5ª edição do Parlamento Universitário tem 515 inscritos

22/06/2023 14h50 | por Jaime S. Martins
Podcast O Parlamento Universitário é um projeto de ensino, pesquisa e formação política desenvolvido pela Escola do Legislativo e propõe aos participantes simular todas as atividades de um deputado estadual.

O Parlamento Universitário é um projeto de ensino, pesquisa e formação política desenvolvido pela Escola do Legislativo e propõe aos participantes simular todas as atividades de um deputado estadual.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O Parlamento Universitário é um projeto de ensino, pesquisa e formação política desenvolvido pela Escola do Legislativo e propõe aos participantes simular todas as atividades de um deputado estadual.

A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, encerrou, na noite de quarta-feira (21), as inscrições para a 5ª edição do Parlamento Universitário com 515 inscritos, das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. Neste ano, 52,82% dos inscritos são mulheres (272), com 243 inscrições de estudantes homens (47,18%).

Esta é a primeira edição do Parlamento Universitário realizada após a pandemia da covid-19. A última edição do PU foi realizada em julho de 2019.

Estarão representadas no PU 2023 as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, Estácio, Escola Paranaense de Direito, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A próxima etapa agora para os inscritos é a participação de um treinamento, que acontece na noite desta quinta-feira (22). Para os estudantes de Curitiba e região, no plenário da Assembleia Legislativa. Para os estudantes das IES do interior, o treinamento ocorre via Zoom. A participação no evento será usada como critério para definir o número de vagas para cada instituição de ensino superior participante. “Os acadêmicos que não participarem do treinamento estarão, automaticamente, eliminados do processo de seleção, conforme está no regulamento do PU”, disse o diretor Legislativo e da Escola do Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi. A seleção final dos participantes será realizada pela Instituição de Ensino Superior e divulgada no dia 5 de julho.

No site da Escola do Legislativo, www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario, estão disponíveis o regulamento, regimento interno, manual de proposições e a relação dos coordenadores de cada instituição de ensino superior, responsáveis por orientar os acadêmicos dos prazos e próximas etapas do PU 2023.

O projeto

O Parlamento Universitário é um projeto de ensino, pesquisa e formação política desenvolvido pela Escola do Legislativo e propõe aos participantes simular todas as atividades de um deputado estadual. A edição deste ano acontece entre os dias 20 a 28 de julho.

“Os estudantes que são selecionados fazem toda a simulação. Começa com a eleição da Mesa Diretora, exatamente com é a eleição real. Fazem a reunião para eleger os líderes partidários ou dos blocos partidários e nomeiam os cargos para as comissões. Tem a eleição do presidente da comissão, eles podem apresentar projetos e também apresentar as suas ideias, tudo usando o espaço da Assembleia Legislativa, os equipamentos de votação e até mesmo nós assessores aqui dos deputados, que assessoramos esses deputados universitários para que essa simulação seja ainda mais real”, explicou Dylliardi. “Então, esses deputados entendem muito melhor qual é o papel de um deputado estadual, o que ele faz e aprendem na prática quais são as dificuldades, quais são as coisas boas daqui da Assembleia, quais são as dificuldades também de um parlamentar para talvez se interessarem mais pela política, mas certamente para ser uma pessoa que conhece muito mais de como funciona o Poder Legislativo e vai saber muito melhor como escolher os seus representantes”, finalizou.

SONORA Dylliardi Alessi, diretor Legislativo e da Escola do Legislativo da Assembleia.

Em 2017, o Parlamento Universitário ganhou o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação