RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

01/04/2019 18:16

Projetos do Governo em regime de urgência marcam votações nesta segunda-feira (1º)

Duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, aconteceram nesta segunda-feira (1º) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo era votar propostas do Governo em regime de urgência. Duas delas passaram em segundo turno com dispensa de redação final. Agora seguem para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Uma das propostas autoriza que a Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral possa gerir recursos de R$ 4 milhões e 400 mil reais com o objetivo de incentivar a competitividade e atrair investimentos para o Paraná e a outra proposta introduz mudanças no Fundo de Equalização do Microcrédito (FEM), alterando a legislação. A finalidade é flexibilizar as regras na liberação de microcrédito. Outro projeto do Governo foi aprovado em primeira votação, mas durante a sessão extraordinária recebeu emenda retornou à Comissão de Constituição e Justiça. Ele prevê a reestruturação da carreira de agente fiscal da Coordenação da Receita Estadual. Entre os principais pontos da proposta, estão novas regras para as promoções nas diretorias dentro da pasta. Para alcançar postos mais altos, os servidores deverão passar por outras funções de chefia antes.  Com relação ao veto a um projeto do deputado Tião Medeiros (PTB), que foi mantido durante a votação, e que prevê mudanças no projeto que criou o Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) visando  garantir uma melhor aplicação de recursos do Fundo  em projetos e programas relativos a educação ambiental, proteção de recursos hídricos, conservação da biodiversidade, recuperação do ambiente e ações similares, o  líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) diz que  se comprometeu  com o deputado em  encontrar uma solução para a proposta.(sonora)Bakri também aproveitou para fazer um balanço da liderança do Governo na Casa, que completa três meses. Para o parlamentar, a base de apoio é sólida e tem feito a diferença nos resultados até agora.(sonora)Também passaram em redação final, uma proposta da deputada Maria Victória (PP), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia da Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis e o projeto dos deputados Tercilio Turini (PPS), Cobra Repórter (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tiago Amaral (PSB), que concede o título de utilidade pública à Sociedade Rural do Paraná, de Londrina. Em terceira votação, passou o projeto que prevê o uso de lâmpadas com tecnologia com mais eficácia energética e luminosa nos projetos de obras e nos serviços de engenharia executados por órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta. De acordo com o texto, do deputado Paulo Litro (PSDB), esse tipo de iluminação gera menos impactos ambientais e melhores índices de consumo energético.

Ver mais detalhes
27/03/2019 19:21

Profissionais do Paraná que atuaram em Brumadinho são homenageados

Em um momento de profunda dor e tristeza, a união e a solidariedade de todos fizeram com que o povo de Brumadinho, em Minas Gerais, pudesse se reerguer e recomeçar. Do Paraná, 28 profissionais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Defesa Civil se juntaram às equipes de resgate e investigação do rompimento da barragem da Mina do Feijão. A bravura desses homens e mulheres que compartilharam seus conhecimentos profissionais para ajudar ao próximo foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira, dia 27, durante sessão solene proposta pelo deputado Tião Medeiros (PTB).Segundo o deputado, a homenagem é uma forma de demonstrar o orgulho dos paranaenses em poder contar com profissionais tão qualificados e dedicados à missão que receberam.SonoraIntegrante da primeira equipe do Paraná a chegar a Brumadinho, o capitão Daniel Lorenzetto falou da honra de representar o estado, de poder contribuir com o próximo e aprender em meio à tragédia. O capitão destacou ainda o apoio que receberam dos colegas que ficaram e conseguiram manter os trabalhos aqui no Paraná.SonoraPara o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Samuel Prestes, ver seus homens sendo homenageados pelo serviço prestado é um reconhecimento à dedicação dos bombeiros paranaenses de sempre estarem prontos a servir.SonoraParticiparam das operações em Brumadinho uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático e cães farejadores do Corpo de Bombeiros, uma equipe do Batalhão de Operações Aéreas da Policia Militar, que também disponibilizou um helicóptero, uma perita criminal da Polícia Civil, dois capitães e uma geóloga da Defesa Civil.O trabalho desenvolvido em campo foi tão elogiado, que novas equipes devem ser enviadas a Minas Gerais nas próximas semanas para participar do revezamento com as equipes que ainda trabalham nas buscas das 88 pessoas que continuam desaparecidas. A tragédia já resultou em 216 mortes.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
27/03/2019 17:36

Índios pedem ajuda aos deputados contra a municipalização da saúde

Com a proposição do deputado Goura (PDT), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), recebeu nesta quarta-feira, dia 27, representantes indígenas da tribo Guarani, da Aldeia Terra Indígena, no município de Santa Amélia, norte pioneiro.Os índios são contra a municipalização da saúde e a extinção da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, proposta defendida pelo Governo Federal. Esta é a Semana de Mobilização Nacional pela causa que conta com a participação de mais de 15 mil índios do Paraná. Eloy Jacintho, líder da tribo e representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – região sul, falou da importância da Sesai para a comunidade indígena.Sonora Eloy Jacintho - 2’46 a 3’11Ele disse também que espera que os deputados do Paraná possam garantir o fortalecimento da Sesai até que os índios sejam ouvidos, já que a Secretaria Especial foi criada especialmente para atender aos indígenas.Sonora Eloy Jacintho – 3’55 a 4’21 O deputado Goura apresentou na Assembleia uma Moção de Repúdio ao projeto do Governo Federal de municipalização da saúde e à abordagem que a União tem adotado na reformulação das políticas que afetam estas populações.Sonora Goura – 21’24 a 55’75Goura falou também que a gestão da saúde pública tem muitos problemas, mas a questão indígena tem várias especificidades que devem ser respeitadas.Sonora Goura - 2’09 a 2’45

Ver mais detalhes
27/03/2019 16:48

Deputados e vereadores cobram Sanepar para acabar com a tarifa mínima da água

O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ficou lotado de vereadores vindos de todas as regiões do estado, na manhã desta quarta-feira (27), para participar da audiência pública: “Saneamento Básico – Tarifa mínima”. Eles se juntaram aos parlamentares, entre eles, o proponente do debate, Evandro Araújo (PSC) para cobrar providências da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sobre a forma de cobrança da tarifa mínima, em vigor atualmente, como explica Araújo.(Sonora)Desde o ano passado, estabeleceu-se no Paraná uma tarifa mínima da taxa de água, que é de pouco mais de R$ 62 reais, por cinco mil metros cúbicos. Pelo menos dez Câmaras municipais aprovaram projetos de lei contrários à tarifa. A primeira foi a de Maringá. O autor do projeto por lá foi o vereador Alex Chaves (PHS). A legislação está em vigor desde o ano passado. Ele alega que a cobrança é ilegal.(Sonora)O diretor do Procon no município do Noroeste, João Regiani observa que, apesar da medida estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a Sanepar questiona na justiça a sanção da lei.(Sonora)Para o deputado Arilson Chiorato (PT), a cobrança mínima também acaba estimulando o consumo.(Sonora) Os representantes da Sanepar na audiência, o diretor financeiro e de relações com investidores, Abel Demétrio, a gerente de regulação Leura Conte de Oliveira e o gerente jurídico geral, Marcus Cavassin, defenderam as alterações na distribuição e lembraram que ela fez parte da revisão tarifária de 2017 estabelecida pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná), que desde 2016 é responsável pela regulação do saneamento no estado. Segundo Cavassin, foi a Agência que fixou a tarifa mínima e a distribuição aos 355 municípios atendidos pela Sanepar, diminuindo o mínimo gasto, de 10 mil para 5 mil metros cúbicos, após um amplo debate com a comunidade.   (Sonora)O vereador de Londrina, Tio Douglas (PTB) acha injusto com a população, principalmente a de renda mais baixa, que se pague mais por menos serviço de distribuição.(Sonora)A gerente de regulação da Sanepar, Leura Conte, explicou que a população mais pobre, ou 184 mil famílias paranaenses, são atendidas com uma outra tarifa: a social, que é de 13 reais para cinco mil metros cúbicos por mês.  E adiantou que está em estudo para a próxima revisão tarifária, que será em 2021, uma forma de fazer com que cada consumidor pague apenas pela quantidade de água que utiliza, sem precisar arcar com o serviço, que inclui o tratamento de esgoto, o que encarece a tarifa.Para Evandro Araújo, o debate serviu para que os parlamentares iniciem um diálogo com o Poder Executivo para tentar reverter ou melhorar o quadro. O grupo, que conta ainda com o apoio de deputados como Luiz Fernando Guerra (PSL), Soldado Fruet (PROS), Jonas Guimarães (PSB), Tadeu Veneri (PT) e Marcio Pacheco (PDT), pretende encaminhar ao Governo e à Agepar, os principais questionamentos levantados durante a audiência pública.

Ver mais detalhes
26/03/2019 17:51

Parceria com o setor produtivo é prioridade da Comissão de Indústria e Comércio

Representantes do Sistema Ocepar, que reúne cooperativas no estado, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Federação das Associações Comerciais (FACIAP), e da Associação Comercial (ACP) participaram da primeira reunião do ano da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (26). O presidente do grupo, deputado Paulo Litro (PSDB), diz que o objetivo é aproximar o setor produtivo do Poder Legislativo e também do Executivo.(Sonora)Os deputados Emerson Bacil (PSL), Alexandre Amaro (PRB) e Jonas Guimarães (PSB) também participaram da reunião. Eles aprovaram o parecer favorável de Jonas a uma emenda substitutiva da Comissão de Defesa do Consumidor ao projeto do deputado Requião Filho (MDB), que obriga os supermercados a fazerem uma higienização prévia de carrinhos e embalagens para proteger a saúde do consumidor. Paulo Litro anunciou um cronograma de trabalho da Comissão ao longo do ano, que inclui reuniões com representantes do G7 e audiências públicas com a população em torno dos temas da indústria, comércio, emprego e renda.Litro adianta que a primeira dessas audiências será sobre o projeto de dois integrantes da Comissão: Paulo Litro e Jonas Guimarães, que proíbe o uso de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais do Paraná.(Sonora)

Ver mais detalhes
26/03/2019 17:21

Traiano apresenta projeto que torna obrigatório detector de metal nas escolas

A violência ultrapassou os muros das escolas e o registro crescente de casos de ataques armados contra alunos e professores tem assustado toda a sociedade. Pensando em medidas para garantir a segurança dos estudantes paranaenses no ambiente escolar, o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, apesentou projeto de lei que torna obrigatória a instalação de detectores de metais nos estabelecimentos de ensino do Paraná.Pela proposta, o acesso de qualquer pessoa aos estabelecimentos de ensino será condicionado à passagem pelo detector de metais. Caso o equipamento indique a presença de qualquer item de metal, a pessoa deverá submeter seus pertences à verificação visual.Segundo Traiano, episódios como os registrados recentemente no País poderiam ter sido evitados caso o controle de acesso à escola fosse mais rigoroso.SonoraO caso mais recente de violência no ambiente escolar, e que reacendeu o debate sobre a segurança nas escolas, foi o ataque registrado na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no estado de São Paulo. Há menos de duas semanas, dois ex-alunos conseguiram entrar no colégio com um revólver calibre 38, um artefato com arco e flecha, um machado e explosivos. Cinco alunos e duas funcionárias da escola morreram. Outros 11 estudantes ficaram feridos.No Paraná, dois adolescentes de 15 anos entraram no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no Oeste do estado, e atacaram colegas de classe. Os jovens estavam com um revólver, uma faca e explosivos feitos artesanalmente. Dois adolescentes ficaram feridos no ataque que aconteceu em setembro de 2018.Na semana passada, um estudante de 15 anos entrou com uma faca no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba. Em Ubiratã, região Oeste do estado, um aluno de 11 anos foi para a escola com uma faca na mochila.Caso aprovada a proposta, as instituições terão prazo de um ano, contatos a partir da publicação da lei, para providenciar toda a estrutura necessária para o cumprimento da norma.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
25/03/2019 17:47

Comissão da Alep prepara audiência pública para debater integração das regiões metropolitanas

Ouvir os exemplos e as demandas dos representantes de todas as oito regiões metropolitanas do estado e, com isso, buscar alternativas para o desenvolvimento e a integração desses municípios é o que pretendem os deputados que integram a Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).Os deputados se reuniram nesta segunda-feira, dia 25, e decidiram pela realização de uma audiência pública, já no mês de abril, para ouvir representantes do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, programa de desenvolvimento produtivo integrado da Região Metropolitana de Curitiba.O presidente da Comissão, deputado Michele Caputo (PSDB), destacou a importância do trabalho integrado das oito regiões metropolitanas que, segundo ele, representam quase 70% da população paranaenses e que o Pró-Metrópole pode ser um exemplo a ser copiado em todo o Paraná.(Sonora)O Pró-Metrópole tem o objetivo de atrair novos investimentos, aumentando as possibilidades de emprego, assegurando a melhor distribuição de renda e a arrecadação municipal, melhorando assim a qualidade de vida da população metropolitana.Entre os participantes deste comitê estão representantes do G7, composto por FIEP, Fecomércio, FAEP, FACIAP entre outras entidades do setor produtivo, além do IPPUC, Prefeitura de Curitiba, COMEC e Sebrae.Também participaram da reunião da Comissão os deputados Galo (PODE), Francisco Bührer (PSD) e Arilson Chiorato (PT).

Ver mais detalhes
25/03/2019 17:33

Traiano abre prazo de três dias para composição da Comissão Especial da PEC

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), abriu na sessão plenária desta segunda-feira, dia 25, o prazo para que os líderes partidários e de blocos façam as indicações dos membros titulares e suplentes que participarão da Comissão Especial que vai analisar a PEC que prevê o fim das aposentadorias para ex-governadores. Os nomes devem ser apresentados ao presidente em, no máximo, três dias.Traiano afirmou que vai solicitar empenho da Comissão para que a PEC possa ser votada o mais rápido possível.SonoraA primeira indicação oficializada é do Bloco PSL/PTB que terá como representante na Comissão o deputado Luiz Fernando Guerra e o deputado Emerson Bacil como suplente. Também terão participação na Comissão Especial os partidos PSC, PSB e PSD e o Bloco PSDB/PV.A Comissão tem a responsabilidade de receber as emendas dos deputados e emitir parecer sobre o mérito da proposta e das emendas. Para ser aprovada em plenário, a proposta de emenda à Constituição precisa receber, no mínimo, 33 votos favoráveis em duas votações com intervalo de cinco sessões entre cada uma.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
25/03/2019 17:13

Comissão anuncia realização de audiência pública para debater o “Escola Sem Partido”

Na primeira reunião do ano da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o presidente, deputado Emerson Bacil (PSL) anunciou que, no dia 15 de abril acontecerá uma audiência pública para debater o projeto “Escola Sem Partido”. O relator da proposta, que é de autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) e do agora deputado federal, Felipe Francischini (PSL), na Comissão é o deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Para Bacil, por ser polêmico, o tema precisa ser amplamente debatido com a sociedade.(sonora)A reunião aconteceu após a sessão plenária desta segunda-feira (25) e participaram, além de Bacil e Guerra, os deputados Evandro Araújo (PSC),  Professor Lemos (PT), e Delegado Jacovós (PR). Emerson Bacil aproveitou para convocar os integrantes do grupo de trabalho para atuar em prol da inovação.(Sonora)

Ver mais detalhes
25/03/2019 16:01

Comissão da Mulher da Assembleia promove amplo debate sobre a violência contra a mulher

Um pedido de informações à Secretaria Estadual da Educação, questionando como está sendo enfatizada a questão da violência contra mulher nos currículos escolares; Uma indicação do Poder Legislativo, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, para que sejam disponibilizados, pela  Secretaria de Segurança, postos do IML dentro das delegacias da mulher: e, no caso das delegacias comuns, que sejam colocados profissionais aptos para atender somente às mulheres e implementação de mais casas de acolhimento à mulher vítima de violência no interior do Paraná.   Esses foram alguns dos encaminhamentos anunciados após a audiência pública ““Violência contra a mulher: conquistas e desafios”, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento faz parte das ações que acontecem durante todo o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa do debate partiu da deputada Cantora Mara Lima (PSC), que preside na Casa a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Segundo a parlamentar, que revelou, no início do debate, que ela própria sofreu violência física do pai, da infância à adolescência, a audiência serviu para que toda a rede que atua nessa questão pudesse participar e apontar caminhos.(Sonora)Relatos de especialistas marcaram o debate e serviram como uma reflexão para as autoridades, afinal, os números da violência contra a mulher não param de crescer no Brasil e no Paraná, que voltou a figurar entre os estados campeões em casos.  Segundo o Instituto Avance, que atua com pesquisas e ações de transparência, uma mulher é morta por hora no Brasil.  80%   dos casos de violência contra a mulher ocorrem a partir de pessoas conhecidas. Um outro levantamento, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que quase 30% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência e 40% desses casos foram dentro de casa. Entre as palestrantes, estavam a psicóloga da Delegacia da Mulher de Curitiba, Rosangela Hass Gomes, Bruna Isabelle Simioni Silva, professora do curso de  Direito do Centro Universitário Internacional Uninter; Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira;  Maria Isabel Corrêa,  coordenadora do Conselho Estadual da Mulher,  Eliana Tavares Paes Lopes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Paraná e Helena de Souza Rocha, presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR. Para ela, é dever das instituições acompanhar e sugerir soluções para o enfrentamento à violência.(sonora)   Elas trataram de temas em torno das políticas públicas que proporcionem autonomia financeira para a mulher agredida. Atendimento humanizado para as vítimas, medidas para a superação da violência sofrida. Explicaram os tipos de agressões, que incluem, além da violência física, a patrimonial e a psicológica. Lembraram que a medida protetiva é eficaz, que a lei Maria da Penha é uma das mais avançadas do mundo e que é preciso atuar na raiz do problema, fortalecendo a rede que atua na prevenção: os Caps e Creas, por exemplo.   Sugeriram amparo para a mulher sair da situação de violência e prioridade a alunos que são de famílias vítimas de violência. Projetos da deputada Cristina Silvestri (PPS), têm sido nessa linha, como ela destaca.(sonora)A audiência contou ainda com a participação dos deputados Soldado Adriano José (PV), Delegado Recalcati (PSD), Delegado Jacovós (PR), Delegado Fernando (PSL), Luciana Rafagnin (PT) e  Mabel Canto (PSC). Para Luciana, é preciso que se implantem mais casas de apoio e delegacias no interior para proteger as mulheres dessa região. Principalmente as negras e as agricultoras, que se calam diante da violência.     Mabel Canto, trouxe números de casos da região dos Campos Gerais, onde, segundo ela, só na Delegacia da Mulher de Ponta Grossa, existem mais de sete mil processos em andamento. Ela diz que é preciso descobrir onde o Estado está falhando.(Sonora)Delegado Fernando, que também é membro da Comissão, afirmou que falta estrutura nas forças de segurança do Estado. E que casos como de violência contra a mulher devem ser tratados com prioridade pelo Governo. Na capital e no interior.(Sonora)Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, falou do trabalho da instituição, que surgiu em 2016, funcionando 24 horas por dia, e já atendeu 29 mil mulheres com apoio de ordem multidisciplinar. Ela acredita que debates como o que aconteceu na Assembleia Legislativa são fundamentais para que mais mulheres denunciem e possam “virar a página”, mote de uma campanha da entidade,(Sonora)

Ver mais detalhes
22/03/2019 15:10

Escola do Legislativo participa do 1º Ciclo de Capacitação para Cidadania

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) marcou presença no 1º Ciclo de Capacitação para Cidadania, realizado em Guarapuava, com organização da Uvepar (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná) em parceria com a própria Assembleia Legislativa, o Iprades (Instituto Paranaense de Direito Eleitoral) e o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). O evento será realizado em todas as regiões do Estado, envolvendo vereadores, prefeitos, secretários municipais e servidores.O diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, foi um dos palestrantes do evento e tratou de dois temas: Os cinco passos para a criação de leis e projetos da Assembleia Legislativa para capacitação e cidadania. O objetivo, segundo Dylliardi, é aproximar cada vez mais a Assembleia dos legislativos municipais e Executivos também no interior do Estado, levando conhecimento e capacitação a gestores públicos para que possam prestar melhores serviços à sociedade.SONORADurante a palestra, Dylliardi também apresentou alguns projetos que são desenvolvidos na Assembleia Legislativa do Paraná pela Escola do Legislativo e pela Diretoria de Comunicação, como o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, o “Parlamento Universitário”, o “Assembleia no Enem” e o “Geração Atitude”.SONORADurante o evento em Guarapuava, o presidente da Uvepar, Julio César Makuch, destacou a importância da presença da Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, em eventos no interior do Estado.SONORAJá o coordenador da Escola do Judiciário Eleitoral, Frederico Almeida, que também foi um dos palestrantes do evento, destacou que o TRE-PR tem interesse em aprofundar a parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia, porque ambas têm objetivos semelhantes, de levar conhecimento e participar da formação cidadã da população.SONORADa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
21/03/2019 19:20

Hospital Pequeno Príncipe é homenageado pelos 100 anos de história

 O Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, chega aos 100 anos em 26 de outubro 2019.  Entre as celebrações que devem acontecer ao longo do ano de um centenário repleto de conquistas e de números positivos,  a instituição recebeu nesta quinta-feira (21) uma homenagem no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelas mãos do deputado Michele Caputo (PSDB). Para o parlamentar, que já foi secretário municipal e estadual de Saúde,  o Poder Legislativo não poderia ficar de fora desse aniversário, especialmente neste 21 de março, data em que se celebra o Dia Mundial da Infância.(Sonora)Os homenageados na sessão solene foram médicos, colaboradores e voluntários representados pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro. Para ele, o trabalho do Pequeno Príncipe pode ser resumido em amor, dedicação e ativismo.(Sonora)A busca pela excelência, o atendimento humanizado, a multiplicação do conhecimento, por meio de pesquisas e de seu centro de diagnóstico e tratamento, e a sustentabilidade são marcas do Pequeno Príncipe nestes 100 anos de história. Nesse tempo, passaram pelo hospital milhares de crianças e adolescentes vindos de todos os cantos do Brasil. Que o digam Sandra Sejo e a filha de nove anos, Maria Eduarda, que deixaram o estado de Rondônia em busca de um diagnóstico e tratamento adequados para uma doença no sangue da pequena Duda. Morando na casa de apoio do próprio hospital, Sandra diz que está valendo o esforço de ter atravessado o país para obter a cura da filha caçula. (sonora)Os números do Pequeno Príncipe impressionam e refletem o tamanho da importância da instituição, que atende 70% dos pacientes pelo SUS, conta com mais de 30 especialidades médicas de média e de alta complexidade na área da pediatria e 370 leitos. Ano passado, foram realizadas pelo corpo clínico, formado por dois mil médicos, 22 mil cirurgias, mais de 300 mil atendimentos ambulatoriais e 24 mil internações. Só colaboradores, são 32 mil, entre funcionários e voluntários.O Pequeno Príncipe nasceu filantrópico, quando um grupo de mulheres da sociedade curitibana começou a mobilizar médicos para que atendessem as crianças pobres de graça. Os primeiros pacientes eram examinados e tratados nas casas. Muitos atendimentos depois e alguns anos mais tarde, finalmente o hospital de crianças era projetado. E demorou 11 anos até a inauguração.  Foi no começo da década de 1970 que a instituição recebeu oficialmente o nome de Pequeno Príncipe. Um orgulho para todos os paranaenses.

Ver mais detalhes
20/03/2019 16:39

CCJ aprova parecer à proposta de fim das aposentadorias para ex-governadores

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável à proposta de emenda à Constituição que prevê o fim das aposentadorias para ex-governadores do Paraná. Agora, o texto será publicado em Diário Oficial e uma Comissão Especial será criada para analisar as possíveis sugestões de modificações apresentadas pelos deputados.O parecer elaborado pelo deputado Homero Marchese (PROS) foi baseado em precedentes do Supremo Tribunal Federal que já julgou cinco Ações Diretas de Inconstitucionalidade acabando com o pagamento de aposentadorias em outros estados.SonoraMarchese anunciou que vai apresentar emenda à proposta na Comissão Especial para que o pagamento das 11 aposentadorias feitos atualmente pelo governo também seja suspenso.SonoraDurante a manhã desta quarta-feira (20), o tema foi discutido em audiência pública promovida pela CCJ. O presidente da Comissão, deputado Delegado Francischini (PSL), destacou que o Paraná não pode se omitir diante de uma discussão nacional sobre a reforma da previdência e o fim de privilégios.SonoraO advogado e professor de Direito Constitucional, Leo de Almeida, convidado pela Comissão para participar do debate, afirmou que não há no ordenamento jurídico brasileiro princípios que garantem a legalidade do pagamento das aposentadorias e pensões.SonoraPara o presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB-PR, Emerson Fukushima, o entendimento também se aplica aos benefícios já concedidos. No entanto, ele reconhece que o caso ainda pode resultar em uma ampla batalha jurídica.SonoraA Comissão Especial que analisará a PEC e suas emendas será formada por cinco deputados do PSL, PSC, PSB, PSD e PSDB. O grupo abre prazo de três sessões ordinárias para receber emendas e tem dez sessões ordinárias para analisar os textos e apresentar um parecer. Segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a PEC deve estar pronta para ir à votação em plenário em menos de 30 dias.SonoraPara ser aprovada, a proposta precisa receber, no mínimo, 33 votos favoráveis em duas votações que acontecem com um intervalo de cinco sessões.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
20/03/2019 16:27

Secretário da Saúde apresenta relatório do último quadrimestre de 2018 para comissão

Um balanço dos investimentos aplicados nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2018, pela Secretaria de Saúde do Paraná, foi mostrado à comissão de saúde pública, presidida pelo deputado Dr. Batista (PMN), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Durante o quadrimestre, 12,17% da receita do governo foram destinados para as ações e os programas de saúde pública, obedecendo à lei federal que determina este percentual como o mínimo a ser investido pelos governos nesta área. O atual secretário, Beto Preto, apontou ainda que 64 objetivos que estavam previstos no plano estadual de saúde foram completamente cumpridos e 20 foram parcialmente completados.SONORA Os deputados Arilson Chiorato (PT), Michele Caputo Neto (PSDB), Márcio Pacheco (PDT) e Reichembach (PSC), integrantes da comissão, participaram da reunião e fizeram apontamentos. Caputo Neto ressaltou o fato dos aviões do transporte aeromédico estarem sob a gestão da Secretaria de Saúde e não da Secretaria de Segurança Pública, já que isso agiliza o trabalho das equipes de resgate e pediu ainda para que o convênio com a Pastoral da Pessoa Idosa fosse renovado.SONORA Entre os pontos levantados pelo parlamentar Arilson Chiorato está o reforço do pedido com relação à melhoria das ações voltadas à saúde do idoso.SONORA O presidente da comissão, Dr. Batista, avaliou positivamente os resultados do relatório do último quadrimestre do ano passado.SONORA 

Ver mais detalhes
20/03/2019 15:35

Audiência pública sobre Cicloturismo tem relatos de experiências bem-sucedidas

O turismo sobre duas rodas ou cicloturismo se transformou em tema de uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os deputados Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, e Soldado Fruet (PROS), que preside a Comissão de Turismo da Casa, tiveram a iniciativa de propor o debate entre especialistas, sociedade e Governo.Para Goura, que é entusiasta do cicloativismo, o Paraná tem potencial para explorar o cicloturismo, que considera uma tendência mundial. Falta, na opinião dele, uma política estadual para incrementar essa modalidade de turismo.(Sonora)Entre os especialistas convidados, Ademir Winkelhaus, gestor do Circuito de Cicloturismo da prefeitura de Timbó, em Santa Catarina. Ele falou como o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil, que fica no Vale Europeu, no estado catarinense, proporcionou geração de emprego, renda e qualidade de vida à população que vive nos nove municípios por onde passa. O circuito, que é formado por estradas de chão batido, começou a funcionar em 2006 e conta com um percurso de 350 km, fazendo a ligação (com sinalização e toda a infraestrutura) entre os municípios, sem passar por estradas movimentadas, o que já representa uma preocupação a menos com os ciclistas/turistas de passagem pela região. No Paraná, por exemplo, um trecho urbano da BR 277, em Paranaguá, é um dos locais onde mais morrem ciclistas no estado. Também contaram as experiências em suas regiões, o assessor de turismo da Itaipu Binacional, Emerson Orsini Ferrari, David Couto, professor e cicloativista de Antonina, no litoral paranaense, e prefeitos e representantes das prefeituras de Quatro Barras, Pinhais e Piraquara. Já existe um projeto de uma rota cicolviária entre essas cidades da Região Metropolitana e Curitiba.  Marquinhos, o prefeito de Piraquara, diz que para a implantação conta com uma parceria do Governo.(Sonora)  O diretor-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, e ex-deputado, Rasca Rodrigues, representou o secretário Marcio Nunes na audiência. Ele afirmou que o objetivo da Secretaria é criar uma agenda para assegurar investimentos no Cicloturismo. Para ele, não é possível pensar em turismo sem a iniciativa privada e a sociedade.(Sonora)A partir das discussões e de ouvir os relatos de experiências bem-sucedidas, a ideia no futuro, de acordo com Goura, é espalhar circuitos de cicloturismo por todo o Paraná. E o apoio para isso veio com a participação na audiência de representantes da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Adetur), Paraná Turismo, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, instituições, como “Vou de Bike e Salto Alto” e Clube de Ciclotursimo do Brasil, representantes de pelo menos dez municípios da região de Curitiba,  além de parlamentares como Mabel Canto (PSC) e Nelson Luersen (PDT), além do deputado Soldado Fruet, que anunciou que está em busca de um profissional na área do turismo para auxiliar nos trabalhos da Comissão presidida por ele na Alep.(Sonora)

Ver mais detalhes
20/03/2019 09:38

Escola do Legislativo projeta parceria para desenvolver projetos de sustentabilidade

A sustentabilidade e a proteção do meio ambiente são temas importantes para o desenvolvimento da sociedade e que precisam de atenção especial do poder público. Atenta às necessidades da população, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) vai desenvolver projetos especiais dedicados aos temas por meio da Escola do Legislativo. O primeiro passo foi buscar parceiros que tenham o conhecimento técnico para ajudar o Legislativo nesta missão.Nesta terça-feira (19), o presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu representantes do Grupo Boticário para iniciar as negociações para formalizar uma parceria entre as instituições. Segundo Traiano, o objetivo é fomentar o desenvolvimento de inciativas inovadoras na área ambiental que beneficiem os paranaenses.SonoraO coordenador de relações institucionais do Grupo Boticário, Felipe Salomão, destacou que a empresa é genuinamente paranaense e que tem orgulho em poder contribuir para a construção de um legado ambiental para o estado.SonoraTambém participaram do encontro o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, o analista de relações institucionais do Grupo Boticário, Thomas Renan, e as diretoras da Escola do Legislativo, Roberta Picussa e Francis Fontoura.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
19/03/2019 16:26

Audiência pública debate PEC que acaba com aposentadorias de ex-governadores

Assim que for debatida em uma audiência pública e passar pela CCJ a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2019, de autoria do Governo do Estado, que prevê a extinção da aposentadoria de ex-governadores do Paraná, deve começar a tramitar na Comissão Especial que será criada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Foi o que anunciou nesta terça-feira (19) o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB).(Sonora) A PEC tem uma forma diferenciada de tramitação em relação aos projetos de lei. Após ter a constitucionalidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma Comissão Especial é criada para analisar a matéria. A Comissão é responsável por emitir um parecer sobre a proposta e prováveis emendas, que podem ser apresentadas pelos deputados. Em seguida, ela segue para votação em plenário, quando será votada em dois turnos, com um intervalo de cinco sessões entre essas votações. Para ser aprovada na Assembleia, uma PEC precisa que 33 dos 54 deputados votem favoráveis. Só depois disso, é que a emenda será promulgada pela Mesa Executiva da Assembleia.Audiência Pública - Nesta quarta-feira (20), a partir de 10h, os deputados que compõem a CCJ promovem uma audiência pública no auditório legislativo para debater o assunto.  Os palestrantes serão o líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), que vai explicar os detalhes da proposta aos participantes e o advogado Leo Holzmann de Almeida, especialista em Direito Administrativo e Previdenciário.Na parte da tarde, às 13h30, está prevista uma reunião extraordinária da CCJ justamente para votar o parecer sobre a proposta e dar sequência à tramitação da PEC.Texto - O artigo 85 da Constituição do Estado em seu parágrafo quinto define o pagamento da aposentadoria aos ex-governadores. É justamente este trecho que se pretende alterar com a PEC, eliminando o pagamento deste subsídio.Atualmente o benefício de pouco mais de 30 mil reais é pago mensalmente a nove ex-governadores e três viúvas de ex-governadores.     

Ver mais detalhes
19/03/2019 16:08

Audiência pública definirá ações da cultura no Paraná

Os deputados que integram a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se reuniram nesta terça-feira (19) pela primeira vez no ano e já contaram com a presença do secretário de Estado de Comunicação e Cultura, Hudson José, que apresentou um panorama sobre os investimentos em cultura no estado.Ouvir a população e elaborar um plano de trabalho de acordo com os interesses de quem vive no estado. Partindo deste princípio que a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Rubens Recalcatti (PSD), deve marcar a primeira audiência pública sob este tema. SONORA  A reunião vai ser definida em parceria com o governo do estado, conforme adiantou o secretário de Estado de Comunicação e Cultura, Hudson José. SONORA  Participaram também da primeira reunião de 2019 da Comissão os deputados Mabel Canto (PSC) e Goura (PDT), além do diretor geral da secretaria de Comunicação e Cultura, Fabrício Ferreira.  

Ver mais detalhes
19/03/2019 11:28

Diálogo com os jovens deve marcar o trabalho da Comissão da Juventude

Ao fazer a instalação dos trabalhos da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta terça-feira (19), o presidente, deputado Galo (PODE), convidou um grupo de jovens para que falassem sobre os principais anseios da juventude e o que eles esperam da Comissão. Assim como o parlamentar, todos demonstraram preocupação com o problema das drogas, da gravidez indesejada, violência e da inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Com isso, Galo já adiantou que o diálogo vai nortear o grupo, que deve ir além da votação de projetos de lei.(sonora)Participaram da primeira reunião do ano também os deputados Soldado Fruet (PROS), Boca Aberta Júnior (PROS) e Paulo Litro (PSDB), que na legislatura passada presidiu a Comissão. Ao mesmo tempo que se preocupa com a situação dos jovens paranaenses e com a elaboração de políticas públicas para essa faixa etária, Galo, que costuma dizer que é um “jovem velho”, está entusiasmado com o trabalho.(sonora)

Ver mais detalhes
18/03/2019 19:48

Sessão solene na Alep presta homenagem à Polícia Militar do Paraná

Os “Bravos Guerreiros da Policia Militar do Paraná” foram homenageados, nesta segunda-feira (18) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A sessão solene foi proposta pelo deputado Ricardo Arruda (PSL).  Que definiu a ação como reconhecimento da sociedade paranaense ao trabalho de 21 policiais que se destacaram nas funções por atos de coragem e solidariedadeSONORAReceberam as homenagens policiais feridos em confrontos, equipes que evitaram suicídios, afogamentos ou prestaram serviços voluntários em prol da comunidade.O tenente-coronel Cavalheiro que na ocasião representou o comandante-geral da PMPR, coronel Péricles de Matos, destacou que cada policial militar honra a instituição e merece o reconhecimento.SONORAO soldado Leonardo Stocco, um dos homenageados disse que é muito bom ser reconhecido.SONORAHomenageados – Foram homenageados 20 profissionais da Polícia e um secretário do Conselho de Segurança da cidade de São José dos Pinhais pelo trabalho voluntário prestado em favor da segurança da região. Entre as ações que renderam a homenagem estão os relevantes serviços prestados por cinco profissionais em São José dos Pinhais, dois atos de bravura contra suicídios, quatro atos de bravura no salvamento de recém-nascido, dois atos de bravura em ações contra afogamento e seis atos de bravura durante confrontos.

Ver mais detalhes
Mostrando 1261 a 1280 de 6226 podcasts