Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

A função educativa do Parlamento é tema de seminário da Escola do Legislativo

Podcast
(Descrição do áudio))

 “Aproximar os estudantes do legislativo trazendo-os para dentro do Parlamento, com visitas ou através  das redes sociais”.  Foi um dos temas debatidos na manhã desta quinta-feira (5) na Assembleia legislativa dentro do seminário promovido pela Escola do Legislativo da Casa em parceria com a  Universidade Federal do Paraná (UFPR)  e trouxe à tona a importância dessa aproximação. A chamada função educativa do Parlamento. O diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi,  mostrou ao público e aos palestrantes que participaram do evento,  que a Assembleia tem cumprido essa função de várias maneiras. Seja com as visitas guiadas de estudantes de todos os níveis de ensino ao Poder Legislativo, seja pelo projeto Geração Atitude, que, mais do que aproximar os alunos da instituição, trouxe inovação para dentro da Assembleia, já que, pela primeira vez, lembrou ele, um projeto elaborado por uma aluna orientada por um professor da rede pública de ensino, foi transformado em Lei, já sancionada pelo governador Beto Richa (PSDB).

(Sonora)

Dylliardi mostrou o Guia do Cidadão, cartilha elaborada em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria da Educação, onde os alunos conhecem como funcionam as instituições, participam de Gincanas sobre o conteúdo,  e, em uma terceira etapa, elaboram projetos de lei em sala de aula. Os mais viáveis são selecionados e os vencedores recebem como premiação uma viagem à capital para conhecerem de perto como cada instituição parceira funciona. Só este ano, já participaram do Geração Atitude três mil estudantes de todo o Paraná.

  O palestrante Sérgio Braga, vice-coordenador da pós graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal do Paraná(UFPR),   deu exemplos de iniciativas similares em outras Assembleias e instituições públicas, o que, na opinião dele, não apenas desperta o interesse dos jovens por cidadania, política e pelos órgãos públicos,  mas fortalece essas instituições,  dando credibilidade a elas.  

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação