RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

16/04/2019 14:24

Aumento na carga horária de pedagogos é discutido em audiência pública na Assembleia

Por iniciativa dos deputados Professor Lemos (PT) e Hussein Bakri (PSD), foi realizada, na manhã desta terça-feira (16), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública para tratar de mudanças feitas pela Secretaria de Educação na hora-atividade de pedagogos e funcionários readaptados na rede de ensino pública estadual. Hussein Bakri, que preside a Comissão de Educação na Casa, e é o líder do Governo, disse que é a favor dos pedagogos, que querem voltar a ter a mesma carga horária dos professores, ou seja, 50 minutos para os dois profissionais e não a hora-relógio como está implantada atualmente. E que pretende levar a questão ao secretário da Educação, Renato Feder e também ao secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, já na próxima semana.(Sonora)A mudança ocorreu no começo deste ano com uma Resolução da Secretaria da Educação, que determina o aumento da jornada de pedagogos e mantém a hora-relógio para professores. Na prática, para cada cargo de 20 horas, os profissionais deverão permanecer 5 horas a mais nas escolas, sem nenhuma contrapartida financeira.  A determinação é contestada pelo sindicato que representa a categoria, assim como o deputado Professor Lemos, que avalia a medida como prejudicial à educação.(Sonora)A deputada Luciana Rafagnin (PT), que também participou do debate, acredita que há retrocesso na Resolução. Para ela, é preciso garantir a hora-aula e não a hora-relógio, para que os profissionais não sejam desvalorizados.(Sonora)Tais Mendes, que representa a APP no Conselho Estadual de Educação, diz que o Governo não pode confundir a escola com empresas privadas, já que pedagogos não atuam somente atendendo alunos no ambiente escolar. Ela também defendeu os servidores que foram readaptados, que precisaram mudar de função por conta de problemas de saúde, na maioria dos casos.(Sonora)Hermes Leão, presidente da APP/Sindicato, diz que o Governo atual não tem colaborado para atender os anseios da categoria.(Sonora)Representando o secretário de Educação, estiveram presentes o assessor especial da Secretaria, Henrique Di Luca, e o diretor-geral da SEED, Moacir Gomes da Silva. Moacir relatou que anotou as demandas e que vai levar todas ao Secretário para análise da categoria.(Sonora)

Ver mais detalhes
16/04/2019 14:13

Curso esclarece principais pontos do Regimento Interno da Assembleia

O funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem como base o que determina o Regimento Interno. Desde as regras para a posse de um deputado até os trâmites obrigatórios para a aprovação de um projeto estão estabelecidos nas 142 páginas do documento. Conhecer as normas é fator importante para quem atua no Legislativo, por isso a Escola do Legislativo promove o Curso sobre o Regimento Interno.O primeiro módulo apresentado nesta terça-feira (16) pelo diretor de Assistência ao Plenário da Alep, Juarez Villela Filho, teve como temas a importância do Regimento, a posse dos deputados, eleição e atribuições da Mesa Executiva, funções das comissões e o exercício do mandado parlamentar. Atualmente, 90% dos questionamentos apresentados à Diretoria de Assistência ao Plenário estão esclarecidos no Regimento Interno.Para Juarez, conhecer as normas proporciona uma maior celeridade nos processos internos, evita falhas e também serve para equilibrar os debates.SonoraAssessor parlamentar do deputado Rodrigo Estacho (PV), Paulo Eduardo Schimanski, tem o Regimento Interno como companheiro constante na rotina do trabalho. Ele ressalta a importância de participar dos cursos oferecidos pela Escola do Legislativo.SonoraAberta à comunidade, a capacitação também chamou a atenção do Major Claudicir Becker, responsável pela assessoria legislativa do Corpo de Bombeiros do Paraná. Para o major, conhecer as normas facilita a interlocução entre as instituições.SonoraO próximo módulo do curso acontece no dia 23, a partir das 9h30. A servidora Maria Joaquina de Paula, a “Kika”, abordará os trabalhos em plenário, as elaborações legislativas e as votações. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da Escola do Legislativo.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
15/04/2019 18:27

Elio Rusch toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Paraná

O painel que registra a presença dos deputados no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) já marca o nome de Elio Rusch (DEM). Ele tomou posse no lugar da deputada Maria Victoria (PP) no começo da sessão plenária desta segunda-feira, dia 15.  Com o nascimento da filha dela, na última sexta-feira, dia 12, a parlamentar se afasta das atividades diárias na Assembleia Legislativa durante os próximos seis meses. Esta é a primeira vez na história do legislativo paranaense que uma deputada tira licença-maternidade. Primeiro suplente, Rusch foi convocado para assumir o posto. (Sonora)Elio Lino Rusch começou a carreira política em 1972, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, como vereador. O primeiro mandato como deputado estadual foi conquistado em 1991 e durante sete eleições seguidas Elio Rusch se manteve no cargo. Em 2018, porém, com 32.001 votos não conseguiu se reeleger. De volta a ocupar uma cadeira no legislativo estadual, pretende focar o trabalho no desenvolvimento do Paraná. (Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Bárbara Passos.

Ver mais detalhes
15/04/2019 16:53

Engenheiro de Itaipu fala aos deputados sobre normas de segurança de barragens

A convite do deputado Requião Filho (MDB), o gerente da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura da Itaipu Binacional, engenheiro Dimilson Pinto Coelho, falou nesta segunda-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), sobre as normas de segurança das barragens.Ele relatou que a Usina de Itaipu tem mais de oito mil equipamentos de acompanhamento e monitoração da Usina, com 14 profissionais que verificam esses equipamentos e seus dados diariamente, totalizando mais de 90 mil verificações anuais. O engenheiro Dimilson afirmou que a Usina de Itaipu foi construída nas décadas de 70 e 80 e acompanha, dia a dia, as condições das barragens e que a prevenção e a precaução devem fazer parte de todas as represas. No Paraná estima-se que há 450 barragens.Sonora Dimilson O deputado Requião Filho disse que é importante que o Paraná tenha normas de segurança próprias assim como outros estados, a exemplo de Minas Gerais.Sonora Requião Filho   

Ver mais detalhes
15/04/2019 14:58

Projeto "Escola Sem Partido" é debatido em audiência pública na Alep

Estudantes, professores, representantes de sindicatos, do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (MPE), da Defensoria Pública, da OAB/PR, se uniram a diversos deputados estaduais em uma audiência pública, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta segunda-feira (15), para debater o projeto de lei 606/2016, que institui o programa “Escola Sem Partido” no Paraná. A iniciativa foi da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Casa de Leis. O presidente do grupo, deputado Emerson Bacil (PSL) diz que ouvir todos os lados é fundamental para que a proposta possa ser amplamente discutida antes de ser votada.  (Sonora) A Comissão de Ciência e Tecnologia é a última por onde passa o projeto antes de ir ao Plenário para ser analisado pelos demais deputados. O projeto já obteve pareceres favoráveis na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Educação. Para o procurador de Justiça do Centro de Apoio às Promotorias de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público, doutor Olympio de Sá Sotto Maior Neto, mesmo que seja aprovada no Paraná, a proposta esbarra na legislação federal, onde foi considerada inconstitucional. Ele é contrário ao projeto.(Sonora)O projeto “Escola Sem Partido” no Paraná é de autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) e do agora deputado federal, Felipe Francischini (PSL). Ricardo Arruda defendeu a proposta durante a audiência.(sonora) O projeto prevê que cartazes sejam colocados nas escolas públicas e privadas do estado determinando limites que não poderiam ser ultrapassados pelos professores.  A ideia, segundo os autores, é colocar limites a um suposto “doutrinamento” por parte de professores em salas de aula. A maioria dos participantes do debate se posicionou contrária ao “Escola Sem Partido”. Mas no público, que lotou o Plenarinho, havia gente de todas as ideologias. Como por exemplo, o estudante Rafael Moreira, que é favorável à proposta.(sonora) Já o deputado Professor Lemos (PT) avalia que aprovar o Escola Sem Partido significa cercear a opinião dos educadores.(sonora)O relator do projeto na Comissão, deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), disse que a audiência foi importante para que ele pudesse ouvir todos os lados antes de emitir o parecer. Também participaram do debate, ao lado dele, os parlamentares, Homero Marchese (PROS), Soldado Fruet (PROS), Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Goura (PDT) e Subtenente Everton (PSL).

Ver mais detalhes
12/04/2019 16:43

Escola do Legislativo da Alep participa de Ciclo de Capacitação para a Cidadania

A histórica cidade de Castro, na região dos Campos Gerais, foi a sede de mais uma etapa do Ciclo de Capacitação para a Cidadania, organizado pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Ministério Público e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprades). Os deputados Requião Filho (MDB) e Subtenente Everton (PSL) participaram o evento, que teve palestra da coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, com o tema “O papel do Poder Legislativo na Educação Cidadã”.O deputado Requião Filho (MDB) destacou a aproximação com a sociedade para fortalecer os laços com o Poder Legislativo. Para isso, enalteceu a importância da Escola do Legislativo e sua participação em eventos no interior do Estado.(Sonora)Este também é o pensamento do deputado Subtenente Everton (PSL), que acredita que a Escola do Legislativo faz um trabalho fundamental de educação para mostrar à sociedade o quanto é importante participar da política e que tenham voz mais ativa nas decisões do Legislativo.(Sonora)Em sua palestra, a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, destacou que é por meio da educação que as instituições conseguirão se aproximar cada vez mais da sociedade, provocando o interesse do cidadão em participar das atividades políticas e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
12/04/2019 11:43

Regimento Interno é tema de novo curso da Escola do Legislativo

Quem atua no Poder Legislativo, seja deputado ou servidor, precisa conhecer o conjunto de normas que rege o funcionamento interno da instituição: o Regimento Interno. Por isso, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove o primeiro curso sobre o Regimento Interno na Casa de Leis a partir da semana que vem.O diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, e a servidora Maria Joaquina Faria de Paula, a Kika, terão a missão de esclarecer a servidores e também a interessados os principais pontos do documento. E, segundo Juarez, de forma mais didática possível para não restar dúvidas.(Sonora)O curso acontece no Plenário, sempre com início às 9h30, e será dividido em três módulos. No dia 16 de abril, próxima terça-feira, a aula começa com a importância do Regimento, eleição e posse da mesa e suas Atribuições, órgãos da Alep, Comissões e Mandato.No Módulo 2, no dia 23, serão abordados os trabalhos da Alep, sessões ordinárias, extraordinárias e especiais, ordem do dia; elaboração legislativa, votações e o andamento dos projetos em Plenário. No último módulo, no dia 30, desta vez no Plenarinho, os temas serão as matérias especiais, PECs, o orçamento, ética e decoro parlamentar, processo disciplinar e disposições gerais.Kika adianta que entender algumas destas questões é fundamental para que os assessores possam facilitar o dia a dia de seus parlamentares, por exemplo, na apresentação de um requerimento.(Sonora)Até 2015, o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná estava defasado. Não se sabe ao certo, mas há relatos de que o primeiro documento com as normas da Casa de Leis foi instituído no ano de 1947. De lá pra cá, foram tantas as alterações que, de seu formato original, não se tem ideia exata do que restou. Sabe-se apenas que, de mudança em mudança, ele foi ficando mais complexo.  A atualização mais ampla do texto regimental tinha acontecido em 1990. Ao longo de 25 anos, foram feitos ajustes para atender a questões pontuais, o que acabou deixando as regras menos claras.A comissão especial que revisou o documento há quatro anos trabalhou duro por meses e construiu um regimento mais moderno e mas fácil de consultar, do ponto de vista da técnica legislativa. A presidência ficou com o ex-deputado estadual e hoje deputado federal Pedro Lupion (DEM). O grupo contou com a participação de Caíto Quintana (MDB), Nereu Moura (MDB), Tadeu Veneri (PT), Pastor Edson Praczyk (PRB), Bernardo Carli (PSDB) e Rasca Rodrigues (PV).Parlamentares de diferentes partidos, que se reuniram dezenas de vezes para alterar, por exemplo, pontos pra lá de polêmicos, como a extinção do regime de Comissão Geral, onde os projetos eram votados em várias sessões num único dia, com pouco espaço para debates com a sociedade, entre muitos outros. Trabalho do qual as Diretorias Legislativa e de Assistência ao Plenário participaram ativamente e que Juarez Villela Filho não se cansa de enaltecer.(Sonora)Para participar do curso e obter certificado basta se inscrever no site www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo. E a Kika aproveita para dizer que ainda dá tempo.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
10/04/2019 17:57

Sociedade Rural do Paraná recebe Título de Utilidade Pública da Alep na ExpoLondrina

Diversos parlamentares passaram pelo stand da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na tarde desta quarta-feira (10), na ExpoLondrina, no Parque de Exposições Ney Braga. Eles participam do evento no primeiro dia em que a sede do Poder Legislativo foi transferida para o município da região Norte do estado. O presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano (PSDB) afirmou que o objetivo da interiorização é aproximar os deputados da população.(Sonora)E se a intenção é essa proximidade com os paranaenses e se depender do público da edição passada, a meta da Mesa Executiva nesta 59ª edição da ExpoLondrina tem tudo para ser alcançada. É que na edição passada mais de 500 mil pessoas passaram pela feira, que movimentou R$ 684 milhões em negócios e é um dos maiores eventos do agronegócio do país.Já no primeiro dia de feira, o presidente Traiano realizou uma cerimônia para entregar  o Título de  Utilidade Pública à Sociedade Rural do Paraná, que acontece graças a um projeto de lei dos deputados Tercílio Turini (PPS), Tiago Amaral(PSB), Cobra Repórter (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSB), todos representantes da região. Romanelli, que é 1º secretário da Assembleia, destacou a importância que tem a Sociedade Rural para a região.(Sonora)A ExpoLondrina vai até o próximo domingo (14) e conta com as novidades e os principais avanços do setor do agronegócio do estado. Enquanto visitam o Parque de Exposições, os deputados aproveitam para se reunir com lideranças e conhecer as demandas da região. Caso do deputado Michele Caputo (PSDB).(Sonora)Na programação, além da instalação oficial da Alep e do Governo do Estado em Londrina acontecem também reuniões sobre temas ligados ao agronegócio, como a preocupação com a febre aftosa e a sustentabilidade. Além disso, estão previstas reuniões dos deputados com o secretariado e com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Tudo acontece no próprio stand montado para que as autoridades possam receber prefeitos, vereadores e, claro, a população.

Ver mais detalhes
09/04/2019 15:37

Comissão de Ecologia aprova parecer ao projeto que proíbe a técnica de fracking

A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em reunião realizada nesta terça-feira (09) parecer favorável ao projeto que proíbe definitivamente a técnica de fracking na extração de gás de xisto. Em 2016, uma lei suspendeu por 10 anos as licenças ambientais para extração de gás com o uso do fracking.A técnica de fracking ou fraturamento hidráulico é utilizada para realizar perfurações a fim de extrair um determinado tipo de gás, como o gás de xisto. O grande diferencial do método é que ele permite explorar reservas de gás ou petróleo inalcançadas pelo método convencional. Porém, o solo e os lençóis freáticos podem ser contaminados com substâncias nocivas à saúde.O relator, deputado Tadeu Veneri (PT), falou da importância do projeto e dos riscos que o fracking pode trazer para a cadeia produtiva.Sonora Tadeu Veneri            Durante a reunião, o presidente da Comissão, deputado Goura (PDT), apresentou também o projeto “Alep Sustentável”, que prevê práticas simples que ajudam na preservação do meio-ambiente, dentro da Assembleia Legislativa. Até o dia 29 de abril, os deputados podem apresentar sugestões para aprimorar a proposta.Sonora Goura Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Lilian Chaves.  

Ver mais detalhes
09/04/2019 14:15

Serviço jurídico e social da Defensoria Pública é lançado na Alep

A vítima como foco e com direito a um acompanhamento psicológico gratuito. Com o apoio da Escola do Legislativo e o objetivo de acolher as vítimas de crimes violentos no Paraná, foi lançado, na manhã desta terça-feira (9), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Serviço de Atendimento Jurídico e Psicossocial do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (Nupep) da Defensoria Pública do Paraná. Para o diretor da Escola, Dylliardi Alessi, essa é mais uma das parcerias feitas ao longo dessa e da gestão anterior da Casa de Leis com a ideia de aproximar as duas instituições.(Sonora)Num primeiro momento, o programa pretende atuar na orientação jurídica às vítimas e, se for preciso, oferecer o atendimento psicológico por meio de um convênio de cooperação técnica com a Universidade Tuiuti do Paraná, a única que possui o mestrado em Psicologia Forense do Brasil, como explica a coordenadora, professora-doutora Paula Inês Cunha Gomide.(sonora)Na apresentação do programa, o coordenador do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal, o defensor público André Ribeiro Giamberardino, disse que se pretende ir além: promover a mediação entre os envolvidos em um conflito, quando for possível, para assim contribuir com as práticas de justiça restaurativa.(Sonora)Além do convênio com a Tuiuti, que vai ofertar atendimento psicológico gratuito com professores e alunos, também foram assinados durante a apresentação convênios com o Tribunal de Justiça do Paraná, para aplicação de medidas socioeducativas em substituição às penas quando for possível e para o atendimento às vítimas. Um grupo de trabalho também foi criado.O atendimento às vítimas poderá ser agendado e feito diariamente na Central de Atendimento da Defensoria, na Rua José Bonifácio, 66, no Centro de Curitiba. Eduardo Abraão, defensor público-geral do Paraná, acrescentou que essa é uma iniciativa pioneira e serve como complemento ao trabalho de atendimento às vítimas.(sonora)José Laurindo de Souza Netto, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, afirma que a criação do serviço dentro do Núcleo representa o que chamou de “pacificação social”, se alinhando com a gestão do TJ de desenvolver o conceito de cultura da paz como política pública.(sonora)

Ver mais detalhes
08/04/2019 17:46

Traiano ressalta a missão da Assembleia de estar próxima da sociedade

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (08) a importância do Parlamento estar aberto à comunidade. A Assembleia recebeu nesta segunda-feira médicos do Hospital de Olhos do Paraná, que realizaram testes de acuidade visual em servidores e visitantes, dentro das ações da Campanha “Abril Marrom”, mês dedicado à prevenção e combate à cegueira.Segundo Traiano, ações como essa servem para que a população conheça o que está sendo desenvolvido pelos deputados.SonoraA Campanha “Abril Marrom” virou lei no Paraná por iniciativa do deputado Dr. Batista (PMN) e do ex-deputado estadual e hoje deputado federal Schiavinato (PP). A lei tem o objetivo de conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a perda parcial ou total da visão.Na conversa com os jornalistas, Traiano fez ainda uma avaliação dos primeiros 100 dias do atual governo. Para o presidente da Assembleia, é preciso aguardar o tempo adequado para que todas as propostas possam ser desenvolvidas.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
08/04/2019 17:36

Alep concede menção honrosa aos médicos fundadores do Hospital de Olhos do Paraná

Por iniciativa do deputado Doutor Batista (PMN), os médicos fundadores do Hospital de Olhos do Paraná, dra. Sally Moreira, dr. Carlos Moreira e seus filhos dr. Hamilton Moreira e o dra. Luciane Moreira, receberam uma menção honrosa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta segunda-feira (08).A homenagem fez parte da campanha Abril Marrom, instituída pela Lei 19.097/2017, do deputado Doutor Batista e do, hoje, deputado federal Schiavinato (PP), que lembrou da importância de um mês para o alerta à prevenção e combate das diversas espécies de cegueira.  O mês, também, é dedicado aos cuidados com doenças causadoras da cegueira, como glaucoma e diabetes. Nesta segunda-feira a Assembleia em parceria com o Hospital de Olhos realizou diversos exames de visão nos servidores e população que procurou o serviço.O Hospital de Olhos do Paraná, tem mais de 40 anos e o fundador, dr. Carlos, é o primeiro professor anatomista da Universidade Federal do Paraná. Junto com a mulher, Sally, fez do hospital uma referência no atendimento oftalmológico no Paraná.Dra. Luciane Moreira, diretora do Hospital de Olhos, falou que esta Campanha marca a importância da prevenção e a lei que criou o Abril Marrom tem ajudado neste processo.Sonora Luciane Moreira Dr. Carlos mencionou o fato das pessoas não terem o costume de consultar um oftalmologista.Sonora dr. Carlos Moreira Dra. Sally mencionou que 80% das doenças oculares podem ser tratadas e muitas vezes evitadas. Ela lembrou ainda que a parceria, com o deputado Doutor Batista, pela profilaxia da cegueira existe há muito tempo.Sonora dra. SallyO deputado dr. Batista justificou a lei de sua autoria dizendo que 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitado.Sonora dr. Batista 

Ver mais detalhes
05/04/2019 17:18

Exames para medir acuidade visual poderão ser feitos na Alep nesta segunda-feira (8)

Estamos no Abril Marrom, mês de prevenção e cuidados para evitar algumas das principais doenças que podem levar à cegueira, como glaucoma e diabetes. O período é dedicado a ações de conscientização por todo o estado, como palestras, distribuição de cartilhas explicativas sobre prevenção das doenças e muita orientação. E essas ações acontecem também na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na próxima segunda-feira (8), em uma iniciativa inédita, serão disponibilizados aparelhos para exames que medem a acuidade visual. O equipamento será cedido e operado pelos médicos oftalmologistas do Hospital de Olhos do Paraná.   Na sessão plenária, haverá uma homenagem aos médicos oftalmologistas Carlos Moreira e Saly Moreira, fundadores do Hospital de Olhos do Paraná. Essa homenagem foi proposta por um dos autores da lei que instituiu o Abril Marrom no Paraná, o deputado Dr. Batista (PMN).  O Hospital de Olhos do Paraná funciona há quatro décadas e o fundador, o doutor Carlos Moreira, foi o primeiro professor da matéria de anatomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao lado da mulher, a doutora Saly, fez do hospital uma referência no atendimento oftalmológico no Paraná e no Brasil. Dr. Batista também vai explicar, durante a sessão plenária, como funciona a legislação, que entrou em vigor em agosto de 2017, fazer um balanço de como o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, tem realizado campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde ocular e a importância de se ter um mês dedicado à conscientização. Os exames e as homenagens acontecem a partir de 13h30 da tarde.

Ver mais detalhes
04/04/2019 15:49

Assembleia Legislativa inicia interiorização dos trabalhos pela ExpoLondrina

Pela primeira vez a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) irá se instalar em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a ExpoLondrina, que acontece entre os dias 5 e 14 deste mês. Com um stand dentro da Feira, os deputados estarão mais perto da população que frequenta o espaço e também por dentro dos debates que vão tratar do desenvolvimento do agronegócio no estado.Os trabalhos do Poder Legislativo se transferem para a feira no dia 10 de abril, juntamente com as atividades do Poder Executivo, quando será possível receber os prefeitos, a população e empresários para discutir questões importantes para a inovação nos setores agrícola, pecuário e industrial do Paraná.O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou que esse é um momento importante para o Legislativo paranaense e que a intenção é estar presente em todas as regiões do estado.  SonoraPara o primeiro-secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), a participação da Assembleia na ExpoLondrina é mais um passo para que o Poder Legislativo esteja mais próximo da população e do setor produtivo do Paraná.SonoraO evento conta com uma ampla agenda técnica, onde os agricultores participam de palestras em auditórios e visitas monitoradas na Via Rural. Estarão em exposição as novidades do agronegócio e da agricultura familiar, além das novas tecnologias em máquinas e equipamentos. Na pecuária, a ExpoLondrina revela a excelência genética e a grande diversidade de raças e animais em julgamentos e leilões. Em 2018, mais de 550 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Ney Braga.Os deputados aprovaram no último dia 1º o título de Utilidade Pública para a Sociedade Rural do Paraná, organizadora da ExpoLondrina. O projeto foi assinado pelos deputados Tercílio Turini (PPS), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSB). O projeto já foi enviado ao Poder Executivo e aguarda a sanção por parte do governador Carlos Massa Ratinho Júnior para se tornar lei.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
03/04/2019 17:46

Definidos presidente e relator da Comissão Especial da PEC da aposentadoria

A Comissão Especial formada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim das aposentadorias para ex-governadores realizou nesta quarta-feira, dia 03, a primeira reunião para definir a presidência do grupo e a relatoria da proposta. O grupo formado por cinco deputados tem a função de avaliar o texto e as emendas protocoladas e apresentar um parecer.Escolhido presidente da Comissão, o deputado Jonas Guimarães (PSB) afirmou que vai prezar pela imparcialidade na condução dos trabalhos.SonoraO prazo para apresentação de emendas terminou nesta quarta-feira com apenas uma sugestão de modificação protocolada. A emenda elaborada pelo deputado Homero Marchese (PROS) amplia a abrangência da medida também para quem já recebe o subsídio.SonoraA tarefa de elaborar o parecer será do deputado Cobra Repórter (PSD), que acredita ser possível apresentar o documento à Comissão antes do prazo de 10 sessões plenárias.SonoraDepois de aprovado o parecer pela Comissão Especial, a PEC e a emenda seguem para votação em plenário. Para serem aprovadas, precisam receber no mínimo 33 votos favoráveis em duas votações que acontecem com um intervalo de cinco sessões.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
03/04/2019 17:45

Mesa Executiva aposta na integração entre chefes de gabinete para aprimorar gestão

Tornar a gestão administrativa da Assembleia Legislativa do Paraná e dos gabinetes dos deputados mais fácil e ágil, sem esquecer as determinações legais, é uma das metas da Mesa Executiva do Legislativo. O assunto foi tratado em uma reunião realizada nesta quarta-feira (03) com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o 1º secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB), e os chefes de gabinete da presidência, da 1ª secretaria e dos parlamentares.Traiano destacou que a integração entre os setores administrativos da Casa e dos gabinetes resultará em um atendimento de melhor qualidade não apenas às necessidades dos deputados, mas também às demandas da sociedade.SonoraRomanelli lembrou que o bom funcionamento da Casa e dos gabinetes proporciona o ambiente ideal para que os deputados possam exercer suas funções.SonoraTraiano e Romanelli anunciaram algumas medidas administrativas que serão implantadas nos próximos meses, como a aprovação de um modelo de crachá para identificação funcional dos servidores e a implantação de detectores de metal nos acessos do Complexo Legislativo. Também foram reforçadas as orientações sobre cumprimento de carga horária dos servidores, forma correta para registro do ponto biométrico e o rigor na prestação de contas dos gabinetes.Todos os assessores dos diretores da Assembleia também participaram do encontro e puderam se apresentar para estreitar o contato com os chefes de gabinete.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
03/04/2019 16:14

Reitores apresentam diretrizes das universidades estaduais aos deputados

A convite do deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo, os sete reitores das universidades públicas do Paraná, se reuniram com parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e com o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, nesta quarta-feira (3). O superintendente considerou o encontro muito positivo.Sonora Aldo Nelson Bona Os reitores apresentaram as diretrizes das universidades e falaram da atuação junto à comunidade, mostrando aos deputados a importância das instituições. A presidente da Apiesp – Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, disse que é muito importante que as universidades façam um trabalho conjunto visando a inovação como um objetivo comum.Sonora Fátima Aparecida da Cruz PadoanO deputado Emerson Bacil (PSL), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Alep, disse que o Poder Legislativo vai servir como mediador entre os reitores e o Governo e que as audiências públicas em todo Paraná fazem parte da pauta da comissão.Sonora Emerson BacilPara o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), o encontro serviu para estabelecer parâmetros para as discussões de todas as questões que envolvem as universidades.Sonora Ademar Traiano O primeiro secretário da assembleia, deputado Luíz Claudio Romanelli (PSB), disse que este encontro inaugura uma abertura do diálogo com o novo Governo.Sonora Romanelli Para o líder do governo, deputado Hussein Bakri, o objetivo do encontro é fazer com que os reitores voltem para suas universidades com a certeza de que a Assembleia e o Governo irão debater em conjunto todos os temas relacionados ao setor.Sonora Hussein Bakri  

Ver mais detalhes
03/04/2019 15:06

Especialistas debatem na Alep, diagnóstico, acolhimento e direitos dos portadores de TEA

 Diagnóstico, acolhimento e direitos dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Foi para tratar destes três temas que o deputado Evandro Araújo (PSC) reuniu terapeutas ocupacionais, advogados, psicólogos, analistas de comportamento, representantes de entidades ligadas à causa, famílias de autistas e médicos, na manhã desta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), dentro da programação da Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo.A doutora Mauren Bondanese, que é neuropediatra, diz que são muitos os desafios para que haja avanço no diagnóstico de autismo. Atualmente, esse diagnóstico, vem a partir dos 4 anos no Brasil.  Mas seria necessário, na opinião dela,  que fosse feito antes de um ano e meio de vida da criança. Ela também afirma que, até os seis meses, a observação da mãe é fundamental, como um simples olhar fixo do bebê para o rosto dela na hora da amamentação. A forma de socialização da criança depois dessa fase também deve ser observada. Assim, ela avalia que as respostas ao tratamento são mais positivas, já que o diagnóstico na rede pública pode demorar até três anos.  (Sonora) Ao longo da reunião, que foi em formato de mesa redonda, a doutora Mauren listou outras características de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.  Movimentos repetitivos e crânio aumentado estão entre elas.  Ela acredita que uma avaliação feita por uma equipe multidisciplinar pode apontar o grau do Transtorno e que o tratamento com essa mesma equipe pode mudar inclusive esse grau. Foi o que aconteceu com os dois filhos de Fernanda Rosa. Graças a uma liminar junto ao plano de saúde, eles tiveram tratamento adequado e hoje estão fora do espectro.  Mas Fernanda acabou “comprando a briga” de outras mães. Fundou a Anjo Azul, que se transformou em instituto, e hoje leva informação à 52 mil famílias no Paraná.(Sonora) Evandro Araújo ouviu relatos de mães de autistas que lutam por inclusão nas salas de aulas, por tratamentos dignos e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Se solidarizou e se comprometeu a atuar para garantir os direitos dos portadores. Ele é autor da Lei que instituiu esta Semana, que tem como objetivo dar visibilidade ao transtorno por meio de ações eficazes de conscientização.(Sonora)O deputado Márcio Pacheco (PDT), que tem leis e projetos em torno da causa autista, também participou da reunião. A presidente da Comissão de Saúde da OAB/PR, a advogada e consultora pública da área, Renata Farah, reforçou:  os autistas estão incluídos na Lei Federal que criou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, porém, afirma que falta efetivação da lei. Por isso, acredita na união de forças entre Executivo, Legislativo e as instituições. (Sonora)Também foi falado sobre as medidas de capacitação na área da saúde começam a acontecer no Paraná agora em maio. como o treinamento de servidores e de cuidadores que segue os padrões de um trabalho-modelo desenvolvido nos Estados Unidos.

Ver mais detalhes
02/04/2019 18:25

Dia Mundial de Conscientização do Autismo traz emoção à Assembleia Legislativa

A convite dos deputados SubTenente Éverton (PSL) e Márcio Pacheco (PDT), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo reuniu familiares, crianças e adolescentes autistas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).As vozes de mães, de pessoas e deputados engajados na luta pelo fim do preconceito, se uniram em torno de um único tema: a inclusão. O envolvimento da sociedade começa pela saúde e educação. É o que pensa Samantha Sitnik, presidente da Associação de Mães de Autistas de Cascavel, Amac. Sonora Samantha Sitnik – presidente da AMAC  Ledinalva Pereira de Almeida é mãe de um garoto de 13 anos. Psicopedagoga percebeu que o filho tinha o transtorno quando ele tinha três anos. Pela sua formação profissional, ela soube lidar com o autismo, mas sentiu que os profissionais da escola de seu filho não estavam preparados. Sonora Ledinalva Pereira de Almeida – psicopedagoga O deputado Márcio Pacheco falou que só será possível a inclusão quando as políticas públicas ajudarem na conscientização das pessoas que não convivem com a realidade de um autista. Sonora Márcio Pacheco Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou a confecção de cartilhas para ajudar aos pais e professores a lidar com autistas. O deputado Márcio Pacheco falou sobre o conteúdo desta cartilha.Sonora deputado Márcio Pacheco  O presidente da Assembleia disse ainda que no dia 17 de junho, os deputados irão analisar todos os projetos referentes à causa do autismo em plenário. A votação será para celebrar o Dia do Orgulho Autista, comemorado dia 18 de junho. O deputado SubTenente Éverton, disse que as pessoas com deficiência são invisíveis no Brasil porque as pessoas não sabem construir a inclusão. Ele acredita que o primeiro passo é conhecer a causa.(Sonora) 

Ver mais detalhes
02/04/2019 14:38

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Alep promove fórum para debater o tema

Representantes de trinta entidades envolvidas com a causa do autismo no Paraná se reuniram no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (2) para trocar experiências e apontar caminhos para melhorar a condição de vida dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Primeiro Fórum Estadual de Entidades ligadas à Causa do Autismo. Para o presidente da UPPA, União de Pais Pelo Autismo, que atua há 11 anos na região de Curitiba, Rafael Sallet, um evento histórico no estado para tratar do tema.(Sonora)O Fórum ocorre no Dia Internacional e na Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo e faz parte de uma série de ações no Poder Legislativo.  A iniciativa foi do deputado Márcio Pacheco (PDT) com o objetivo de avançar nas políticas públicas, buscar recursos no orçamento do Governo, dar visibilidade à causa e acabar com o preconceito.(Sonora)Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1% da população mundial sofre do Transtorno do Espectro Autista. O filho de Sandra Prado faz parte dessa estatística. Ela luta desde 2007 como presidente da Associação Casa do Autismo, de Araucária para que as leis aprovadas e sancionadas, que beneficiem os portadores, funcionem.(sonora)  A representante do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, Maria Goretti Lopes, superintendente de atenção à saúde da Secretaria, falou sobre ações da pasta, e entre elas está justamente essa qualificação, que, dentro do Programa de Atenção ao Autismo, promove a capacitação internacional dos profissionais da Rede Pública do Paraná (600 até agora, entre pais e cuidadores). Também lembrou do cadastro da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a realização do censo quadrienal para cadastrar pessoas com autismo, lei aprovada na Assembleia.     O trabalho das entidades é de acolhimento, orientação e conscientização das famílias sobre a doença. Muitas vezes, desconhecida. A advogada Elizabete Pereira, que trabalha com o senador Flávio Arns (REDE), um dos apoioadores do Fórum, orientou as entidades sobre como captar recursos legais para conseguir constituir associações e fundações. Ressaltou que é preciso ter estatutos, com regras da entidade, natureza e finalidade definidos. Ela explicou que a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista está inserida na mesma lei que beneficia os portadores de deficiência.  E ainda, avisou: caso uma entidade queira se tornar de “Utilidade Pública”, basta procurar os deputados para que apresentem um projeto de lei.  Assim, terão condições de firmar parcerias com o Poder Público. O 1º secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), anunciou, durante o debate, que a Casa deve elaborar um material institucional de orientação sobre o autismo para distribuir para profissionais de saúde e pais.(sonora)Alguns projetos apresentados por deputados que participaram da audiência foram citados, como o que obriga os cinemas do Paraná a terem sessões para autistas. E em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no próximo domingo acontece no Shopping Cidade, em Curitiba, uma sessão de cinema adaptada do filme Dumbo para um público de crianças e adolescentes com TEA, e acompanhantes. A Iniciativa é do deputado Delegado Francischini (PSL).

Ver mais detalhes
Mostrando 1241 a 1260 de 6226 podcasts