RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Caixa apresenta balanço social de 2018 para deputados estaduais
A convite do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o superintendente regional de Curitiba da Caixa Econômica Federal, Adriano Resende, apresentou aos deputados, nesta segunda-feira (13), durante a sessão plenária os resultados do balanço social do banco de 2018 na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).Ele falou que a Caixa cumpriu com o seu papel social que é o de levar recursos aos municípios que precisam. Em 2018 foram mais de 27 bilhões de reais para programas como Minha Casa, Minha Vida, habitação, saneamento básico, infraestrutura, operações de financiamento junto aos municípios e pagamentos de benefícios sociais. Mas, foi a parte de transferência de benefícios que mais contribuiu para ajudar o cidadão paranaense. Sonora Adriano Resende – superintendente da CEF - O deputado Romanelli falou da importância da explanação e salientou a importância da Caixa investir em projetos sociais, principalmente na habitação. Sonora Romanelli -
Ver mais detalhesAprovada emenda ao PL que institui o programa de Compliance no Executivo
A proposta do Poder Executivo que dispõe sobre a implementação de práticas de compliance no âmbito da administração pública estadual, voltou a ser discutida na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta segunda-feira. Durante a sessão plenária, os deputados aprovaram o projeto em segundo turno de votação e também a emenda de número quatro ao projeto de lei nº 136/2019.A emenda foi apresentada pelo deputado Tadeu Veneri (PT), determinando que os integrantes do Comitê de Integridade e Compliance não receberão remuneração pelos serviços prestados. Veneri afirma que a proposta visa constituir paramentos para implementação do programa com o objetivo de demonstrar o compromisso do Governo com a transparência.Sonora Segundo o líder do governo deputado Hussen Bakri (PSD) o programa compliance reúne métodos e técnicas para prevenir e descobrir práticas irregulares e ilegais, como fraudes, subornos e desvios de conduta.Sonora De acordo com o governo o próximo passo, será a criação do Comitê de Integridade e Compliance para analisar tudo o que a Controladoria-Geral do Estado apurar e deliberar sobre as medidas administrativas a serem tomadas. Também será elaborado um Código de Ética e Conduta para os servidores e agentes públicos ligados ao Governo. A proposta ainda precisa passar por outras duas votações na Assembleia antes de seguir para a sanção do governador.
Ver mais detalhesAssembleia interioriza ações entre os dias 15 e 17 de maio na Expoingá
Ouvir as demandas e estar mais próxima da população, do setor produtivo e de entidades de classe. Esses são os objetivos da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) com a presença em eventos pelo interior do estado. Entre os dias 15 e 17 de maio a Alep marcará presença em Maringá, durante a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 24ª Internacional – Expoingá.Assim como aconteceu no mês de abril, durante a ExpoLondrina, a Alep terá um stand montado para atender aos prefeitos, lideranças, empresários e a população e também para apresentar iniciativas de sucesso do legislativo paranaense, como o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Alep, e que, recentemente, venceu o Prêmio Redes 2019.Estar mais próximo da população e do setor produtivo e saber as demandas de cada região ajuda na atuação dos parlamentares na busca por soluções no desenvolvimento do Paraná e democratiza as ações da Assembleia, como enfatiza o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB).SonoraPara o primeiro-secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), a presença da Assembleia na Expoingá e em outros eventos pelo interior, é o compromisso de aproximar o Legislativo da população e das lideranças da região para fazer um parlamento cada vez mais em sintonia com os anseios da sociedade.SonoraNesse período o Poder Executivo também estará presente em Maringá com toda a estrutura do Governo. Na quarta-feira, dia 15, às 18 horas, está prevista a cerimônia de transferência da sede do Poder Executivo para a cidade, seguida por uma reunião com a diretoria da Sociedade Rural de Maringá. Já na manhã do dia 16, às 9h30, acontece uma entrevista coletiva para os veículos de comunicação e na sequência os atendimentos dos secretários de Estado e deputados estaduais aos prefeitos, vereadores, lideranças, empresários e população. Esse atendimento ocorre no “Recinto Nelore”, onde estarão os espaços da Alep e do Governo do Estado. Já na sexta-feira, às 10h30, um encontro com prefeitos e lideranças dos municípios que integram a Associação de Municípios do Setentrião Paranaense.A Expoingá chega a sua 47ª edição nacional e a 24ª internacional com o tema “Apresentando o Agro que Transforma o Brasil” e a expectativa de superar os números alcançados em 2018, quando os negócios gerados foram na ordem de R$ 560 milhões. Ao todo, são mais de 1300 expositores, 9600 animais em exposição, 10 mil empregos diretos e indiretos, além da realização de diversas atrações culturais e eventos técnicos do agronegócio.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesCrescimento da violência nas escolas motiva seminário na Alep
O crime que ocorreu no mês de março na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), quando dois ex-alunos mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias do colégio, e o tiroteio, que aconteceu em setembro do ano passado em Medianeira, interior do Paraná, quando um adolescente, de 15 anos, entrou armado e atirou contra colegas de classe do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, motivaram o seminário sobre Violência nas Escolas, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A iniciativa em debater o tema foi da deputada Luciana Rafagnin (PT). Ela convidou especialistas para entender as causas desse aumento e também para colher sugestões, porque acredita que as opiniões devem auxiliar na elaboração de políticas públicas para evitar novas tragédias.(sonora)Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do ano de 2013, apontaram que 12,5% dos professores ouvidos no Brasil foram vítimas de agressões verbais ou de intimidações por parte de estudantes pelo menos uma vez por semana. A média desse indicador entre os 34 países pesquisados é bem menor: de 3,4%. Insegurança vivida também pelos alunos. Caso de Alana Gobbi, do nono ano da escola estadual Albert Schweitzer, na Cidade Industrial, em Curitiba. O bairro é um dos mais violentos da capital. Por isso, ela aproveitou para fazer sugestões, apontando caminhos.(sonora)Entre os palestrantes, estava o dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro Operacional das Promotorias de Justiça e de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná (MP/PR). Ele reforçou a importância de aplicar e de se respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de se fazer uma distinção entre o que é indisciplina e infração.(Sonora)Também participaram como palestrantes, entre outros especialistas, Helena de Souza Rocha, advogada e professora, presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR; Hermes Leão, presidente da App Sindicato; Ângela Nasser, representante da Secretaria Estadual da Educação, que enfatizou que há no governo um setor dedicado aos direitos humanos, com debates sobre educação em direitos humanos, diversidade de gênero, com o objetivo de reunir esforços para melhorar o quadro, atuando na prevenção e na formação de estudantes e também de funcionários; e Anderson Ricardo Fogaça, juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). Ele explicou como o Poder Judiciário está colocando em prática um projeto que prevê a capacitação de professores para que sejam mediadores de conflitos nas escolas, dentro do processo de justiça restaurativa, com um projeto-piloto começando por Curitiba. A mediação de conflitos envolvendo não apenas as escolas, mas a atuação nas causas dos problemas que levam à violência nas escolas, é o foco da justiça restaurativa.Com esse foco também são algumas das propostas aprovadas e em tramitação na Assembleia Legislativa, lembrou o deputado Professor Lemos (PT). Entre elas, a que tem o objetivo de combater o bullying nas escolas.(Sonora)Na plateia, estavam alunos, professores e funcionários de escolas. Todos com o intuito de ouvir e também de propor políticas públicas e alternativas de enfrentamento à violência e de construção de uma cultura de paz e de respeito na rede pública estadual do Paraná.
Ver mais detalhesTrabalhadores são homenageados pelos serviços prestados em favor do Paraná
Trabalhadores com atuação de destaque nos mais diversos setores da sociedade foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quinta-feira, dia 09, durante a 25ª edição do Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná. A sessão solene em alusão ao Dia Internacional do Trabalho foi uma iniciativa dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, Michele Caputo e Paulo Litro, ambos do PSDB.Caputo, que comandou a solenidade, destacou que é um orgulho para o Poder Legislativo prestar essa homenagem a trabalhadores que tanto fazem pelo Paraná.SonoraO presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e da Central Força Trabalhista do Brasil, Walter César, relembrou os 25 anos de homenagens aos trabalhadores, que são responsáveis por fazer o Brasil e o Paraná avançar.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesParlamento Universitário 2019 abre inscrições e apresenta novidades para este ano
A 4ª edição do Parlamento Universitário só acontece em julho, mas os universitários que desejam viver essa experiência já podem se candidatar a uma das vagas. O prazo para inscrições vai até o dia 24 de maio e, este ano, acadêmicos do interior do estado também terão a oportunidade de participar do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.Os interessados devem acessar o site da Escola do Legislativo, clicar no ícone Parlamento Universitário e preencher a ficha de inscrição. Podem participar do projeto os universitários das dez instituições de Ensino Superior conveniadas para o Parlamento Universitário 2019. Pela primeira vez, a Unioeste, a UEL e a UEPG estão entre as universidades que terão representantes participando das atividades.No Parlamento Universitário, os 54 acadêmicos selecionados simulam os trabalhos dos deputados estaduais, compondo Mesa Executiva e comissões permanentes e discutindo e votando projetos.O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância do projeto realizado pela Escola do Legislativo.SonoraEm 2017, o Parlamento Universitário foi o vencedor do 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo. Desde então, diversas Assembleias Legislativas de todo o País buscam se espelhar no projeto paranaense para incentivar a participação cidadão do jovem. Experiência que tem enriquecido a formação dos universitários, como destaca o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).SonoraOs inscritos passarão por um processo seletivo, comandado pelas universidades, entre os dias 5 e 28 de junho. Os nomes dos deputados universitários titulares e suplentes serão conhecidos no dia 1º de julho. O prazo para apresentação de projetos termina no dia 15 de julho e a simulação das atividades parlamentares acontece entre os dias 18 e 26 de julho.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAposentadorias de ex-governadores e Escola sem Partido estarão na pauta da Alep
Duas propostas que geraram intensos debates de toda a sociedade entrarão na pauta de discussões do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ainda este mês. O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), confirmou para a imprensa nesta quarta-feira (08) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a aposentadoria dos ex-governadores e o projeto de lei que trata da chamada “Escola Sem Partido” deverão estar na ordem do dia para votação nas próximas semanas.A Comissão Especial que analisa a PEC decidiu aguardar a votação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que trata do mesmo assunto. A ação entrou na pauta de julgamentos do STF no mês passado, mas não chegou a ser votada. Diante disso, Traiano determinou o prosseguimento dos trâmites legislativos.SonoraPara Traiano, é normal que a comissão tenha prudência ao tratar de um tema que também está em debate no STF.SonoraO relator do texto na comissão já apresentou parecer favorável tanto ao texto original da PEC como à emenda apresentada por 32 deputados. Na ocasião, um pedido de vista adiou a votação do parecer. Depois de aprovado pela Comissão Especial, o parecer precisa ser publicado em Diário Oficial e só então estará apto para entrar em debate no Plenário.A PEC, de autoria do Poder Executivo, revoga o trecho Constituição do Estado do Paraná, que estabelece o pagamento de subsídio mensal e vitalício para quem tiver exercido em caráter permanente o cargo de governador do Estado. Já a emenda prevê a extinção do pagamento do subsídio mensal e vitalício a ex-governadores ou a suas viúvas, inclusive aos atuais beneficiários. Atualmente, 11 ex-governadores e viúvas recebem o benefício.Já o projeto de lei que institui no sistema estadual de ensino o Programa Escola sem Partido recebeu mais um parecer favorável nesta quarta-feira e também seguirá para votação em Plenário. Traiano afirma que aguarda apenas a finalização dos trâmites internos.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesProjeto que institui o “Escola sem Partido” está apto para ir a plenário para votação
Depois de mais de um mês de discussão do projeto de lei conhecido como “Escola Sem Partido”, na Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o parecer favorável ao texto, apresentado pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) foi aprovado. A reunião do grupo de trabalho, presidido pelo deputado Emerson Bacil (PSL), aconteceu no auditório legislativo, no começo da tarde desta quarta-feira (8). Foi a segunda discussão só nesta semana. É que o deputado Delegado Jacovós (PR) havia pedido vista ao voto em separado contrário à proposta, do deputado Professor Lemos (PT). No encontro desta quarta, o deputado Alexandre Amaro (PRB), suplente na Comissão, substituiu Jacovós, que votou favorável ao parecer de Guerra. Para ele, é preciso haver neutralidade dos professores no ambiente escolar.(sonora) O projeto, de autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) e do agora deputado federal Felipe Francischini (PSL), prevê que cartazes sejam colocados nas escolas públicas e privadas do Paraná, determinando limites que não poderiam ser ultrapassados pelos educadores para evitar o suposto “doutrinamento” por parte de professores em salas de aula. Luiz Fernando Guerra acha que os pais têm o direito de educar seus filhos com base em suas próprias convicções, como prevê um acordo internacional, do qual o Brasil faz parte.(Sonora) Professor Lemos justificou novamente o voto contrário, alegando que propostas semelhantes no Paraná e em outros estados já foram questionadas por órgãos estaduais e até pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele agora se preparara para o embate no Plenário.(sonora)O deputado Emerson Bacil fez uma análise positiva do trâmite da proposta na Comissão, já que todos os lados foram ouvidos, inclusive em uma audiência pública, realizada no mês passado no Plenarinho da Alep.(sonora)
Ver mais detalhesMaio Amarelo: número de mortes de ciclistas aumenta quase 50% em 2018
(abre áudio) O depoimento emocionado é do pai do ciclista Chrystian Deina, de 25 anos, que morreu em um acidente de trânsito. Ele foi atropelado enquanto pedalava, em novembro do ano passado, em um cruzamento próximo ao terminal do Campo Comprido, em Curitiba. O jovem faz parte de uma grave estatística: dados divulgados neste mês pelo Detran mostram que 144 ciclistas morreram em acidentes de trânsito no Paraná em 2018. Em 2017, foram 98 mortes registradas, ou seja, o aumento do número deste tipo de caso foi de 47%. A pesquisa foi discutida na manhã desta quarta-feira, dia 08, durante a audiência pública, promovida pelos deputados Delegado Recalcatti (PSD) e Goura (PDT), sobre a campanha Maio Amarelo, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Recalcatti explicou o motivo da reunião. (Sonora) A campanha internacional Maio Amarelo foi criada pela Organização das Ações Unidas (ONU), em 2011, para chamar a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito no mundo. A proposta inclui, além de debates sobre o tema, mobilizações de órgãos do governo, empresas, entidades de classe e representantes da sociedade civil organizada, de 27 países, durante o mês inteiro. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção, segundo a ONU. O Ministério da Saúde aponta que cerca de 60% dos leitos hospitalares brasileiros são ocupados por vítimas do trânsito. Ainda há mais dados que preocupam: aqui, no Paraná, o Detran indica que as mortes de motociclistas, nas ruas e nas estradas, aumentaram 3% em 2018. E, apesar do número total de mortes em acidentes de trânsito ter diminuído 8%, de 2.547 pessoas para 2.338, de 2017 para o ano passado, o deputado Goura afirma isto não é motivo para comemorações. (Sonora)
Ver mais detalhesCriai aprova projetos relacionados ao Autismo
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se reuniu na tarde desta terça-feira (07) para discutir diversos projetos relacionados, principalmente, à melhoria da qualidade de vida, locomoção e aprendizado de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os projetos foram analisados inicialmente no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Comissão de Constituição e Justiça, e desde então tramitam nas comissões permanentes da Alep. O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão destacou que são projetos que visam a qualidade da população com TEA.SONORAOs projetos aprovados pela comissão foram: o Projeto de lei nº40/16 de autoria dos deputados Professor Lemos e Márcio Pacheco que dispõe sobre a criação de implantação de centros avançados de estudo e capacitação de educadores da rede pública de ensino no Paraná para inserção escolar de alunos autistas; O Projeto de lei nº166/19 de autoria dos deputados Delegado Francischini e Márcio Pacheco sobre a obrigatoriedade de realização de Sessão de Cinema adaptada para crianças e adolescentes autistas ou portadores de Síndrome de Down e a famílias deles; O Projeto nº168/19 de autoria dos deputados Márcio Pacheco e Evandro Araújo que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista; E também o Projeto de lei nº 48/19 de autoria do deputado Anibelli Neto que dispõe sobre a inserção do símbolo de conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas vagas de estacionamento preferenciais reservadas aos portadores de deficiência.No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Alep teve um dia exclusivo para debate de projetos voltados ao autismo. Além da realização do 1º Fórum Estadual de Entidades Ligadas a Causa do Autismo, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou somente projetos voltados aos portadores do Transtorno do Espectro Autista, na sessão plenária daquele dia, o horário do Grande Expediente foi destinado às mães de autistas que falaram aos parlamentares sobre os desafios pela inclusão de quem tem o transtorno de desenvolvimento, condição que atinge mais de dois milhões de pessoas no Brasil, por fim, foi aberta uma exposição fotográfica em que famílias são retratadas em situações de carinho, interação e companheirismo, subvertendo uma visão comum do autismo.
Ver mais detalhesPadre de Rolândia recebe Título de Cidadão Honorário durante sessão
O Grande Expediente, no início da sessão plenária desta terça-feira (7), foi dedicado à entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao Monsenhor Joseph Bernard Agius. A Lei que concedeu o título ao religioso foi sancionada em julho do ano passado, a partir de um projeto do deputado Cobra Repórter (PSD). Para o parlamentar, o homenageado é um exemplo de dedicação à igreja, além de possuir uma brilhante história de vida e de serviços prestados às comunidades do município de Rolândia, no Norte do estado.(Sonora) Joseph Bernard Agius nasceu no ano de 1941, em uma ilha próxima de Malta. Apesar da aptidão para o magistério, desde criança já sentia que tinha vocação religiosa. E contou com o apoio da mãe. Como o pai vivia na Austrália, passou a trocar correspondências com ele e no ano de 1958 entrou para o seminário. Chegou a pensar em ser missionário na África, mas a visita do arcebispo da recém-criada arquidiocese de Londrina, Dom Geraldo Fernandes, à procura de seminaristas para morarem no Brasil, mudou os planos do jovem seminarista, que já mantinha contato com um maltês que morava no Paraná e era pároco na Catedral Metropolitana de Curitiba, o padre Bernardo Gafã. Antes disso, ele não tinha nem ideia de onde ficava o Brasil. Acabou cursando Teologia no Seminário em Curitiba. Mais tarde, os dois amigos resolveram partir para o Norte do estado. Aos 24 anos já era ordenado padre em Londrina. O ano era 1965. Em Rolândia, chegou em 1969. Foi vigário e se tornou pároco da Igreja Matriz de São José em 1972. Monsenhor Joseph Bernard Agius ganhou o apelido de “Padre Zé”. Se destacou no trabalho de construção e reforma dos templos e na atuação junto à juventude, encaminhando os filhos de famílias pobres para o mercado de trabalho. Também é presidente de honra do Hospital São Rafael, que atende a população de Rolândia e de outros oito municípios da região.Diz que se considera um cidadão de muitos lugares: australiano, pela influência do pai, maltês, pela origem e brasileiro por opção. O reconhecimento do Poder Legislativo, ele destaca, só reforçou o amor pelo país e pelo Paraná.(Sonora)
Ver mais detalhesCrianças e adolescentes são foco de Encontro Estadual do Dia do Celíaco
No IV Encontro Estadual do Dia do Celíaco, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça –feira (7), o tema foi a Doença Celíaca na Infância. A iniciativa foi do deputado Evandro Araújo (PSC) em parceria com a Associação dos Celíacos do Brasil regional Paraná (Acelpar). Evandro Araújo diz que debater o diagnóstico precoce da doença celíaca representa proporcionar qualidade de vida para os portadores.(Sonora)Com as irmãs Sara, 12 anos e Sophia, 10, foi assim. A partir do diagnóstico, há seis anos, a família conseguiu controlar doenças, como o diabetes. Elas tiveram a iniciativa de criar um grupo nas redes sociais chamado de Acelpar Kids, com o intuito de orientar crianças da faixa etária delas. As irmãs têm uma alimentação regrada, sem glúten, mas dizem que conseguem levar uma vida normal.(Sonoras Sara e Sophia)Estima-se que dois milhões de brasileiros sejam portadores de doença celíaca. Ela é autoimune, e está associada a mais de 300 doenças. É provocada pelo consumo ou até pelo contato com glúten, presente no trigo, cevada e centeio. Normalmente atinge o intestino delgado provocando inflamação. O tratamento mais indicado é o realizado pelas irmãs Sara e Sophia: uma dieta sem glúten. Tanto que os convidados do evento na Assembleia foram recebidos com um café da manhã a base de produtos sem glúten. A mãe das meninas, Ana Cláudia Cendofanti, se envolveu tanto na causa que se tornou presidente da Acelpar. Ela conta que, graças ao trabalho da Associação e das políticas públicas voltadas para a doença celíaca, houve avanços consideráveis, como o crescimento de empresas que atendem a esse público. E Curitiba, segundo Ana Cláudia, está dando exemplo.(Sonora)Entre as palestrantes, estava a medica Lorete Maria da Silva Kotze. Ela é doutora em Gastrointerologia e uma das maiores especialistas do Brasil no tema. Doutora Lorete deu orientações sobre sintomas que os pais precisam observar nas crianças, como baixa estatura e puberdade tardia. Ela também foi homenageada com o título de cidadã benemérita do Paraná, em função do trabalho que faz há 50 anos na área. Ficou surpresa e emocionada.(Sonora)Uma das precursoras em tratar do tema da doença celíaca na Alep, a ex-deputada Cláudia Pereira, proponente da homenagem à doutora Lorete, também participou da audiência. Cláudia Pereira é autora da lei que instituiu o 7 de maio como Dia Estadual do Celíaco.De acordo com todos os palestrantes (falaram ainda as nutricionistas Pryscila Oms e Fernanda Grevinski, além da apresentação de ações da Acelpar), o tema ainda necessita de muita visibilidade, já que a falta de informação é um dos entraves para o tratamento adequado. Elas falaram da alimentação nas escolas, como variedade de produtos sem glúten, monitoramento nutricional nas escolas estaduais e detalharam itens que podem ser consumidos pelos pacientes: farinha de milho, de arroz e de mandioca são exemplos de produtos que não contêm a proteína. Chamaram ainda a atenção para a contaminação cruzada – uso de utensílios e locais utilizados anteriormente para processar alimentos com glúten – e para o fato de que a dieta sem glúten não é moda nem opção, mas indispensável para proteger a vida e a saúde dos celíacos.Também participaram do evento, médicos, pesquisadores, portadores, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) e o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Justiça. Família e Trabalho, coronel Amaro Nascimento Carvalho, que representou o secretário Ney Leprevost.
Ver mais detalhesAssembleia e TJPR firmam parceria para realizar o Rolê Cívico Paranaense
Os acadêmicos de Direito de todo o Paraná terão a oportunidade de conhecer um pouco mais o funcionamento dos Poderes Legislativo e Judiciário no projeto “Rolê Cívico Paranaense”, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Escola do Legislativo, e o Tribunal de Justiça do Paraná. O termo de cooperação entre as instituições para execução do projeto foi assinado nesta terça-feira, dia 07.Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o “Rolê Cívico Paranaense” vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e possam colaborar com a formação de um novo conceito sobre as instituições públicas.SonoraPara o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, o objetivo das ações de cidadania é preparar os jovens para que possam participar de forma ativa nas decisões sobre o futuro da sociedade.SonoraO 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Netto, afirma que parcerias como esta, em projetos de cidadania, reforçam o compromisso das instituições de servir a população paranaense.SonoraO projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material de apoio produzido pela Assembleia Legislativa para que temas como a história das instituições, o funcionamento e as particularidades de cada Poder sejam trabalhados em sala de aula. Em um segundo momento, os alunos que vierem a Curitiba participam de um tour guiado pelas sedes dos Poderes, de sessões de julgamento no TJ, de sessões plenárias na Assembleia e de um curso sobre processo legislativo, que será ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesMais uma vez projeto “Escola Sem Partido” é adiado em Comissão
O projeto de lei conhecido como “Escola Sem Partido” foi mais uma vez adiado na Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidida pelo deputado Emerson Bacil (PSL), durante uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira (6) no auditório legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O motivo foi mais um pedido de vista, desta vez feito pelo deputado Delegado Jacovós (PR), ao voto em separado contrário ao projeto do deputado Professor Lemos (PT). Na última reunião da Comissão, Lemos já havia pedido para analisar melhor o parecer favorável à proposta, apresentado pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Jacovós alega que tem muitas dúvidas em relação ao texto, como por exemplo, o fato de não haver nenhuma punição aos supostos infratores.Nesse caso, pelo texto do projeto, o infrator seria o professor, que segundo a proposta, “doutrinaria” os alunos em sala de aula com viés à esquerda, como defendeu um dos autores da proposta durante a reunião, o deputado Ricardo Arruda (PSL).(sobe som)) Professor Lemos justificou o voto, ressaltando que o a proposta entende que o professor não seja um educador, mas apenas alguém que transmite conteúdo. Ele disse ainda que a OAB/PR emitiu nota, na semana passada, alegando que o projeto é inconstitucional em todos os sentidos. Assim como Ministério Público do Paraná e o TJ/PR. (Sonora) O projeto de lei nº 606/2019, conhecido por “Escola Sem Partido” também tem como autor o agora deputado federal, Felipe Francischini (PSL). Ele propõe que cartazes sejam colocados nas escolas públicas e privadas do Paraná, determinando limites que não poderiam ser ultrapassados pelos educadores para evitar o suposto “doutrinamento” por parte de professores em salas de aula. O relator, Luiz Fernando Guerra, deu parecer favorável ao projeto e entende que os pais têm o direito de educar seus filhos com base em suas próprias convicções. A próxima análise do projeto deve acontecer nos próximos dias, como pretende o deputado Emerson Bacil.(sonora)O “Escola Sem Partido” é tão polêmico que no mês passado, trouxe ao Plenarinho da Alep diversos grupos para uma audiência pública, que ficou lotada com defensores e pessoas contrárias à proposta.
Ver mais detalhesRomanelli pede audiência pública sobre acordo de leniência entre CCR Rodonorte e Lava Jato
O acordo de leniência firmado entre o Ministério Público Federal e a concessionária de pedágio CCR Rodonorte, investigada pelo pagamento de propina a agentes públicos do Paraná, determina o pagamento de R$ 750 milhões da empresa, divididos em três partes: R$ 35 milhões referentes à multa, de acordo com a lei de improbidade administrativa; R$ 350 milhões de reais para que o preço do pedágio nas rodovias gerenciadas pela Rodonorte caia 30%; e R$ 365 milhões de reais para serem aplicados em obras, que estão previstas no projeto de exploração inicial das estradas concedidas à concessionária. Mas para o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) o termo de leniência, apesar de já ter sido firmado, ainda precisa ser debatido e questionado. O deputado argumenta que há obras que não estão previstas no acordo, como a duplicação de um trecho da BR-376, a Rodovia do Café, entre Ponta Grossa e Apucarana, e ainda que o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ficaram de fora da formulação do acordo de leniência.SONORA Na tarde desta segunda-feira, dia 06, Romanelli protocolou um pedido à Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná para que seja feita uma audiência pública sobre o assunto na casa. Segundo o presidente desta comissão, deputado Tião Medeiros (PTB) a empresa CCR Rodonorte e todos os agentes fiscalizadores do estado vão ser convocados para a audiência pública, que ainda não teve data definida.SONORA
Ver mais detalhesEstudantes canadenses participam de palestra sobre mobilidade urbana
A ciclomobilidade dentro do planejamento urbano de uma cidade e a importância do debate político sobre os projetos de mobilidade foram os temas abordados pelo deputado Goura (PDT) em palestra para alunos da Universidade de Alberta, no Canadá. Os 12 universitários das áreas de Geografia e Planejamento Urbano estão no Brasil para participar do curso Urban Planning Field School, promovido em parceria com a Universidade Federal do Paraná, e também aproveitam a oportunidade para trocar experiências sobre o planejamento urbano de Curitiba.Durante o encontro, o deputado Goura falou sobre os 20 anos de experiência na área de mobilidade urbana atuando como ativista, na assessoria de gestores urbanos e agora como parlamentar. Ele destacou a importância de planejar as cidades de forma integrada a partir da visão dos seus usuários, com foco nos pedestres e ciclistas. Segundo o deputado, apesar de exemplo em muitos aspectos, Curitiba precisa evoluir e essa troca de experiências é um dos caminhos para a construção de uma nova cidade.SonoraA coordenadora local do projeto de intercâmbio da Universidade de Alberta, Norma Müller, explica que a agenda no Legislativo teve como função mostrar para os estudantes como se dá o debate político para que as ações de planejamento urbano sejam efetivadas.SonoraPela terceira vez em Curitiba, o professor Sandeep Agrawal afirma que a cidade é destaque mundial em transporte público, por isso tem sido escolhida para que os universitários possam conhecer modelos diferentes de mobilidade urbana. Segundo o professor, Curitiba está a frente de muitas cidades americanas quando o assunto é o uso da bicicleta nos deslocamentos urbanos.SonoraOs universitários permanecem na cidade por 15 dias e antes de voltarem para casa apresentam trabalhos acadêmicos desenvolvidos com base em tudo que aprenderam por aqui.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesBotão do pânico passa a proteger também os idosos
Os deputados estaduais aprovaram em segunda discussão, na tarde desta segunda-feira, o projeto de lei 499/17 que estende o chamado “botão do pânico” para idosos em situação de violência doméstica ou familiar. De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), o objetivo é estender uso do Dispositivo de Segurança Preventiva, o “botão do pânico”, que foi criado para proteger mulheres que são potenciais vítimas da violência familiar e foi apresentado pela deputada Cristina Silvestri (PPS).De acordo com o deputado Cobra Repórter, que preside na Alep a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, a intenção é ter mais uma ferramenta de proteção a essa população tão vulnerável, que é a idosa.SONORA Hoje a mulher em situação de risco pode utilizar o dispositivo em caso de medida protetiva, por meio de decisão judicial. Após fazer um cadastro no sistema de monitoramento da Guarda Municipal, que registra as informações pessoais e do agressor, ela recebe o botão do pânico. O mesmo será feito para os idosos em situação de vulnerabilidade. O aparelho é pequeno e fácil de ser usado. Em situação de emergência a vítima deve apertar o botão, que aciona imediatamente a Guarda Municipal. Ele funciona por meio de vibração, como os aparelhos de telefone celular. Na central de monitoramento, os policiais tem acesso à localização, aos dados da vítima, e deve encaminhar o socorro o mais rápido possível. A medida já foi implantada em algumas cidades do Paraná e, ao todo, irá abranger 15 municípios nessa primeira etapa de implantação.
Ver mais detalhesReunião da Bancada em Defesa do Serviço Público debate futuro do funcionalismo estadual
Os deputados estaduais que integram a Bancada em Defesa do Serviço Público se reuniram nesta segunda-feira (06) com representantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES). O encontro, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), serviu para debater o Projeto de Lei Complementar 04/2019, do Poder Executivo, que trata das progressões, reajustes, promoções e direitos adquiridos pelo funcionalismo estadual.Líder da Bancada, o deputado Professor Lemos (PT), relatou que a proposta do Governo congela por 20 anos a reposição salarial, entre outros benefícios, o que prejudicaria muito o servidor estadual.Sonora Professor LemosO projeto foi protocolado na Assembleia no dia 16 de abril e seria analisado, primeiramente, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o deputado Professor Lemos, o líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), suspendeu a tramitação e pediu um prazo de 15 dias para discutir melhor a proposta. Professor Lemos sugeriu um encontro de uma comissão de deputados e representantes dos servidores com o governador para relatar a preocupação da categoria. Sonora Professor LemosMarlei Fernandes, coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais, disse que o funcionalismo elaborou um documento explicando porque este projeto é restritivo a todas as carreiras dos servidores.Sonora: Marlei FernandesParticiparam da reunião da Bancada em Defesa do Serviço Público os deputados Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Delegado Jacovós (PR), Soldado Adriano José (PV) e Soldado Freut (PROS).
Ver mais detalhesAssembleia debate regras para licitação de publicidade com representantes do setor
O processo para contratação do serviço de publicidade para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) avançou mais uma etapa nesta quinta-feira (02). Os principais pontos do edital de licitação foram os temas de um debate entre diretores da Casa, a equipe técnica e representantes das agências de publicidade do Paraná. A expectativa é de que o documento com as regras para participar da disputa pelo contrato seja publicado ainda no primeiro semestre do ano.Os itens mais importantes do edital e pontos que já geraram questionamentos em outras licitações pesquisadas foram detalhados na reunião pela comissão criada para elaborar o documento. Os participantes puderam apresentar sugestões de alterações conforme a experiência de cada um em outros processos licitatórios e a prática do dia a dia de trabalho. Segundo o diretor de Apoio Técnico da Alep, Vinicius Augusto Moura, o objetivo é antecipar questionamentos e evitar atrasos no processo.SonoraA licitação com valor máximo de R$ 25 milhões vai selecionar até três agências de publicidade por meio da melhor técnica, ou seja, apenas os participantes que atingirem 80 pontos ou mais na avaliação de critérios técnicos poderão apresentar suas propostas de preço. As contratadas trabalharão no desenvolvimento de campanhas institucionais que valorizem a história do Legislativo, destaquem as atividades legislativas e os projetos coordenados pela Assembleia. A diretora de Comunicação, Kátia Chagas, explica que a ideia é estar cada vez mais próximo do cidadão.SonoraPara o diretor-secretário do Sindicato das Agências de Publicidade do Paraná, Helcio Kal Gelbecke, esta etapa no processo de construção de uma licitação é fundamental para garantir celeridade e evitar transtornos.SonoraA principal dificuldade encontrada para a formulação do edital foi a inexistência de um histórico da própria Assembleia, que nunca teve um contrato de publicidade. Por isso, uma comissão foi criada para buscar exemplos do Governo Federal e de outros estados e se dedicar a compreender todas as exigências legais para esse tipo de contratação, como disse Marlo Litwinski, coordenador da comissão de licitação.SonoraDepois de debater o edital com as agências de publicidade, a comissão tem a função agora de elaborar o texto final do documento que será avaliado pela Procuradoria Jurídica da Assembleia antes de ser publicado em Diário Oficial.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesParlamentares e APAES se unem em defesa dos direitos das pessoas com deficiência
Não foi uma sessão convencional, mas especial; e aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta terça-feira (30). No lugar dos deputados, ocuparam as cadeiras dos parlamentares representantes de 300 das 329 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) do Paraná. A iniciativa de promover o evento foi do deputado Evandro Araújo (PSC) com o total apoio da Mesa Executiva. Para ele, é preciso que as APAES estejam inseridas no Orçamento do Estado.(Sonora)O encontro reuniu, além dos deputados Estaduais, representantes da Federação das APAES, do Poder Judiciário, da Câmara Municipal de Curitiba, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, do Conselho Estadual de Saúde e o senador Flávio Arns (Rede), que sempre pautou os mandatos na defesa das pessoas com deficiência. Ele aproveitou o encontro para cobrar o cumprimento de leis aprovadas na Assembleia Legislativa, entre elas, a que prevê o direito a uma educação de qualidade para os portadores. (sonora)Fernando Meneguetti, presidente da Federação das APAES do Paraná (Feapaes), recebeu uma homenagem durante a sessão. Ele diz que o evento na Assembleia foi importante para aproximar a instituição dos parlamentares, porque eles são responsáveis por levar até as APAES recursos, por meio de verbas de representação e emendas. Por isso, é necessário, segundo ele, fortalecer a parceria na hora dessa distribuição.(Sonora)O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Casa de Leis reforçou a importância do trabalho relevante desenvolvido pelas APAES. Ele fez questão de dedicar a sessão às instituições, também com a intenção de aproximar os parlamentares da sociedade.(sonora) Na opinião da conselheira regional da APAE da microrregião de Apucarana, Edna Gonçalves, com essa atitude, o trabalho das APAES foi reconhecido pelo Poder Legislativo.(sonora) As APAES no Paraná atendem a 164 mil pessoas portadoras de deficiência e familiares. Têm como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria de qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. A procuradora jurídica da Federação das APAES, Rosângela Moro foi a palestrante da sessão. Ela explicou como funciona o trabalho da entidade e lembrou que a associação não é um órgão vinculado ao Estado, mas uma parceira que precisa do auxílio do Governo para continuar atuando.(Sonora)
Ver mais detalhes