50 anos do IDR (Iapar/Emater) são celebrados na Assembleia Legislativa

27/06/2022 18h37 | por Cláudia Ribeiro
Podcast A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta segunda-feira (27) o cinquentenário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater).

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta segunda-feira (27) o cinquentenário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater).Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta segunda-feira (27) o cinquentenário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater).

 Os 50 anos da pesquisa agropecuária no estado, que serão completados na próxima quarta-feira (29), foram celebrados no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná no horário do grande expediente da sessão desta segunda-feira (27), com uma homenagem ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater). A iniciativa foi do deputado Tercilio Turini (PSD), em conjunto  com Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tiago Amaral (PSD), Cobra Repórter (PSD) e Boca Aberta Júnior (PROS).  Os parlamentares aproveitaram para entregar ao diretor-presidente da instituição, Natalino de Souza, um diploma de Menção Honrosa, como forma de reconhecer a contribuição dada à qualidade e a produtividade no agronegócio paranaense e no Brasil, a partir da utilização de tecnologias inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores, técnicos e colaboradores, como lembrou Turini.

(Sonora)

  O cinquentenário é considerado a partir da fundação do Iapar em 1972, quando lideranças da agropecuária e outros segmentos do Norte do estado se mobilizaram para que fosse criado o Instituto Agronômico do Paraná em Londrina. Um marco na evolução tecnológica da produção rural, que gerou aumento da produtividade, práticas conservacionistas e qualidade de vida no campo, refletiram deputado e homenageado em seus discursos.  De lá pra cá,  vislumbrou-se o futuro da agropecuária passando pelo suporte da ciência e da tecnologia para avançar. O início foi com o café, mas o trabalho se diversificou e se fortaleceu com o desenvolvimento da citricultura; do feijão;   desenvolvimento da raça bovina Purunã que hoje é criada em diversos estados brasileiros; trigo e soja, onde se tornou berço da pesquisa. Além disso, por meio do avanço tecnológico, foram registradas  13 patentes de máquinas e implementos agrícolas; mais de 300 publicações técnicas em formatos de livros, boletins e informes de pesquisas; recuperação e conservação de extensas áreas com programas de combate a erosão, manejo e fertilidade de solo. Tanto que o Paraná se tornou uma potência na produção de alimentos e uma referência para o Brasil e para o mundo no setor. Natalino de Souza disse que ficou sensibilizado com a homenagem da Assembleia.

(Sonora)

Participaram o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, diretores e pesquisadores do IDR, lideranças da classe produtora, representantes de cooperativas e de empresas do setor, além do ex-governador, ex-deputado estadual  e ex-secretário da pasta, Orlando Pessutti. Ele ressaltou a importância da instituição e a transformação feita pelo trabalho de pesquisa do Iapar na agricultura paranaense.

(Sobe som)

Ao longo das  sessões, uma ordinária e outra extraordinária,  os deputados analisaram 20 projetos de lei, entre eles,  a ampliação do efetivo das polícias Militar e Penal. Nesse caso, propostas que aumentam o efetivo da PM em quase 500 novos policiais e que  criam funções no Departamento de Polícia Penal. Porém, elas ainda voltam à discussão nos próximos dias, por causa de emendas e acordos entre governo e oposição na Casa. Já o projeto que prevê alterações no  Código da Polícia Militar do Estado, passou em primeira e em segunda votações, com dispensa de votação da redação final aprovada. Agora  vai direto para a sanção do governo.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação