RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Projetos que concedem reposições a servidores de MP e TJ, entre outros, vão a sanção
(Descrição do áudio)) Projetos que transformam e criam cargos e concedem reposições salariais aos servidores do Ministério Público estão entre as propostas aprovadas pelos parlamentares nas sessões plenárias desta terça-feira (20) da Assembleia Legislativa. É que foram realizadas duas sessões: uma normal e uma extraordinária. Na primeira sessão, o projeto que reajusta em 4,08% os salários dos funcionários ativos, inativos e pensionistas e as gratificações aos policiais, tanto civis quanto militares, que atuam na segurança do Ministério Público do Paraná, foi aprovado em primeira discussão e, na seguinte, com dispensa de redação final. Além disso, os parlamentares aprovaram em primeira discussão e depois em segunda, um substitutivo geral, a criação de cargos efetivos e em comissão para a instituição. No total, serão 80 cargos efetivos de auxiliar administrativo e 105 em comissão, sendo 60 para assistente de promotoria, 35 para assessor de promotoria e dez para assessor de procuradoria. Passaram em redação final, os reajustes dos servidores do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e da Defensoria Pública. Os projetos estabelecem os mesmos 4,08%, retroativos a 1º de maio. As reposições valem para funcionários ativos e inativos, efetivos e comissionados, além das gratificações e subsídios como o auxilio alimentação. Segundo as propostas, o índice está previsto nos orçamentos das instituições. Ainda em redação final, os deputados aprovaram o projeto de lei do deputado Professor Lemos (PT), que denomina Padre José Carlos Parra Pires um trecho da PR 681, próximo ao município de Alto Piquiri. A proposta que prevê o combate à Nomofobia, síndrome dos dias de hoje, que quer dizer vício em celular ou o medo de ficar sem o aparelho, foi aprovada em segundo turno. Ela é do deputado Nereu Moura (PMDB). Segundo o autor, apesar de não ser considerada um transtorno, a Nomofobia não deve ser ignorada, porque pode levar a problemas graves de saúde, como depressão e síndrome do pânico. E para combater, orientar, conscientizar e prevenir os usuários dos perigos desse vício, o projeto institui uma campanha permanente no Paraná com esse objetivo. Em segunda discussão, estava ainda a proposta de Cláudio Palozi (PSC), que denomina de Alexandre Ceranto o viaduto no km 306 da PR 323, que fica no entroncamento com a Avenida Tiradentes, em Umuarama.Em primeira discussão, passou o projeto de lei do deputado Dr. Batista (PMN), determinando a realização do “teste do quadril” nos recém-nascidos nas maternidades públicas e privadas do estado. Já o projeto de Decreto legislativo, da Comissão Executiva, que altera um outro Decreto Legislativo de 2011, que cria o Gabinete Militar da Presidência da Assembleia, passou com dispensa de votação da redação final, e será promulgado pela própria Comissão Executiva da Casa. Ele propõe alterações em um texto que estava em vigor e que restringia a chefia do Gabinete Militar da Casa aos oficiais superiores da ativa da Polícia Militar do Paraná que pertençam ao Quadro de Oficiais Policiais Militares. Com a proposta, ficam incluídos no decreto outros oficiais superiores da ativa da PM/PR, como é o caso dos oficiais do Quadro Oficial de Bombeiros Militares, que integram a mesma carreira. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesA lei a um toque do celular: aplicativo "Agora é Lei no Paraná" é lançado na Assembleia
(Descrição do áudio))Ele é moderno, fácil de usar e, principalmente, vai ser um importante aliado do cidadão paranaense na hora de fazer valer os seus direitos. Estamos falando do aplicativo para tablet e smartphone “Agora é Lei no Paraná”, que foi lançado oficialmente no começo da sessão plenária desta terça-feira (20). Desenvolvida pela Diretoria de Comunicação em parceira com a equipe de TI da Casa, a ferramenta permite que o usuário tenha acesso a 140 leis aprovadas pelos deputados e voltadas para a defesa do consumidor. Temas que, em muitos casos, são até desconhecidos. Por exemplo, você sabia que é proibido o estabelecimento comercial exigir um valor mínimo para compras no cartão de débito? Pois isso é lei no Paraná desde dezembro do ano passado. No aplicativo, é possível encontrar os detalhes da lei, o autor (nesse caso, o deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM)), e as punições para os infratores. E se ele não obedecer, lá também consta o telefone do Procon/PR, que se tornou parceiro da Assembleia nessa inovação. Tanto que a coordenadora, Cláudia Silvano, participou do lançamento do aplicativo no Plenário e destacou a importância do Legislativo paranaense inovar no cumprimento das leis. E pontuou: O grande desafio será fazer a plataforma chegar às mãos do consumidor. (Sonora)O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), diz que, além do paranaense ter acesso imediato às leis sem burocracia com apenas um toque no celular, ele também vai se sentir protegido ao conhecer mais de perto a legislação, que é elaborada para o cidadão. (Sonora) Para se ter uma ideia da popularidade dos aparelhos celulares e de suas funções, o brasileiro é capaz de consultar o celular pelo menos 70 vezes por dia. Segundo uma pesquisa de uma empresa que produz aplicativos, em 2016 foram feitos 13 bilhões de downloads na App Store, em todo o mundo e 90 bilhões de downloads no Google Play. Nos dispositivos da Apple, o maior crescimento veio com apps de finanças, viagens, foto e vídeo; já no Android o foco foi em produtividade e ferramentas sociais, com lucros que chegaram a quase US$ 100 bilhões para os desenvolvedores. No caso do “Agora é Lei no Paraná”, a situação é inversa. A diretora de comunicação, Kátia Chagas, lembra que desenvolver a ferramenta não gerou custo algum para a Casa.(Sonora) Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça(CNJ) mostrou que 25% dos consumidores já sofreram com cobranças indevidas e 40% não procuraram a justiça por desinformação ou por achar que era muito caro recorrer ao Poder Judiciário. No entanto, no Paraná em torno de 8% e no Brasil 22% dos processos judiciais envolvem causas de direito do consumidor. Márcio José Tokars, secretário da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), diz que também falta informação por parte desse consumidor que, em muitos casos, nem precisaria ingressar com ação. E ele avalia que o aplicativo é uma forma de permitir esse acesso dos cidadãos aos seus direitos, afinal, o judiciário deve ser o último recurso.(Sonora)Para baixar o aplicativo, basta procurar “Agora é lei no Paraná” na loja de aplicativos do seu celular ou tablet,e pronto. Vc já pode começar a exigir seu direitos. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPesquisa aponta nível de satisfação dos usuários e operadores do Porto de Paranaguá
((Descrição do áudio))O nível de satisfação de trabalhadores, empresários, operadores e da comunidade com o Porto de Paranaguá foi transformado em números e estatísticas. Os dados da pesquisa de avaliação do porto solicitada pela Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná foram apresentados nesta terça-feira (20) em uma audiência pública que reuniu os principais envolvidos nas operações portuárias do estado.O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), enalteceu o trabalho desenvolvido pelos deputados da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação, que buscaram o conhecimento para poder cobrar melhorias e atender as necessidades da população.BGA avaliação inédita ouviu a opinião de 400 moradores de Paranaguá, 300 caminhoneiros que tem o porto como origem ou destino, 23 operadores, sete entidades representantes de exportadores e quatro sindicatos de trabalhadores. Os dados foram coletados entre os dias 20 de abril e 10 de maio de 2017 e apresentam uma margem de erro de 5%. A nota média obtida pela infraestrutura e operação do porto foi de quatro pontos. A melhoria nas condições de trabalho em diferentes setores ficou evidente, com índices que ultrapassaram 90%.Segundo o presidente da comissão, deputado Tião Medeiros (PTB), a avaliação foi necessária diante do grande número de reclamações em relação ao porto. Os dados são um retrato fiel da realidade de quem vive o dia a dia portuário e também uma oportunidade para conhecer as demandas ainda pendentes.SonoraO pior resultado foi no item que avaliou a segurança das vias de acesso ao Porto de Paranaguá, com uma média de 0,84 pontos. Para 64% dos caminhoneiros entrevistados o item mereceu nota zero. Para o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalen, esse será o principal desafio da administração portuária.SonoraPara Luiz Henrique Dividino, diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a pesquisa é uma excelente ferramenta para conhecer a opinião da sociedade e servirá de base para aperfeiçoar boas iniciativas e adotar novas práticas.SonoraJoão Antônio Lozano Baptista, presidente da Frente Intersindical Portuária de Paranaguá, reconheceu os avanços conquistados com as mudanças implantadas pela atual gestão do porto.SonoraRepresentantes de todos os setores receberam uma cópia de todo o material produzido. O relatório final passará por uma ampla avaliação da comissão a fim de definir as estratégias de atuação para intermediação de soluções dos problemas apontados na pesquisa.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesEspecialistas debatem importância de cuidados domésticos com idosos
(Descrição do áudio)) Dentro da programação da primeira Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos (de 19 24 de junho), lei aprovada na Assembleia Legislativa ano passado, apresentada pelo deputado Wilmar Reichembach (PSC), aconteceu na manhã desta terça-feira (20) no Plenarinho, uma audiência pública para debater o tema. Participaram o coordenador de Saúde do Adulto e dos Idosos da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Rubens Bendlin, que fez uma palestra mostrando a necessidade de cuidar da população idosa e do que o estado tem feito com relação às políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessa população; o deputado Doutor Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia e a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli; Ela explicou as origens da Pastoral e a importância da instituição, que surgiu no fim de 2004 e atua assistindo idosos em situação de vulnerabilidade principalmente social e que trabalha capacitando voluntários para fazerem visitas ás famílias em um trabalho preventivo.(Sonora) À medida que a população brasileira vai vivendo cada vez mais, a lei vem para proteger essa população e tem o objetivo de alertar familiares e amigos sobre a importância dos cuidados com a saúde dos idosos dentro de casa para evitar quedas. Segundo o geriatra, Vitor Pintarelli, que é presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/PR, metade das pessoas depois dos 80 anos, cai pelo menos uma vez por ano.(Sonora) As medidas são simples que darão mais qualidade de vida aos idosos, como por exemplo, retirar tapetes de casa ou mantê-los fixos no chão, colocar corrimão nas escadas ou ainda colocar fitas adesivas coloridas nos degraus de escadas dentro de casa. Dr. Batista lembra que são cuidados fundamentais, porque as quedas envolvendo pessoas idosas podem ser fatais.(Sonora)Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIBGE) e dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho, apontam que, entre os anos de 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população brasileira, passou de 9,8% para 14,3%. Estas informações fazem parte do estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira (feita em)2016”. Por isso, o autor da lei, Wilmar Reichembach reforça a importância dos cuidados e lembra que também estão sendo desenvolvidas outras atividades no estado, como palestras e orientações sempre com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, das secretarias municipais de Saúde, das secretarias municipais de Assistência Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.(Sonora)O presidente Ademar Traiano (PSDB) fez a abertura da audiência pública e elogiou a iniciativa da criação de lei.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAssembleia lança nesta terça-feira (20) aplicativo “Agora é Lei no Paraná”
((Descrição do áudio))Os paranaenses ganharão um novo aliado para fazer valer os seus direitos. O aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, da Assembleia Legislativa, será lançado nesta terça-feira (20), às 14h30, durante a sessão plenária. A nova ferramenta de comunicação do Legislativo reúne em uma plataforma de fácil acesso mais de 140 leis estaduais de interesse do consumidor. Com apenas um toque e de qualquer lugar, será possível consultar a legislação vigente e garantir a aplicação do que determina a lei. Afinal, se é lei, tem que cumprir!Criado pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná para ajudar o consumidor a conhecer as leis e cobrar seus direitos, o aplicativo traz ilustrações para facilitar a identificação do tema e tem uma linguagem simples. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), tudo foi pensado para descomplicar o processo legislativo e tornar efetivo o trabalho dos deputados.SonoraO aplicativo foi desenvolvido com suporte técnico do Setor de Tecnologia da Informação do Legislativo sem qualquer custo para o poder público. Para conferir todos os detalhes da legislação, basta clicar na ilustração e acessar informações como aplicação da lei, penalidades em caso de descumprimento, nome do autor e texto na íntegra. A pesquisa também pode ser feita pelo nome do deputado, categoria (saúde, educação, transporte) ou digitando uma palavra-chave referente ao tema.O Procon-PR é parceiro da iniciativa e vai receber todas as denúncias encaminhadas pelo cidadão que, mesmo com o aplicativo, não conseguir fazer valer os seus direitos. A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, participará do lançamento do aplicativo, na terça-feira (20). Na ocasião falará sobre a importância da população conhecer os seus direitos e cobrá-los.A inspiração para o projeto foi a série de reportagens “Agora é Lei”, que desde fevereiro de 2016 dá destaque às inciativas parlamentares no site da Assembleia e também nas redes sociais. O aplicativo já está disponível e pode ser instalado gratuitamente. Também é possível fazer a consulta pelo site da Assembleia.Desde fevereiro de 2015, quando assumiu a Mesa Executiva comandada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), a comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passa por um amplo processo de modernização. A transformação visa uma comunicação cada vez mais dinâmica, mais conectada com o público e mais presente no dia a dia de deputados, da população e dos internautas.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAssociação que atende crianças com malformação recebe apoio dos deputados
((Descrição do áudio))As dificuldades enfrentadas por Geane Poteriko após nascimento da filha Dara foram o estímulo para a criação da “Associação Dar a Mão”. A menina, hoje com três anos de idade, nasceu com uma malformação na mão direita e em um momento tão difícil Geane se viu sem nenhum tipo de amparo. A entidade sem fins lucrativos de São João do Ivaí, no norte do Paraná, faz justamente o trabalho de apoio às famílias e as crianças afetadas pela malformação nos membros.SonoraO primeiro passo para que as necessidades dessas famílias sejam conhecidas e possam ser atendidas foi dado nesta segunda-feira (19) com a apresentação do trabalho desenvolvido pela “Associação Dar a Mão” durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná. Geane falou sobre o projeto de criação de dispositivos de apoio para os membros superiores. A prótese personalizada feita em impressora 3D custa, em média, R$ 200, mas tem um impacto imensurável na vida das crianças.SonoraPioneira no projeto, que tem apoio do Grupo de Tecnologia Assistiva da PUC-PR, a associação já disponibilizou 20 dispositivos para crianças e dois para adultos. Também oferece todo o processo de reabilitação e de capacitação de voluntários em todo o país. O pedido é para que o dispositivo seja oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o deputado Professor Lemos (PT), a entidade será reconhecida como de utilidade pública, o que fundamental para receber apoio público.SonoraUma infinidade de síndromes e doenças pode afetar o desenvolvimento dos membros de um bebê durante a gestação. A mais comum delas é a Síndrome da Brida Amniótica que afeta um bebê a cada 1,5 mil nascimentos. Não há no Brasil um banco de dados sobre a malformação de membros que possa servir de base para a elaboração de políticas públicas.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAprovado projeto que quer prevenir a Nomofobia, uma síndrome dos "novos tempos"
(Descrição do áudio)) A Nomofobia é uma síndrome dos dias de hoje e quer dizer vício em celular. Ou o medo de ficar sem o aparelho. E que, apesar de não ser considerada um transtorno, não pode ser ignorada, porque pode gerar problemas de saúde, como depressão e pânico. E para combater, orientar, conscientizar e prevenir os usuários dos perigos desse vício, o deputado Nereu Moura (PMDB) apresentou um projeto de lei que institui uma campanha permanente no Paraná com esse objetivo. Para o parlamentar, as novas tecnologias, assim como novos desafios e formas de comunicação, acabaram trazendo também novas dependências ou medos até irracionais de perder o aparelho ou de não saber como usá-lo de forma correta. E isso precisa ser evitado no princípio.(Sonora)O projeto estava entre os oito analisados pelos deputados na sessão plenária desta segunda-feira (19). Dois deles em redação final: Uma proposta do deputado Dr. Batista (PMN), que denomina Felizardo Meneguetti a ponte sobre o rio Ivaí, na PR 323, que liga os municípios de Dr. Camargo e Jussara e a do deputado Tercílio Turini (PPS), que concede ao município de Florestópolis o título de Município Berço da Pastoral da Criança. Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o projeto de Cláudio Palozi (PSC), que denomina de Alexandre Ceranto o viaduto no km 306 da PR 323, que fica no entroncamento com a Avenida Tiradentes, em Umuarama e em segunda discussão, os reajustes dos servidores do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e da Defensoria Pública. Os projetos estabelecem reposição de 4,08%, retroativa a 1º de maio. As reposições valem para funcionários ativos e inativos, efetivos e comissionados, além das gratificações e subsídios como o auxilio alimentação. Segundo as propostas, o índice de 4,08% é referente à recomposição das perdas com a inflação e está previsto nos orçamentos das instituições. Já a proposta que previa a isenção de impostos às instituições educacionais e de assistência social do estado foi rejeitada pelos deputados.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesJaimir Gomes da Rosa, de Marmeleiro é o entrevistado do "Prefeito na Rádio Alep"
Ouça a entrevista que o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes da Rosa (PHS) deu À jornalista Kharina Guimarães, onde ele fala sobre projetos, desafios e conta mais sobre o município paranaense.
Ver mais detalhesProjeto prevê que cinemas exibam publicidade que alerte sobre perigos das drogas
(Descrição do áudio)) A sessão plenária desta quarta-feira (14) aconteceu pela manhã e na pauta estavam oito projetos de lei, entre eles, em redação final, o do deputado Gílson de Souza (PSC), que obriga a exibição de informe publicitário para esclarecer sobre os malefícios do uso de drogas ilícitas e os prejuízos relativos ao consumo de drogas lícitas, como álcool e cigarro, nas salas de cinema do estado. Pela proposta, esses filmes publicitários deverão ser divulgados pela Secretaria Nacional Antidrogas, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná ou Secretaria da Educação. A obrigatoriedade da apresentação dos filmes, segundo a proposta, deve acontecer todos os anos, sempre no mês de junho, que é quando acontece a Semana Nacional de Combate às Drogas. Em segunda discussão, foi aprovado outro projeto do deputado Gílson de Souza. Mas desta vez em parceria com os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB) e Claudia Pereira (PSC), que prevê o uso de colar e colete de proteção especial aos profissionais que utilizam equipamentos para fazer exames com emissão de radiação nos hospitais e clínicas particulares e públicas no Paraná. De acordo com o texto, o objetivo da utilização dos coletes é prevenir a emissão dessa radiação na tireoide durante o momento em que são realizados os procedimentos. Também em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei do deputado Professor Lemos (PT), que denomina o trecho da rodovia PR-681, que liga o município de Alto Piquiri aos distritos de Paulistana e Mirante do Piquiri, de Rodovia Padre José Carlos Parra Pires. Reposições salarias do Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas e da Defensoria Pública foram aprovadas, mas em primeira discussão pelos parlamentares. O índice é de 4,08%, referente à recomposição das perdas com a inflação nos salários de cargos efetivos e comissionados, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os reajustes estão previstos nos orçamentos das instituições. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPresidente Traiano fala sobre decisões tomadas em encontro do PSDB em Brasília
(Descrição do áudio))O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente estadual do PSDB, deputado Ademar traiano (PSDB), esteve, em Brasília, nesta segunda-feira (12) participando de uma reunião com as principais lideranças nacionais do PSDB para discutir a posição do partido diante da grave crise política. O encontro que começou no fim da tarde e se estendeu até a madrugada, serviu para que os tucanos focassem no princípio básico da unidade partidária. Ficou decidido que eles permanecem na base aliada ao governo Michel Temer para garantir que sejam votadas as reformas trabalhista, previdenciária e política. O rompimento nesse momento, na opinião de Traiano, traria ainda mais instabilidade ao país.Na tarde de hoje, durante a sessão plenária, ele falou sobre o motivo da decisão.(Sonora)Participaram do encontro quatro governadores. Beto Richa (PR), Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO) e Simão Jatene (PA), dois prefeitos de capital – João Doria (SP) e Arthur Virgílio Neto (Manaus), e ministros como Bruno Araújo (Cidades), Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo). Traiano acrescentou que o PSDB continua forte e unido e avisou que o partido pretende antecipar a convenção nacional. Um consenso entre os líderes e integrantes da sigla.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesDeputados analisam sete projetos de lei nesta terça-feira (13)
(Descrição do áudio)) Sete projetos de lei foram analisados durante a sessão plenária desta terça-feira (13) da Assembleia Legislativa. Entre eles, foi aprovada em primeira discussão, uma proposta dos deputados Gilson de Souza (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB) e Claudia Pereira (PSC), que prevê a obrigatoriedade do uso de colar e colete de proteção especial aos profissionais que utilizam aparelhos para exames que emitem radiação nos hospitais e em clínicas particulares e públicas no Paraná. Segundo os autores, o objetivo mento é prevenir a emissão de radiação na tireoide durante a realização dos procedimentos. Também em primeira discussão, passou o projeto do deputado Professor Lemos (PT), que denomina o trecho da rodovia PR-681, que liga o município de Alto Piquiri aos distritos de Paulistana e Mirante do Piquiri, de Rodovia Padre José Carlos Parra Pires. Em segundo turno , foi aprovado o projeto do Tribunal de Justiça que prevê mudanças no Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário) e o do deputado Dr. Batista (PMN), que denomina Felizardo Meneguetti a ponte sobre o Rio Ivaí, na rodovia PR-323, no trecho entre os municípios de Dr. Camargo e Jussara. Em terceira discussão, os parlamentares aprovaram a proposta do deputado Tercílio Turini (PPS), que concede o título de “Cidade Berço da Pastoral da Criança” ao município de Florestópolis. Outra proposta aprovada, mas em redação final e pronta para ir à sanção do governador, é do deputado Nereu Moura (PMDB), que prevê que as instituições financeiras do Paraná devem informar aos consumidores as fraudes mais frequentes relacionadas aos seus serviços, para que esses clientes, segundo Nereu, possam se prevenir contra esses golpes. (sonora)Pelo projeto, as informações sobre as irregularidades mais comuns terão que ser divulgadas nas páginas da instituição na internet e também em locais visíveis ao público em suas dependências, e nas correspondências encaminhadas aos clientes. A intenção, de acordo com Nereu, é garantir aos usuários do sistema bancário o direito à informação como prevê o Código de Defesa do Consumidor.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAudiência pública marca Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos
(Descrição do áudio)) Na próxima terça-feira (20), a partir das 9h, acontece no Plenarinho, uma audiência pública para debater e divulgar a lei sancionada pelo governador que instituiu a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. O projeto é do deputado Wilmar Reichembach (PSC). Este será o primeiro ano do evento e a audiência acontece justamente durante a semana, que será promovida entre 19 e 24 de junho. A medida que a população brasileira vai envelhecendo e vivendo cada vez mais, a lei vem para proteger essa população e tem o objetivo de alertar familiares e amigos sobre a importância dos cuidados com a saúde dos idosos dentro de casa, como explica o autor.(Sonora)Também serão desenvolvidas outras atividades no estado, como palestras e orientações sempre com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, das secretarias municipais de Saúde, das secretarias municipais de Assistência Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.Na audiência já estão confirmadas as presenças do coordenador de Saúde do Adulto e dos Idosos da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Rubens Bendlin, que fará palestra; da coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli; e também do deputado estadual Doutor Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesParlamentares do Oeste conhecem projeto final do Trevo Cataratas
(Descrição do áudio))(Começa com sonora do deputado André Bueno – quando ele dia que este é um dia histórico).O deputado André Bueno (PSDB) se refere a uma espera de cerca de 50 anos por uma obra, que não tendo sido executada, tem gerado um enorme transtorno para a região Oeste. Foi durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (13) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa que os deputados que fazem parte da Frente parlamentar para o Desenvolvimento da Região Oeste finalmente conheceram algumas das soluções nos projetos de revitalização do Trevo Cataratas, o entroncamento de pelo menos três rodovias, a BR 277, a BR 369 e a 467, mais a Avenida Brasil, que dá acesso ao município de cascavel e considerado um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, além de ser uma importante via de acesso entre a região, a capital e também entre outros estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para escoamento da safra até o Porto de Paranaguá. O problema é que, por causa do intenso fluxo de caminhões e veículos e das diferentes quilometragens ao longo do trecho, que mistura rodovias e perímetro urbano, muitos acidentes ocorrem na região e o maior dos problemas: longos congestionamentos se formam nos horários de pico. Estiveram presentes na apresentação do estudo aos parlamentares os representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (D.E.R) e da concessionária Ecocataratas. Os projetos preveem a construção de até quatro viadutos para melhorar o tráfego pelos próximos vinte anos. A obra custaria cerca de R$ 80 milhões de reais. O impasse ficou em torno de “quem vai pagar essa conta?”. Se ela ficasse para o usuário, custaria um aumento de mais de 15% no valor da tarifa de pedágio até o ano que vem, o que os parlamentares são contrários.Para Adelino Ribeiro (PSL), os projetos são muito bons e a execução é urgente, mas sem penalizar o usuário, que já paga o pedágio mais caro do país.(Sonora) O diretor-geral do DER, Nelson leal, diz que o estudo durou dois anos para ser elaborado e acredita que agora foi encontrada a solução mais adequada para a rodovia. Ele acredita que os valores da obra poderiam ser incluídos em um empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que o Governo deve contratar ainda este ano.(Sonora)O deputado Schiavinatto (PP), coordenador da Frente parlamentar, avalia que a união entre os parlamentares tem sido fundamental para que a obra saia do papel.(Sonora)Também estiveram presentes na reunião os deputados Ademir Bier (PMDB), Professor Lemos (PT) e Márcio Pacheco (PPL).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesDeputados da Comissão de Turismo ouvem demandas do setor
((Descrição do áudio))As principais demandas do turismo paranaense foram discutidas nesta terça-feira (13) durante reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná. Representantes de sindicatos, associações, instituições públicas e entidades de fomento do setor puderam apresentar reivindicações e sugerir ações estratégicas para estimular o desenvolvimento do turismo no estado.O Paraná é apenas o quarto destino mais procurado entre os turistas brasileiros e cai para a quinta posição entre o público internacional. Para o presidente da comissão, deputado Ney Leprevost (PSD), é preciso trabalhar em conjunto para o que o setor seja encarado como uma fonte geradora de riquezas.SonoraPara o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, João Jacob Mehl, o desenvolvimento do turismo no Paraná depende, no primeiro momento, da criação de um fundo com recursos destinados para divulgar o estado e suas atrações turísticas.SonoraOutra demanda em comum dos diferentes setores do turismo é a necessidade de uma revisão na carga tributária. As alíquotas acima das praticadas em outros estados tem deixado o Paraná de fora da rota dos grandes eventos e provocou a redução da oferta de transporte aéreo, como explica o presidente do sindicato.SonoraAlgumas entidades formularam em conjunto um documento com as principais demandas do setor que foi entregue ao deputado Ney Leprevost. Segundo a diretora administrativa e financeira da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Marilda Keller Zarpelon, mesmo com um orçamento reduzido a pasta tem atuado em ações prioritárias e está avançando no processo de regionalização.SonoraUm pré-projeto para a criação do Fundo Estadual do Turismo foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo e deve ser encaminhado para o governador antes de chegar ao Legislativo.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesMédico pede apoio dos deputados para ações de conscientização contra o câncer
((Descrição do áudio))De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Brasil registrou 20,5 mil novos casos de câncer gástrico em 2016. O avanço da doença, que tem um índice de mortalidade de 80%, chamou a atenção para a necessidade de ações de conscientização da população. O tema foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (12) pelo cirurgião oncológico Flávio Daniel Saavedra Tomasich, vice-presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico (ABCG).A convite do deputado Stephanes Júnior (PSB), o médico fez um relato sobre os casos registrados no Brasil e no Paraná. O estado apresenta índices menores do que os nacionais, o que, para o especialista, reflete a dificuldade da população em conseguir diagnóstico precoce e tratamento rápido eficaz.SonoraO pedido da comunidade médica é instituir 28 de setembro como o Dia Estadual de Conscientização sobre o Câncer Gástrico para estimular a realização de ações educativas sobre hábitos alimentares, sintomas da doença e encaminhamento aos centros de referência. Se detectado no estágio inicial, o câncer gástrico tem até 90% de chances de cura. Flávio Tomasich explica quais sinais devem servir de alerta para procurar atendimento médico. SonoraJá tramita na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago apresentado pelo deputado Stephanes Junior (PSB), que falou sobre a importância de debater o tema.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAdiada votação de projeto que libera venda de bebidas nos estádios
Descrição do áudio)) O projeto que permite a venda e o consumo de cerveja e chope nos estádios e nas arenas esportivas foi retirado da pauta de votação desta segunda-feira (12) da Assembleia Legislativa. O 1º vice-presidente, deputado Guto Silva (PSD), informou que tomou a decisão, a pedido dos autores, porque o presidente Ademar Traiano (PSDB) e outros parlamentares estavam ausentes da sessão em função de viagem em missão oficial, e que preferia deixar para uma data em que todos estivessem presentes. Um dos 11 autores da proposta, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), Líder do Governo, diz que a proposta é polêmica e precisa ser debatida entre tosos os parlamentares.(Sonora)Além de Romanelli, os outros parlamentares que assinam o projeto são: Alexandre Curi (PSB), Stéphanes Junior (PSB), Tiago Amaral (PSB), Ademir Bier (PMDB), e Anibelli Neto (PMDB). Pedro Lupion (DEM), Nelson Justus (DEM) Marcio Pauliki (PDT), Fernando Scanavaca (PDT) e Marcio Nunes (PSD). Com exceção da Copa do Mundo de 2014, já são dez anos que no Paraná é proibido vender e consumir bebidas alcóolicas nos estádios. Alguns estados elaboraram leis próprias para permitir a venda. Caso de Minas Gerais. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrabar/PR), Fábio Aguayo, é importante que o Plenário esteja cheio para a votação, porque o projeto traz benefícios não apenas aos clubes, mas também para a geração de empregos, renda e investimentos. Hoje são cerca de 400 os espaços que podem ser ocupados por estabelecimentos nas arenas de futebol do estado. Ele diz que o adiamento demonstra a relevância do projeto, não apenas para as empresas do setor, mas para os clubes e cidadãos de bem que vão aos estádios. Para Aguayo, a justificativa dos críticos à proposta de que a liberação de bebidas aumentaria a violência não se sustenta.(Sonora)Outras nove propostas estavam na Ordem do Dia desta segunda-feira. Em redação final, a que obriga hotéis e locais de hospedagem a informarem, no ato da reserva, os preços, além das diárias, dos serviços e taxas adicionais relacionadas aos produtos oferecidos aos hóspedes, do deputado Gilberto Ribeiro (PRB) e o projeto que institui a Região Turística vale do Ivaí, da deputada Cláudia Pereira (PSC).Também foi aprovado, mas em terceira discussão, o projeto do deputado Gílson de Souza (PSC), que prevê que as salas de cinema do Paraná exibam informes publicitários de esclarecimento sobre os malefícios do uso de drogas ilícitas e os prejuízos que o abuso de drogas lícitas (como cigarro e álcool), podem trazer aos consumidores. Em segunda discussão, os parlamentares aprovaram a proposta do deputado Tercílio Turini (PPS), que concede o título de “Cidade Berço da Pastoral da Criança” ao município de Florestópolis. E em primeira discussão, foi aprovado o projeto do Tribunal de Justiça, que prevê mudanças no Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesNo dia dos namorados, Escola do Legislativo traz especialista em relacionamento
(Descrição do áudio)) Para celebrar o dia dos namorados, a Escola do Legislativo da Assembleia convidou o médico ginecologista, obstetra, especialista em obesidade e em bem estar, Ismael lago para fazer uma palestra sobre “Dinâmica dos Relacionamentos”. Esta é a segunda vez que ele vem até a Casa e mais uma vez lotou o Plenarinho na manhã desta segunda-feira (12). Na plateia, a maioria do público era formada por mulheres, quem o palestrante chamou de responsáveis pelo “equilíbrio da relação”. A coordenadora pedagógica da Escola, Roberta Picussa diz que uma nova palestra do dr. Ismael foi um pedido dos servidores e que vai além dos relacionamentos homem-mulher.(Sonora) Dr. Ismael explicou a origem dos problemas dos relacionamentos, afirmando que entre as principais causas estão a confusão que se faz entre paixão e amor; a falta de diálogo, a falta de respeito às diferenças; E ele fala com propriedade de quem tem um casamento de mais de 60 anos. Apontou também alguns erros que considera cruciais cometidos por homens e mulheres: achar que o outro nos pertence, tentar mudar esse outro, dizer palavras ofensivas.... E deu dicas para o casal manter o relacionamento: por exemplo, o homem ouvir a mulher, que tem necessidade de falar, manter a vida sexual em dia, dizer palavras de estímulo, trocar carícias, abraços, aperto de mãos, o que, segundo o palestrante são, acredite, rejuvenescedores.(Sonora)Durante uma hora, o público ouviu ainda que a fé é fundamental para a existência do homem. Citando passagens bíblicas, falou de perdão, de resignação, humildade e gratidão a Deus. Com muito bom humor, lembrou a importância do respeito, da gentileza, da ternura, da admiração e da fidelidade existencial. E finalizou desejando a todos que saíssem da palestra com vontade de amar. E aproveitou para deixar uma mensagem aos casais neste dia dos namorados.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesConferência de Legislativos e Legisladores termina com balanço positivo
Chegou ao fim nesta sexta-feira (9), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) com a elaboração da “Carta de Foz do Iguaçu” e eleição da nova diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). No Paraná, o evento foi realizado em parceria com a Assembleia Legislativa. Foram três dias de debates que trataram das reformas política, trabalhista e da previdência, além das discussões em torno da crise econômica brasileira e sobre as contas públicas de estados e municípios. Para os organizadores, a Conferência termina com um saldo positivo, com uma série de sugestões para as reformas que estão em discussão no Congresso Nacional. O documento será encaminhado aos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), um dos responsáveis pela organização, diz que encerra a Conferência e o mandato, com sensação de missão cumprida. Para ele, o evento foi um dos melhores já realizados até hoje.(Sonora)O deputado amazonense fez questão de agradecer ao presidente da Assembleia paranaense, Ademar Traiano (PSDB), e aos deputados paranaenses pela organização da 21ª CNLE, acrescentando que o Paraná acolheu muito bem os parlamentares e os participantes, quase dois mil, que vieram de todo o país. Sonora) Traiano afirmou que o objetivo da Conferência foi alcançado, já que reformas foram amplamente debatidas por palestrantes renomados.(Sonora) A presença maciça em todos os painéis de debates da Conferência e também dos eventos simultâneos que antecederam a CNLE, foi destacada pelo deputado paranaense Ademir Bier (PMDB), presidente da comissão organizadora da 21ª CNLE e eleito um dos vice-presidentes da Unale.(sonora)O presidente eleito, Luciano Nunes (PSDB/PI), disse que pretende continuar lutando pelas prerrogativas dos deputados e para ampliar as competências das assembleias, participando dos grandes debates, como a Unale sempre tem feito. Além disso, qualificar os mandatos dos legisladores. Ele avalia que entre os desafios que estão por vir, está estreitar o relacionamento dos poderes legislativos brasileiros.(Sonora)
Ver mais detalhesInformatização dos serviços de saúde é aposta para gestão mais eficiente
