Ações em prol da cultura e da paz realizadas pela Ordem Rosacruz são homenageadas na Assembleia Sessão solene proposta pelo deputado Goura (PDT) homenageou os principais dirigentes da instituição e personalidades envolvidas com a cultura egípcia.

06/09/2019 17h56 | por Eduardo Santana

Sessão solene proposta pelo deputado Goura (PDT) homenageou os principais dirigentes Ordem Rosacruz.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os trabalhos realizados pela cultura e pela paz, e as ações de propagação do conhecimento ético-filosófico da civilização egípcia realizados pela Ordem Rosacruz (AMORC) em todo o Brasil foram celebrados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na tarde desta sexta-feira (6). Os principais dirigentes da instituição receberam homenagens durante sessão solene proposta pelo deputado Goura (PDT). Entre os homenageados estavam o presidente mundial e imperator da AMORC, Claudio Mazzucco, e o diretor-geral da Faculdade Rosacruz URCI e Grande Mestre da Jurisdição de Língua Portuguesa, Hélio de Moraes e Marques; o cônsul da República Árabe do Egito, Mohamed Elkhatib, e o arqueólogo, egiptólogo e ex-ministro Zahi Hawass (ler matéria no site).

“Sinto-me honrado em prestar esta homenagem de gratidão à Ordem Rosacruz, aos seus dirigentes, e ilustres homenageados. A Ordem Rosacruz é uma organização místico-filosófica, não-lucrativa, cultural e educacional, presente em 65 países, destinada ao auto aperfeiçoamento do ser humano, visando o despertar de seus poderes interiores, para uma vida mais plena e integral. Então, além de propagar a cultura egípcia, a Ordem Rosacruz tem um papel importantíssimo na propagação de uma cultura da paz, do autoconhecimento e de valores universais, dos quais a nossa sociedade está mais do que carente”, destacou o deputado Goura.

Para Claudio Mazzucco, que atua na Ordem Rosacruz desde 1977, a homenagem por parte da Assembleia é um reconhecimento do trabalho realizado pela AMORC em todo o mundo para a evolução da consciência do ser humano. “Nós, da Ordem Rosacruz, desde muitos anos atrás, divulgamos a difusão do pensamento de paz e da cultura de maneira geral. E hoje somos herdeiros desse pensamento do progresso da ciência e do conhecimento a benefício de toda a humanidade. E hoje nós procuramos propagar esses pensamentos pelos meios modernos de comunicação”, explicou Mazzuco.

Segundo Hélio de Moraes e Marques, o trabalho da AMORC para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano tem contribuído para uma sociedade mais consciente. “A utilização destes potenciais tem tornado os membros da Ordem Rosacruz os mais harmonizados da Grande Ordem. Por exemplo, na qualidade de uma organização do terceiro setor, apoiamos a Carta da Terra, bem como subscrevemos o pacto global da ONU, para implementar e incentivar os objetivos do desenvolvimento sustentável do planeta. Portanto, ser da Rosacruz é estar envolvido com os grandes desafios de nossa época”, afirmou o Grande Mestre da Jurisdição de Língua Portuguesa da AMORC.

O cônsul da República Árabe do Egito agradeceu a homenagem proposta pela Assembleia Legislativa e falou sobre a importância da inauguração do museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon (ler matéria no site). “Este museu é uma indicação de que existe uma forte relação entre os povos do Egito e do Brasil. Nós, egípcios, agradecemos profundamente a Ordem Rosacruz por fazer esses projetos que ajudam a mostrar aos brasileiros da civilização egípcia”, apontou Mohamed Elkhatib

Ordem Rosacruz – Conhecida pela sigla AMORC, a Ordem Rosacruz é uma organização internacional, de natureza filosófica, iniciática e tradicional, que perpetua o conhecimento dos iniciados do antigo Egito. Os ensinamentos que a Ordem põe à disposição dos seus membros são apresentados através de monografias distribuídas mensalmente. Os assuntos nelas tratados vão desde conhecimentos científicos de natureza física, às leis que regem o mundo metafísico. O seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo e propiciar uma vida mais harmoniosa para alcançar saúde, felicidade e paz.

A Suprema Grande Loja é o órgão dirigente internacional que estabelece os princípios fundamentais de atuação da Ordem Rosacruz em todo o mundo. As Grandes Lojas da Ordem Rosacruz – AMORC estão divididas em jurisdições de acordo com os diferentes idiomas do mundo: alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, idiomas escandinavos, português, tcheco, eslovaco e grego. Além das Grandes Lojas, em alguns países existem centros administrativos regionais: Bulgária, Finlândia, Hungria, Nigéria, Polónia, Rússia e África do Sul.