2ª edição do Seminário Feliz Cidades dos Idosos promove debate sobre qualidade de vida para a população idosa em Cascavel Realizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná, evento registou mais de 900 participantes.

29/06/2023 17h24 | por Assessoria Parlamentar
O evento, que ocorreu no Teatro Municipal Sefrin Filho, contou com a presença de aproximadamente 900 participantes, que puderam acompanhar debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento saudável e à garantia dos direitos dos idosos.

O evento, que ocorreu no Teatro Municipal Sefrin Filho, contou com a presença de aproximadamente 900 participantes, que puderam acompanhar debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento saudável e à garantia dos direitos dos idosos.Créditos: Vanderlei Ribeiro de Faria

O evento, que ocorreu no Teatro Municipal Sefrin Filho, contou com a presença de aproximadamente 900 participantes, que puderam acompanhar debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento saudável e à garantia dos direitos dos idosos.

A campanha "Tampinha Solidária", de arrecadação de tampinhas plásticas, esteve presente no evento.Créditos: Divulgação

A campanha "Tampinha Solidária", de arrecadação de tampinhas plásticas, esteve presente no evento.

A cidade de Cascavel, no Oeste do Estado, foi palco hoje do 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos, um evento promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida dos idosos.

O seminário, que ocorreu no Teatro Municipal Sefrin Filho, contou com a presença de aproximadamente 900 participantes, que puderam acompanhar debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento saudável e à garantia dos direitos dos idosos. Durante o seminário, foram promovidas palestras, mesas-redondas e debates que visavam identificar desafios e soluções para promover a inclusão social, o acesso a serviços e a valorização da pessoa idosa.

A abertura do seminário contou com a presença do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Cobra Repórter (PSD) e do vice-presidente, deputado Batatinha (MDB), além da secretária da Mulher e Igualdade Racial do Governo estadual, Leandri Dal Ponte, que destacou a importância de debater o tema e buscar políticas públicas efetivas para atender às demandas da população idosa. “Momentos como este são importantes para que possamos trocar experiências, apresentar projetos e propor soluções aos problemas enfrentados pela população que está na melhor idade”, disse Leandri.

O presidente da Comissão organizadora do evento, deputado Cobra Repórter, lembrou a importância da interiorização dos debates de interesse dos paranaenses. “Queremos ouvir o que realmente os idosos sentem e o que mais precisam, por isso estamos realizando estes seminários pelo Paraná. Queremos ouvir as demandas e propor projetos práticos que melhorem e garantam qualidade de vida aos idosos”, finalizou.

Já o vice-presidente da Comissão, deputado Batatinha (MDB) também destacou a importância do debate com a população nas cidades. “É muito importante que possamos trazer as autoridades para o interior do Estado para que entendam na prática as necessidades. Fico muito feliz em saber que estamos conseguindo ajudar a população que mais precisa”.

Entre os assuntos discutidos estavam a saúde física e mental dos idosos, o acesso à moradia adequada, o combate à violência e ao abuso financeiro contra os mais velhos, além da necessidade de espaços públicos inclusivos e adaptados. Os participantes também puderam trocar experiências e compartilhar boas práticas e experiências em outras cidades do estado.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, apresentou políticas públicas já implantadas, que renderam ao município o título de certificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o selo Cidade Amiga do Idoso. Segundo ele, políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo. "Buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade. Fico feliz porque outras cidades estão vindo para Cascavel, claro também para trazer boas ideias, mas levarão daqui aquilo que nós já temos consolidado. É um dia importante para a nossa cidade, um dia de comemoração pelo que temos e pelo que vamos conquistar", enfatizou o prefeito.

Diversos palestrantes demonstraram suas experiências e conhecimentos sobre os assuntos em debate, trazendo conhecimentos valiosos ao público presente. Houve também espaço para debates e troca de experiências entre os participantes, proporcionando um ambiente rico em aprendizado.

O 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos já se consolidou como um importante espaço de reflexão e articulação em prol do envelhecimento ativo e saudável. Através do compartilhamento de conhecimentos e experiências, a iniciativa busca promover uma sociedade mais inclusiva e consciente dos desafios e potencialidades dos idosos, visando garantir uma melhor qualidade de vida para essa parcela da população.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná demonstrou seu compromisso contínuo com essa causa e pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no seminário, promovendo outros eventos pelo Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação