"A Voz do Gesto" será lançado na Assembleia Legislativa

01/03/2024 11h26 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Assessoria Parlamentar

Uma das mais emblemáticas peças publicitárias das campanhas eleitorais no Brasil: o L de Lula tem sua história contada pelo seu criador, o jornalista Mário Milani, no livro “A Voz do Gesto” (Editora Hora Pública) que será lançado na próxima terça-feira, 5, a partir das 18h no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná.

"Este livro é resultado de um trabalho árduo e dedicado e tenho certeza de que será uma leitura enriquecedora para todos", disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) que propôs o lançamento do livro no legislativo. Segundo Romanelli, a obra mergulha nas nuances da comunicação não verbal, explorando a profundidade das palavras que não são ditas, mas que têm um significado imenso.

Lula prefaciou o livro do gesto criado em 1989 e que ganhou força, novamente, na campanha presidencial de 2022. "Na época, em 1989, sem dinheiro, buscamos um meio de divulgar o nome do candidato de forma simples, fácil e de baixo custo, foi quando criei o ”L”, conta Milani.

O "L" acompanha Lula em sua trajetória pela vida pública brasileira. O símbolo repercutiu nas redes sociais e ultrapassou as fronteiras do país. Assim como os artistas brasileiros, músicos e atores como, Mark Hamill, Mark Ruffalo, Danny Glover, Jason Momoa e Roger Waters também aderiram ao L de Lula.

Em vídeo, o cantor Chico Buarque também reverenciou a obra pela sua importância histórica. “Já tinha lido sobre o livro e sobre o Milani, que é o autor desse gesto de uma felicidade incrível. Estou vindo de um show e todo mundo cantava “Lula Lá” e fazia o gesto do “L”. Estou muito curioso para ler o livro”, afirmou.

“A Voz do Gesto” conta com depoimentos de personagens que fizeram parte das estratégias de comunicação do PT, além de uma análise antropológica e seus métodos de identificação humana através dos símbolos e gestos linguísticos não verbais utilizados pelo homem ao longo de sua existência.

Serviço

Lançamento do livro: “A Voz do Gesto”

Quando: Terça-feira – 5 de março de 2024

Onde: Assembleia Legislativa do Paraná - Salão Nobre

Horário: 18 horas.

Curitiba

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação