A semana é toda delas na Assembleia Legislativa do Paraná

03/03/2023 17h54 | por Cláudia Ribeiro e Angélica Alves
Podcast Exposição começou a ser montada no Espaço Cultural da Assembleia ainda na tarde de sexta-feira (3).

Exposição começou a ser montada no Espaço Cultural da Assembleia ainda na tarde de sexta-feira (3).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Exposição começou a ser montada no Espaço Cultural da Assembleia ainda na tarde de sexta-feira (3).

Cláudia: Olá! Chegamos! Está no ar a agenda da próxima semana da Assembleia Legislativa do Paraná. Aqui é a Cláudia Ribeiro.

Angélica: E aqui,  a Angélica Alves. E aqui você encontra os principais fatos dos próximos dias no Poder Legislativo, em  uma semana especial, afinal...

Cláudia: Afinal, é a do Dia Internacional da Mulher, com direito a homenagens na terça, dia 07, programa com as deputadas na RIC TV no dia 08 e celebrações da própria Casa de Leis, que, pela primeira vez na história, tem um timaço delas ocupando dez cadeiras no plenário.

Angélica: E Elas têm falado sobre tantas coisas bacanas. Nós entrevistamos todas nos bastidores do programa da RIC TV e vamos fazer um podcast especial na semana que vem sobre isso. Fique atento e não perca nada da programação em nossos canais: TV, site, redes sociais.....

(sobe som)

Cláudia: Na segunda, tem a abertura de uma exposição de quadros do artista plástico chinês, radicado em  Londrina, David Wang. A iniciativa é da procuradora da Mulher, deputada Cloara Pinheiro (PSD), e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).

Angélica: A mostra trata justamente do tema da semana: a mulher. No Espaço Cultural da casa, estarão expostas  22 obras com o tema “Mulher” para homenagear a data. Segundo o artista, a exposição é uma seletiva dos trabalhos dele sobre o universo feminino. Aliás, ele selecionou cada uma delas  especialmente para trazer para a Assembleia Legislativa.

Cláudia: A exposição será aberta no dia 06 e vai abrir a  agenda de comemorações do mês da mulher na Assembleia e segue até o dia 15 de março, no Espaço Cultural da Casa, entre os prédios do Plenário e administrativo.  David Wang vai participar da abertura e vai apresentar o trabalho aos visitantes.

(Sobe som)))

Angélica:  Ainda falando delas, na segunda tem a participação da desembargadora Ana Lúcia Lourenço, que  comanda a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do TJ-PR e que acaba de tomar posse também como presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID).

Cláudia: Pois é. Infelizmente, ela vai apresentar números trágicos em relação ao tema: de que o  Paraná registrou quase 45 mil novas ocorrências de violência doméstica ao longo de 2022.  No mesmo período, foram 274 casos de feminicídio ou de tentativa deste tipo de crime - um aumento de 30% em comparação com o ano anterior.

Angélica: Ana Lúcia Lourenço vai reforçar, no horário do Grande Expediente da sessão plenária de segunda, dia 06 de março, a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. E leis em vigor e em andamento aqui na Assembleia têm contribuído para, de alguma forma, amenizar essa situação. Criada em 2011, a CEVID é responsável pela elaboração e pela execução de políticas públicas no Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

(Sobe som)

Cláudia: Na terça,  dia 07, às sete da noite, uma sessão solene homenageia mulheres paranaenses que se destacaram nas áreas do empreendedorismo, da ação social, sustentabilidade e prevenção da violência. É uma iniciativa em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). O gesto é um reconhecimento à contribuição de todas as mulheres, que inspiram, transformam e impactam a realidade de muitas outras aqui no Paraná.

Angélica: Vão ser homenageadas Fernanda Albini Macanhã, Flávia Pinho Ohde, Maria Clarinda Machado e Solange Martinez Massa. A coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo, Rose Traiano, esposa do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, é uma das idealizadoras da homenagem em conjunto com a vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP, Albanir Fracaro.

(Sobe som)

Cláudia:        A CCJ de terça também deverá contar com propostas voltadas ao público feminino e a sessão plenária de quarta, dia 8, será muito especial também.

 Angélica:  A Bancada Feminina, a Procuradoria Especial da Mulher  e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher preparam uma série de eventos para homenagear as mulheres, com direito a entrega do prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima a dez  funcionárias/colaboradoras da Assembleia, exibição de vídeo, pauta temática;  coffee break, flores,  enfim, tudo que a mulherada merece.

 (Sobe som)

Cláudia: Na agenda além das celebrações, terça, pela manhã, os deputados que integram a Comissão de Saúde Pública da Assembleia recebem a equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SESA) para a prestação de contas dos últimos quatro meses de 2022. O presidente da Comissão, deputado Tercílio Turini (PSD), falou com a gente e contou sobre  a expectativa da prestação de contas e sobre a primeira reunião do grupo de trabalho sob a presidência dele. Vamos ouvir.

(Sonora)

(Sobe som)

Angélica:      Cláudia, você notou que a Assembleia está toda iluminada de roxo?

Cláudia:  Sim. Assim como outros órgãos públicos que se unem para reforçar E pra diminuir o preconceito em torno da epilepsia no Março Roxo, mês dedicado as  ações de conscientização e de  informações sobre o diagnóstico, sintomas, formas de manifestação,  tratamentos e cuidados que precisam ser prestados durante crises de epilepsia.

Angélica: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia atinge cerca de três milhões de brasileiros, quase oito milhões na América Latina e mais de 50 milhões de indivíduos no mundo, estimando-se de que perto de 4 milhões não recebem ou não fazem tratamento adequado.

Cláudia: O março Roxo é uma lei criada a partir da iniciativa do deputado Anibelli Neto (MDB), que conversou com a gente sobre o assunto. Vamos ouvir o que ele fala.

(Sonora)

Angélica: Claro que a agenda da Assembleia Legislativa tem muito mais e você pode acompanhar, como dissemos no início do podcast, por todos os nossos canais de comunicação: No canal 10.2 da TV aberta ou no 16 da Net, você assiste a TV Assembleia. Tem o nosso site assembleia.pr.leg.br e as nossas redes sociais no instagram, facebook, twitter e tiktok.

Cláudia: Então, até semana que vem, com muito mais.

Angélica: Parabéns a todas as mulheres e não se esqueça de acompanhar com a gente o podcast especial com elas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação