A importância das contribuições da sociedade para a consolidação da cidadania foi um dos temas abordados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), nesta terça-feira (23), durante um encontro com estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Segundo Traiano, que deu as boas-vindas aos acadêmicos, os jovens têm um papel de grande importância nos debates e na identificação das mudanças que a população anseia.
“A Assembleia é uma caixa de ressonância da sociedade. Todos os deputados estão aqui representando os eleitores que os elegeram, representam as suas regiões”, disse o presidente, ao ser questionado pelos estudantes sobre as atividades do Legislativo. A professora Elaine Ferreira, que acompanhou os estudantes, explicou que o objetivo dessa atividade é aproximar os acadêmicos da realidade, mostrando como funciona a estrutura dos poderes constituídos pela sociedade. “Eles são estimulados a conhecer a realidade, a ver como podem participar das decisões que são importantes para todos os cidadãos”, disse ela.
Durante o encontro as estudantes Helena Guimarães Gasperin e Kamila da Silva Felício perguntaram ao presidente como os deputados identificam as necessidades da população. “Cada deputado procura fazer o melhor por sua região, busca sempre estar integrado à realidade local”, afirmou Traiano, que discorreu sobre sua experiência de 31 anos de vida pública. Ele também exemplificou citando projetos apresentados para solucionar questões relacionadas à sua região – o Sudoeste.
Atribuições – O presidente da Alep fez questão ainda de explicar as limitações constitucionais impostas ao Parlamento estadual e a luta dos deputados para conquistar novas áreas de atuação. “Hoje tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 47/2012, que amplia os poderes do Parlamento”, lembrou. A PEC divide as responsabilidades da União com as Assembleias Legislativas sobre questões relacionadas aos direitos processuais, assistência social, trânsito, transporte, licitações e contratações, direitos agrários e outros. Já o deputado Márcio Nunes (PSC), que participou da recepção aos acadêmicos, lembrou do cenário econômico que aflige o país e que se reflete também no orçamento do estado do Paraná.
Para os alunos Alisson Magnum Rocha e Anderly Zagiski, a experiência de conhecer a Assembleia contribui para a formação pessoal e acadêmica. “É interessante ver na prática como funciona o Parlamento”, disse Alisson. Os estudantes, que cursam o primeiro ano de Serviço Social, estavam acompanhados também pelas professoras Ana Paula Moreira e Kelen Bernardo. O curso de graduação em Serviço Social na UEPG foi criado em 1973, porém as atividades acadêmicas iniciaram oficialmente em 1974. O curso tem por finalidade a formação de assistentes sociais para atuarem no desenvolvimento de ações preventivas na área social, nos estudos e nas pesquisas sobre a realidade, de forma que possam participar e também contribuir para desenvolvimento regional.