais detalhes
01/03/2019 09:47

Saúde, educação e juventude são áreas onde Boca Aberta Júnior quer se concentrar

Ouça entrevista com este jovem deputado do Norte do Paraná, que chega pela  primeira vez a um cargo público. 

Ver mais detalhes
27/02/2019 14:39

"Diminuição de gastos e transparência devem nortear Governo", analisa Bakri, após audiência

Ouça a entrevista com o líder do Governo Ratinho Júnior na Alep, o deputado Hussein Bakri.

Ver mais detalhes
27/02/2019 13:58

Confira entrevista coletiva do secretário da Fazenda, após prestação de contas na Alep

O secretário estadual da Fazenda,  Renê Garcia Junior, esteve, na manhã desta quarta-feira (27),  em uma audiência pública na Assembleia  Legislativa, para apresentar aos deputados os dados relferentes as  metas fiscais do 3º quadrimestre de 2018. Ouça. 

Ver mais detalhes
26/02/2019 17:42

Direito do consumidor esteve entre os temas de parlamentares na Tribuna da Alep

 Diversos parlamentares usaram a Tribuna  durante a sessão Plenária desta terça-feira (26). Entre eles,  Arilson Chiorato (PT), que  criticou  a determinação do MEC (já revogada), de tornar obrigatória nas escolas a execução do hino nacional com direito a imagens,  que deveriam ser enviadas ao Ministério da Educação. Michele Caputo (PSDB) detalhou pedidos para melhorias nas condições do hospital de Toledo e aproveitou para explicar um projeto de lei já protocolado na Casa que pretende  regulamentar o ensino à distância na área da saúde, com  multas mais pesadas para as  empresas infratoras.(sonora)O deputado Márcio Pacheco (PDT) comemorou a vitória do time do Toledo sobre o Coritiba, no último domingo, onde a equipe conquistou o primeiro turno do campeonato paranaense de futebol. Já o deputado Alexandre Amaro (PRB), criticou empresas de telefonia listando as campeãs em reclamações  e já avisou:  quer que as operadoras sejam punidas com rigor. Para isso, vai levar a questão à Comissão de Defesa do Consumidor,  da qual é membro titular.(sonora)O deputado Professor lemos (PT) leu na Tribuna um documento  emitido pela  Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEB),  criticando a proposta de Reforma da previdência do Governo Federal.

Ver mais detalhes
26/02/2019 10:01

"Sou um velho jovem", diz presidente da Comissão dos Direitos da Juventude

Deputado Galo (PODE) é o presidente da Comissão e diz que Assembleia vai atuar em conjunto com as demandas dos jovens. Ele declarou que é um "velho jovem"  para referendar essa parceria. Ouça.  

Ver mais detalhes
25/02/2019 16:47

Turismo e produção sustentável são os temas de projetos aprovados nesta segunda-feira (25)

 Projetos de lei com objetivo de  incentivar festas regionais e também o turismo no estado foram aprovados  na  sessão desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná.  Em primeiro turno,  passou, com 51 votos favoráveis,  a proposta do deputado Anibelli Neto (MDB), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa da Melancia, para  acontecer anualmente na primeira semana de fevereiro no município de Paula Freitas, no Sul do estado. A festividade tem como objetivo divulgar a importância de cultivar a fruta no município, e ainda  valorizar os produtores. Este ano foi realizada a 28ª edição da festa, que contou com a presença de toda a população de Paula Freitas e dos munícipios da região. Do deputado Nelson Luersen (PDT), foi aprovada,  em segunda votação, com 51 votos,  a proposta  que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Feira do Melado, que acontece a  cada dois anos, no mês de agosto, no município de Capanema, Sudoeste do Paraná.  Organizada pela Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial e Sociedade Rural de Capanema, a Feira do Melado recebeu,  em sua última edição, ano passado, mais de 50 mil pessoas e contou com 200 expositores da agroindústria e do comércio.   Também em segundo turno, os deputados aprovaram com 48 votos o projeto do deputado licenciado Guto Silva (PSD), instituindo a Rota do Mel da região turística do município de Arapoti. De acordo com a proposta,  a região vem se fortalecendo como uma das grandes produtoras de mel do estado, com cerca de 30 mil colmeias distribuídas no município e uma produção anual que chega a uma tonelada. Em 2018, os produtores fundaram a Cooperativa dos Produtores de Mel de Arapoti que já conta com 120 famílias cadastradas.  Em terceira discussão, foi votado o substitutivo ao projeto do deputado Professor Lemos (PT), que institui a Semana Estadual de Agroecologia, com o objetivo de desenvolver campanhas informativas à população sobre o tema, principalmente sobre  biodiversidade na produção orgânica e uso, manejo e conservação da terra.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
25/02/2019 14:35

Subtenente Éverton pretende atuar na educação como forma de prevenção à violência

Ouça a entrevista de apresentação do parlamentar, que é do PSL.

Ver mais detalhes
25/02/2019 14:19

Ouça o presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos

O presidente é Michele Caputo Neto (PSDB).Ouça a entrevista do parlamentar. 

Ver mais detalhes
21/02/2019 11:19

Alexandre Amaro pretende defender a família com propostas na Alep

Ouça a entrevista com o parlamentar, que está no primeiro mandato.

Ver mais detalhes
20/02/2019 11:37

Assessor parlamentar diz que curso será fundamental para o trabalho na Alep

Jurandir Valmir Camargo estácomeçando agora o trabalho como assessor parlamentar do deputado Michele Caputo Neto. Para ele, o curso de Redação Oficial foi esclarecedor.Ouça. 

Ver mais detalhes
20/02/2019 11:34

Funcionária da Secretaria de Governo de Almirante Tamandaré elogia curso da Alep

Pâmela Matos, que é responsável pelos projetos de lei da prefeitura de Almirante Tamandaré, participou do módulo sobre "Redação Oficial" do curso de Gestão Parlamentar,  na manhã desta quarta-feira (20) e esclareceu muitas dúvidas.Ouça a entrevista. 

Ver mais detalhes
20/02/2019 11:28

"Redação Oficial" é tema de módulo do curso de Gestão Parlamentar

A palestrante, Taís Serafim Souza Costa, da Diretoria de Assistência ao Plenário,  deu exemplos práticos de como elaborar uma lei do ponto de vista da escrita. A palestra  faz parte do curso de Gestão Parlamentar, da Escola do Legislativo e é direcionada a assessores parlamentares. Ouça a entrevista da palestrante.

Ver mais detalhes
19/02/2019 17:07

Hussein Bakri usa Tribuna para garantir abertura do diálogo com servidores

Depois de ouvir os pronunciamentos dos deputados Soldado Fruet (PROS) e Professor Lemos (PT), o  líder do Governo na Assembleia Legislativa  foi à Tribuna para  garantir  que o Governo pretende manter  o diálogo com servidores da educação para  fazer cumprir  a lei  no que se refere à hora-atividade. Ouça. 

Ver mais detalhes
19/02/2019 16:27

Presidente Traiano explica como deve ocorrer a instalação das Comissões Permanentes

Ele conversou com os jornalistas antes de começar a sessão desta terça-feira (19).Ouça. 

Ver mais detalhes
19/02/2019 15:22

Diretor da Escola do Legislativo avalia resultados do curso de Gestão Parlamentar

O curso de Gestão Parlamentar,  promovido pela Escola do Legislativo, tem o   objetivo de  atualizar, atuar na  capacitação e na qualificação dos servidores.  E sanar as principais dúvidas que eles possam ter sobre o funcionamento aqui da Casa de Leis. Entre os temas que estão sendo discutidos, estão  a tramitação dos projetos de lei, as votações, regimento interno e  a cobertura jornalística. Caso da palestra desta manhã. Novas ferramentas de tecnologia da informação foram anunciadas para integrar ainda mais a divulgação das atividades parlamentares, ao longo da explanação da diretrora de Comunicação, Kátia Chagas. , Ouça a entrevista de Dylliardi Alessi sobre alguns dos resultados obtidos até agora. 

Ver mais detalhes
19/02/2019 15:17

Diretora de Comunicação orienta assessores de imprensa sobre trabalho na Alep

Ouça entrevista de Kátia Chagas após a palestra sobre "Comunicação Institucional". Ela ficou satisfeita com o interesse dos assessores de imrprensa dos parlamentares, tanto os dos novos como os dos que foram reeleitos. Ouça!

Ver mais detalhes
18/02/2019 16:37

Líder do Governo destaca resultados de reuniões com senadores e líderes de bancadas

Deputado Hussein Bakri usou a Tribuna ana tarde desta segunda-feira (18) para anunciar resultados das reuniões que acontecem entre Governo com senadores e deputados estaduais de todos os partidos. Ouça. 

Ver mais detalhes
18/02/2019 14:56

Defesa da mulher e dos agricultores familiares estão entre bandeiras de Luciana Rafagnin

Ouça a entrevista da deputada do PT, que volta à Casa para mais um mandato.

Ver mais detalhes
18/02/2019 14:52

CCJ deve intermediar audiências públicas para debater projetos do Governo

A primeira audiência pública acontece já na semana que vem e vai debater a PEC que pretende extinguir aposentadoria de ex-governadores. Ouça a entrevista de Fernando Francischini (PSL), presidente da CCJ. 

Ver mais detalhes
Mostrando 1301 a 1320 de 6226 podcasts