A tecnologia é a grande aposta do Ministério da Saúde para otimizar a aplicação dos recursos públicos em um dos setores de maior demanda por parte da população. A proposta de informatização da gestão da saúde foi apresentada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), durante a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais que acontece em Foz do Iguaçu. O painel "A Saúde Pública no Brasil" também serviu de vitrine para experiências de sucesso que têm evitado a judicialização das demandas da população e, consequentemente, a economia de recursos. Os parlamentares estaduais serão os principais aliados do Ministério da Saúde para que esse processo de informatização chegue a todos os municípios do Brasil. Segundo Barros, a saúde é sempre o maior problema apontado pelas pesquisas e s gastos representam 8% do Produto Interno Bruto. Os municípios chegam a gastar de 25% a 30% dos seus recursos em saúde. Por isso, apelou para o apoio dos deputados na apresentação de projetos de informatização na área.(Sonora)A inclusão de todas as informações em um sistema integrado facilita não apenas a gestão dos recursos e serviços, mas também representa um controle mais efetivo pela própria sociedade. Por meio de um aplicativo para celular, o cidadão poderá acompanhar o passo a passo das solicitações de consultas, exames e cirurgias. " É um novo patamar de qualidade de atendimento à saúde, na avaliação de Ricardo barros.Porém, a participação do cidadão nesse processo de forma ativa precisa acontecer e é a aposta para acabar com o desperdício de dinheiro em decorrência de faltas ou do abandono do tratamento. O ministro afirmou que perde-se muitos recursos, porque 30% das consultas especializadas são desperdiçadas por não comparecimento, 80% dos exames de imagem apresentam resultado normal e 50% dos exames laboratoriais não são retirados pelos pacientes.Em pouco mais de um ano à frente da pasta, Barros conseguiu economizar mais de 3 bilhões de reais (R$ 3,2 bilhões) com a adoção de métodos modernos de gestão. Outro avanço significativo foi o aumento no atendimento das emendas parlamentares com destinação de recursos para estados e munícipios. O ministro também destacou o fortalecimento das ações preventivas, como o combate à dengue e ao zika vírus, e a ampliação da vacinação. Durante a palestra também foi apresentada a experiência da Defensoria Pública do estado de Sergipe. Lá existe um projeto piloto da câmara que tem atingido excelentes resultados. Um dos exemplos mostrados pelo defensor público Saulo Lamartine Macedo demonstrou que um exame que, na rede privada, custaria R$ 200 mil, na Câmara de Resolução de Litígios conseguiu-se um valor infinitamente menor: R$ 880 reais, na tabela SUS. As Câmaras de Resolução de Litígios de Saúde estão entre as práticas que tem colaborado com a redução dos custos da saúde pública. O grupo comandado pela Defensoria Pública é formado por profissionais dos mais diferentes setores, que têm a função de avaliar as necessidades dos pacientes e encontrar soluções que evitem ações judiciais para garantir o atendimento médico solicitado. É uma atuação multidisciplinar que vem não só trazer benefícios ao Estado, por meio da economia de recursos, evitando sequestros judiciais, mas também traz mais satisfação ao usuário, que terá um aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, por meio do atendimento da sua demanda, possibilitando também ao gestor uma previsão de recursos para a elaboração de políticas públicas adequadas. A câmara pioneira no país é a do Rio de Janeiro, que tem um índice de sucesso de 84% nas negociações envolvendo procedimentos cirúrgicos, e 90,28% nos casos de medicamentos.
Ver mais detalhesOs rumos da economia e a importância das reformas foram temas debatidos nesta quinta
(Descrição do áudio))Um dos painéis da 21ª Conferência da Unale que acontece em Foz do Iguaçu, até amanhã, foi na tarde desta quinta-feira (8) e debateu o panorama econômico e as reformas, e contou com a presença do ex-ministro da Fazenda do governo Sarney e consultor econômico, Maílson da Nóbrega e do cientista político, Paulo Kramer. Maílson da Nóbrega afirmou que a situação econômica do Brasil é delicada, pontuando que a equipe econômica do Governo temer recebeu uma situação grave nas finanças públicas, com déficit primário, o país numa rota de insolvência, um aumento expressivo dos gastos públicos, um Banco Central subserviente às ordens da ex-presidente Dilma, mas disse que está otimista quanto à recuperação modesta tão comemorada na semana passada.(Sonora) O ex-ministro também avalia que estabelecer um teto para os gastos públicos foi a medida mais acertada pelo atual governo, já que esses gastos não podem aumentar acima da inflação. E que a reforma da previdência será fundamental para se manter essa sustentabilidade. Já Paulo Kramer alertou que “para uma economia moderna funcionar é preciso haver regras claras, e ainda, que as pessoas respeitem essas regras, que acabaram quebradas por muitos políticos. Por isso a necessidade urgente de uma reforma política. mas uma verdadeira reforma. Ele acredita que para isso, as coligações partidárias proporcionais devem ser extintas e que deveria ser criada uma cláusula de desempenho para que se acabasse com o número excessivo de partidos políticos. O cientista político avaliou que as outros reformas, previdência, trabalhista, são fundamentais, mas acha que só deverão ser consolidadas em um futuro governo. E adiantou: os governos estaduais também vão precisar fazer as suas próprias reformas. Paulo Kramer falou ainda sobre a importância e os rumos da Operação Lava Jato.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes